Rustem, o Espião
Eis que, na manhã seguinte ao banquete de reconciliação entre Kaikous e Rustem, o Xá mandou soar por toda a cidade as clarinadas de guerra, conclamando os leais filhos do Irã a marcharem ao encontro das hostes tártaras. Então mais de cem mil cavaleiros, em malhas cintilantes, responderam ao chamado, de tal sorte que a terra ficou coberta de guerreiros como por lâminas de relva, e todo o ar se obscureceu com suas lanças. Também acompanhava as legiões uma tropa de pesados elefantes de guerra, fazendo tremer o chão sob seus passos poderosos.
Assim marchou o exército; e tão imponente era ele que, quando ao anoitecer armaram suas tendas, e as tochas brilharam nas ruas de lona, o acampamento parecia uma grande cidade. Desse modo, marchando de dia e repousando à noite, as legiões por fim se aproximaram do Castelo Branco, onde Sohrab ainda permanecia, preparando suas forças para avançar sobre a capital. Quando chegaram, porém, às planícies onde se erguia a grande fortaleza, montaram suas tendas em silêncio, na calada da noite, planejando surpreender os tártaros.
Ora, sucedeu assim: levantado o negro véu da noite, eis que o vigia nas altas torres da Fortaleza Branca viu estender-se pelas planícies diante dele uma imensa cidade branca, erguida como por magia. Surpreso e consternado, soltou então um grande brado, que imediatamente trouxe Sohrab e Human, os dois grandes chefes tártaros, para fora, sobre as muralhas.
E eis que, ao ver por todos os lados as poderosas legiões persas, tão bravas e formidáveis em sua aparência, Human empalideceu de súbito e tremeu como um álamo. Mas Sohrab, pedindo uma taça de vinho, bebeu à destruição deles, dizendo palavras de ânimo a seu companheiro. E disse:
“Olha, bravo Human! Há muitos homens nesse exército hostil, é verdade; mas em suas fileiras não vejo herói algum de maça poderosa que possa resistir ao destemido filho de Rustem. Quando esse grande campeão em pessoa aparecer, então será de fato o momento de reunirmos nossa coragem. Quanto a estes outros — ora, não passam de cães! E vê: cuspo sobre eles! Pois, sem Rustem para inspirá-los, não têm nem coragem nem coração.”
Dizendo isso, Sohrab desceu das muralhas e, dirigindo-se ao seu pavilhão, armado na planície diante do Forte, convidou seus grandes guerreiros e chefes para um banquete. Sim, alegremente expediu seus convites, dizendo aos convidados:
“Hoje festejemos; banqueteemos hoje,
Pois amanhã à batalha correremos sem demora.”
Mas eis que haveria no banquete de Sohrab um convidado que não fora chamado. Pois, quando a noite envolveu a terra em trevas, Rustem, o Poderoso, foi ousadamente ao Rei, exigindo permissão para sair desarmado e espionar as forças do inimigo, a fim de conhecer o caráter dos chefes que se opunham a ele — particularmente de Sohrab, cuja fama despertara tamanho pavor no coração de Kaikous.
Assim, concedida a permissão, o intrépido Rustem vestiu-se à maneira de um tártaro e, disfarçado dessa forma, sob o manto da escuridão, saiu furtivamente como um leão que ronda um rebanho de antílopes, penetrando até a própria presença do grande Sohrab e de seus guerreiros, sentados ao banquete. Tão furtivo fora seu avanço que ninguém sonhou com sua presença enquanto festejavam e se alegravam em torno da mesa festiva — não, nem mesmo o valente Sohrab, sentado a narrar a seus guerreiros alguns dos feitos poderosos dos heróis de outrora.
Por isso, enquanto Rustem permanecia junto à porta, observando, viu que o jovem Campeão era como um alto cipreste de seiva vigorosa, e ao redor dele estavam sentados mais de cem bravos guerreiros, dificilmente igualados no exército persa — tão ardentes e corajosos pareciam enquanto escutavam as histórias inspiradoras de Sohrab. E era, de fato, uma cena festiva! Pois as tochas devolviam o fulgor das armas e o brilho dos olhos ansiosos pela batalha do dia seguinte, assim como agora resplandeciam com o vinho tinto que os escravos vertiam de jarros dourados nas taças de cristal diante deles. E eis que não havia apenas iguarias gloriosas para deleitar o paladar, mas também música para encantar os ouvidos! Assim, a alegria e o júbilo dominavam a hora; e nenhum deles sonhava com a dor que se aproximava.
Mas, enquanto Rustem observava a cena da sombra da porta, sucedeu que Zendeh, um dos guerreiros, precisando sair, aproximou-se do lugar onde o Herói estava oculto. Ora, Zendeh era irmão da princesa Tahmineh, que o enviara com seu filho para que lhe apontasse seu pai, a quem só ele conhecia em todo o exército. E a princesa assim fizera para que nenhum mal sobreviesse caso os dois campeões se encontrassem em batalha. Mas, ai! Quando Zendeh se afastou do banquete, aconteceu que percebeu a sombra de alguém em emboscada. Então, avançando até o lugar onde Rustem se escondia, disse em voz baixa:
“Persa vil! Sai para a luz, para que eu veja teu rosto. Pois bem sei, por tua estatura, que pertences ao Irã.”
Ora, a isso Rustem não respondeu palavra alguma. Mas, antes que Zendeh cessasse de falar, desferiu-lhe golpe tão feroz na nuca que o estendeu morto a seus pés. Assim, embora não houvesse mais festa nem combate para Zendeh, tão rápido e silencioso fora o mensageiro da Morte que os convivas lá dentro nem sonharam que o Anjo Sombrio ainda pairava à porta.
Mas pouco depois Sohrab, vendo ainda vazio o lugar de seu tio à mesa, perguntou por que ele tardava; e, chamada assim a atenção para sua longa ausência, um dos chefes saiu à sua procura. Ao fazê-lo, encontrou o corpo do infeliz guerreiro frio sobre o pavimento. Voltando depressa a Sohrab, portanto, relatou-lhe com voz assombrada o acontecimento fatal. Mas Sohrab não quis acreditar que, quase no meio deles, sem luta nem grito, a morte pudesse tão de súbito ter alcançado seu tio. Assim, ordenando que trouxessem tochas, correu rapidamente ao lugar da tragédia, seguido por todos os guerreiros e pelas radiantes cantoras. Mas, ai! Ali Sohrab descobriu que a má notícia era de fato verdadeira; e, tomado de profunda dor, disse a seus nobres:
“Ai! Ai de Turan! Pois vede! O lobo entrou furtivo no aprisco e, apesar dos pastores e dos cães, levou o melhor do rebanho. Mas, em verdade, com a ajuda de Deus, serei plenamente vingado pela morte de Zendeh!”
Tendo assim falado, Sohrab voltou ao seu lugar à mesa e continuou o banquete. Pois, embora seu próprio coração estivesse pesado de tristeza, não desejava que o ânimo de seus guerreiros fosse amortecido pela piedade, ou pelo medo desse terrível inimigo silencioso e desconhecido. Erguendo então a taça aos lábios, bradou vigorosamente:
“Bebei, meus bravos companheiros, bebei! Morte ao assassino de Zendeh, e destruição, completa e certa, à hoste persa.”
Então todos os guerreiros e chefes beberam, de pé; e, à medida que as horas passavam, Sohrab continuou a atiçar em chama ainda mais ardente o desejo de batalha que dormia na alma de cada guerreiro, de modo que por fim todos e cada um nada desejavam senão a morte dos persas e uma vitória gloriosa para Sohrab, seu galhardo jovem líder, a quem brindavam com tão poderosos brados de orgulho e alegria que foram ouvidos até mesmo dentro das linhas do Irã.
Quanto a Rustem, tendo cumprido seu propósito, depois de silenciar Zendeh, retornou depressa e em silêncio ao acampamento persa, sem saber que sua vítima era o amado irmão de Tahmineh, aquele que deveria ter-se interposto entre Sohrab e seu destino.
Mas eis que, quando Rustem ia entrar nas linhas persas, encontrou Gew, que naquela noite fazia a sentinela. Ora, quando esse bravo guerreiro percebeu de súbito — avultando das trevas, alto como uma montanha — um combatente vestido com trajes de tártaro, seu coração estremeceu de medo, pois pensou que certamente estava diante de Sohrab, o terrível Campeão tártaro. Não obstante, puxou depressa a espada, pronto para o combate, desafiando o invasor a declarar seu nome e sua missão.
Ora, essa exigência foi saudada por uma explosão de poderoso riso, pois Rustem, adivinhando pelo tremor na voz de Gew qual fora seu pensamento, não pôde deixar de divertir-se com a situação. Ainda rindo, portanto, disse a Gew:
“Bravo companheiro! Não tremas tanto. Pois eis que contemplas diante de ti uma criatura inofensivíssima — Rustem, o Espião — que retorna do banquete de Sohrab e de seus chefes. Agora Sohrab envia seus cumprimentos a Gew, o bravo guerreiro dos persas, dizendo que não poderá encontrá-lo antes de amanhã, quando lançará a ele seu desafio para o combate.”
Assim falou o Poderoso Rustem a Gew, zombando ainda uma vez de seu rugido de leão e de sua grande decepção por ser privado do combate tão ansiado contra Sohrab. Então, depois que riram juntos, Rustem descreveu a Gew sua aventura, sem cessar de cantar louvores a Sohrab, que, dizia ele, não tinha igual no mundo.
Por conseguinte, tendo assim falado, o Grande Campeão deu boa-noite ao companheiro, recomendando-lhe que rugisse suavemente em caso de perigo. E assim, com alegre gracejo, terminou a aventura de Rustem, o Espião.