Ato III Pelléas e Mélisande · Capítulo 3 de 5
Obra Menu

Ato III

ATO III

CENA I

Uma das torres do castelo.--Um caminho de ronda passa sob uma janela da torre.

MÉLISANDE, à janela, enquanto penteia os cabelos soltos.

Meus longos cabelos descem até o umbral da torre!

Meus cabelos vos esperam por todo o comprimento da torre!

E por todo o comprimento do dia!

E por todo o comprimento do dia!

São Daniel e são Miguel,

São Miguel e são Rafael,

Eu nasci num Domingo!

Num Domingo ao meio-dia!

Entra Pelléas pelo caminho de ronda.

PELLÉAS.

Olá! Olá! oh!

MÉLISANDE.

Quem está aí?

PELLÉAS.

Eu, eu, e eu!... Que fazes aí à janela, cantando como um pássaro que não é daqui?

MÉLISANDE.

Arrumo meus cabelos para a noite...

PELLÉAS.

É isso que vejo sobre o muro!... Pensei que fosse um raio de luz...

MÉLISANDE.

Abri a janela. Faz calor demais na torre, a noite está bela.

PELLÉAS.

Há estrelas inumeráveis; nunca vi tantas como esta noite;... mas a lua ainda está sobre o mar... Não fiques na sombra, Mélisande, inclina-te um pouco, para que eu veja teus cabelos soltos.

Mélisande inclina-se à janela.

MÉLISANDE.

Fico horrível assim.

PELLÉAS.

Oh! Mélisande!... oh! és bela!... és bela assim!... inclina-te! inclina-te!... deixa-me chegar mais perto de ti...

MÉLISANDE.

Não posso chegar mais perto de ti... Inclino-me tanto quanto posso...

PELLÉAS.

Não posso subir mais alto... dá-me ao menos tua mão esta noite... antes que eu vá embora... Parto amanhã...

MÉLISANDE.

Não, não, não...

PELLÉAS.

Sim, sim; parto, partirei amanhã... dá-me tua mão, tua mão, tua pequena mão sobre meus lábios...

MÉLISANDE.

Não te dou minha mão se fores embora...

PELLÉAS.

Dá, dá, dá...

MÉLISANDE.

Não partirás?...

PELLÉAS.

Esperarei, esperarei.

MÉLISANDE.

Vejo uma rosa nas trevas...

PELLÉAS.

Onde então?... Não vejo senão os ramos do salgueiro que ultrapassam o muro...

MÉLISANDE.

Mais embaixo, mais embaixo, no jardim; lá longe, no verde escuro.

PELLÉAS.

Não é uma rosa... Irei ver daqui a pouco, mas dá-me tua mão primeiro; primeiro tua mão...

MÉLISANDE.

Aqui está, aqui está;... Não posso me inclinar mais...

PELLÉAS.

Meus lábios não conseguem alcançar tua mão...

MÉLISANDE.

Não posso me inclinar mais... Estou a ponto de cair...--Oh! oh! meus cabelos descem da torre!...

Sua cabeleira se desata de súbito, enquanto ela assim se inclina, e inunda Pelléas.

PELLÉAS.

Oh! oh! que é isto?... Teus cabelos, teus cabelos descem até mim!... Toda a tua cabeleira, Mélisande, toda a tua cabeleira caiu da torre!... Eu os tenho nas mãos, eu os tenho na boca... Eu os tenho nos braços, ponho-os em volta do meu pescoço... Não abrirei mais as mãos esta noite...

MÉLISANDE.

Deixa-me! Deixa-me!... Vais me fazer cair!...

PELLÉAS.

Não, não, não;... Nunca vi cabelos como os teus, Mélisande!... Vê, vê, vê, eles vêm de tão alto e me inundam até o coração... Inundam-me ainda até os joelhos... E são doces, são doces como se caíssem do céu!... Não vejo mais o céu através dos teus cabelos. Estás vendo, estás vendo, minhas mãos já não conseguem segurá-los... Há cabelos até sobre os ramos do salgueiro... Eles vivem como pássaros em minhas mãos... e me amam, me amam mil vezes mais que tu!

MÉLISANDE.

Deixa-me... deixa-me... Alguém poderia vir...

PELLÉAS.

Não, não, não; não te liberto esta noite... És minha prisioneira esta noite; a noite inteira, a noite inteira...

MÉLISANDE.

Pelléas! Pelléas!

PELLÉAS.

Não irás mais embora... Eu os amarro, eu os amarro aos ramos do salgueiro, teus cabelos. Já não sofro no meio dos teus cabelos. Ouves meus beijos ao longo dos teus cabelos? Eles sobem ao longo dos teus cabelos. É preciso que cada um te leve um deles. Estás vendo, estás vendo, posso abrir as mãos... Estás vendo, tenho as mãos livres e tu já não podes me abandonar...

Pombas saem da torre e voam ao redor deles na noite.

MÉLISANDE.

Oh! oh! tu me machucaste!... Que há, Pelléas?--Que é isso que voa ao meu redor?

PELLÉAS.

São as pombas que saem da torre... Eu as assustei; elas voam embora.

MÉLISANDE.

São minhas pombas, Pelléas.--Vamos embora, deixa-me; elas não voltariam mais...

PELLÉAS.

Por que não voltariam mais?

MÉLISANDE.

Elas se perderão na escuridão... Deixa-me erguer a cabeça... Ouço um rumor de passos... Deixa-me!--É Golaud!... Acho que é Golaud!... Ele nos ouviu...

PELLÉAS.

Espera! Espera!... Teus cabelos estão em volta dos ramos... Eles se prenderam na escuridão. Espera! espera!... está escuro...

Entra Golaud pelo caminho de ronda.

GOLAUD.

Que fazeis aqui?

PELLÉAS.

O que faço aqui?... Eu...

GOLAUD.

Sois crianças... Mélisande, não te inclines assim à janela, vais cair... Não sabeis que é tarde?--É quase meia-noite.--Não brinqueis assim na escuridão.--Sois crianças... Rindo nervosamente. Que crianças! Que crianças!...

Ele sai com Pelléas.

CENA II

Os subterrâneos do castelo.

Entram Golaud e Pelléas.

GOLAUD.

Cuidado; por aqui, por aqui.--Nunca penetrastes nestes subterrâneos?

PELLÉAS.

Sim, uma vez, há tempos; mas faz muito tempo...

GOLAUD.

Pois bem! Eis a água estagnada de que vos falei... Sentis o cheiro de morte que sobe!--Vamos até a extremidade deste rochedo suspenso e inclinai-vos um pouco. Ela virá bater em vosso rosto. Inclinai-vos; não tenhais medo... Eu vos segurarei... dai-me... não, não, a mão não... ela poderia escorregar... o braço... Vedes o abismo?... Pelléas? Pelléas?...

PELLÉAS.

Sim, creio que vejo o fundo do abismo... É a luz que treme assim?... Vós...

GOLAUD.

Sim; é a lanterna... Vede, eu a agitava para iluminar as paredes.

PELLÉAS.

Sufoco aqui... Saiamos.

GOLAUD.

Sim, saiamos...

Eles saem em silêncio.

CENA III

Um terraço à saída dos subterrâneos.

PELLÉAS.

Ah! Enfim respiro! Por um instante, achei que ia passar mal nessas enormes grutas; estive a ponto de cair... Há ali um ar úmido e pesado como um orvalho de chumbo, e trevas espessas como uma pasta envenenada. E agora todo o ar de todo o mar!... Há um vento fresco, vede; fresco como uma folha que acaba de se abrir, sobre as pequenas lâminas verdes. Olha! Acabaram de regar as flores à beira do terraço, e o odor da verdura e das rosas molhadas sobe até aqui... Deve ser quase meio-dia, elas já estão na sombra da torre. É meio-dia; ouço os sinos tocarem e as crianças descem à praia para se banhar.

Olha, ali estão nossa mãe e Mélisande numa janela da torre.

GOLAUD.

Sim; elas se refugiaram do lado da sombra. A propósito de Mélisande, ouvi o que se passou e o que se disse ontem à noite. Sei bem, são brincadeiras de criança; mas é preciso que isso não se repita. Ela é muito delicada, e é preciso poupá-la, ainda mais porque talvez em breve seja mãe, e a menor emoção poderia trazer uma desgraça. Não é a primeira vez que noto que poderia haver alguma coisa entre vós. Sois mais velho que ela; bastará que eu vos tenha dito isso... Evitai-a tanto quanto possível; mas sem afetação, aliás; sem afetação.

Eles saem.

CENA IV

Diante do castelo.

Entram Golaud e o pequeno Yniold.

GOLAUD.

Venha, vamos nos sentar aqui, Yniold; venha para os meus joelhos: daqui veremos o que se passa na floresta. Já não o vejo quase nada há algum tempo. Você também me abandona; está sempre na casa da pequena-mãe... Veja, estamos sentados justamente sob as janelas da pequena-mãe.—Ela talvez esteja fazendo sua oração da noite neste momento... Mas diga-me, Yniold, ela está muitas vezes com seu tio Pelléas, não está?

YNIOLD.

Sim, sim; sempre, pequeno-pai; quando o senhor não está lá.

GOLAUD.

Ah! Veja, alguém passa com uma lanterna no jardim.—Mas me disseram que eles não se amavam... Parece que discutem muitas vezes... não? É verdade?

YNIOLD.

Sim, é verdade.

GOLAUD.

Sim?—Ah! ah!—Mas por que eles discutem?

YNIOLD.

Por causa da porta.

GOLAUD.

Como? Por causa da porta?—O que você está dizendo?—Mas vamos, explique-se; por que discutem por causa da porta?

YNIOLD.

Porque ela não pode ser aberta.

GOLAUD.

Quem não quer que ela seja aberta?—Vamos, por que discutem?

YNIOLD.

Não sei, pequeno-pai, por causa da luz.

GOLAUD.

Não estou falando da luz: estou falando da porta... Não ponha assim a mão na boca... vamos...

YNIOLD.

Pequeno-pai! pequeno-pai!... Não farei mais isso...

Ele chora.

GOLAUD.

Vamos; por que você está chorando? O que aconteceu?

YNIOLD.

Oh! oh! pequeno-pai, o senhor me machucou...

GOLAUD.

Eu o machuquei?—Onde eu o machuquei! Foi sem querer...

YNIOLD.

Aqui, no meu bracinho...

GOLAUD.

Foi sem querer; vamos, não chore mais, amanhã eu lhe darei alguma coisa...

YNIOLD.

O quê, pequeno-pai?

GOLAUD.

Uma aljava e flechas; mas diga-me o que você sabe da porta.

YNIOLD.

Flechas grandes?

GOLAUD.

Sim, flechas muito grandes.—Mas por que eles não querem que a porta seja aberta?—Vamos, responda-me afinal!—não, não; não abra a boca para chorar. Não estou zangado. Do que eles falam quando estão juntos?

YNIOLD.

Pelléas e pequena-mãe?

GOLAUD.

Sim; do que eles falam?

YNIOLD.

De mim; sempre de mim.

GOLAUD.

E o que dizem de você?

YNIOLD.

Dizem que serei muito grande.

GOLAUD.

Ah! Miséria da minha vida!... estou aqui como um cego que procura seu tesouro no fundo do oceano!... Estou aqui como um recém-nascido perdido na floresta e vocês... Mas vamos, Yniold, eu estava distraído; vamos conversar seriamente. Pelléas e pequena-mãe nunca falam de mim quando não estou lá?

YNIOLD.

Sim, sim, pequeno-pai.

GOLAUD.

Ah!... E o que dizem de mim?

YNIOLD.

Dizem que eu ficarei tão grande quanto o senhor.

GOLAUD.

Você está sempre perto deles?

YNIOLD.

Sim, sim; sempre, pequeno-pai.

GOLAUD.

Eles nunca lhe dizem para ir brincar em outro lugar?

YNIOLD.

Não, pequeno-pai; eles têm medo quando eu não estou lá.

GOLAUD.

Têm medo?... pelo que você vê que têm medo?

YNIOLD.

Eles choram sempre na escuridão.

GOLAUD.

Ah! ah!...

YNIOLD.

Isso faz a gente chorar também...

GOLAUD.

Sim, sim...

YNIOLD.

Ela está pálida, pequeno-pai!

GOLAUD.

Ah! ah!... paciência, meu Deus, paciência...

YNIOLD.

O quê, pequeno-pai?

GOLAUD.

Nada, nada, meu menino.—Vi um lobo passar na floresta.—Eles se beijam às vezes?—Não?

YNIOLD.

Eles se beijam, pequeno-pai?—Não, não.—Ah! sim, pequeno-pai, sim; uma vez... uma vez em que chovia...

GOLAUD.

Eles se beijaram?—Mas como, como se beijaram?—

YNIOLD.

Assim, pequeno-pai, assim!... Ele lhe dá um beijo na boca; rindo. Ah! ah! sua barba, pequeno-pai!... Ela pinica! ela pinica! Está ficando toda grisalha, pequeno-pai, e seus cabelos também; tudo grisalho, tudo grisalho... A janela sob a qual estão sentados se ilumina neste momento, e sua claridade cai sobre eles. Ah! ah! pequena-mãe acendeu a lâmpada. Está claro, pequeno-pai; está claro.

GOLAUD.

Sim; começa a ficar claro...

YNIOLD.

Vamos para lá também, pequeno-pai...

GOLAUD.

Aonde você quer ir?

YNIOLD.

Para onde está claro, pequeno-pai.

GOLAUD.

Não, não, meu menino; fiquemos ainda um pouco na sombra... Não se sabe, ainda não se sabe... Creio que Pelléas está louco...

YNIOLD.

Não, pequeno-pai, ele não está louco, mas é muito bom.

GOLAUD.

Quer ver pequena-mãe?

YNIOLD.

Sim, sim; quero vê-la!

GOLAUD.

Não faça barulho; vou erguê-lo até a janela. Ela é alta demais para mim, embora eu seja tão grande... Ele levanta a criança. Não faça o menor barulho; pequena-mãe ficaria terrivelmente assustada... Você a vê?—Ela está no quarto?

YNIOLD.

Sim... Oh! está claro!

GOLAUD.

Ela está sozinha?

YNIOLD.

Sim... Não, não! meu tio Pelléas também está lá.

GOLAUD.

Ele!...

YNIOLD.

Ah! ah! pequeno-pai! o senhor me machucou!...

GOLAUD.

Não é nada; cale-se; não farei mais isso; olhe, olhe, Yniold!... Eu tropecei; fale mais baixo. O que eles fazem?—

YNIOLD.

Eles não fazem nada, pequeno-pai.

GOLAUD.

Estão falando?

YNIOLD.

Não, pequeno-pai; não falam.

GOLAUD.

Mas o que fazem?

YNIOLD.

Olham para a luz.

GOLAUD.

Os dois?

YNIOLD.

Sim, pequeno-pai.

GOLAUD.

Não dizem nada?

YNIOLD.

Não, pequeno-pai; não fecham os olhos.

GOLAUD.

Não se aproximam um do outro?

YNIOLD.

Não, pequeno-pai; não se mexem, nunca fecham os olhos... Tenho um medo terrível...

GOLAUD.

Mas de que você tem medo? Olhe! Olhe!

YNIOLD.

Pequeno-pai, deixe-me descer!

GOLAUD.

Olhe!

YNIOLD.

Oh! vou gritar, pequeno-pai! Deixe-me descer! deixe-me descer!

GOLAUD.

Venha! vamos ver o que aconteceu.

Eles saem.

1/1
Menu

Fazer anotação