Brasão Poemas do Panamá · Capítulo 3 de 4
Obra Menu

Brasão

Brasão

Apenas sou um pálido félibre,

e canto em versos claros o que sinto.

Nem condor, nem leão: estou contente

de saber que sou homem e que sou livre.

Até minha torre de marfim, sagrada,

nem chega o lodo, nem respinga a lama:

abaixo do degrau da minha torre, tudo!

acima do degrau da minha torre, nada!

Como o Jesus dos sagrados contos

vou cumprir sereno meu destino,

e, como a ele, os que eriçam meu caminho,

amanhã lamberão meus pés sangrentos.

Que alcancem outros a gloriosa palma,

buscando sombras e seguindo rastros,

pois eu, quando quero ver estrelas,

espreito o infinito de minha alma.

Nunca o ódio me deixou rancores,

nem o amor, com seu afago, me domina,

pois sei que atrás da flor está o espinho,

como atrás do espinho estão as flores.

Aberta a alma a toda Primavera,

meu coração, por gloriosa dualidade,

diante do Amor, é uma rosa,

e, voltado ao combate, uma bandeira.

Como nada martiriza minha estirpe,

nem nada turva meu real decoro,

tenho, para o canalha, uma fusta de ouro,

para o caluniador, um sorriso.

Em marcha imperturbável rumo a um fixo Oriente,

desdenho o homem da multidão,

pois aprendi há muito que o cume

vai comigo, à altura de minha fronte.

Assim sei que, ao nascer para outros alvores

e ao me desagregar em átomos dispersos,

assim como hoje de minha alma saem versos,

sairão amanhã, de minha carne, flores.

1/1
Menu

Fazer anotação