Judita: Livro Segundo Judita · Capítulo 3 de 7
Obra Menu

Judita: Livro Segundo

LIVRO SEGUNDO

Com aquele exército poderosíssimo, Holofernes avançou depressa e já atravessara toda a Assíria. Ardente para cumprir tudo sem receber censura, executava a ordem do poderoso rei Nabucodonosor.

Sem encontrar resistência, chegou ao lado esquerdo da Cilícia, até as montanhas de Anga. Então, como dragão que rodeia a presa, queimou fortalezas, ocupou todos aqueles lugares e tomou cidades.

Como a principal cidade de Melot não quis render-se e esperava resistir, ele saltou sobre suas defesas. Num só ímpeto tomou-a, matou todos os que havia dentro como se fossem gado, e a arrasou.

Tudo o que restou ele levou. Depois, avançando em direção a Tarsos, saqueou e despiu os que ali estavam. Para que nada ficasse sem sua marca, perto da terra de Celina esmagou também os filhos de Ismael.

Atravessou o Eufrates conduzindo a Assíria e ocupou as fronteiras da Mesopotâmia. Tomou castelos, fortalezas, campos e montes, e também as cidades da Síria com suas regiões,

tudo quanto podia alcançar desde o ribeiro de Mambre até onde o mar chora do lado do oriente. E, começando pelo flanco da Cilícia, estendeu o passo até tocar a ampla fronteira de Jafé.

Levou consigo os madianitas como cativos; saqueou sem medida seus bens e seus rebanhos. E matou todos os que, com espadas e maças, tentaram resistir-lhe e não quiseram entregar-se.

Chegando diante das portas de Damasco, esperou pouco. Começou a queimar os campos de trigo justamente quando a foice já passara por eles. O campo ficou negro como pano escuro depois do fogo: não restou nem broto nem pedra coberta — tudo ficou nu.

Pouco depois, mandou cortar também as árvores. Não restou videira, nem raiz na terra. Toda coragem morreu; cada um sentia medo por si, vendo que a destruição pairava sobre a cabeça de todos.

Assim como uma nuvem espessa, com asas sombrias, cobre o céu de fumaça, relampeia e troveja com violência; e o marinheiro larga as velas, grita e corre para virar a nau em direção ao porto,

assim também o camponês treme no verão e diz, cheio de medo: “A tempestade destruirá minha vinha e meus pinheiros, e o trigo que já erguia espigas no alto. Ai de mim! Perdi de repente meu alimento e todo o meu trabalho!”

Desse modo, ao ouvirem a força ardente de Holofernes, todos tremiam e perguntavam por notícias, provando toda palavra. Depois enviaram mensageiros; e estes, pondo-se quietos diante dele, sem impor condição alguma, entregaram-se.

Porque não podiam lutar contra ele, preferiram render-se. Prostrados diante dele, disseram: “Pedimos que tua força não queira de nós mais do que isto: que toda a terra que era nossa seja tua.

Melhor é que cada vivo se entregue ao serviço do que fugir para longe ou morrer soltando o espírito. Afasta tua ira; isso será honra para ti. Se nos fizeres misericórdia, o rei te agradecerá.

Pois ele preferirá que os lugares lhe sirvam, cheios por todos os anos, a vê-los desertos e lamentando. Dignos de correntes e morte são aqueles que se recusam a entregar-se a uma força tão grande.

Mas eis aqui tudo quanto está em nossa esperança: está em tua mão — províncias, aldeias, cidades, campos, prados e rebanhos. Que tudo isso seja agora da luz do rei.

Os tesouros de todo preço, as famílias, todas as outras coisas, e também nós mesmos serviremos inteiramente à grandeza real. Apenas recebe-nos agora em paz e misericórdia.”

Ele se mostrou pacífico e, por enquanto, não lhes fez violência. Mas determinou que dali em diante ninguém ficasse livre da lei dada pelo rei: sempre que ouvisse o nome do rei, deveria baixar a cabeça e honrá-lo.

Vês a loucura da soberba deste homem, que não se reconhece, julgando-se maior que Deus? Pouco depois morrerá, cheirará mal, deixará muitas coisas e será igualado ao menor dos homens.

Aquele diante de quem agora todos tremem já não será levado em conta por ninguém quando estiver deitado de costas no túmulo. E aquele que agora deseja dominar toda a terra, dentro em pouco será comida de vermes.

Aquele que agora oprime este povo com todo mal será depois oprimido pela pedra que fecha a sepultura. Esse será o fim daquele que agora se ergue e imagina ser tão grande que até a morte o teme.

Mas enquanto se entrega a uma soberba indevida, ainda não tem misericórdia. Tomou muitos tesouros, levou-os como presa, e nem por isso perdoou os soldados.

Cada um levantava a aba de sua veste para honrar um homem; tamanho medo tomou todos os lugares. Grandes senhores das cidades vinham até ele e lhe preparavam festas variadas.

Acendiam-lhe luminárias, traziam coroas, cantavam para ele e dançavam. Para ele ressoavam harpas e alaúdes; gaitas rodopiavam o som junto com tambores.

Nem assim ele deixou a dureza de sua alma. Depois de arrasar muitas cidades, derrubou bosques e lugares onde ficavam os deuses deles. “Não há Deus”, disse, “senão aquele a quem todos temem: Nabucodonosor.”

Partiu daquelas montanhas, atravessou a Síria de Sobal descendo pelos montes, e também Apameia. Passou igualmente pela Mesopotâmia e chegou à Idumeia, onde crescem as palmeiras.

Ali está a região de Gabala. Tomou todas as cidades e todos os seus bens. Ali se sentou, reunindo todo o exército, e ali permaneceu nesse estado por trinta dias,

enquanto todos vinham juntar-se a ele. A lua já se mostrara pela segunda vez, fina de chifres como estivera antes, quando ali chegou a primeira face de todas as forças.

Não havia quem ousasse opor-se. Todos os que ouviam isso eram mortos pelo medo; todos se apavoravam. Os judeus temiam que a ruína e a tristeza caíssem também sobre eles como caíra sobre os outros,

e que, chegando Holofernes com seu avanço soberbo, não deixasse de pé a cidade de Jerusalém. Por isso enviaram homens que subiram pela Samaria até onde fica Jericó e se puseram no alto dos montes.

Para que houvesse alguma resistência, cercaram aldeias e casas; e, como puderam, levaram para a cidade o trigo necessário àquele tempo mau, esperando a destruição.

O grande sacerdote Eliaquim, cheio de cuidado, escreveu uma carta e enviou-a a todos os que estavam em Dotaim, perto de Esdrelom, e também a outros depois deles: que não ficassem sentados em casa,

mas guardassem os caminhos e tomassem os desfiladeiros; e onde houvesse passagem estreita, rolassem pedras. Assim talvez os inimigos não passassem adiante, desejando destruir as muralhas de Jerusalém.

Eles não tiveram medo nem vergonha: fizeram tudo o que o santo e velho sacerdote lhes ordenara por escrito. Na cidade clamavam com oração muito humilde e se rebaixavam todos em jejum.

Os sacerdotes cobriram os ombros com áspero pano de penitência e derramaram lágrimas. Estenderam as crianças diante do templo de Deus, e cobriram o altar por cima com cilício.

Então todos, com uma só voz, oraram dizendo: “Ó Deus, em quem toda força pode tudo, olha-nos do alto e ouve nossas vozes. E tu, que agora podes salvar-nos, livra-nos dos medos.

Não deixes que este povo receba esta destruição — este teu povo, que o lobo feroz pensa entregar à ruína. Que a força de tuas mãos quebre as armas, as flechas e o arco daquele que não honra a Deus.

Não permitas que ele profane a morada da tua cidade nem o altar deste templo. Todos os dias são postos sobre ele, para tua glória, sacrifícios que purificam os pecadores de seus pecados.

Vês como este homem corre pelo mundo, caçando caça sangrenta, dilacerando, matando e destruindo cidades? Guarda Jerusalém, protegendo-a, para que ele não a envolva,

nem tome seus lugares, nem os seus bens, que não reunimos em dois ou três invernos, mas em cem anos e ainda dez vezes mais, desde que puseste aqui este povo, não nu como quando deixou o Egito.

Não deixes que uma mãe querida seja separada de seus filhos e se estrangule, incapaz de vê-los amarrados com crueldade, espancados e levados para longe ao cativeiro.

Ele é tão impiedoso que, depois de tomar a cidade, faz baixar todas as chaves; não perdoa nem as mulheres, mas as entrega a todo tipo de vergonha, diante dos olhos de seus maridos, como quem expõe mercadoria numa feira.

Contém o poder destes homens, que em sua ferocidade ultrapassam todos os leões em força. Se tu não os impedires com teu poder, quem poderá defender-se por si mesmo?

Digna-te, ó Deus, salvar-nos; não os deixes ficar de pé aqui. Teu poder tudo pode. Submetidos a ti, oramos em lágrimas: não deixes que nos lancem em dores tão grandes.

Das espadas e das prisões, sempre que quiseste, tu nos libertaste; também das mãos mais fortes. Tu nos conduziste pelo pó junto ao mar e afogaste aqueles que nos perseguiam.

Por teu temor, como prometeste, aqueles que estavam aqui se afastaram diante de nós. Olha agora para nós, Senhor, e envia-nos tua misericórdia, como naquele tempo.

Nossa confiança e esperança és tu somente. Não deixes que reine sobre nós quem não está contigo. Somos pecadores, ó Deus; mas onde está tua misericórdia? Teu povo não bebe nem come. Tem piedade”, clamavam.

“Tem piedade. É digno de ti fazer misericórdia àqueles que te pedem. Nós te serviremos com a alma e com os membros; guardaremos tua lei. Sê nossa ajuda.”

Assim esse povo gritava chorando, chamando a Deus em tamanha aflição. Eliaquim, consolando-os, disse: “Digo-vos que Deus, ouvindo-vos, terá compaixão.

Não abandoneis o jejum e a oração. Todos os dias mostrai obras de humilhação. Lembrai-vos de Moisés, eu vos digo, e vede bem quem venceu e por que meio.

O rei Amalec veio a Rafidim querendo travar batalha contra todo o povo de Deus, confiando que era muito poderoso em armas e multidão, e que destruiria todos ao chegar àquele lugar.

Moisés não o venceu com espada nem escudo, mas com o arremesso da oração; e assim o derrotou por completo. Do mesmo modo Deus vencerá este malfeitor, se vós o invocardes.”

Ouvindo essas palavras, começaram a jejuar, oferecer sacrifícios e orar sem cessar. Vestiam sacos, punham cinza sobre a cabeça e pediam que Deus os visitasse.

Quando o ardente Holofernes ouviu que os caminhos das montanhas estavam ocupados e que o poder dos judeus esperava preparado para o combate, espantou-se, assustou-se e ficou irado.

Chamou à sua tenda os chefes amonitas e disse: “Quem são estes que andam pelos altos, guardando passagens? Que cidades são? Que astúcia têm? São numerosos? É grande a sua força?

Têm coragem de resistir a nós? Não conhecem nossa bravura nem nossas forças? Desprezam-nos, tamanha é a sua ousadia, e não vêm ao nosso encontro com honras como os outros.”

Dito isso, fechou a boca, rangeu os dentes e imaginou para eles males de toda espécie. Entrelaçou os dedos, sacudiu a cabeça e, cheio de cólera, revirou os olhos.

Todos tinham medo de olhar seu rosto. Murmurando entre si, permaneciam de face baixa, como crianças quando o mestre diz “Quieto!” e, tomando a vara, grita com ira.

Então o primeiro entre os amonitas, chamado Aquior, começou a falar com cautela: “Digna-te ouvir, senhor, pois eu te direi a verdade sobre isso.

Não há necessidade de que te tragam engano, nem coisas diferentes do que são. Estes pertencem ao povo que veio da terra dos caldeus para as terras da Mesopotâmia.

Pois escolheram para si o Deus da glória celeste, abandonando os deuses que seus pais honravam. Em Carã começaram a morar quando passaram a crer num só Deus.

Depois, como uma grande fome apertasse o mundo, esse povo levantou-se e foi habitar no Egito. Ali ficou quatrocentos anos e se multiplicou tanto que ninguém podia contá-lo.

O poderoso rei do Egito já não tinha paz, porque esse povo piedoso crescia tanto. Então o oprimiu com trabalho, repartindo-lhe cargas, de modo que já caía, andando sob o peso.

Por isso começou a orar e clamar a Deus. Deus teve piedade dele e feriu o Egito com pragas. Quando o Egito permitiu que eles partissem, a ira de Deus cessou e a aflição passou.

Mas, como o rei do Egito se arrependeu, lançou-se atrás deles para agarrá-los. Perseguiu-os como pôde, sem descanso, de dia e de noite.

Então Deus mostrou seu poder aos que fugiam, enviando-lhes auxílio, pois tinham medo. Estavam à beira do mar; o mar se dividiu, e o povo avançou por caminho seco.

Atrás deles entrou o rei com todas as suas forças. O mar o envolveu e o cobriu com as águas. Misturou carros, homens, cavalos, espadas, lanças e bandeiras; ninguém escapou.

E, depois que o povo atravessou o Mar Vermelho, correu para os desertos junto ao monte Sinai. A água que não se podia beber por amargura tornou-se doce, e todos puderam beber.

Durante quarenta anos, choveu do céu para eles o maná, pão que os alimentava enquanto o colhiam a cada dia. Para qualquer lado que se voltassem, tomavam aldeias, cidades e moradas sem batalha.

Porque o Deus deles sempre pelejava por eles, jamais eram vencidos — a não ser quando o pecado os prendia. Pois, quando abandonavam seu Deus e acolhiam deuses estrangeiros, Deus submetia todos eles à sua ira.

Alguns mortos, alguns vivos, iam para o cativeiro; outros, tendo perdido tudo, ficavam chorando. Mas Deus novamente os devolvia ao primeiro estado quando os via fazer penitência.

Por sua misericórdia, entregou-lhes à destruição o rei cananeu, e também o jebuseu; com eles, o ferezeu, o heteu, o heveu e ainda os reis amorreus.

Todos os lugares que possuíam eles fizeram seus; e viviam em paz. Eram sempre afortunados até caírem em alguma injustiça.

E ainda não havia passado grande luz de tempo pelo mundo, nem muitos anos se haviam completado, quando esse povo foi levado a viver em terras estrangeiras, porque havia pecado.

Depois voltou-se para seu Deus; e Deus os libertou das cadeias dos inimigos. Voltaram a estes lugares e aqui repousam, tendo Jerusalém em suas mãos.

Agora, meu caro senhor, se algum pecado os prende, examina a verdade. Pois, se por suas culpas Deus não se lembrar de ajudá-los,

então vamos encontrá-los: se pecaram contra ele, Deus os entregará imediatamente à tua força. Mas, se não ofenderam seu Deus, nem o poder nem a astúcia conseguirão vencê-los.”

Assim falou Aquior segundo a razão; mas a falta de juízo pôs a razão debaixo dos pés. Pois os vizires acharam isso uma afronta a todos eles, admirando-se de que alguém pudesse resistir-lhes em palavras.

Enraivecidos, começaram naquele instante a pensar em lançá-lo no mal e destruí-lo no mesmo dia. “Quem é”, disseram, “este cão que imagina que aquele povo, ao nos ver, não voltará as costas?

E acha que, sentado no alto do monte, terá coragem de não fugir e resistir a nós? Eles nem sabem andar a pé, nem sentar-se a cavalo, nem defender-se com escudo, nem levar espada em batalha.

Vamos exterminá-los ou abatê-los, se ousarem falar. Então saberá o falso Aquior o que é zombar, quando também os atirarmos destes montes.

E todo o pátio dos judeus verá que Deus é Nabucodonosor, que tanto poder possui — e não Gog nem Magog.” Assim se inflamavam; assim, ardendo como chifre no fogo, murmuravam contra ele.

Escreve na poeira e semeia sobre areia aquele que tenta dar conselho ao soberbo. Pois quem se eleva na glória vazia não escuta o ensinamento da verdade; despreza a justiça e ama a adulação.

1/1
Menu

Fazer anotação