Viagem de Boulebané às minas de Kégnéba.
» Partimos de Boulebané no dia 7 de dezembro, às sete horas da manhã, para passar o dia em Barsafé. Há muitos longans (jardins) entre Boulebané e Barsafé. Chegamos a Barsafé (povoado) às onze horas da manhã. Partimos de Barsafé às duas horas da tarde, para passar a noite em Sambacola (ali se fala tuculor). Há muitos tamarindeiros e baobás na estrada e ao redor da cidade; chegamos a Sambacola às cinco horas da tarde.
Partimos de Sambacola no dia seguinte, 8 de outubro, às sete e meia da manhã, para ir a Cardia, grande aldeia de tuculores; há muitos baobás; chegamos às dez e meia da manhã e ali passamos o dia. Partimos de Cardia na manhã seguinte, 9 de dezembro, às seis e meia da manhã (habitantes fulas). Entre Cardia e Sambagala há um grande braço d’água chamado Çofî; mais perto de Sambagala, veem-se muitos longans ressecados durante a estação das chuvas, e chegamos a Sambagala às quatro horas da tarde.
No dia seguinte, 10 de dezembro, partimos de Sambagala às seis horas da manhã, para ir a Télinegara; há muitos longans e baobás de dimensões extraordinárias. Chegamos a Télinegara às duas e meia da tarde (habitantes saracolés), para ir a Didé, aldeia de saracolés: ali se vê uma bela mesquita, à qual todos se dirigem para a oração. Entre Didé e Sinsandi-Sarakoullé, veem-se dois vulcões que fumegam sem cessar. O diavandon nos assegurou que esses vulcões fumegavam sempre na estação boa e deixavam de fumegar na estação das chuvas.
Partimos no dia seguinte, 11 de dezembro, às sete horas da manhã; a estrada é longa e difícil, cheia de árvores espinhosas, ervas muito altas e montanhas elevadas, algumas formadas de rochas vermelhas e outras de grandes rochas negras. Chegamos a Sinsandi-Sarakoullé às onze horas da manhã.
Atravessamos o Falémé, rio que se pode cruzar a vau no verão, mas que é largo e tem correnteza rápida; atravessamo-lo às nove horas da manhã, no dia 12 de dezembro. Ali se veem pequenas pedras de todas as cores e fragmentos de mármore branco. Na estação do inverno, como já não chove, o rio se reduz a um riacho; então os naturais do Senegal vêm escavar e recolher ouro no interior do leito. É preciso escavar apenas seis polegadas para encontrar o pó de ouro. Ao escavarem, os naturais do Senegal se ocupam unicamente em recolher o ouro que está na areia e rejeitam as pedras que contêm maior quantidade dele.
Depois de atravessar o rio, avista-se uma cadeia de montanhas larga e elevada. Deve-se observar que, descendo o rio, encontram-se três aldeias de mesmo nome, situadas umas diante das outras: Sinsandi-Sarakoullé, na margem esquerda; Sinsandi-Peul, na margem direita; Toumboura-Toukoulaure, nas duas margens; Sambayaïe-Peul, nos dois lados.
Passamos a noite em Sinsandi-Peul. No dia seguinte, 13 de dezembro, às seis e meia da manhã, partimos de Sinsandi-Peul para ir a Toumboura; chegamos ali às nove horas da manhã. Partimos às duas horas da tarde para Sambayaïe, cujo vice-rei se chama Malaluré: todo o território que percorremos pertence ao almami Sahada. Atualmente, todo o território situado entre Sinsandi-Peul e Kégnéba pertence a Malaluré, que depende, por sua vez, do almami.
Em todo esse território, por ocasião da colheita, os habitantes são obrigados a enviar ao almami um tributo de dois grandes cestos de milhete. Caso deixem de fazê-lo, o almami incendeia suas casas, construídas de argila e cobertas de palha. Para levar o tributo, não se oferece presente algum; mas, para visitar o almami, a honra de vê-lo custa um boi, ouro ou algum objeto de valor.
Quando o almami quer declarar guerra, manda avisar, com quatro dias de antecedência, todas as províncias que lhe estão submetidas, para que os homens se armem; caso alguém deixe de atender, o almami destitui o vice-rei. O almami tem oito mulheres, a saber: quatro de primeira ordem e quatro concubinas. As concubinas são todas as moças que lhe agradam; ele tem seis filhos.
Para irmos às minas, tivemos de oferecer presentes imensos. Oferecemos duas peças de guiné, que foram recusadas; depois, âmbar, igualmente recusado; por fim, acrescentamos um saco de sal, e ele nos concedeu a permissão tão desejada. Discutimos com ele e com os cortesãos desde as cinco até as oito horas da manhã; então ele nos deu um de seus filhos para nos conduzir às minas.
Recomendou-lhe que, ao chegar àquele território, governado por seu filho mais velho, lhe dissesse que armasse muitos homens para nos conduzirem às minas, pois os mouros e os mandingas frequentemente capturam e levam para o cativeiro aqueles que se dirigem até lá; e que nos desse duas mulheres e um homem, para que o homem escavasse a areia misturada com ouro e a entregasse às mulheres, que a trabalhariam diante de nós.
Partimos, portanto, às oito horas da manhã do dia 14 de dezembro, para ir a Kégnéba, onde governa o filho mais velho do rei, como já dissemos. Chegamos a Kégnéba às doze e meia, depois de uma estrada longa e cheia de pedras e grandes juncos; ali se veem cabanas abandonadas de fulas; passamos o dia no lugar e ali dormimos.
No dia seguinte, 15 de dezembro, às sete horas da manhã, a tropa estava pronta, armada com fuzis e lanças. O príncipe que nos conduzia estava montado a cavalo, e nós, em nossos asnos; partimos às sete horas, atravessamos uma floresta densa e chegamos às minas às oito horas da manhã.
Elas têm oito aberturas, situadas num vale entre duas montanhas elevadas. Além disso, veem-se ali aberturas começadas e não concluídas. À direita das minas, do lado norte, vê-se uma montanha elevada, coberta de árvores, onde se encontra outra mina; disseram-nos que qualquer pessoa que tocasse nela morreria ou perderia a razão. Quisemos insistir em ir até lá, mas o príncipe recusou-se obstinadamente. Disseram-nos que, naquele lugar, o ferro não se encontrava na terra, mas misturado com a areia da superfície.