Judita: Livro Terceiro
LIVRO TERCEIRO
Deus sempre protegeu os justos; e mesmo depois da morte lhes deu vida eterna. Assim também não deixou que Aquior perecesse, embora tivesse caído em desgraça por causa da verdade.
Os vizires, porém, atiçaram a ira de Holofernes como quem esporeia um cavalo vivo, quando ele corre pelo campo, sacode a crina e torna ferozes as patas.
O animal salta cercas, corta riachos, corre quanto pode e arromba portas. Assim se inflamou a aspereza de Holofernes quando a maldade dos vizires a levantou.
Naquela hora, cheio de cólera, porque a malícia o governava, Holofernes começou a falar: “Que profeta és tu, Aquior, para dizer que esse povo pode agora escapar de nós?
Confiam nas montanhas ou em algum deus que os ajude? Tu nos enganas com essas palavras. Agora provarás por ti mesmo que ninguém pode chamar-se deus senão Nabucodonosor.
Quando eu entregar todos eles à espada, nossa lâmina também te alcançará na mesma ruína. Por que empalideces? Por que o choro te banha o rosto, se sabes que minha ameaça não é mentira?
Viverás enquanto a sorte deles permanecer viva; se ela se apagar, tu também serás apagado. E para que vejas isso, levai-o ao monte e deixai-o sentado junto daquela cidade para onde quero ir.
Quando ele entrar ali e atravessar o fosso, fazei que ninguém saia vivo dela.” Aquela cidade era nova, assentada sobre o monte; havia em torno dela uma defesa, e chamava-se Betúlia.
Esse lugar pertencia ao povo de Simeão, e os campos ao redor lhe serviam. Para lá levaram Aquior, a fim de que sofresse, com os moradores da cidade, a sentença de morte.
Chegaram abaixo do alto monte e ali o prenderam, mãos atrás das costas, a uma árvore que estava naquele lugar; pois os que estavam acima não deixavam passar, lançando pedras com fundas desde a montanha.
Então os assírios o deixaram ali amarrado. Os homens da cidade desceram, soltaram-no e o levaram para dentro dos muros. Os cidadãos perguntaram por que os assírios lhe haviam feito aquilo.
Entre os betulianos havia então dois homens principais, chamados Karme e Ozias. Diante deles Aquior contou tudo quanto lhe acontecera; e antes de falar, chorou.
“Holofernes, cheio de ira”, disse ele, “jurou que dividiria vossa carne à espada. E mandou que me trouxessem para morrer convosco. Que Deus permita que tal ameaça recaia sobre a cabeça dele.
Foi isso que ele jurou fazer a vós e a mim, porque eu disse que Deus governa esta terra, e que vosso Deus, por si mesmo, tem poder e autoridade para vos defender neste tempo.”
Quando o povo ouviu essa palavra, prostrou-se diante de Deus. Tiraram as coberturas da cabeça e derramaram lágrimas, pedindo que o Senhor os afastasse da destruição com que aquele sanguinário já ferira tantos.
“Tem compaixão”, diziam, “ó Deus de todo senhorio. Olha nossas obras de humildade e vê também a soberba daqueles que nos ameaçam. Afasta de nós a ruína e a morte.
Mostra que és amparo dos que confiam em ti; mostra que abandonas os que confiam apenas em si mesmos. Humilha, nós te pedimos, aqueles que se exaltam por sua própria força e não conhecem o teu poder.
Guarda-nos e defende-nos, porque tu és o único que, no alto paraíso, és nossa glória e nosso louvor.” Depois de dizerem isso, contiveram as fontes das lágrimas e começaram a consolar Aquior.
Diziam-lhe: “Aquele que olha do alto, criador de toda criatura, será teu defensor e nosso salvador. Ele também será destruidor daqueles que desejam arruinar a todos.
Quando o Senhor nos libertar deles, chamaremos os teus e permanecerás conosco. Que isso te agrade: o Deus que está conosco também te visitará, pois sabes que ele é onipotente.”
Ali o pobre Aquior permanecia triste, olhando para a terra como quem desce por uma encosta. Ouvia aquelas palavras e começava a fortalecer-se, crendo que o Deus em quem confiava não o abandonaria.
O sol nascente já inclinava seu carro, querendo esconder por baixo o rosto luminoso. A noite começava a cobrir o lado oriental e erguia de baixo a cabeça de cabelos negros.
Quando a bondade de Ozias conheceu a integridade de Aquior, chamou-o para sua própria casa, pois sabia ser grande virtude receber com amor o hóspede que entra no lar.
Chamou também os sacerdotes, para fortalecer com alimento o corpo enfraquecido pelo jejum. Preparou uma ceia abundante e pôs aquela gente honrada à mesa acima de si.
Nada deixou faltar do que convinha à cortesia. E tudo fez não por vontade de si mesmo, mas para servir aos outros e demonstrar maior amor.
Todos louvavam a Deus, exortavam Aquior, consolavam Aquior, olhavam por Aquior, dizendo-lhe que não se entristecesse, mas confiasse em Deus e a Deus orasse.
Sentados à mesa, honravam-se uns aos outros; os servos andavam ao redor. Alguns serviam vinho em jarros; derramavam vinho vermelho em taças de ouro.
Outros traziam o que fora assado e o que fora cozido, em travessas limpas; uns traziam, outros retiravam, girando os pés com cortesia e estendendo as mãos com cuidado.
Candelabros altos, com muitas velas, iluminavam as paredes. Ninguém tocava música; ninguém falava com barulho; ninguém ria alto; ninguém fazia gracejos.
Cada um falava em voz baixa: o que um dizia, o que outro respondia, e o que cada qual pensava consigo. A sombra mortal que viam às portas — de sangue e de saque — não deixava que a alegria entrasse.
Assim transcorreram diversas conversas, mas todas chegavam ao mesmo ponto: a cidade e suas muralhas. Se Deus não vigia, o guarda se cansa em vão sobre a defesa, e em vão se senta o porteiro à porta.
Por isso decidiram levantar-se e reunir o povo na sinagoga. Ali oraram a Deus durante toda a noite, pedindo, em tão grande necessidade, que lhes enviasse auxílio.
Pois ele era sua saúde, sua força e seu refúgio, quando caíam em fraqueza por medo dos inimigos.
Da morada oriental, o sol ergueu a cabeça, apressado para expulsar as trevas da noite. Já era dia claro, e do alto viram o lugar onde estava acampado o exército que subia contra eles.
Caíram ao chão como pinheiro cortado; lançaram cinza sobre a cabeça descoberta e disseram em oração: “Deus, tem misericórdia de nós, pois eles chegaram hoje para nos destruir.
Como tu vês e sabes, mostra tua maravilha, para que o poder do teu povo não pereça entre estrangeiros.”
Tomaram então armas e pedras nas dobras das roupas. Subiram aos lugares onde os caminhos eram estreitos, aos desfiladeiros duros entre rochedos, e dali, firmes sobre as pedras, começaram a lançar projéteis com fundas.
Enquanto isso, os exércitos estrangeiros fervilhavam pelos lados em direção à cidade, querendo cercá-la perto das muralhas. Um riacho descia pela campina, murmurando; sob os pinheiros, à sombra, era claro e limpo.
Um braço desse riacho, conduzido pela encosta, levava água até o meio da cidade. Holofernes mandou cortá-lo para que não corresse mais adiante.
Ainda não longe da cidade havia cisternas profundas de onde os cidadãos tiravam água e bebiam, mas faziam isso às escondidas, porque temiam ser capturados.
Então Amon e Madian voltaram à entrada da tenda de Holofernes e disseram: “Sabe que aquela cidade não confia nos homens, mas naquela região montanhosa onde guarda vigia.
Se queres tomá-la sem combate e fazer com que esses cidadãos te pertençam sem grande trabalho, põe guarda junto às fontes, como quem arma armadilha, e não permitas que nenhum deles venha tirar água.
Assim todo aquele povo se entregará por vontade própria, ou cairá destruído pela necessidade. Desde que lhes desviaste o grande riacho para o campo, a sede começou a matá-los.”
Ouvindo o que desejava ouvir, Holofernes ordenou aos comandantes que guardassem as águas com força. O sol se pôs e voltou vinte vezes, e eles continuavam rondando e sentados junto aos poços.
Então entrou na cidade a secura; até a umidade desapareceu das cisternas. Restava apenas um pouco de água em certas profundezas, repartida com medida em pequenos copos.
Mas todos sabiam que aquilo não bastaria para apagar a sede que os queimava. Não havia com que molhar a boca; a língua secava; os lábios rachavam; todo homem empalidecia.
Reuniu-se então grande multidão: homens, mulheres, crianças, velhos e jovens; todos corriam para Ozias. Com o rosto alterado — pois a necessidade dá ousadia — queixavam-se diante dele.
“Que Deus julgue entre ti e nós”, diziam. “Em que trabalho nos lançaste, em que fogo nos puseste! Não quiseste inclinar os ombros e falar de paz antes que a sede nos matasse miseravelmente.
Agora tu mesmo vês: já não podemos conservar esta cidade em que estás e em que vivemos. Entregaremos a nós mesmos aos assírios antes que morramos aqui com toda a nossa casa.
Chegamos a tal momento que desejamos aliviar com o sal da servidão o peso que nos oprime. A pobre mulher chora, e já prefere ser levada com os filhos a morrer de sede.
Para todos nós será mais leve ver a morte pela espada do que sofrer assim, com a boca aberta, sem nada para beber. Suportar correntes será trabalho menor, se ainda pudermos louvar a Deus e o julgamento de sua justiça.
Decide, portanto, entregar a cidade e todos nós às mãos dessas forças. Coloquemo-nos à vontade deles: ou abreviarão com morte repentina estas dores, ou aliviarão a cadeia da nossa aflição.”
Dizendo isso, choravam de pé na igreja, quebravam os dedos em lamentação e clamavam a Deus: “Senhor, pecamos; consentimos no mal; praticamos injustiça.
Nós e nossos pais cometemos culpa; não cumprimos tua lei. Mas tu, que estás acima de todos, recebe-nos em tua misericórdia e tira-nos das mãos dos que não te conhecem.
Eles, ameaçando-nos, não permitem que tua criatura te honre; dizem que só Nabucodonosor é Deus. Não nos entregues ao coro deles, para que esse povo mau não diga: ‘Onde está o criador deles? Por que não os ajudou?’”
Em grande tristeza, com olhos chorosos, Ozias permanecia entre eles, tomado de medo, como navio empurrado por ventos terríveis entre muitas ondas sobre águas salgadas.
A embarcação se desvia, não para onde deseja, mas para onde o sopro leva as velas. Mesmo assim, enquanto o leme permanece inteiro, o piloto tenta resistir, sem querer bater contra os rochedos.
Olha para cá e para lá, sem descanso, porque vê que precisa lutar com o vento, com o mar e com a chuva. O vento frio sopra em rajadas; as cordas assobiam; a onda, rugindo, persegue e golpeia a popa.
Todo o céu se cobre de nuvens escuras; delas cai a chuva, e o relâmpago as rasga. O trovão estala com violência; assustado, o marinheiro se lança de rosto baixo e, ainda assim, governa as velas.
Assim Ozias olhava em volta e estremecia, vendo a destruição; mas ainda conservava esperança. Por isso falou, derramando lágrimas, e começou a acalmá-los com estas palavras:
“Não por mim, mas por vós, irmãos, estou triste; por isso digo que Deus sempre quererá estar conosco. E agora, se pudesse, eu vos compraria a todos, com a minha própria vida e com todos os meus bens, para livrar-vos dessas aflições.
Mas isso não é possível, eu sei. Aquele, porém, que criou o mundo pode sempre ser nosso auxílio. Por isso ninguém queira perder sua família e sua casa, nem matar a si mesmo. Esperemos ainda cinco dias.
Talvez Deus retire de nós sua ira e estenda a mão para sustentar todo este povo. Se não vier o socorro — e eu creio que virá — então faremos o que hoje dissestes.”
O povo aceitou suportar o conselho de Ozias e começou a orar para que Deus mais depressa enviasse sua ajuda e os visitasse com misericórdia, para que nem o inimigo nem a sede os matassem.
Naquela cidade vivia então Judite, que superava a todos em beleza e bondade. Ela decidira viver em vida puríssima e assumira a condição da viuvez.
Muitos nobres a pediram em casamento, mas ela desejava servir somente a Deus. Tinha um aposento no alto da casa, sob o telhado, onde invocava Deus, encerrada com sua serva.
Refreava os desejos da carne com jejuns; vestia cilícios tecidos de cordas; castigava-se para não dar descanso ao corpo; e fazia esmolas à comunidade dos pobres.
O marido lhe deixara muitos animais e muita riqueza quando partiu desta vida. Mas ela não pôs nisso o coração; como verdadeira amante de Deus, fixou-se no que é eterno.
Toda a força das minhas palavras não sabe dizer quão grande era sua piedade, por causa da qual desprezava o mundo. Embora fosse jovem e de bela figura, era flor de virtude, filha de Merari,
da antiga linhagem de Simeão, irmão de Issacar e de Zabulom. Tivera por marido Manassés, que observava a lei dada por Moisés.
Este, no campo onde se fazia a colheita, quando Sírio e Pes ardiam com maior força, morreu vencido pelo calor das chamas do dia; e a sepultura de seus pais fechou seu corpo.
Já havia começado o sexto mês do terceiro ano desde que ele deixara os vivos, quando Judite, vendo a necessidade de tudo isso e ouvindo o que Ozias dissera, chamou os sacerdotes Cabra e Karme.
E disse-lhes: “Que palavra é essa que Ozias pronunciou diante de todos: entregar a cidade aos inimigos no quinto dia e na quinta noite, se Deus não nos enviar auxílio contra eles?
Quem sois vós para experimentar o poder de Deus e, assim, pôr sobre todos maior fraqueza e maior ira? Com tal palavra Deus se irritará antes de se compadecer; e não nos dará alívio.
Erguestes demais o chifre, colocando mãos tão duras diante do Deus onipotente, como se ele devesse dar-nos sua misericórdia e vir socorrer este povo quando isso agrada a vós, e não quando agrada a ele.
Ele é misericordioso em tudo. Peçamos-lhe perdão e humilhemos diante dele nossas almas. Com contrição, oremos para que, segundo a sua vontade, sintamos alívio e sejamos libertos da aflição.
Assim como agora eles nos ferem com soberba, caiam eles no campo por causa de nossa humildade. Pois não nos manchamos com infidelidade, nem seguimos deuses estranhos.
Nossos pais, quando cometeram essa culpa, sofreram tormentos, fome, espada e cativeiro. Mas a nós não convém receber senão aquele Deus que Abraão, Isaac e Jacó adoraram.
Esperemos pacientemente sua consolação. Ele nos libertará misericordiosamente deste mal e lançará em vergonha, sob poder menor, todos os que se levantam contra nós com inimizade.
Agora vós, que guardais a casa de Deus, a quem as almas recorrem para serem purificadas, deveis fortalecer os corações do povo, como convém ao vosso sacerdócio.
Recordai-lhes nossos antigos pais, pois Deus não os afligiu por nada. Com isso os provou, para ver se sua vida era reta, e se neles havia fé, esperança e amor.
Abraão, posto em trabalhos e grande aflição, permaneceu forte como leão no serviço de Deus. Isaac e Jacó mostraram que podiam carregar o peso das tristezas sem pecar contra Deus.
Moisés fez o mesmo, e todo aquele que quis suportar o mal para agradar a Deus. Mas o povo que não deseja outra coisa senão experimentar Deus acaba visitado pela ira e provado pela morte.
Por isso, que não brote entre nós murmuração. Fazei antes brotar humilde submissão. Dizei: ‘Este castigo de Deus é menor do que nosso pecado e nossa impureza.’
Deus nos fere mais suavemente do que merecemos. Ele nos chama ao coração para que o temamos, deixemos o pecado e nos tornemos melhores — não para que percamos aquilo que temos neste mundo.”
Ozias também foi até ela e ouviu essa palavra, que não apenas os repreendia, mas os ensinava ainda mais. Apesar disso, todos fizeram grande louvor a Judite, pois ela nada dissera que não fosse verdadeiro.
Junto com os sacerdotes, disseram: “Judite, todas as palavras que agora disseste são retas. Para que os domínios e nós sejamos salvos, ora por nós: a glória da tua santidade é conhecida por todo o mundo.”
Ela respondeu: “Aquilo que hoje eu disse, todos nós sabemos que vem de Deus. Também por este dano vereis uma obra que meu pensamento prepara, e ela não será senão dom de Deus.
Agora cuidai de orar ao Altíssimo para que ele estenda sua mão e se digne realizar isso. Não queirais saber meu pensamento. Nesta noite ficareis sentados às portas.
Quando eu sair com minha serva Abra, até que eu volte, todos vós, com vossa companhia, orai por nós a Deus Pai com prece santa, canto humilde e muita contrição.”
“Vai”, disse Ozias, “e que Deus, por teu intermédio, livre deste mal o seu povo. Vai com Deus; por onde quer que vás, que ele te visite sempre e sempre te revista de glória.
E antes que morras, faça ele que a obra que preparas realizar seja tão alta que sua fama se levante e se espalhe largamente pelo mundo.” Tendo dito apenas isso, saiu com os sacerdotes, pensando profundamente, e deixou-a em casa.