A rosa do povo

A rosa do povo

Autor: Carlos Drummond de Andrade

Editora: Record

ISBN/LITEBN: 978656800799140998258

Ano de Publicação: 0000

Gênero: Ficcao

Descrição:

A poesia de Carlos Drummond de Andrade não precisa de manual crítico para ser apreciada. A obra se basta. Mas em se tratando de A rosa do povo , o contexto histórico em que o livro foi escrito e publicado ajuda a dar ainda mais sentido aos 55 poemas que compõem essa obra-prima, publicada em 1945, quando o poeta completou 43 anos.

Escritos sob o impacto da Segunda Guerra Mundial e da ditadura do Estado Novo no Brasil, os versos trazem grande carga “politizada”, traço que já aparecera em livros anteriores, como Sentimento do mundo e José. É assim com o conhecidíssimo “A flor e a náusea”, onde a beleza (ou seria a poesia?) brota dos lugares mais hostis, em um tempo de desesperança, ou em “Nosso tempo” ― “tempo de divisas, tempo de gente cortada” ―, tão atual com suas poderosas imagens que chega a desconcertar o leitor. Sem esquecer da ode “Carta a Stalingrado”, em que o poeta deixa bem claro seu humanismo diante da barbárie.

Versão Física: Clique aqui

Criado por:

Comentários/Resenhas/Diários de Leitura

Nenhuma resenha disponível para este livro.

Leituras Recentes

F. K. Silvain
F. K. Silvain marcou A rosa do povo como Lido

#Link365TemasLivros
#Desafio365Livros

Comente na Biblioteca em um livro onde a inquietação interior se revela com intensidade lírica, obras em que o conflito é íntimo e o poema ou a prosa se tornam o único lugar possível para que o excesso da alma não transborde em silêncio.

Acho que este livro se parece com a própria metáfora da flor que fura o asfalto. É resultado de coisas internas do poeta que afloram na forma de uma poesia tão política e tão humana. Gosto muito deste livro e está na minha estante.


#Desafio365postagens

Dia 158

Postado em: 09/06/2025 11:16