bibliogreyce
@bibliogreyce
O texto foi publicado dia 23 de abril no meu perfil do Instagram, mas também queria trazer para cá, um pouco da minha história...

"Ontem, passei o dia todo pensando em como eu poderia responder essa pergunta, se deveria falar da profissão que escolhi ou das minhas experiências nas bibliotecas, mas acho melhor começar do início… Por que eu leio?

Hoje em dia, eu leio por interesse, calma, não é esse tipo de interesse que envolve publicidade e dinheiro, mas é algo que me traz de certa forma uma vantagem comparado a outros momentos da vida… Vamos começar do início!

Não lembro muito bem quando aprendi a ler, só lembro que gostava de ler, desde as placas de trânsito até palavras de baixo calão escritas nos muros da rua 🥲 Na minha cabeça infantil, eu tinha o poder de controlar meus irmãos que ainda não sabiam ler e isso era o máximo! Além disso, poder entrar na biblioteca da escola e entender o que estava escrito em cada estante colorida era o auge, olha, eu tive muita sorte de ter frequentado a biblioteca escolar no ensino fundamental e no médio, ainda que por pouco tempo, uma realidade comum devido à falta de bibliotecários na rede de ensino...

Um livro marcante da minha infância foi “O Menino que Adivinhava” de Marcos Rey, aquele da saudosa Coleção Vagalume, meu primo me emprestou e eu nunca devolvi (ops, o meu primeiro f*rto literário), mas depois ele me deu de verdade. Durante a minha adolescência, Agatha Christie foi uma autora relevante, li e reli grande parte de suas obras, até hoje é a minha autora preferida, se eu gosto de romance policial, devo a ela e a minha tia que me emprestou muitos livros da escritora (todos foram devolvidos, hein).

Nem só de Rainha do Cr*m& se vive a adolescente, em 2008, começou a febre de Crepúsculo e eu devorei todos os livros da saga, da noite para o dia, a cada nova edição que saía, lá estava eu terminando mais um livro em 1 semana. Nessa época, eu não tinha tantos textos do magistério para estudar e as atividades davam pra desenrolar em sala de aula (seja bem vinda, fase da procrastinação!). Li Crepúsculo, Jogos Vorazes, Percy Jackson, Dragões de Éter, Fallen, Shadowhunters, não nessa mesma ordem, mas acho que foi a época em que li mais livros estrangeiros. Bons tempos!

Quando entrei pra universidade, perdi a vontade de ler (por diversão), acreditava que a leitura deveria ser apenas para o desenvolvimento profissional ou para o estudo. O meu erro foi ter acreditado nisso por muitos anos e assim fui perdendo aos poucos o interesse na leitura. O meu interesse só voltou quando entrei para um curso de humanas, acho que o incentivo a leitura acontece mais em cursos de humanas do que em exatas.

Bem, acho que não preciso de contar muito sobre o momento atual, leio de tudo, fantasia, romance, policial, LGBTQIAP+, HQ/Mangá, Ficção Científica, desenvolvimento e acadêmico. Às vezes é por obrigação, outras por curiosidade, mas quase sempre é porque gosto de ler!"

E aí, por que você lê?
Link copiado!