VIII. A Situação Real
O Brasil é o melhor dos grandes freguezes da nossa producção exportavel.
Em 1906, ao passo que para a Inglaterra exportavamos 11.440 contos, para a Allemanha 6.651 e para a Hespanha 6.290, mandavamos para o Brasil 5.961 contos.
Mas, em compensação destas vendas, compravamos ao Brasil só 1.965 contos que, com os generos em transito, baldeação e reexportação, ascendiam a 2.025 contos; e dos outros paizes recebiamos, em contos de réis:
Inglaterra................... 19.864 Allemanha................... 11.173 Hespanha................... 5.948
Da França importámos 6.836 contos contra uma exportação de 1.299, e dos Estados-Unidos 4.960 contos contra 974 de exportação.
O Brasil foi, pois, então, o que sempre tem sido, o nosso melhor freguez. Ao crescimento do commercio universal com o Brasil é que não corresponde a nossa exportação actual.
Do relatorio do sr. David Campista, ministro da fazenda do Brasil[11], em 1907, resulta que de 1902 para 1906 a importação proveniente de Portugal cresceu 34, 9%, contra o augmento, em egual periodo, de: 35, 6% para a do Chile; 41, 8% para a da Gran-Bretanha; 45, 6% para a da Hespanha; 49, 5% para a da França; 68, 4% para a da Argentina; 83% para a da Allemanha; 86, 5% para a da Suissa; e 132, 5% para a da Belgica.
Os valores livres no Brasil, em mil réis, ouro, moeda brasileira, dão, no ano de 1906, os algarismos seguintes para essa importação:
Procedencias Importação em contos de réis
Portugal................... 19.330 Chile................... 393 Gran-Bretanha................... 82.619 Hespanha................... 2.379 França................... 27.176 Argentina................... 31.190 Allemanha................... 43.316 Suissa................... 2.660 Belgica................... 11.432 Italia................... 9.274
Bastaria este quadro para não acreditarmos que os outros paizes emigrantistas nos deslocaram, no fornecimento de artigos similares aos nossos. A Italia, que é a maxima fonte da colonização brasileira actual, teve, de 1902 a 1906, um augmento de 28, 4% na sua exportação para o Brasil. E quanto exportou? 9.274 contos, em 1906 — metade do que exportámos!
A Hespanha, que fornece tambem muitos trabalhadores, tem uma exportação ainda insignificante para o Brasil.
Da Austria-Hungria, que viu, de 1902 a 1906, crescer 19, 3% a sua exportação para o Brasil, de 4.556 contos de valor, a corrente emigratoria com o mesmo destino egualmente é importante.
Dessas nações só podemos considerar concorrentes, por terem varios artigos similares aos nossos, a França, a Hespanha, a Italia e a Austria-Hungria.
Ora, que nos diz o estatistica brasileira? Diz-nos que, em 1906, a exportação, para o nosso e para esses paizes, foi:
Augmento ou Destino Valor em £ diminuição de 1901 para 1906
França 6.507.470 + 36, 66% Hespanha 196.839 + 217, 61% Italia 510.118 + 34, 90% Austria-Hungria 1.821.959 + 60, 58% Portugal 312.755 + 27, 89%
Isto quer dizer que, de todos esses paizes, aquele que manifesta menos tendencias para augmentar o consumo dos productos brasileiros é o nosso. Falam os numeros, affirma-o a estatistica, que, como diz o professor Rodolfo Benini, é o unico meio de verificar nos fenomenos collectivos o que há de tipico na variedade dos casos, de constante na variabilidade, de mais provavel no aparente acaso, e de decompôr, até onde o methodo o permitte, o sistema das causas ou forças de que taes fenomenos são resultantes... [12].
Não há que negar a conclusão: a estatistica é o unico processo logico de estudo dos fenomenos sociaes, pondéra Rameri. [13]
O Brasil está, portanto, deante de varios paizes, como productor que precisa de escoadouros para os seus artigos. O que tem de medir, não nos illudamos com devaneios romanticos, é a capacidade acquisitiva, que há nesses paizes, para os seus productos. Porque produzir presuppõe a ideia de vender. Porque vender implica a existencia de quem compre...
O utilitarismo não é uma doutrina, no sentido filosofico da palavra. É uma necessidade, é uma imposição da lucta pela vida. Para não morrer é preciso a qualquer povo guiar-se por necessidades uteis, nunca deixar de ter em vista os seus interesses e conveniencias. O utilitarismo é o sistema que a experiência aconselha aos povos, que querem viver nesta hora da evolução humana, para as suas relações com os outros povos.
Deinde filosofari... Sejamos francos. Concordemos em que não nos move o receio da desnacionalização do Brasil, que não nos ameaça porque não ameaça o Brasil; mas sim o presentimento de que as relações economicas desse grande mercado estão evolvendo de modo que nos poderá vir a ser desvantajoso.
Tratemos, em summa, de nos salvar e deixemo-nos de fantasias salvadoras em beneficio alheio.
Deante do crescimento espantoso das energias do povo brasileiro, o nosso mal é a estagnação em todas as fórmas da actividade humana. Só o poder enorme dos elementos estaticos das sociedades e a resistencia da inercia social explicam a posição que ainda temos no commercio do Brasil. Nós, pelos nossos governos e pela nossa imprevidencia, graças à autofagia historica que permitte que nos alimentemos de glorias de um passado visto por nós ao bruxolear da mais pallida lamparina crítica de que há exemplo, e graças ao espirito providencialista de latinos communarios, tudo fizémos, ou deixámos de fazer, para perder essa posição.
Neste momento, o que nos cumpre é reconhecer o feliz conjuncto de circumstancias de vária ordem que ainda sustenta esse estado de coisas e aproveital-o, com energias, que hão de ser creadas, com intelligencia, que precisa ser educada, e com bom-senso, que unicamente os factos pódem nortear.
Aspirar a grandezas e prosperidades e preparal-as com elementos de ruina e pobreza é simples e puramente um absurdo, de que deveriamos esperar, como resultado, o suicidio nacional.
Ser patriota não é rufar tambores de preconicio em torno dos desvarios da patria. É, antes, mostrar, sem medo de affrontar alheias opiniões e sem intuitos de captar popularidade, os vicios e erros próprios, para que tenham, na medida do possivel, remedios efficazes. Nenhum povo se deixa levar por boas palavras, mas pelas suas conveniencias e pelos seus interesses, com a restricção natural do respeito pelas conveniencias e interesses justos dos outros.
A perda do mercado brasileiro seria, hoje, para Portugal, a ruina. Confessemol-o. Por que não, se é a verdade? Ruina definitiva? Não vem a pello discutir se o seria. Basta que saibamos que seria, neste momento, a ruina, para que o nosso dever seja evitar essa contingencia aterradora.
Embora tenhamos de nos preparar para um futuro menos dependente de uma só nação, é de crêr que o Brasil continuará a representar, para o nosso commercio externo, cifras pelo menos eguaes às presentes.
No seu progresso e na sua expansão economica e demografica, cabe bem à vontade a diminuta quota com que contribuimos. E há muito logar para a augmentarmos. Assim saibamos e possamos fazel-o!
Outro não é o perigo real, o perigo das coisas, está claro...