Sohrab e a Donzela Guerreira Shahnameh: Sohrab e Rustem · Capítulo 2 de 5
Obra Menu

Sohrab e a Donzela Guerreira

Eis que, entre as muitas lendas de Sohrab, filho de Rustem, está escrito que de ninguém ele era maior favorito do que do célebre general tártaro, o velho Piran-Wisa. E o interesse deste pela criança se manifestava de modo prático, pois sempre que vinha a Samengan submetia o rapaz a exercícios militares, ensinando-lhe assim as táticas da guerra.

Ora, no tempo em que Sohrab soube de sua linhagem, os curdos e os tártaros travavam guerra feroz contra os persas; e tão ansioso estava ele agora por adquirir experiência em batalha que, por fim, persuadiu Piran-Wisa a conseguir-lhe um comando no exército de Afrasiab. E isso não foi difícil de realizar, pois a fama da grande força, da destreza e da bravura de Sohrab já chegara aos ouvidos do rei, que aceitou alegremente seus serviços, farejando nele, para mais tarde, um poderoso campeão para seu exército.

Assim, tendo recebido sua comissão, Sohrab ajoelhou-se diante de seu avô, o rei de Samengan, prometendo conservar sem mancha a espada e o escudo que aquele monarca dera ao neto como primeiro presente de sua virilidade. E o rei abençoou o jovem, dando-lhe também o mais nobre corcel das cavalariças reais. Então Tahmineh cingiu-lhe a espada e atou-lhe ao pulso o amuleto da casa de Zal, sem lhe dizer palavra que não fosse de coragem. E assim, orgulhosos e felizes, enviaram-no ao mundo.

Depois disso, está registrado que o bravo Sohrab lutou em muitas batalhas, conduzindo-se com tanta sabedoria e valor que todos os homens cantavam seus louvores. Mas, apesar das vitórias e da fama crescente, o jovem não estava satisfeito. Pois, no mais aceso da batalha, como nas horas tranquilas de devaneio, um grande desejo possuía sempre sua alma: encontrar seu pai, Rustem, o Poderoso, face a face, e conquistar dele uma palavra de louvor.

Assim, meditando sem cessar em seu grande anseio, Sohrab não conheceu paz até que enfim decidiu partir em busca do pai; e, tomada essa resolução, foi imediatamente procurar seu avô, suplicando-lhe conselho e auxílio. Ora, o rei de Samengan, alegrando-se com a coragem e a proeza de Sohrab, depois de ouvir seu desejo, abriu-lhe depressa as portas de seu tesouro, derramando ouro sem medida, pois amava ternamente o rapaz. E, como sinal de sua boa vontade, também nessa ocasião investiu o neto com todas as honras de um rei.

Quanto a Tahmineh, vendo que o corcel de seu filho já tremia sob o peso dele, ordenou depressa aos guardiões da manada que conduzissem todos os cavalos reais diante de Sohrab, para que ele escolhesse um cavalo de guerra digno daquela gloriosa empresa. Mas, ai! um a um, todos se curvavam sob seu peso, como tinham feito quando postos à prova por Rustem, o Poderoso, ao escolher seu corcel de batalha. Pouco depois, porém, veio à presença de Sohrab alguém que lhe falou de um belo potro — descendente do glorioso Rakush de Rustem — de membros puros, forte e belo, o qual, depois de testar, Sohrab declarou perfeito. Em sua alegria, portanto, exclamou jovialmente para a mãe:

“Bela Rainha do Mundo! Vê: os bravos filhos de Rustem e de Rakush suplicam tua bênção antes de partirem em busca de louros e de uma coroa radiante que adorne tuas gloriosas tranças — das quais teu herói pede uma só mecha, para que pareça, em verdade, levar-te sempre junto ao coração.”

Ai! Tahmineh, ao contemplar seu esplêndido filho, não desejava nem louros nem coroa, mas apenas alegrar-se para sempre em sua gloriosa presença — pois assim são as mães. Contudo, respondendo à brincadeira com brincadeira, permitiu graciosamente que uma mecha escura fosse cortada de suas abundantes tranças, e sorriu ao notar a admiração e o amor demonstrados pelos nobres e guerreiros que tão alegremente acorriam ao estandarte de Sohrab. Sim, e no fundo do coração ansiava por ser um jovem, para que também ela pudesse seguir aquele glorioso chefe, velando por sua segurança como devotada guarda-costas.

E bem seria se assim pudesse ter sido! Pois, embora Tahmineh não o suspeitasse, nessa expedição Sohrab haveria de precisar muito dos serviços de um companheiro sábio, devotado e leal, uma vez que tinha inimigos que, mesmo enquanto ele recrutava seu exército, tramavam sua destruição. Sim, era verdade; e, entre eles, Afrasiab era o instigador, pois, ao ouvir a notícia das intenções de Sohrab, chamou imediatamente à sua presença Human e Barman, dois de seus mais valentes chefes, e disse-lhes:

“Ó meus Pehliva, escutai minha voz, pois em verdade tenho um plano que nos livrará de todos os nossos inimigos. Pois vede! sei que Sohrab descende daquele grande perturbador de nosso avanço, Rustem, o Poderoso, que nem suspeita ter um filho. É preciso, portanto, ocultar dele quem é aquele que vem contra ele, pois esses dois campeões certamente se encontrarão em batalha, e pode ser que o jovem leão mate o velho. Ora, se isso acontecer, vede: o Irã, privado de Rustem, cairá como presa fácil em nossas mãos; e, quando isso se der, será simples tomar Sohrab por estratagema e matá-lo. Se, por outro lado, contudo, Rustem matar seu filho, então seu coração será devorado pela dor, de modo que não perturbará mais seus inimigos.”

Assim falou Afrasiab a seus chefes; e, tendo derramado toda a sua astúcia, ordenou-lhes que depressa reunissem um grande exército para unir-se às fileiras de Sohrab e partissem para Samengan. E eis que levaram consigo presentes de grande valor para pôr diante da face de Sohrab, e levaram-lhe também uma carta do rei, cheia de palavras de mel. E a carta dizia:

“Ó Glorioso Mancebo, cujo igual não existe em todo o mundo, vede: o rei louva tua valorosa resolução de trazer o Irã a teus pés, e envia-te um poderoso exército, para que, com toda a rapidez, Turã, Irã e Samengan se tornem uma só terra, e todo o mundo viva em paz.”

Assim Sohrab, encorajado pelo rei e sem suspeitar de sua perfídia, fez soar os címbalos da partida, e o exército pôs-se em marcha em sua jornada de conquista. Ora, o rastro desse jovem conquistador era marcado por desolação e destruição; mas eis que ele marchou sem impedimento até chegar à Fortaleza Branca, que era a chave do coração da Pérsia.

Ora, o governador dessa fortaleza era Gustahem, o bravo, velho e famoso guerreiro, mas agora, ai!, tão débil que só podia auxiliar na defesa do forte com seus conselhos. Tinha sob suas ordens, porém, um jovem capitão, chamado Hujir, conhecido pelo inimigo como campeão muito bravo e poderoso; por isso o Castelo Branco era considerado inexpugnável. Julgando-se seguros, portanto, quando Hujir avistou ao longe uma nuvem escura de homens armados, tendo o galante Sohrab à frente, vestiu imediatamente sua armadura e avançou impetuoso para desafiá-lo, bradando com arrogância:

“Alto, mancebo! Pois, se ousares dar um passo a mais, em verdade cortarei essa tua cabeça altiva e darei tua carne tenra de criança por alimento àqueles abutres famintos.”

Mas eis que essa ameaça feroz não deteve nem por um segundo o avanço de Sohrab, que, sem hesitar, investiu audaciosamente contra o campeão e logo o venceu. Pois, embora Hujir lutasse com bravura, nas mãos do poderoso filho de Rustem não passava de uma criança. Vendo-se, portanto, à mercê do invasor, o herói vencido suplicou humildemente por clemência, e Sohrab, que era jovem e terno de coração, concedeu vida a seu adversário, amarrou-o com cordas e enviou-o prisioneiro a Human.

Contudo, embora vitorioso nesse encontro, Sohrab haveria de enfrentar outro adversário naquele dia memorável — alguém poderoso de uma maneira que ele nem sonhava. Pois eis que está escrito que na Fortaleza também vivia a formosa filha de Gustahem, uma donzela guerreira, hábil nos exercícios atléticos e célebre por suas façanhas em muitas batalhas. Ora, o nome da donzela era Gurdafrid, e, ao contemplar a derrota de Hujir, seu coração encheu-se de ira e vergonha.

Assim, tomada de fúria, a donzela guerreira vestiu depressa uma cota reluzente, escondendo as gloriosas tranças sob um elmo de ferro. Então, montando seu corcel fogoso, saiu com ousadia pelas portas do Castelo Branco, desafiando ferozmente o inimigo a apresentar um campeão digno de enfrentá-la em combate, para que assim se decidisse o destino da Fortaleza.

Mas eis que ninguém respondeu ao desafio, pois todos julgavam contemplar um guerreiro poderoso, sem saber que o aço reluzente não escondia senão uma mulher de coração acelerado. Vendo, portanto, que nenhum de seus guerreiros desejava aceitar o desafio, mais uma vez o galante Sohrab adiantou-se alegremente, bradando:

“Parece-me ver diante de mim outro asno selvagem para meu laço. Vem, fracote, pois em verdade Hujir está solitário em seu cativeiro.”

Ora, tendo assim falado, com um sorriso de exultação Sohrab cavalgou rumo a seu segundo encontro; e a donzela, à sua aproximação, desferiu uma tempestade de flechas, atacando-o primeiro de um lado, depois do outro. Sim, os projéteis caíam densos como granizo, zunindo ao redor da cabeça do herói de tal modo que ele não conseguia defender-se; e eis que se enfureceu e se envergonhou, pois não estava todo o exército contemplando seu embaraço?

No entanto, era bela a visão da donzela! Pois, enquanto fazia girar rapidamente o cavalo de um lado para o outro, ora recuando, ora avançando, golpeando o escudo com a lança para assustar o cavalo do herói e fazendo chover seu aguaceiro de flechas, em verdade parecia a própria personificação da destreza e da perícia, e dava a impressão de que a queda de Sohrab estava próxima.

Mas, embora por algum tempo o combate permanecesse incerto, a vantagem não haveria de ficar sempre do lado da donzela. Pois Sohrab, mortificado e enfurecido, avançou com ímpeto, sem se importar com as flechas. Não penseis, porém, que ele intimidou Gurdafrid sequer um pouco! Não; pois, quando ela o viu aproximar-se, com destreza lançou o arco sobre o ombro, firmou a lança em riste e galopou ao seu encontro. Então Sohrab, puxando a lança para trás até que a ponta ficasse quase nivelada com seu corpo, arremessou-a com toda a força, atingindo Gurdafrid no cinturão. Ora, a violência do golpe foi tão grande que rompeu os fechos de sua cota de malha e a lançou da sela como uma bola golpeada por uma raquete, e dir-se-ia que o combate estava então terminado. Mas não foi assim; pois, rápida como um relâmpago, a donzela torceu-se sob a sela, tirou uma espada do cinturão e cortou ao meio a lança de Sohrab. Então, tendo realizado esse feito, saltou depressa de volta à sela e voltou-se para partir, pois estava exausta pela ferocidade do combate, e via que o dia lhe pertencia.

Mas Sohrab, percebendo-lhe o intento, afrouxou as rédeas de seu cavalo, galopou a toda brida atrás da fugitiva e, alcançando-a, arrebatou com ousadia o elmo de sua cabeça; pois desejava contemplar o rosto do herói capaz de resistir assim ao filho de Rustem. Imagine-se, pois, sua surpresa quando, de dentro do elmo de ferro, rolaram, mecha após mecha, formosos cabelos escuros! Pois isso lhe revelou que seu valente adversário não era um guerreiro experimentado em batalhas, mas apenas uma bela jovem. Então, confundido por tão assombrosa descoberta, Sohrab exclamou:

“Ó Valente, em verdade tu me deixas perplexo! Pois, se todas as filhas do Irã são como tu, nem mesmo o mais poderoso dos heróis poderá conquistar tua terra.”

Mas, embora tomado de assombro, Sohrab não deixou de fazer cativa sua bela prisioneira, sem sonhar que, enquanto a prendia com o laço, ela também o enredava com seus olhos brilhantes. Pois ele fitava Gurdafrid sem cessar, com admiração sempre crescente, e disse:

“Ó Lua de Beleza, não compreendo isto, mas em verdade tua suave claridade deleita meu coração mais do que teu esplendor fulgurante no combate. Não procures, pois, escapar de mim, pois certamente jamais cativa como tu caiu nas mãos de um herói.”

Então Gurdafrid, vendo o feitiço que sua beleza operava no coração do herói, voltou para ele o belo rosto descoberto, pois não via outro meio de salvação. Contudo, falou a Sohrab com escárnio, dizendo:

“Ó Herói sem Mácula! Em verdade não te invejo. Pois não rirá e zombará teu exército quando souber que o bravo Sohrab por pouco não foi vencido por uma mulher? Escondamos, pois, esta aventura, para que tua face não tenha motivo de corar por minha causa; e firmemos paz entre nós. Pois, em verdade, o Forte, com todos os seus soldados e tesouros, agora te pertence; só tens de seguir-me e tomar posse do que é teu.”

Ai! Sohrab era jovem e ardente demais para não ser tocado pela beleza e pelo encanto da donzela, assim como pelo temor do escárnio; por isso foi facilmente induzido a seguir sua bela cativa até o Forte. E disse:

“Em verdade, fazes bem em firmar paz comigo, bela donzela guerreira, pois ainda que os muros de tua fortaleza fossem tão altos quanto as abóbadas do céu, minha clava facilmente os nivelaria ao chão.”

Assim falando, o galante Sohrab e sua cativa chegaram à entrada do Forte. E eis que Gustahem, vendo-os aproximar-se, abriu-lhes o portal, e a donzela guerreira passou tranquilamente pelo limiar. Mas ai! Quando Sohrab quis segui-la, não pôde, pois a porta se fechara depressa, deixando-o do lado de fora. Então Sohrab compreendeu que fora enganado, e sua fúria não conheceu limites. E — acreditarias? — enquanto ele ainda permanecia ali, tomado de surpresa e vergonha, eis que a bela donzela guerreira apareceu sobre as ameias, e de seus lábios sorridentes desceram até o herói palavras de veneno recobertas de mel. E ela disse:

“Por que, pergunto-me, o Poderoso Senhor dos Tártaros — o Invencível Sohrab — se cansa assim à espera? Certamente, se não pode resistir diante de uma simples mulher, cairá como presa fácil diante do grande Rustem, quando o Pehliva souber que vis ladrões de Turan invadiram a terra, esperando submetê-la ao negro coração de Afrasiab.”

Assim falou a donzela triunfante, e, enquanto as palavras zombeteiras desciam até Sohrab, em verdade ele se enfureceu com toda a ira de um elefante selvagem. E bradou:

“Traiçoeira, bem podes zombar! Mas juro, por Ormuzd e por todos os Peri do Paraíso, que ainda te hei de sujeitar. E nesse dia, em verdade, pagarás caro por tua astúcia e por tuas palavras de duas faces.”

Mas a donzela, vendo como o Herói se enfurecia, riu de modo atormentador, sem dar atenção a suas palavras. Então, inclinando-se muito para fora das ameias, de modo que seu rosto encantador se tornasse outra vez claramente visível ao desconcertado Sohrab, tornou a zombar. E disse:

“Tão nobre estatura! Tais braços, e tal peito! Que pena que tudo isso deva servir de alimento aos chacais! Tanta força, e tanta brandura de coração! E ainda assim temo que a vaca estúpida logo estará ruminando a relva que cobrirá tua sepultura. Ah, ai de mim!”

Então Sohrab se cobriu de vergonha por ter de ouvir palavras tão escarnecedoras. Contudo, o espírito destemido da donzela o deleitava, enquanto os lábios suaves e zombeteiros, as belas faces ruborizadas e os olhos escuros e risonhos exerciam sobre ele estranho fascínio, fazendo-lhe o coração bater por mais do que vergonha e cólera. Percebendo, porém, que não podia esperar competir com sua bela adversária numa batalha de palavras, respondeu-lhe agora com altivez:

“Bela Escarnecedora! Eu parto; mas, se o Forte não for entregue ao amanhecer de amanhã, será então reduzido a pó!”

E, tendo assim lançado contra a donzela guerreira essa certeira bomba, o herói deu rédeas ao cavalo e galopou de volta ao exército, seguido pelo doce riso zombeteiro de Gurdafrid, que lhe soava aos ouvidos como bela e provocadora música.

Fiel à sua palavra, porém, ao amanhecer Sohrab marchou com seu exército contra o Forte. Mas, ao se aproximarem, não viram um só soldado sobre as muralhas; e, avançando até os portões, encontraram-nos abertos, enquanto não restava no lugar um único homem armado. Vede: a verdade era que o governador do Forte, bem sabendo o destino que os aguardava se demorassem ali até que Sohrab assaltasse seus muros, escapara com todo o seu povo, na escuridão da noite, por uma passagem secreta conhecida apenas pelos persas.

Assim Sohrab foi novamente logrado, e assim também a donzela guerreira, tão bela e tão brava, desapareceu da vista e do alcance da audaz águia jovem que tão alegre e confiante voara das alturas de Samengan para conquistar o mundo.

A Cólera de Rustem

Ora, embora Sohrab, filho de Rustem, fosse conhecido em toda a extensão e largura de Turan como jovem guerreiro valente, até o tempo de sua aventura com a donzela guerreira sua fama ainda não se espalhara pelo Irã.

Mas isso agora haveria de mudar. Pois eis que o governador do Forte Branco, forçado a entregar nas mãos de Sohrab essa chave do coração do império, enviou às pressas um mensageiro veloz levando uma carta a Kaikous, o Xá. E a carta dizia como um exército, semelhante a gafanhotos pela multidão, havia voado de Turan, à frente do qual cavalgava um chefe cuja cabeça se elevava acima das estrelas, e cujo valor, embora ele ainda fosse apenas uma criança em anos, envergonhava o do leão, do dragão e do feroz crocodilo. Sim, e contava como Hujir fora vencido e feito prisioneiro por esse grande campeão, e como ele agora ameaçava invadir e conquistar toda a Pérsia, a menos que o grande Xá se opusesse com muita rapidez ao seu avanço.

Ora, Kaikous, ao ler a carta de Gustahem, ficou profundamente perturbado. Chamou então seus nobres à sua volta para aconselhar-se, e eis que, de comum acordo, eles clamaram:

“Em verdade, somente Rustem pode livrar-nos deste grande perigo!”

Então o Xá convocou às pressas um escriba e ditou-lhe uma carta. E disse:

“Ó poderoso Pehliva, cujos feitos gloriosos sempre fizeram o trono de luz brilhar com esplendor maior que o do sol, eis que, mais uma vez, tua pátria te chama em seu socorro! Pois vê! Entre a hoste tártara surgiu um poderoso campeão, igual a quem jamais se viu, salvo na casa de Saum e Neriman. Já demoliu o Forte Branco, e somente Rustem pode barrar o caminho que conduz ao trono. Vem depressa, pois, em auxílio do Irã, rivalizando em velocidade com o dromedário de pés de vento. Seja noite ou dia, não te demores nem mesmo para pronunciar a palavra que te pende dos lábios; e, se levares rosas nas mãos, não pares para aspirá-las, para que Sohrab não venha conquistando e tudo se perca.”

Ora, tendo terminado a carta, o Xá entregou-a a um guerreiro chamado Gew, para que a levasse a Rustem. E disse:

“Ó meu Pehliva, em verdade minha alma sofre uma agonia de medo! Apressa-te, portanto, até o grande Campeão, sem parar nem para descanso nem para alimento. E quando chegares ao fim de tua jornada, não te detenhas ali nem por uma hora, pois meu coração clama: depressa! depressa! E em verdade a necessidade é grande.”

Então Gew partiu, sem se deter por coisa alguma, até pôr os pés dentro dos portões de Rustem. E tamanha foi sua velocidade que o vigia sobre a torre em Zabulistan, notando sua aproximação, muito se maravilhou, apressando-se até Rustem com a notícia. E disse:

“Ó Poderoso, a torre de vigia revela um guerreiro vindo pelo caminho da Pérsia, cavalgando como o vento. Temo que traga más novas.”

Ora, assim informado, Rustem e seus chefes cavalgaram de pronto ao encontro do mensageiro, como era o costume oriental. E, ao ver que era Gew, saudou-o cordialmente, pois eram antigos camaradas de armas. Contudo, ao ser informado de sua missão e da força e coragem do galante jovem tártaro, que causava ao Xá tamanha agonia de alma, Rustem muito se admirou. E disse:

“Em verdade, eu não me surpreenderia se um herói como esse que nomeias tivesse surgido no Irã; mas que um guerreiro de tal renome brote do meio da horda tártara é certamente coisa que ultrapassa a crença. Contudo, dizes — não é? — que a linhagem desse Pehliva, tão semelhante a Saum e aos grandes heróis de minha casa, é turaniana? Estranho! Ora, eu mesmo tenho uma criança que a filha de um rei tártaro deu à luz para mim; mas a criança é uma menina. E mesmo que fosse um filho, ainda seria apenas um infante, ao passo que aquilo que dizes ter sido feito certamente não é obra de um bebê! Mas entra, rogo-te, em minha casa, e então conversaremos mais sobre este assunto.”

Então Rustem, vendo que seu hóspede estava fatigado, ordenou que se preparasse um grande banquete, e festejou seu camarada com tanta magnificência que o fez esquecer tanto os cuidados quanto o tempo. Mas, quando veio a manhã, Gew lembrou-se das ordens de seu Xá e falou delas a seu anfitrião, que lhe respondeu:

“Ó meu bravo camarada! Eis que todos nós devemos morrer um dia. Gozemos, portanto, o sol do presente! Quanto a esse tártaro, não te inquietes a respeito dele, pois ainda que seja um herói igual a qual o mundo jamais viu, em verdade cairá em minhas mãos! Mas tudo a seu tempo! Hoje, porém, festejaremos, pois percebo que teus lábios ainda estão ressequidos pela velocidade de tua viagem.”

Assim Rustem preparou outro banquete, e por três dias os camaradas festejaram e se alegraram sem cessar. Mas no quarto dia Gew, que temia a ira do Xá, ergueu-se resoluto, apresentando-se diante de seu anfitrião cingido para a partida. E disse:

“Ó Glória do Irã, generosa foi tua hospitalidade, e por muito tempo ela aquecerá o coração de Gew! Convém-nos agora, porém, retornar ao Xá. Pois eis que o temor de Sohrab pesa sobre sua alma como um pesadelo, e ele arde de impaciência, visto que sono e descanso abandonaram seu travesseiro, e fome e sede exercem sobre ele seu domínio! Apressemo-nos, portanto, pois bem sabes que Kaikous é homem insensato e facilmente inflamável em cólera.”

Mas Rustem, sorrindo, respondeu a Gew com cortesia despreocupada:

“Realmente, camarada, não há necessidade de tanta pressa! É verdade que tens razão quanto a Kaikous, mas, no que toca à sua ira, que ela não te cause um só momento de ansiedade! Pois, em verdade, não vive homem que ouse irar-se contra Rustem.”

Não obstante, estando agora reunido seu exército, o grande Pehliva ordenou que Rakush fosse selado, e eles partiram rumo à Corte; e grande era a comitiva que os seguia. E eis que, quando chegaram perto do palácio do Rei, uma grande companhia de nobres cavalgou ao seu encontro para honrar a Glória do Irã e conduzi-lo à presença do Xá.

Assim, pouco depois, Rustem entrou na grande sala de audiências dos reis e, avançando até o trono, prestou reverência ao Senhor do Mundo. Mas ai! Kaikous estava negro de fúria e, abrindo as portas de sua boca, palavras de insensatez escaparam de seus lábios. E disse:

1/1
Menu

Fazer anotação