Seções XXXI–XL
Nota editorial. Tradução/adaptação editorial Literunico em português, preparada a partir do corpo do Enchiridion em tradução inglesa de Thomas Wentworth Higginson. Epicteto faleceu por volta de 135; Higginson faleceu em 1911. A base textual está livre no Brasil pelo critério de vida do autor/tradutor mais 70 anos.
XXXI
Fica certo de que a essência da piedade para com os deuses está nisto: formar opiniões corretas a respeito deles, como existentes e como governantes do universo de modo justo e bom. Firma-te na resolução de obedecer-lhes, ceder a eles e segui-los voluntariamente em todos os acontecimentos, como alguém governado pela mais perfeita sabedoria. Assim nunca censurarás os deuses, nem os acusarás de negligenciar-te.
Isso só pode ser realizado retirando-te das coisas que não estão em nosso poder e fazendo consistir o bem e o mal apenas nas que estão. Pois, se supões que outras coisas sejam boas ou más, é inevitável que, ao te frustrares naquilo que queres ou encontrares aquilo que evitas, censures e acuses seus autores.
Toda criatura é naturalmente formada para fugir e aborrecer as coisas que parecem danosas e aquilo que as causa, e para buscar e admirar as coisas que parecem benéficas e aquilo que as causa. Portanto, é impossível que alguém que se julga ferido se alegre com a pessoa que, segundo pensa, o feriu, assim como é impossível alegrar-se com a própria ferida.
Daí também o filho censurar o pai quando este não lhe dá as coisas que parecem boas; e foi isso que tornou Polinices e Etéocles inimigos um do outro: o poder parecia bom a ambos. Por isso o lavrador censura os deuses, e também o marinheiro, o comerciante, ou aqueles que perderam esposa ou filho. Pois onde está nosso interesse, ali também se dirige nossa piedade. Assim, quem cuida de regular seus desejos e aversões como deve, cuida também da piedade.
Convém ainda a cada um oferecer libações, sacrifícios e primícias segundo os costumes de seu país, com pureza, sem descuido nem negligência; sem avareza, mas também sem extravagância.
XXXII
Quando recorreres à adivinhação, lembra que não sabes qual será o acontecimento e vens aprendê-lo com o adivinho. Mas, se tens espírito filosófico, já sabes de antemão de que natureza ele é. Pois, se está entre as coisas que não estão em nosso poder, de modo algum pode ser bom ou mau.
Não leves, portanto, ao adivinho desejo nem aversão; caso contrário, aproximar-te-ás tremendo. Antes, compreende claramente que todo acontecimento é indiferente e nada é para ti, seja qual for sua espécie; pois estará em teu poder fazer dele um uso correto, e isso ninguém pode impedir.
Então aproxima-te dos deuses com confiança, como de conselheiros. Depois, quando algum conselho te for dado, lembra que conselheiros assumiste e de quem desprezarás o conselho se desobedeceres.
Recorre à adivinhação como Sócrates prescrevia: nos casos em que toda consideração diz respeito ao acontecimento e nos quais nem a razão nem outra arte oferecem meios para descobrir a matéria em questão.
Quando, portanto, for nosso dever compartilhar o perigo de um amigo ou da pátria, não devemos consultar o oráculo para saber se devemos ou não compartilhá-lo. Pois, ainda que o adivinho prevenisse que os auspícios são desfavoráveis, isso significaria apenas que se anuncia morte, mutilação ou exílio. Mas temos razão em nós; e ela nos ordena, mesmo com esses riscos, permanecer ao lado do amigo e da pátria.
XXXIII
Começa prescrevendo a ti mesmo certo caráter e certa conduta, que possas conservar tanto sozinho quanto em companhia.
Sê, na maior parte do tempo, silencioso; ou fala apenas o necessário, e em poucas palavras. Podemos, às vezes, entrar em conversa quando a ocasião o pede, mas que ela não se prolongue sobre assuntos comuns, como gladiadores, corridas de cavalos, atletas, comida ou bebida, temas vulgares de conversa; e sobretudo que não se detenha nos homens, para censurá-los, louvá-los ou compará-los.
Se fores capaz, conduz por tua própria conversa a companhia para assuntos convenientes. Mas, se te encontrares entre estranhos, permanece em silêncio.
Que teu riso não seja alto, frequente nem excessivo. Evita juramentos, se possível por completo; ao menos, tanto quanto puderes.
Evita espetáculos públicos e vulgares; mas, se alguma ocasião te chamar a eles, mantém tua atenção esticada, para que não escorregues imperceptivelmente para a vulgaridade. Fica certo: ainda que uma pessoa seja pura, se seu companheiro está corrompido, aquele que convive com ele também será corrompido.
Providencia as coisas relativas ao corpo apenas até onde a necessidade absoluta exige: alimento, bebida, vestimenta, casa, serviço. Corta tudo o que se inclina para ostentação e luxo.
Antes do casamento, guarda-te com toda capacidade de relações ilícitas; mas não sejas sem caridade nem severo com os que são levados a isso, nem te gabes com frequência de agir de outro modo.
Se alguém te disser que certa pessoa fala mal de ti, não te defendas do que foi dito. Responde: “Ele ignorava meus outros defeitos; caso contrário, não teria mencionado apenas estes.”
Não é necessário aparecer frequentemente em espetáculos públicos. Mas, se houver ocasião própria para estar ali, não pareças mais preocupado com ninguém do que contigo mesmo: isto é, deseja que as coisas sejam apenas como são, e que vença apenas o melhor. Assim nada irá contra ti.
Abstém-te inteiramente de aclamações, escárnios e emoções violentas. Ao sair, não fales muito do que aconteceu nem daquilo que nada contribui para tua melhora; pois tal conversa mostraria que foste deslumbrado pelo espetáculo.
Não sejas rápido nem ansioso em assistir a recitações privadas. Mas, se assistires, preserva tua gravidade e dignidade, evitando ao mesmo tempo tornar-te desagradável.
Quando fores conversar com alguém, especialmente com alguém que parece superior a ti, representa a ti mesmo como Sócrates ou Zenão se comportariam em tal caso, e não ficarás sem recurso para enfrentar apropriadamente o que ocorrer.
Quando fores diante de alguém poderoso, imagina que talvez não o encontres em casa, que talvez sejas impedido de entrar, que as portas talvez não se abram, que ele talvez não te note. Se, apesar disso, for teu dever ir, suporta o que acontecer e nunca digas a ti mesmo: “Não valia tanto.” Isso é vulgar e próprio de alguém confundido pelas coisas externas.
Em companhia, evita mencionar com frequência e excesso tuas ações e perigos. Por mais agradável que seja para ti aludir aos riscos que enfrentaste, não é igualmente agradável aos outros ouvir tuas aventuras.
Evita também tentar provocar riso; isso pode facilmente arrastar-te para a vulgaridade e, além disso, diminuir-te na estima de teus conhecidos.
As aproximações de conversas indecentes também são perigosas. Quando algo desse tipo acontecer, usa a primeira ocasião adequada para repreender quem avança nessa direção; ou, ao menos, mostra por silêncio, rubor e olhar sério que estás descontente com tal fala.
XXXIV
Se fores deslumbrado pela aparência de algum prazer prometido, guarda-te de ser confundido por ela. Deixa o assunto esperar teu lazer e procura algum adiamento.
Então põe diante de ti os dois momentos: aquele em que desfrutarás o prazer, e aquele em que, depois de desfrutá-lo, te arrependerás e censurarás a ti mesmo. Opõe a esses momentos a alegria e o louvor que darás a ti mesmo se te abstiveres.
E, ainda que pareça ser uma gratificação oportuna, cuida para que seus encantos, seduções e atrativos não te dominem. Põe contra isso o quanto é melhor ter consciência de haver conquistado vitória tão grande.
XXXV
Quando fizeres alguma coisa a partir de um julgamento claro de que ela deve ser feita, nunca recues por seres visto fazendo-a, ainda que o mundo a interprete mal. Se não ages corretamente, evita a própria ação. Se ages corretamente, por que temer aqueles que te censuram sem razão?
XXXVI
Assim como a proposição “ou é dia ou é noite” tem grande força em um argumento disjuntivo, mas nenhuma em um conjuntivo, também, em uma refeição, escolher a maior parte é muito adequado ao apetite corporal, mas inteiramente contrário ao espírito social do banquete.
Lembra, portanto, quando comeres com outro, de considerar não apenas o valor que as coisas postas diante de ti têm para o corpo, mas também o valor da cortesia devida ao anfitrião.
XXXVII
Se assumiste um papel acima de tuas forças, comportaste-te mal nesse papel e abandonaste outro que poderias ter sustentado.
XXXVIII
Assim como, ao caminhar, cuidas para não pisar em um prego nem torcer o pé, cuida também para não ferir a faculdade governante de tua mente. Se guardássemos isso em cada ação, entraríamos na ação com mais segurança.
XXXIX
O corpo é para cada um a medida própria de suas posses, como o pé é a medida do sapato. Se parares nisso, manterás a medida. Mas, se fores além, serás necessariamente levado adiante, como por um precipício.
No caso do sapato, se ultrapassas sua adequação ao pé, ele primeiro se torna dourado, depois púrpura, depois cravejado de joias. Para aquilo que uma vez ultrapassa a medida adequada, não há limite.
XL
Mulheres desde os catorze anos são lisonjeadas pelos homens com o título de senhoras. Percebendo, então, que são consideradas apenas enquanto capazes de dar prazer aos homens, começam a adornar-se e a pôr nisso todas as suas esperanças.
Vale a pena, portanto, tentar fazer com que percebam que só são honradas na medida em que aparecem belas em sua conduta e modestamente virtuosas.