Daniel Caetano
@danielcaetano
Saudações literúnicas!

Eis aqui um novo escritor mineiro de ficção científica e especulação histórica. Natural de Divinópolis/MG, escrevo desde os 13 anos, mas somente em 2023 publiquei meu primeiro conto, intitulado "A Viajante".

Tenho uma paixão não correspondida por astronomia, que nasceu ainda na infância depois que meu pai adquiriu uma singela luneta de 700mm e me mostrou as crateras da lua, os anéis de Saturno e as luas galileanas de Júpiter. Depois disso, a contribuição feita pela minha mãe ao me apresentar ao "Cosmos" de Carl Sagan me impulsionou ainda mais nessa direção. O espaço me fascina tanto quanto me assusta e me confunde (dá bug na minha cabeça). Também cresci jogando RPG, o que ajudou a desenvolver o gosto pela contação de histórias. Isso sem citar as influências literárias. Gosto muito de Tolkien e Bernard Cornwell, mas foi Arthur C. Clarke e Sagan que abriram meus olhos para a ficção científica. Foi depois de ler "2001" e "Encontro com Rama", ambos de Clarke, que percebi que as histórias que estavam na minha cabeça cabiam no gênero. No entanto, fiquei bastante tempo afastado da literatura. Fiquei anos sem escrever, pois havia descoberto outra paixão.

A fotografia veio até mim enquanto fazia a faculdade de Comunicação Social, em BH. Eu queria trabalhar com ela. Me dediquei a ela. Mas não durou muito. Depois de dois anos fotografando casamentos percebi que não era o que me deixava feliz. Então a escrita retomou o lugar que era seu por direito. Na verdade, nunca saiu de lá. Saí de uma forma de escrita para outra, no fim das contas. Gosto de dizer que sou duas vezes escritor, porque, ora, fotografia é escrita com luz.

Hoje, além de "A Viajante", que conta com uma versão física na UiClap, publiquei também (recentemente, inclusive) outro conto, chamado "Chicxulub", que está disponível apenas em versão digital na Amazon, e estou trabalhando no meu primeiro romance, o qual merece um post exclusivo (tá me dando um trabalhão...).

Enfim, espero que este novo espaço seja um novo capítulo não só para minha carreira como escritor, mas também para todos os novos escritores que, como eu, estão lutando para crescer e serem vistos nesse pálido ponto azul...
Link copiado!