Retorno das minas a Bakel.
Depois de visitarmos as minas, era meio-dia quando os mandingas de Farabana, em número de cerca de quarenta, montados a cavalo e armados, vieram para nos atacar; mas havíamos regressado a Kégnéba, onde passáramos a noite e de onde partíramos no dia seguinte, 16 de dezembro, às sete horas, rumo a Balicolo. Eles foram a Kégnéba à nossa procura; não nos tendo encontrado, tomaram o caminho de Balicolo.
Partimos, portanto, de Kégnéba às sete horas da manhã de 16 de dezembro de 1843, para ir a Balicolo; há muitas árvores e baobás; chegamos a Balicolo às dez horas da manhã. Foi ali mesmo que o grupo de mandingas de que falamos nos encontrou, vindo de Kégnéba. Eles queriam nos induzir ao erro; disseram-nos que o rei de Farabana nos chamava e que estava zangado por não termos ido visitá-lo. Insistiram vivamente conosco e nos ofereceram gris-gris para nos proteger durante o caminho. Estivemos a ponto de ceder às suas insistências; mas, por fim, percebemos seus ardis: eles queriam apenas nos matar ou nos levar como cativos. O diavandon, que desconfiava do que estava acontecendo, disse-nos em particular que o almami o encarregara de nos conduzir até os limites de seu reino e que, fora dali, ele não poderia nos dar proteção alguma; que só nos restava esperar a morte. Diante disso, despedimo-nos dos mandingas. Passamos ali, portanto, o dia e a noite.
Na manhã seguinte, 17 de dezembro, às seis horas da manhã, partimos para Sambayai; o caminho é longo, há muitas árvores, cadeias de montanhas e longans perto da aldeia. Chegamos às onze horas da manhã; às duas horas, partimos para Toumboura. Há muitos baobás e tamarindeiros; chegamos às quatro e meia da tarde.
No dia seguinte, 18 de dezembro, às sete horas da manhã, partimos para Sinsandi-Peul; há muitos longans e tamarindeiros. Chegamos às nove e meia da manhã; atravessamos o Falémé para ir a Sénondiamala; há muitos longans e tamarindeiros. Chegamos às onze horas da manhã; partimos às duas e meia da tarde para passar a noite em Merméricail; há árvores chamadas bouils, tamarindeiros e longans, e um grande braço d’água chamado Coline; chegamos às quatro e meia da tarde.
Partimos no dia seguinte, 20 de dezembro, às seis e meia da manhã, de Mermériro, para ir a Malaréwiaki; o caminho é um pouco longo, há muitas árvores, longans e pequenos montes de areia vermelha. Partimos à uma e meia da tarde para ir a Daga. Todas essas regiões estão situadas nas margens do Falémé. Há muitas árvores e longans; chegamos às seis horas e ali dormimos.
No dia seguinte, 21 de dezembro, às sete horas da manhã, partimos para Baréga; há muitos longans e tamarindeiros; chegamos às dez e meia da manhã; partimos às duas e meia da tarde para Farina; há árvores e longans ao longo do caminho; chegamos às quatro e meia da tarde e ali passamos a noite.
Partimos no dia seguinte, 22 de dezembro, às cinco e meia da manhã, para ir a Fêla; encontram-se pelo caminho baobás e longans; chegamos às nove e meia da manhã; passamos ali o dia e a noite.
No dia seguinte, 23 de dezembro, às sete horas da manhã, partimos para Kédicon; há montanhas elevadas, longans e baobás; chegamos às onze horas da manhã e ali passamos o dia. Partimos às duas horas da tarde para ir a Déïdi; há muitos longans e baobás; chegamos às seis horas da tarde.
Partimos de Déïdi às sete horas da manhã de 24 de dezembro, para ir a Déïngué; há muitas árvores e tamarindeiros, mas nenhum baobá. Chegamos às dez e meia da manhã. Partimos à uma e meia para Débou; encontramos em Débou a esposa do falecido senhor Duranton, antiga princesa que ali se refugiara para escapar dos mouros, que poderiam levá-la como cativa. Há muitas árvores, baobás e longans; encontra-se ali uma longa cadeia de montanhas; chegamos a Sénou-Débou às quatro horas da tarde; ali passamos quatro dias. Ali fica o depósito de armas do almami; encontram-se fuzis, sabres, pólvora e depósitos de provisões.
Partimos às sete horas da manhã de 27 de dezembro; as mesmas cadeias de montanhas prosseguem; há muitas árvores; passamos ao lado de Pauné, cujos habitantes são fulas; chegamos a Dianvelé às onze horas da manhã; partimos dali para Boulebané às duas horas da tarde; há muitas árvores, baobás, longans e montanhas isoladas. Chegamos a Boulebané às quatro horas da tarde; ali passamos duas noites.
Partimos em 29 de dezembro, às sete horas da manhã, rumo a Bakel, dirigindo-nos a Sénoustly; encontram-se pelo caminho árvores, longans e baobás; chegamos às dez e meia da manhã. Partimos de Sénoustly às duas horas da tarde para ir a Gamby. Há muitas árvores e longans; chegamos às seis horas da tarde; ali dormimos.
No dia seguinte, 30 de dezembro, partimos às sete horas da manhã para ir a Fétogolombi; há árvores e baobás; chegamos às onze horas da manhã. Partimos de Fétogolombi às duas e meia para ir a Sambaconta; há árvores, baobás e longans ao redor de toda a aldeia; chegamos às cinco e meia da tarde.
No dia seguinte, 31 de dezembro, partimos às seis e meia para ir a Gougnom-Mamadou; ultrapassamos Gara; há montanhas; chegamos a Gougnom-Mamadou às dez horas da manhã; partimos ao meio-dia e meia para ir a Bakel; há montanhas; passamos por Gougnom-Sissé; há muitas árvores e longans. Dali se veem as montanhas de Bakel; chegamos a Bakel às quatro horas da tarde, primeiro dia do ano de 1844.