Crônica do Viver Baiano Seiscentista – Os Homens Bons: Pessoas Muito Principais
Sobre este livro
No poema Pessoas Muito Principais, Gregório de Matos volta seu olhar sarcástico para as figuras mais ilustres da sociedade baiana: autoridades, nobres e grandes senhores que se colocavam acima do povo comum. Com seu estilo direto e corrosivo, o poeta desmonta a aura de importância que cerca esses personagens, revelando a distância entre o título que ostentam e a integridade que lhes falta. Essas “pessoas principais” são retratadas como vaidosas, interesseiras e muitas vezes ridículas, movidas mais por prestígio e aparência do que por qualquer princípio ético ou virtude real. Gregório ri da pompa vazia e da autoproclamação de grandeza, transformando suas figuras em caricaturas de poder e pretensão. É mais uma crítica afiada à falsa nobreza e à elite que domina a cidade não pela honra, mas pelo teatro da autoridade.
Detalhes do produto
Avaliações
Este espaço fica reservado para impressões de leitores conforme a obra circular no Literunico.