O Combate de Sohrab contra Rustem Shahnameh: Sohrab e Rustem · Capítulo 5 de 5
Obra Menu

O Combate de Sohrab contra Rustem

Dai ouvidos ao combate de Sohrab contra Rustem, embora seja uma história repleta de lágrimas. Assim corre a lenda conforme contada por Ferdowsi. Mas, na manhã seguinte à noite de festa em seu pavilhão, as lágrimas estavam longe dos olhos do bravo Sohrab. Pois não estava ele decidido a realizar grandes feitos? Sim, e não esperava em breve contemplar o rosto de seu ilustre pai?

Mas, ai! Uma amarga decepção aguardava o herói nas primeiras horas da manhã, pois em vão tentou saber de Hujir, o campeão vencido do Forte Branco, qual dos poderosos guerreiros acampados nas planícies diante deles era Rustem, o grande herói dos persas. Pois aquele bravo patriota, temendo pela segurança do Irã, recusou-se absolutamente a revelar ao inimigo a identidade do Grande Campeão, embora Sohrab suspeitasse fortemente de certo grande guerreiro numa tenda verde, que era, de fato, Rustem.

Frustrado nesse intento, portanto, Sohrab retornou ao Forte, onde vestiu sua cota de malha, armou-se e saiu para a planície com seu bando de robustos guerreiros. Ora, tão súbito e veloz foi o assalto que os persas foram apanhados desprevenidos, de modo que Sohrab, ao lançar o exército de Turan contra o acampamento entrincheirado do Xá, conseguiu penetrar quase de imediato até o seu próprio centro. E verdadeiramente era magnífico contemplar a carga irresistível daquele adolescente, que, embora não passasse de um jovem, parecia ainda assim um verdadeiro deus da guerra.

Mas, embora tomados de surpresa, os persas logo se reagruparam, e então tão terrível foi a contenda que a própria terra pareceu estremecer sob o choque, e a carnificina foi medonha. Pois, ainda que a planície de ponta a ponta cintilasse com brilhantes armaduras de aço, elas cobriam, ai, os corpos de heróis caídos com a mesma frequência com que protegiam os corações audazes dos cavaleiros vivos; e, enquanto a maré da batalha avançava e recuava, milhares caíam de ambos os lados, sendo apenas a noite a pôr fim ao terrível conflito.

Ora, durante todas as longas horas da batalha, embora Sohrab parecesse estar em toda parte no campo, nem uma única vez avistou o dono da tenda verde, e muito se admirou disso. Não; nem mesmo quando trovejou palavras de orgulho no próprio rosto do Xá, dizendo-lhe que jurara pendurá-lo vivo numa forca, para vingar a morte de Zendeh, e desafiando-o ao combate, ele — ou qualquer outro campeão — se apresentou. Tamanho era o terror que seu valor despertara no coração de seus inimigos!

Mas, apesar dos sucessos do dia, naquela noite Sohrab permaneceu desperto em sua tenda, revolvendo-se inquieto sobre seu leito de peles, enquanto pensamentos urgentes lhe tumultuavam a mente. Por fim, contudo, quando o primeiro tênue risco da aurora tingiu de carmesim o céu oriental, eis que o Herói se ergueu e atravessou a linha silenciosa das tendas, até chegar àquela reservada a Piran-Wisa, o velho chefe que só alcançara o cenário da batalha na véspera. Ali, erguendo a pesada cortina, Sohrab entrou em silêncio; mas, vendo que seu velho amigo também estava acordado, disse:

“Ó glorioso chefe, cuja sabedoria sempre foi minha estrela-guia, eis que mais uma vez venho buscar teu conselho e revelar-te um plano que me manteve desperto em meu leito.

“É, pois, bom combater valorosamente e conquistar êxito no campo de batalha, como fizemos hoje; mas, para mim, Sohrab, isso não basta. Pois anseio sem cessar por realizar algum feito poderoso que chegue aos ouvidos de Rustem, meu pai, a quem pareço destinado a jamais encontrar. Cheguei, portanto, a uma resolução: quero que desafies o mais bravo dos Pehliva persas a vir ao meu encontro, homem contra homem, em combate singular. Se eu prevalecer, Rustem certamente saberá disso; e, se eu fracassar, nenhum homem precisará ouvir falar de mim outra vez.”

Assim falou o impetuoso Sohrab, e Piran-Wisa escutou em silêncio. Quando ele terminou, porém, disse-lhe:

“Meu filho, muito amo teu espírito valoroso, que sempre se esforçou e aspirou ao mais nobre e ao melhor. Ainda assim, neste assunto, aconselho-te a pensar em tua mãe e a contentar-te em compartilhar o risco comum da batalha, que recai sobre todos por igual. Ou, se desejas procurar esse pai amado que jamais viste, procura-o onde dizem que agora habita: no distante Seistan, junto de seu velho pai, Zal.”

Mas a esse sábio conselho Sohrab respondeu com ardor:

“Ai, bom e velho Piran! Não compreendes que não desejo ir até meu pai de mãos vazias? Tenho tanto orgulho dele, e com razão; devo fazer com que ele também se orgulhe de seu filho. Pois não somos do mesmo sangue nobre? E vê! Não sou alto, forte e bravo, à semelhança de meu pai? Não temas, portanto, pois, em verdade, vencerei o mais bravo dos guerreiros enviados pelos persas para me enfrentar. Então, certamente, o grande Rustem ouvirá falar disso, e talvez eu o encontre.”

Embora Piran-Wisa não aprovasse o plano, não pôde resistir à eloquente súplica de Sohrab. Pois, em verdade, quem pode deter a águia em seu voo para o sol?

Tendo dado seu consentimento ao desafio, o velho general chamou seu arauto e, tomando nas mãos o bastão de comando, saiu a campo, ordenando todo o exército tártaro na planície. Então os persas, percebendo esse movimento do inimigo, também se dispuseram em ordem de batalha diante deles, resplandecentes em aço brunido e magníficos em fileiras e mais fileiras de bravos guerreiros.

E, logo depois, estando tudo pronto, Piran-Wisa avançou para a frente, enquanto o arauto fazia soar um toque de trombeta para anunciar que ele tinha algo a dizer. Então o silêncio, profundo e vibrante, reinou sobre os dois grandes exércitos, enquanto Piran, em tons sonoros, lançava o desafio de Sohrab.

E quando a hoste tártara ouviu ser chamado o nome de seu campeão, eis que rasgaram os ares com seus clamores, saudando longa e ruidosamente Sohrab. Nenhum persa, tinham certeza, poderia igualar seu jovem e galhardo chefe, que agora, em todo o orgulho de sua juventude e de sua força, avançava e se postava ao lado de Piran-Wisa.

Mas, ai! inesperado foi esse chamado para os persas, e, por consequência, profundo silêncio reinou nas linhas do Irã. Pois tão grande era o temor de Sohrab que nenhum homem ousou aceitar o desafio. Passado, porém, o primeiro choque, de boca em boca foi soprado um único nome: Rustem! Rustem! Então, depressa, Kaikous enviou um mensageiro ao Grande Pehliva, dizendo:

“Ó Poderoso! Vem depressa, pois eis que os rostos de meus guerreiros empalidecem diante deste jovem tártaro, e somente tua espada pode fazer o sol chorar.”

Ora, quando Gudarz, o mensageiro, entrou na tenda de Rustem, o herói levantou-se e o saudou com alegria, estendendo ambas as mãos em boas-vindas. “Estes olhos não poderiam ver visão melhor”, exclamou; e acrescentou depressa: “Que novas trazes?”

Então Gudarz transmitiu sua mensagem, e, ao ouvi-la, Rustem franziu o cenho, pois lembrou-se da bravura dos antigos xás, e a covardia de Kaikous o encheu de vergonha e repulsa. Contudo, nada disse, tomado demais de cólera para falar. Então Gudarz prosseguiu:

“Em verdade, este jovem herói é maravilhoso! E desta vez Kaikous não deve ser condenado por seu terror. Pois, enquanto eu viver, afirmo que não existe Campeão capaz de igualar Sohrab — salvo Rustem, o Poderoso, para quem todos os olhos se voltam.”

Mas Rustem, de novo irritado com Kaikous, respondeu amargamente a Gudarz:

“Se o próprio xá teme enfrentar esse jovem leão, que envie qualquer um dos rapazolas a quem, nestes dias, tanto se compraz em honrar. Quando outros xás me chamaram, foi ora para a batalha, ora para o banquete; mas eis que Kaikous nunca me chama senão para lutar por ele. Portanto, digo: que um dos favoritos do rei enfrente Sohrab hoje; eu lutarei contra ele amanhã.”

Gudarz, porém, não quis ouvir Rustem quando este falou assim em adiar o combate; antes, instou com ele como já fizera em outra grande ocasião, dizendo-lhe:

“Acautela-te, ó Poderoso, para que os homens não digam que temes arriscar tua fama contra homens mais jovens!”

Então Rustem, franzindo o cenho com desagrado, consentiu em enfrentar o Campeão, mas apenas sob a condição de lutar incógnito e com armas simples. Assim, conquistado seu consentimento, não se permitiu ao herói demorar-se nem gastar tempo em palavras; pois depressa os nobres lhe afivelaram a armadura, lançaram-lhe aos ombros a pele de leopardo, selaram Rakush e o prepararam para a contenda. Ora, quando ele apareceu entre os persas, estes o saudaram com poderosos brados de orgulho e alegria, fazendo os tártaros muito se admirarem quanto à identidade daquele Campeão vigoroso, que combatia em armadura simples e não declarava seu nome.

Mas eis que, estando agora prontos os combatentes, a um sinal as hostes persa e tártara se dispuseram em duas longas fileiras, por entre as quais os dois grandes Campeões avançaram para se encontrar.

Ora, enquanto Rustem seguia adiante, mais uma vez fitou com assombro o jovem esbelto que ousava desafiar assim todos os chefes mais valorosos do exército. Quem poderia ele ser? Onde fora criado? Que havia nele de tão estranhamente familiar? Enquanto o contemplava, de súbito uma grande piedade encheu sua alma ao pensar que aquele jovem de espírito nobre, tão cheio de vida e beleza viril, em breve jazeria sobre a areia, seu sangue vital pagando o preço de sua temeridade. Em verdade, jamais Rustem, o guerreiro feroz, sentira-se movido assim antes; e, por isso, falou com brandura a seu adversário, dizendo:

“Ó jovem, o ar do céu é suave e quente, mas a sepultura é úmida e fria. Por que, então, corres ao encontro da morte? Em verdade, a piedade enche minha alma ao pensá-lo, e eu não desejaria tirar de ti o dom da vida. Contudo, se combatermos juntos, certamente cairás por minhas mãos, pois eis que sou imenso, vestido de ferro, provado em lutas, e ninguém foi capaz de resistir ao meu poder — nem homem, nem Deev, nem dragão. Desiste, portanto, desta empresa perigosa e passa-te para o Irã. Então serás para mim como um filho e combaterás sob meu estandarte enquanto eu viver, conquistando honra e fama.”

Assim falou Rustem; e Sohrab, ouvindo-lhe a voz e contemplando sua forma poderosa, plantada como uma grande torre sobre a planície, sentiu o coração estranhamente inclinar-se para ele. E, tomado por súbita esperança, correu ansioso para a frente, ajoelhou-se diante do herói e, fitando-o com anelo, disse:

“Ó Glória do Mundo, em verdade meu coração salta para saudar-te como a um parente amado! Dize-me, portanto, teu nome, pois me parece que só podes ser Rustem, o poderoso filho de Zal, o de cabelos brancos. Pois certamente a nenhum outro foi concedido ser tão gloriosamente perfeito como tu!”

Mas Rustem, interpretando mal o ardor de Sohrab, respondeu-lhe friamente, dizendo:

“Rapaz temerário! Os homens contemplam o rosto de Rustem e fogem. E bem sei que, se esse poderoso herói estivesse aqui hoje, não haveria mais conversa de combate. Mas, infelizmente para teu orgulho, não tens agora diante de ti nenhum nobre Pehliva, e sim um homem comum, que não possui nem trono, nem palácio, nem coroa.”

Ora, Rustem falou assim com severidade ao jovem para que ele se assustasse ao contemplar sua bravura e pensasse que força ainda maior se ocultava no acampamento dos persas.

Mas Sohrab, ao ouvir as palavras de Rustem, entristeceu-se, e suas esperanças, que haviam se elevado tanto ao contemplar seu poderoso adversário, foram despedaçadas. Sim, e o dia que lhe parecera tão luminoso tornou-se escuro a seus olhos. Contudo, ocultando sua decepção, respondeu a Rustem com olhos faiscantes:

“Guerreiro feroz! Pensas aterrorizar-me com tuas palavras orgulhosas? Se assim é, em verdade te enganas. Ora, é certo que és maior e mais provado do que eu, mas a quem caberá a vitória somente o desfecho nos ensinará em sua hora. Contudo, numa coisa te dou razão: se Rustem estivesse no lugar onde agora estás, então, de fato, não haveria combate aqui hoje. Mas vamos! Não troquemos mais palavras.”

Então os dois Campeões escolheram um lugar estreito, demarcaram a liça e montaram seus poderosos corcéis, prontos para o combate. Ora, começaram o ataque arremessando seus dardos; e, quando estes se embotaram contra os escudos de aço, sacaram suas longas espadas indianas e voltaram à peleja. E eis que, quando suas espadas se quebraram, passaram a usar as maças. Golpes terríveis desferiram um contra o outro com esses instrumentos de guerra, e grande foi a perícia e a agilidade com que lutaram, arrancando muitos brados de admiração dos exércitos que os observavam sem respirar.

Ainda assim, pareciam quase iguais em cautela, destreza e força. Pois, embora os olhos de Rustem lançassem fogo quando ele ergueu alto a lança e a arremessou para baixo com mira rápida e infalível, Sohrab saltou de lado veloz como um relâmpago, e a lança enterrou-se fundo na areia, sem lhe causar dano algum. Em paga disso, porém, Sohrab golpeou em cheio o escudo de Rustem, de modo que o ferro ressoou e tornou a ressoar. Então Rustem, furioso, agarrou sua maça gigantesca, que ninguém além dele próprio podia manejar, e com um único golpe poderoso teria derrubado Sohrab por terra, se este, mais uma vez, não tivesse sido rápido demais e saltado de lado. Mas, ai! a maça desceu trovejando com força tão prodigiosa que fez o próprio Rustem cair para a frente e soltar sua presa. E eis que, num instante, Sohrab poderia ter trespassado o herói caído onde ele jazia. Mas, em vez disso, recuou, sem sequer desembainhar a espada, dizendo a seu inimigo desconhecido:

“Ó Poderoso! Dizes que não és Rustem. Pois bem, que assim seja! Mas quem és, então, tu que podes tocar tão fundo minha alma? Peço-te: que a luta termine aqui, e que haja paz entre ti e mim.”

Mas Rustem, tremendo de ira e furor, não quis dar ouvidos às palavras de Sohrab; antes, elas aumentaram sua cólera e sua vergonha. Pois era, de fato, amargo para o velho Campeão pensar que devia a vida àquele jovem franzino e radiante. Assim, agarrando outra vez sua lança, com palavras de escárnio e amargura precipitou-se contra Sohrab, atacando-o com vigor renovado. Então Sohrab viu que aquela luta deveria ser até a morte, e ele também permitiu que a ânsia de conquista tomasse plena posse de sua alma.

Recomeçando, portanto, eis que os heróis combateram até que suas lanças se estilhaçassem, suas espadas ficassem dentadas como serras, e todas as suas armas se entortassem e quebrassem. Mesmo então, porém, não desistiram, mas se agarraram em luta corpo a corpo, até que suor e sangue lhes escorressem pelos corpos, e suas gargantas ficassem ressequidas e ásperas como pergaminho. Por fim, contudo, tão exaustos estavam que nem os guerreiros nem seus cavalos podiam mais se mover, e ainda assim a vitória não fora dada a nenhum dos dois. Então, com as cotas de malha despedaçadas e rasgadas, e os corpos contundidos e feridos, os heróis esgotados detiveram-se por algum tempo para repousar. E Rustem disse consigo:

“Em verdade, jamais, em toda a minha longa vida de batalhas, vi homem ou demônio com força e agilidade como as que possui este temível Sohrab! Ora, até mesmo minha grande batalha contra o Deev Branco foi brincadeira de criança comparada a esta; e, embora eu nunca tenha sido vencido, ai, agora meu coração desfalece diante deste jovem sem nome!”

Mas Sohrab, depois de descansar por alguns minutos, dirigiu-se alegremente a seu adversário:

“Vamos, Irado! Quando estiveres descansado, vem e prova se és capaz de lutar com arco e flecha.”

Então, logo, os Campeões tornaram ao combate, lutando com flechas; mas ainda assim um não conseguia superar o outro, embora elas chovessem de seus arcos como granizo. Então, em desespero, Rustem agarrou Sohrab pelo cinturão, esperando arrancá-lo da sela, como fizera com muitos heróis em batalha. Mas, ai! de nada lhe valeu. Pois tão depressa se moveria uma montanha de sua base quanto Sohrab de sua sela. E tampouco Sohrab pôde erguer seu adversário, embora se empenhasse poderosamente em realizar tal feito de força.

Assim, tendo fracassado tanto com as flechas quanto na luta corpo a corpo, mais uma vez os campeões recorreram às maças; e, após algum tempo, Sohrab conseguiu desferir em Rustem um golpe poderoso, que lhe contundiu o ombro. Ora, tão grande foi a agonia que Rustem se contorceu sob ela, embora fosse forte o bastante para sufocar qualquer grito de dor. Contudo, Sohrab percebeu que havia dado um golpe certeiro e, sorrindo, escarneceu do ferido, dizendo:

“Ó Leão Ferido! Em verdade, és valente; mas como esperas resistir aos golpes dos fortes? Ah! É tua idade que te enfraquece. Vai, pois, medir tuas forças com teus iguais, pois, na verdade, é loucura que os velhos tentem emparelhar-se aos jovens e vigorosos.”

Ora, tão furioso ficou Rustem diante das provocações de Sohrab que, em seu frenesi, voltou-se de súbito contra o exército dos tártaros, investindo contra suas fileiras como um tigre que se lança sobre a presa. E eis que, ao ver isso, Sohrab, por sua vez, caiu sobre os persas, dispersando-os diante de si como um rebanho de ovelhas. Então Rustem, vendo a fuga de seus compatriotas, afastou-se depressa da perseguição aos tártaros e bradou ferozmente a Sohrab:

“Ó Homem de Sangue! Por que caíste sobre os persas como um lobo sobre o aprisco?”

Voltando-se, pois, espantado diante de pergunta tão surpreendente, Sohrab disse:

“Tu, Elefante Enlouquecido! Não foste tu mesmo quem primeiro investiu contra a hoste tártara, embora ela não houvesse entrado na batalha? Por que, então, me censuras?”

Ora, Sohrab continuava alegre e impassível, e o coração de Rustem afundou ao contemplar quão fresco e cheio de vigor permanecia aquele risonho rapaz, apesar de todo o árduo combate do dia. Então disse:

“Vê! A noite desce sobre a planície. É tarde demais, portanto, para renovar hoje o combate. Se ainda estás disposto à guerra, porém, lutaremos de novo amanhã, e Deus decidirá qual de nós é o melhor homem.”

Assim, por mútuo consentimento, os heróis então se separaram, cada qual cavalgando de volta ao seu próprio exército, onde foram recebidos com brados de admiração, que ecoaram e tornaram a ecoar. Mas, coisa estranha, foi a alegre despedida de Sohrab que mais longamente ressoou aos ouvidos de Rustem, pois sua alma estava cheia de assombro e admiração pela leveza e pela força daquele jovem maravilhoso. Procurando, pois, Kaikous, que se achava inteiramente abalado pelo conflito do dia, Rustem respondeu às suas perguntas ansiosas, dizendo:

“Ó Senhor do Mundo, em verdade meu coração se inquieta, pois jamais, em minha longa vida, testemunhei valor tão esmagador quanto o que hoje demonstrou aquele moço risonho, cujo corpo, eu diria, foi formado de ferro, não fosse sua admirável leveza. Pois vê! Combati contra ele com espada, lança, flecha e maça — não uma só vez, mas repetidas vezes — e ainda assim ele permanece vivo e alegre. Na arte guerreira, parece ser meu superior, e somente Ormuzd sabe qual será o desfecho do combate de amanhã. Que ele conceda a seu servo força e coragem bastantes para a hora!”

Ora, depois de sua conferência com o Shah, Rustem voltou à sua tenda, onde manteve grave conversa com Zuara, seu irmão mais novo, dizendo-lhe:

“Ó meu irmão! Vê, foi-me dado lutar hoje contra um campeão cujo braço possui força prodigiosa! Digo-te, portanto, que, se algo adverso acontecer amanhã, quando o combate for renovado, em verdade caberá a ti cuidar para que meu exército retorne em segurança a Zabulistan. E também deverás consolar minha mãe em sua dor, dizendo-lhe que não prenda para sempre o coração aos mortos, pois seu filho não tem motivo para queixar-se do destino. E dize a Zal, meu pai de coroa prateada, que, visto que velhos e jovens hão de morrer, que importa esteja escrito nas estrelas que apenas mais um sol brilhará para Rustem, se ele viveu longamente e combateu gloriosamente por Iran!”

Enquanto isso, no acampamento dos tártaros, Sohrab também louvava o poder de seu adversário desconhecido, dizendo a Human:

“Ai, bravo Human! Embora eu não compreenda, em verdade meu coração é estranhamente atraído para o poderoso guerreiro com quem lutei hoje. Parece-me ver nele, também, todos os sinais pelos quais minha mãe me disse que eu reconheceria meu pai, e meu coração se enche de pressentimentos. Em verdade, não devo lutar contra meu pai!”

Mas Human, seguindo as instruções do rei, respondeu a Sohrab:

“Ó Glória do Mundo! Nada além dos anseios de teu próprio coração dá crédito às tuas palavras. Muitas vezes contemplei o rosto de Rustem em batalha, e meus olhos viram seus feitos de valor; mas, ai! Este homem em nada se assemelha a ele, salvo apenas no porte. Nem é seu cavalo o famoso Rakush; nem é o mesmo seu modo de brandir a maça. Ao alimentar tal pensamento, tua imaginação te arrebata.”

Ora, embora Sohrab não suspeitasse da trama que Afrasiab havia formado para sua destruição, ainda assim não ficou plenamente satisfeito com as palavras de Human. Todavia, como não podia refutá-las, manteve silêncio. E naquela noite, também, festejou alegremente com seus chefes.

Entretanto, quando o arauto de um novo dia iluminou o céu e dissipou as sombras, eis que Sohrab vestiu a couraça e o elmo e, armando-se, montou seu cavalo e cavalgou para o espaço entre os dois exércitos. Então Rustem, vendo seu adversário, também saiu a cavalo do meio dos persas.

Assim, mais uma vez os campeões se encontraram; e eis que, ao saudar Rustem, Sohrab tinha a boca cheia de sorrisos, pois como poderia ser de outro modo, se seu coração estava tão cheio de sol quanto o novo dia do Oriente estava cheio de luz? Alegremente, pois, disse ao Pehliva:

“Ah, não lutemos hoje, velho Dragão! Pois tão depressa eu combatería contra meu próprio pai quanto contra ti. Antes, sentemo-nos juntos no chão, e tu me relatarás teus feitos de valor. Pois, em verdade, minha alma se deleita com histórias heroicas — como minha mãe poderia dizer-te —, e sei que tua vida foi cheia delas. Sim, se não me engano, até mesmo o grande Rustem, teu compatriota, podes igualar em tuas aventuras e conquistas emocionantes, e muito eu gostaria de ouvi-las. Quanto ao combate, há muitos outros homens valentes com quem podes batalhar; mas comigo, peço-te, faz um pacto de amizade, pois meu coração me diz que não fomos destinados a ser inimigos.”

Mas Rustem, que ainda pensava que Sohrab falava com astúcia, respondeu-lhe:

“Ó Herói de Tenra Idade! Vê, encontramo-nos aqui para lutar, e não para soprar palavras vazias ao ar. Guarda, portanto, tuas palavras de engodo para esses ‘outros homens valentes’, se porventura viveres para encontrá-los em batalha; pois, em verdade, meus ouvidos estão cerrados contra elas. Quanto a mim, sou um velho, e tu és jovem; mas não esqueças que é o Senhor do Mundo quem sustém a balança em suas mãos.”

Então Sohrab, erguendo-se levemente sobre os pés, disse:

“Velho Campeão, vejo que falei em vão, e isso me entristece. Eu teria desejado que morresses em teu leito, quando chegasse tua hora; mas eis que és bastante valente para preferir a morte de um herói. Pois bem, que assim seja! Ao menos morrerás gloriosamente, depois do combate de tua vida — e que mais pode pedir até mesmo o amado de Ormuzd?”

Assim, mais uma vez os dois campeões se prepararam para o combate. E — desta vez nos é informado — o lugar da contenda ficava no centro de uma planície solitária, sem árvores, através da qual corria um rio profundo e sinuoso. Sim, e sombrias montanhas cinzentas margeavam o horizonte distante, de modo que, apesar do brilhante sol do Oriente, era uma cena de desolação e mística solidão. Pois, para impedir que os dois exércitos caíssem um sobre o outro no ardor do conflito, os chefes os haviam removido para uma distância de várias milhas do campo de batalha, de sorte que os dois campeões eram as únicas figuras vivas sobre a planície.

Ora, como o combate seria renovado a pé, os dois heróis prenderam seus corcéis às rochas e então, vestidos em malha completa, aproximaram-se furtivamente um do outro, em círculos cada vez menores, cada qual vigiando a chance de saltar como um leão sobre seu inimigo. E eis que, quando os dois campeões se encontraram, tão terrível foi o estrondo de seu choque que se ouviu, como trovão, de uma extremidade à outra das hostes em espera. E então, tão terrível foi a luta que até o sol recusou-se a brilhar sobre conflito tão contrário à natureza; e os céus também se tornaram escuros e carregados, como se em doloroso desagrado; e o vento se ergueu, gemendo e varrendo a planície em fúria.

Mas ainda assim os heróis continuaram a lutar — inconscientes do cenho franzido da natureza — desde a manhã até o meio-dia. Sim, e do meio-dia até a hora em que as sombras começaram a alongar-se sobre a planície. Contudo, a nenhum dos dois foi concedida vantagem.

Pouco depois, porém, o escudo de Sohrab foi quase fendido por um golpe terrível da espada de Rustem. A lâmina de ferro saltou, mas, felizmente, o bom aço ainda resistiu. Então Sohrab, com sua espada, decepou a crista que ondulava soberbamente no elmo de Rustem — aquela pluma que jamais se curvara ao pó; ao ver isso, Rustem cerrou os dentes — e ainda assim continuaram a lutar!

E agora a escuridão tornava-se mais negra, nuvens de tempestade iradas ribombando acima deles; mas os combatentes ferozes não as ouviam. Então, de repente, Rakush, o inteligente, soltou um grito terrível — um grito tão sobrenatural, tão cheio de dor, que um arrepio percorreu todas as linhas persas. Mas isso não perturbou os combatentes, pois, inconscientes dele, ainda assim continuaram a lutar!

Todavia, pouco depois, saltando como um leão, Sohrab agarrou Rustem pelo cinturão, ergueu-o do chão e arremessou-o por terra, com o rosto e a boca enterrados fundo no pó. Então deitou-se sobre ele — sim, como uma fera da selva se deita sobre a presa! Sim, e sacou a espada, pensando em separar a cabeça de seu inimigo — como era o costume oriental. Mas, nesse instante crítico, Rustem, dotado da sabedoria e da astúcia de longa experiência, percebendo seu perigo, abriu a boca e disse a Sohrab:

“Detém-te, Elefante Selvagem! Não conheces os costumes da guerra cavalheiresca? Ora, está escrito nas leis da honra que aquele que derruba um homem valente pela primeira vez não deve destruí-lo, mas aguardar a segunda queda, quando o uso concede ao vencedor o direito honroso de tirar a vida do vencido. Vê! Este é o nosso costume, embora não pareça ser o teu.”

Ai! Sohrab, que era tão generoso de coração quanto era bravo, ao ouvir as palavras de Rustem, imediatamente soltou o Herói e, permitindo-lhe levantar-se, concordou com uma breve trégua.

Quanto a Rustem, mal acreditando estar vivo depois de escapada tão estreita, deu graças, agradecido, a Ormuzd, considerando aquilo nada menos que um milagre. Então, tendo banhado no rio os membros cobertos de pó e sangue, reajustou a armadura rasgada e sentou-se para repousar, perguntando-se como terminaria, afinal, aquele duelo desesperado.

Mas nenhuma dessas apreensões perturbava Sohrab enquanto repousava. E ele não estava só; pois Human, vendo a trégua, aproximou-se do Herói para perguntar-lhe sobre as aventuras do dia. Quando Sohrab lhe relatou a luta, porém, e como poupara Rustem, Human censurou-o por sua loucura, dizendo:

“Ai, ó Sohrab! O leão que tão imprudentemente libertaste de tuas redes apanhou-te numa armadilha ainda mais astuta. Guarda-te, portanto, quando o combate for renovado, pois a Fortuna raramente nos concede duas vezes a oportunidade de vencer nossos inimigos. E pensa apenas que inimigo é este!”

Ora, Sohrab ficou envergonhado ao saber como Rustem o havia enganado. Mas, ocultando o desgosto, disse levemente a Human:

“Bravo Human, não te aflijas, pois dentro de uma hora nos encontraremos de novo em batalha; e embora por duas vezes eu tenha mostrado misericórdia a este velho guerreiro, uma terceira não acontecerá, pois agora todas as exigências da honra foram cumpridas.”

Ora, enquanto Sohrab e o chefe tártaro assim falavam de Rustem, eis que o próprio Herói se afastara e, ajoelhando-se junto ao regato corrente, orou a Ormuzd, suplicando que lhe fosse concedida força tal que a vitória coroasse seus esforços finais. Sim, e o Todo-Misericordioso ouviu o clamor de seu filho aflito, concedendo-lhe tal acréscimo de força que, vede! a rocha sobre a qual se ajoelhava cedeu sob ele, porque não tinha poder para suportar-lhe o peso. Então Rustem, sentindo que força demais poderia ser sua ruína, orou outra vez, pedindo que parte dela lhe fosse retirada. E novamente Ormuzd escutou sua voz.

Assim, repousados e novamente animados, terminado o prazo, mais uma vez os campeões se voltaram para o campo de combate, decididos a levar a tremenda luta ao fim antes que outra noite caísse. Ora, o coração de Rustem, apesar da força acrescida, estava cheio de cuidados; mas Sohrab surgiu como um gigante revigorado. Correndo contra Rustem como um elefante enlouquecido, bradou com voz de trovão:

— Eh, Astucioso! Prepara-te para encontrar teu fim. Pois desta vez tuas palavras ardilosas de nada te valerão.

Ora, quando Rustem viu a fúria daquele jovem que até então sorrira, aprendeu enfim a conhecer o medo, e no coração depressa rogou a Ormuzd, pedindo que lhe fosse restituída a força antes retirada. Então, tomado por todo o seu novo vigor, Rustem ergueu bem alto a cabeça, os olhos fulgurando com a luz selvagem da batalha, a espada brandida no alto. Assim ficou por um segundo; depois, com um rugido terrível, avançou sobre Sohrab, gritando instintivamente seu antigo e tonitruante brado de guerra: “Rustem! Rustem!”

Ai de Sohrab! Detido no meio da investida pelo som daquele nome tão amado, por um segundo fatal ele fitou, aturdido; então, instintivamente, recuou, deixando cair o escudo e ficando assim descoberto. Rápido como um relâmpago, Rustem puxou a lâmina e a cravou com força poderosa no peito do jovem herói, que, cambaleando para trás, tombou pesadamente ao chão. E agora, silenciado o terrível estrondo das armas, eis que o sol brilhou uma vez mais por entre as nuvens de tempestade partidas, revelando um guerreiro feroz, de pé e triunfante sobre o inimigo caído!

E ai, que seja preciso dizê-lo! Mas, ao contemplar o jovem herói prostrado, nem uma só gota de piedade encheu o coração de Rustem; pois a sombra negra da derrota e da humilhação ainda pairava perto demais dele para permitir que outra coisa senão amargura e cólera lhe governasse a alma. Assim, irado, disse a Sohrab:

— Rapaz insensato! Em teu orgulho pensaste matar hoje um herói persa e ostentar teu troféu na terra de Afrasiab. Agora jazes aqui, morto por um homem desconhecido.

Ora, Rustem falou assim porque, tendo sido tão perto de vencido por aquele jovem valoroso, depois de todos os seus anos orgulhosos de triunfo, em sua amarga mortificação quis privá-lo da satisfação de saber por que mão caíra. Ai! Era um sentimento pequeno para achar caminho até o coração de tão grande herói, e Rustem haveria de arrepender-se amargamente dele.

Pois, embora ferido de morte, eis que Sohrab ainda não estava vencido. Fitando sem medo os olhos do adversário, disse, portanto, com orgulho:

— Vanglorioso vão! Não alardeies tua poderosa bravura, pois não foi tua força mesquinha que me matou. Não; Rustem me mata! Pois foi esse nome amado que me fez fraquejar o braço, e assim tua lança soberba atravessou um inimigo desarmado. Mas ouve-me agora, homem feroz, e treme. Pois eis que Rustem, meu pai, a quem procuro por todo o mundo, certamente vingará minha morte — embora eu, ai de mim, já não venha a vê-lo! Contudo, quando ele souber de meu destino, guarda-te! Pois se te tornasses peixe e te perdesses nas profundezas do mar, ou estrela para ocultar-te no mais alto céu, em verdade meu pai te arrancaria de teu esconderijo para descarregar a vingança sobre tua cabeça. Ah, como seu coração se encherá de ira e de tristeza quando lhe disserem que Sohrab, seu filho, pereceu à procura de seu rosto!

Ora, Rustem ouviu friamente as palavras de Sohrab, fitando-o com olhos descrentes e desdenhosos. E disse:

— Ó jovem vencido! Em verdade, deliras em tua fala. O poderoso Rustem jamais teve um filho. Disso estou certo, pois não sou eu persa?

Mas Sohrab respondeu ainda com orgulho, embora sua voz se tivesse tornado fraca e rouca. E disse:

— Crocodilo obstinado! Sou filho de Rustem, e de mais ninguém; e, quando um dia a notícia de minha morte chegar até ele, há de atravessá-lo como uma punhalada. E ai de minha pobre mãe! Qual não será sua dor quando souber que nunca mais Sohrab retornará à terra natal! Pois ela bem sabe que seu filho não partiu da distante Samengan em busca de glória vazia, mas para encontrar seu pai, para não morrer de saudade dele. E agora tudo foi em vão!

Ora, embora ainda descrente, Rustem não pôde deixar de se comover com a dor de Sohrab. Pois, ao contemplar o jovem herói, tão cheio de força e de beleza viril, morto, ai de mim, por sua mão na manhã da vida, não pôde senão lamentar aquele desperdício de vida preciosa. Assim, falou com muita brandura a Sohrab. E disse:

— Ó Valoroso! Bem poderia Rustem orgulhar-se de tal filho. Entretanto, os homens te disseram falsidade. Pois bem sei que o Grande Pehliva jamais teve senão uma filha — e esta vive longe, com sua mãe, sem sonhar com a guerra e suas crueldades.

Ai! A angústia da ferida de Sohrab crescia muito, de modo que ele ansiava por arrancar a espada e pôr fim à dor. Mas a incredulidade de Rustem o enfureceu, e ele resolveu antes convencer seu obstinado adversário. Assim, disse irado:

— Grande Boi Persa! Quem és tu para ousares negar minhas palavras? Não sabes que a verdade se assenta nos lábios dos moribundos? Digo-te que trago preso a este braço o amuleto da casa de Zal, que Rustem deu à minha mãe. Os homens podem ter dito falsidade a ti, mas certamente minha mãe sabe do que fala, e ouvi a história de seus próprios lábios.

Ai do Grande Rustem! Ao ouvir essas palavras, ele foi sacudido pelo assombro. Ainda assim, disse tranquilamente a Sohrab:

— Descobre o braço, rapaz, pois, se puderes mostrar esse sinal, isso seria prova, de fato, de que és filho de Rustem.

Então, com dedos trêmulos, Sohrab descobriu o ombro, e ali, sobre seu braço, Rustem viu o amuleto que dera a Tahmineh tanto tempo antes. Ora, ao contemplá-lo, eis que irrompeu do coração do Herói um terrível grito de angústia; depois, de súbito, a terra escureceu diante de seus olhos, e ele caiu desmaiado ao lado de seu valoroso filho.

E eis que, ao ouvir aquele gemido de horrível dilaceração do coração, Sohrab soube enfim que o guerreiro desconhecido não era outro senão seu pai há tanto procurado, Rustem, o Poderoso. Assim, embora feroz fosse a dor de sua ferida, Sohrab conseguiu por fim alcançar o lugar onde Rustem jazia, apoiando-lhe a cabeça sobre o joelho. Sim, e banhou-lhe o rosto com lágrimas, sussurrando-lhe ternas palavras de afeto, tentando assim chamá-lo de volta à vida.

Mas ai! Quando Rustem abriu os olhos uma vez mais, foi para um mundo de dor e angústia. Em sua agonia de espírito, rasgou as vestes, arrancou os cabelos e golpeou o peito, gemendo e clamando em sua terrível tristeza:

— Ó meu filho, a quem matei! Meu filho tão jovem, tão bravo e tão belo! Antes tivesse meu nome sido riscado das listas dos homens, antes que eu cometesse este ato cruel. Mas eis que uma só sepultura bastará para pai e filho, pois não mais pesarei sobre a terra.

Ora, dizendo isso, Rustem agarrou a espada e teria matado a si mesmo se Sohrab não lhe detivesse a mão, dizendo:

— Pai, abstém-te! Pois, em verdade, não tu, mas o Destino é responsável por este acontecimento doloroso. Ah, como nossos corações chamavam um pelo outro! E como teríamos nos alegrado juntos! Mas, ai! Foi decretado de outra forma por Aquele que não muda. Não chores, portanto, e não faças mal a ti mesmo, pois aquilo que está escrito nas estrelas, acaso não se cumprirá? E escuta! Apesar de tudo, uma grande alegria veio a Sohrab — pois não contempla ele o teu rosto? Ó meu pai, tão bravo e esplêndido, como ansiei por ver-te! Vem, senta-te ao meu lado na areia, portanto, e segura-me firme. Sim, toma minha cabeça entre tuas mãos e beija-me a face, murmurando, uma só vez, as palavras ternas: “Meu filho! Meu filho valoroso!” Depressa! Pois minha vida se esvai veloz.

Então Rustem, chorando, lançou os braços ao redor do filho, murmurando-lhe palavras entrecortadas de louvor e angústia. E Sohrab ficou satisfeito, pois não tinha alcançado o desejo de seu coração? Assim, permaneceu deitado, e nada perturbava o silêncio opressivo senão os gritos de dor de Rustem, capazes de partir o coração.

Mas eis que o triste lamento do pai alcançou outros ouvidos, e neles causou aflição, além dos do quieto Sohrab. Pois Rakush, ouvindo a voz lastimosa do senhor, relinchou-lhe de volta com angústia, sem saber o que pensar. Então, como Rustem não vinha até ele, pouco depois, após muitos puxões valentes, arrancou a rocha à qual estava preso e apressou-se, tão rápido quanto lhe permitia o fardo, para o lado de seu senhor. Mas ai! Em sua dor terrível, o abatido Rustem teve apenas palavras de censura para seu corcel devotado, dizendo-lhe:

— Ó Rakush! Rakush! Em verdade, teus pés deveriam ter apodrecido nas juntas antes de trazerem teu senhor a este campo.

Ora, diante desse desabafo, Sohrab ergueu a cabeça, fitando com olhos brilhantes o grande cavalo de guerra, cujas alegrias e tristezas estavam tão intimamente ligadas às de seu senhor. E muito se admirou ao ver as grandes lágrimas quentes rolarem dos olhos mansos e compassivos de Rakush cabisbaixo. Sorrindo com doçura, disse-lhe:

— Então tu és de fato Rakush! Ah, quantas vezes ouvi minha mãe falar de ti, ó corcel fiel e amoroso! E como te invejo! Pois estiveste onde eu jamais irei — até a distante Seistan, o lar ensolarado de meu pai. Ali, o próprio Zal de cabelos brancos acariciou teu pescoço arqueado, deu-te alimento e ordenou-te que carregasses bem teu senhor. Mas ai! Sohrab nunca verá a encantadora morada de seu avô, nem ouvirá sua voz em saudação.

Assim falou Sohrab moribundo, e Rustem, ouvindo sua queixa dolorosa, irrompeu de novo em pranto, recusando todo consolo. E clamou:

— Ah, se eu estivesse morto, e as ondas daquele rio escuro rolassem tranquilamente sobre mim! Pois nunca mais conhecerei felicidade no mundo.

Mas novamente Sohrab dirigiu palavras de consolo ao pai, pedindo-lhe que vivesse por Iran — colhendo assim, em sua velhice, uma segunda glória de grandes feitos. Sim, e também rogou a Rustem que assegurasse a seus seguidores a permissão de cruzar de volta o Oxus em paz, e que ao bravo Hujir fosse concedida a liberdade. E disse:

— Quanto a mim, ó meu pai, leva-me contigo de volta a Seistan e sepulta-me entre os heróis de minha casa, pois ali dormirei mais serenamente.

Então Rustem, sufocando as lágrimas, prometeu que todos os desejos de Sohrab seriam cumpridos. E disse:

— Ó meu filho glorioso! Jamais serás esquecido. Pois eis que construirei para ti um túmulo imponente, com um alto pilar erguendo-se até os céus. E tão majestoso será ele que todos os homens o verão de longe e o apontarão como o túmulo do Valoroso Sohrab. Sim, e todos os teus feitos bravos serão ali registrados, talhados tão fundo no mármore que nem mesmo o Tempo poderá apagá-los. Assim viverás para sempre, tua glória rivalizando com a de todos os heróis de Iran. Pois generoso foste, além de poderoso e valoroso!

Ora, ouvindo essas palavras admiráveis, Sohrab sorriu radiante para o pai, acariciando-lhe a mão poderosa. Então, afundando de volta em seus braços, murmurou:

— Ah, o mundo é tão belo! Tão belo! E sou jovem para morrer. Entretanto, estou contente. Pois, ó meu pai! Aquela foi uma luta gloriosa... E não me envergonho. Apenas minha pobre jovem mãe!

Assim, com o nome da mãe nos lábios, o Bravo Sohrab suspirou suavemente, a cabeça pendeu, e então, branco e imóvel, o belo corpo juvenil quedou para sempre silencioso nos braços do pai. Mas eis que o sorriso em seus lábios ainda falava de contentamento, pois dizia que o belo espírito tornara a elevar-se aos jardins ensolarados dos Bem-Aventurados.

Mas ai! Ao partir, Sohrab levou consigo toda a luz do mundo. Pois agora a noite desceu, pesada e escura, sobre a planície, e uma névoa fria ergueu-se do rio impetuoso. Pouco a pouco, porém, a lua apareceu, brilhando solitária através da bruma, e seus raios caíram suavemente sobre Sohrab, que jazia com o rosto radiante voltado para o alto, tão imóvel sobre a areia. Mas ai! A Rainha da Noite não pôde iluminar a figura sombria que — com o manto de cavaleiro puxado baixo sobre a cabeça inclinada — permanecia sentada, silenciosa e imóvel, ao lado do jovem adormecido. Não; nem mesmo Rakush pôde despertar agora seu senhor, embora o acariciasse, relinchasse e o chamasse por longas horas.

Ai de nós! Foi assim que os guerreiros enviados pelos dois grandes chefes encontraram os campeões tão radiantes da manhã. Mas tão grande era o assombro deles que nenhum ousou aproximar-se para perguntar. Assim, em silêncio, voltaram cavalgando e levaram a notícia a seus senhores. Mas nem mesmo o Shah se atreveu a perturbar o Grande Pehliva em sua dor, quando se soube que Rustem matara o próprio filho. Pela manhã, contudo, as mãos delicadas de muitos guerreiros valentes ergueram Sohrab adormecido e o levaram num esquife, tristemente, ao acampamento persa, entre lamentos como a terra jamais ouvira. Pois as poderosas hostes dos dois grandes exércitos choravam o jovem Herói valente que se fora.

Sim, e depois disso, Rustem, tendo acendido uma grande fogueira, lançou nela sua tenda de esmeralda e seus arreios de Roum, sua sela e sua pele de leopardo, sua armadura tantas vezes provada em batalha, e todos os ornamentos de seu trono. Assim foi abatido o orgulho do poderoso guerreiro. Sim; e sem pesar viu arderem os tesouros de seu coração, pois sua alma estava enjoada da guerra. E clamou:

“Ó Sohrab! Sohrab! Nem mesmo por ti lutarei outra vez. Pois de que me serve agora a glória?”

E, tendo assim sacrificado o próprio orgulho, eis que Rustem ordenou que Sohrab fosse envolto em ricos brocados de ouro, dignos de seu belo corpo juvenil; e, quando assim o envolveram, preparou seu exército para regressar a Seistan. Mas, por uma noite, o Valente Sohrab ficou exposto em honra, velado por seus próprios chefes galantes, que tão alegremente haviam banqueteado com ele em sua tenda e que agora, ai de nós, o choravam com uma amargura que enchia a noite de aflição.

Quando raiou a manhã, contudo, a procissão pesarosa partiu rumo a Seistan. Todos os nobres do Irã marchavam diante do esquife, a cabeça coberta de cinzas e as vestes rasgadas e em farrapos. E eis! Rustem amontoava terra negra sobre a cabeça, arrancava os cabelos e torcia as mãos; mas seus gritos não podiam ser ouvidos por causa do poderoso lamento do exército. E não apenas isso: vede! Os tambores dos elefantes de guerra também foram despedaçados, os címbalos quebrados, e as caudas dos cavalos arrancadas até a raiz, pois assim os persas choravam seus mortos poderosos.

Ora, quando o cortejo fúnebre se aproximou de Seistan, Zal maravilhou-se ao ver a hoste regressar assim, em tristeza. Pois, ao contemplar Rustem à frente deles, soube que o lamento não era por ele, e não conseguia imaginar outro digno de tão marciais honras. Quando se aproximaram, porém, Rustem conduziu-o ao esquife e mostrou-lhe o jovem Sohrab, tão semelhante em traços e força a Saum, filho de Neriman. Então lhe contou tudo quanto acontecera, e eis! Zal também arrancou seus cabelos brancos e chorou essa terrível desventura e perda que viera sobre sua casa, e chorou pelo bravo e risonho Sohrab que se fora.

E vede! Terminados os dias de luto, os Poderosos construíram para o herói adormecido uma tumba semelhante ao casco de um cavalo; e nela o depuseram para repousar, numa câmara de ouro, perfumada de âmbar. Sim, e cobriram-no com macios brocados, e puseram suas armas ao lado dele, de modo que, com plena realeza, tomou seu descanso. E, quando tudo foi feito, eis que a casa de Rustem tornou-se como uma sepultura, e seus pátios se encheram da voz da tristeza. Assim choraram Sohrab na morada de seus pais, e parecia que a alegria jamais poderia outra vez fazer morada no coração de Rustem, ferido pela angústia.

Mas, ai de nós! Não foi apenas na casa de seus pais que Sohrab foi chorado. Ali, ao menos, sua partida não deixava vazio algum. Mas na distante Samengan, quão diferente era! Pois, embora tão corajosa ao deixar seu filhote alçar voo, Tamineh bem sabia que, até que ele batesse as asas em alegre retorno ao ninho natal, não haveria mais luz de sol em sua vida. De bom grado ela se teria deitado e dormido, como a Princesa de outrora, até o dia feliz em que seu bravo jovem Príncipe, com um beijo, a chamasse de novo à alegria da vida. Mas eis! Até o sono lhe foi negado.

Assim, noite após noite, inquieta e aflita demais para dormir, Tamineh sentava-se em seu balcão, fitando a estrada enluarada por onde um dia seu bravo jovem guerreiro haveria de voltar. Pois, a princípio, ela não sonhava com desgraça. Mas, ai de nós! Numa noite, enquanto olhava com uma saudade que não se deixava aquietar, de repente pôs-se a estremecer. Pois eis! Já não via a longa estrada poeirenta; em seu lugar corria um grande rio silencioso, que brilhava ao luar como prata fundida. E, ai de nós! Sobre sua superfície flutuava Sohrab, com um sorriso radiante nos lábios e nas mãos um ramo de flores vermelho-sangue, que em silêncio lhe oferecia.

Ora, Tamineh sabia que apenas sonhara, e contudo um vago pressentimento tomou posse de seu coração, fazendo-a, dali em diante, vigiar ainda mais ansiosamente o retorno de seu filho. E, ai de nós! Numa noite, enquanto se sentava acalmada e enlevada pela beleza mágica do mundo ao luar, de repente viu surgir das sombras, sobre a branca estrada reluzente, um grande cavalo sem cavaleiro, conduzido por um homem montado, cuja figura lhe parecia estranhamente familiar; e, ao vê-lo, Tamineh pensou que outra vez sonhava. Mas, ai de nós! Desta vez ela não sonhava. Pois, lentamente, o cavalo sem cavaleiro, com a cauda tosquiada e a sela voltada ao contrário, avançou até os portões do palácio; e então subiu até a mãe que esperava um grito terrível, que foi tomado e ecoado por todos os cantos do palácio, e dizia:

“Sohrab está morto! Sohrab está morto! O bravo jovem Príncipe não voltará mais à sua terra natal.”

E agora, de fato, houve dor e lamentação por toda a Corte. Pois não apenas os nobres e guerreiros gemiam e lançavam pó sobre a cabeça, mas também as mulheres rasgavam seus longos véus brancos e torciam as mãos, agrupadas em torno da desolada Tamineh, que, ao primeiro olhar para o rosto de Piran-Wisa, antes mesmo que sua triste missão fosse contada, soube o que acontecera e, com um grito terrível, desmaiou aos pés de suas donzelas.

E, ai de nós! Por longo tempo Tamineh permaneceu como morta; mas, quando enfim lhe voltou a consciência, ouviu dos lábios do velho Piran toda a triste história da morte prematura de seu filho. E eis! Enquanto o general de cabelos brancos narrava como Sohrab se portara naquele último e poderoso combate, os olhos da mãe faiscavam e se dilatavam, enquanto a alma que os fitava por trás deles parecia clamar em voz alta, alternadamente, com orgulho, alegria, dor e desespero. Ser morto por Rustem, e morto em combate igual, era verdadeiramente a morte de um herói. Mas, ah, que dor havia nisso!

Sim, que dor havia nisso! Pois todo Turan chorou o filho de proeza tombado em sua flor; mas nunca houve dor semelhante à da mãe de Sohrab. Noite e dia ela chorava o filho, e seu único consolo eram o cavalo e o manto que um dia haviam sido dele. Chorando, beijava a crina do cavalo e agarrava-se a seu pescoço, enquanto à noite segurava o manto nos braços, apertando suas dobras vazias contra o peito. Assim ela pranteava, sem comer nem dormir, até que seu amor pelo filho morto puxou seu espírito como uma corda forte — para longe do corpo cansado — para longe da terra sem sol, que já não guardava o bem mais querido de seu coração.

Mas eis! O luto de Tamineh durou apenas o tempo costumeiro, pois, sete dias depois que Piran-Wisa regressou com o cavalo sem cavaleiro, ela também se deixou levar pelo rio silencioso; e o belo sorriso em seus lábios, enquanto jazia cercada por suas donzelas chorosas, dizia claramente que o Luminoso Pássaro Cantor de Rustem também voara para os Jardins do Paraíso — ela e seu bravo filhote felizes para sempre no sorriso de Ormuzd, o Bem-aventurado.

1/1
Menu

Fazer anotação