Tratado Sétimo - Como Lázaro se assentou com um meirinho e do que lhe aconteceu com ele A Vida de Lazarilho de Tormes e de suas fortunas e adversidades · Capítulo 9 de 10
Obra Menu

Tratado Sétimo - Como Lázaro se assentou com um meirinho e do que lhe aconteceu com ele

Despedido do capelão, assentei-me como homem de justiça com um meirinho. Mas vivi muito pouco com ele, por parecer-me ofício perigoso. Principalmente porque, uma noite, uns retraídos correram atrás de mim e de meu amo a pedradas e pauladas. A meu amo, que esperou, trataram mal; mas a mim não me alcançaram. Com isso, reneguei o trato.

E pensando em que modo de viver eu assentaria, para ter descanso e ganhar algo para a velhice, quis Deus iluminar-me e pôr-me em caminho e maneira proveitosa. Com o favor que tive de amigos e senhores, todos os meus trabalhos e fadigas até então passados foram pagos com alcançar aquilo que procurei: um ofício real, vendo que não há ninguém que prospere senão os que o têm. Nele vivo hoje e resido a serviço de Deus e de Vossa Mercê.

Tenho cargo de apregoar os vinhos que nesta cidade se vendem, e também almoedas e coisas perdidas; acompanhar os que padecem perseguições pela justiça e declarar em voz alta seus delitos. Pregoeiro, falando em bom romance.

Nesse ofício, um dia em que enforcávamos um ladrão em Toledo, e ele levava uma boa corda de esparto, conheci e caí na conta da sentença que aquele meu amo cego havia dito em Escalona. Arrependi-me do mau pagamento que lhe dei por muito que me ensinou, pois, depois de Deus, ele me deu indústria para chegar ao estado em que agora estou.

Tem-me sucedido tão bem, e o tenho usado tão facilmente, que quase todas as coisas tocantes ao ofício passam por minha mão. Tanto que, em toda a cidade, quem há de pôr vinho à venda, ou alguma outra coisa, se Lázaro de Tormes não entende nisso, fazem conta de não tirar proveito.

Nesse tempo, vendo minha habilidade e bom viver, tendo notícia de minha pessoa o senhor arcipreste de São Salvador, meu senhor, servidor e amigo de Vossa Mercê, porque eu lhe apregoava seus vinhos, procurou casar-me com uma criada sua. E, visto por mim que de tal pessoa não podia vir senão bem e favor, acordei em fazê-lo.

E assim me casei com ela, e até agora não estou arrependido. Porque, além de ser boa filha, diligente e serviçal, tenho em meu senhor arcipreste todo favor e ajuda. Sempre, ao longo do ano, ele lhe dá em várias vezes quase uma carga de trigo; pelas Páscoas, sua carne; e, quando vem o par dos bodigos, as calças velhas que deixa. Fez-nos também alugar uma casinha junto da sua. Aos domingos e festas, quase todos comíamos em sua casa.

Mas más línguas, que nunca faltaram nem faltarão, não nos deixam viver, dizendo não sei quê, e sim sei quê, porque veem minha mulher ir fazer-lhe a cama e preparar-lhe de comer.

E melhor lhes ajude Deus do que eles dizem a verdade. Embora nesse tempo eu sempre tenha tido alguma suspeitazinha, e passado algumas más ceias por esperá-la algumas noites até as laudes, e ainda mais, e me tenha vindo à memória o que meu amo cego me disse em Escalona, estando agarrado ao chifre, na verdade sempre penso que o diabo me traz isso à memória para me fazer malcasado, e não lhe aproveita. Porque, além de ela não ser mulher que se pague dessas burlas, meu senhor me prometeu o que penso que cumprirá.

Ele falou comigo um dia muito longamente, diante dela, e disse:

“Lázaro de Tormes, quem há de olhar para ditos de más línguas nunca há de prosperar. Digo isto porque não me maravilharia que alguém, vendo tua mulher entrar e sair de minha casa, dissesse alguma coisa. Ela entra muito para tua honra e para a dela, e isto te prometo. Por tanto, não olhes para o que podem dizer, mas para o que te toca, digo, para teu proveito.”

“Senhor”, disse-lhe eu, “determinei arrimar-me aos bons. Verdade é que alguns de meus amigos me disseram algo disso, e ainda, por mais de três vezes, me certificaram que, antes de casar comigo, ela havia parido três vezes, falando com reverência de Vossa Mercê, porque ela está diante.”

Então minha mulher lançou juramentos sobre si, de tal modo que pensei que a casa afundaria conosco. Depois pôs-se a chorar e a lançar maldições sobre quem comigo a havia casado, de tal maneira que eu quisera estar morto antes que aquela palavra me houvesse escapado da boca.

Mas eu de um lado e meu senhor de outro tanto lhe dissemos e concedemos que cessou seu pranto, com juramento que lhe fiz de nunca mais em minha vida mencionar-lhe nada daquilo, e de que eu folgava e tinha por bem que ela entrasse e saísse, de noite e de dia, pois estava bem seguro de sua bondade.

E assim ficamos todos três bem conformes.

Até o dia de hoje, ninguém jamais nos ouviu sobre o caso. Antes, quando sinto que alguém quer dizer alguma coisa dela, corto-lhe a fala e digo:

“Vede: se sois amigo, não me digais coisa com que me pese, pois não tenho por amigo quem me causa pesar. Principalmente se me querem meter mal com minha mulher, que é a coisa do mundo que eu mais quero, e a amo mais que a mim. Deus me faz com ela mil mercês e mais bem do que mereço. Eu jurarei sobre a hóstia consagrada que ela é tão boa mulher como vive dentro das portas de Toledo. Quem outra coisa me disser, eu me matarei com ele.”

Dessa maneira não me dizem nada, e eu tenho paz em minha casa.

Isto foi no mesmo ano em que nosso vitorioso Imperador entrou nesta insigne cidade de Toledo e nela teve Cortes, e se fizeram grandes regozijos, como Vossa Mercê terá ouvido.

Pois nesse tempo eu estava em minha prosperidade e no cume de toda boa fortuna.

[Do que daqui em diante me suceder, avisarei Vossa Mercê.]

1/1
Menu

Fazer anotação