Apêndice I e II — Árvores, Flores e Arbustos
I. ÁRVORES
As árvores predominantes (falo apenas do que vi) nos braços leste e oeste do Penobscot e na parte superior do Allegash eram o abeto-balsâmico, a pícea (tanto a negra quanto a branca) e a tuia, ou “cedro”. O abeto-balsâmico tem a folhagem mais escura e, junto com a pícea, forma uma “mata negra” muito densa, sobretudo nas partes superiores dos rios. Um negociante de madeira com quem conversei chamou o primeiro de erva daninha, e ele é comumente considerado impróprio tanto para madeira quanto para combustível. Mas é mais procurado como árvore ornamental do que qualquer outra conífera desses bosques, exceto a tuia. A pícea-negra é muito mais comum que o branco. Ambos são árvores altas e esguias. A tuia, de tonalidade mais alegre, com seus leques verde-claros, também é alta e esguia, embora às vezes alcance dois pés de diâmetro. Muitas vezes enche os pântanos.
Misturados aos anteriores, e também formando aqui e ali, por si sós, bosques extensos e mais abertos, o que, segundo dizem, indica solo melhor, havia bétulas-de-canoa e bétulas-amarelas (a primeira estava sempre à mão para acender o fogo; não vimos pequenas bétulas-brancas naquela região selvagem), além de bordos-açucareiros e bordos-vermelhos.
O álamo-tremedor (Populus tremuloides) era muito comum em terrenos queimados. Vimos muitos pinheiros-brancos isolados, em geral árvores deterioradas que, por isso, haviam sido deixadas de lado pelos lenhadores; eram as maiores árvores que vimos; e, de vez em quando, passávamos por um pequeno bosque em que essa era a árvore predominante; mas não observei nem de longe tantos desses pinheiros quanto posso ver numa única caminhada em Concord. O amieiro-malhado ou grisalho (Alnus incana) é abundante por toda parte ao longo das margens lamacentas de rios e lagos e nos pântanos. Em geral se encontrava tsuga para o chá, mas em parte alguma era abundante. Ainda assim, F. A. Michaux afirma que, no Maine, em Vermont e na parte superior de New Hampshire etc., a tsuga constitui três quartos dos bosques de coníferas, sendo o restante pícea-negra. É própria de encostas frias.
O olmo e o freixo-negro eram muito comuns ao longo das partes inferiores e mais tranquilas dos cursos d’água, onde as margens eram planas e gramadas ou havia ilhas baixas e cascalhentas. Conferiam uma variedade agradável à paisagem, e sentíamos como se estivéssemos mais perto de casa ao deslizar diante deles.
As catorze árvores acima constituíam a maior parte dos bosques que vimos.
O larício (zimbro), a faia e o pinheiro-da-Noruega (Pinus resinosa, pinheiro-vermelho) só eram vistos ocasionalmente em determinados lugares. O Pinus Banksiana (pinheiro-cinzento ou pinheiro-anão-do-norte) e um único carvalho-vermelho pequeno (Quercus rubra) encontram-se em ilhas do Grand Lake, no Braço Leste.
Quase todas as árvores acima são peculiarmente setentrionais e, ao sul, são encontradas sobretudo, quando não exclusivamente, nas montanhas.
II. FLORES E ARBUSTOS
Parece que, numa floresta como esta, a grande maioria das flores, dos arbustos e das gramíneas fica restrita às margens dos rios e lagos, aos prados, aos pântanos mais abertos, às terras queimadas e aos cumes das montanhas; relativamente pouquíssimas, de fato, penetram nos bosques. Não existe sequer uma dispersão de flores silvestres como em geral se supõe, ou como existe num país desmatado e povoado. A maioria de nossas chamadas flores silvestres pode ser considerada naturalizada nos lugares onde cresce. Rios e lagos são os grandes protetores dessas plantas contra as agressões da floresta, pois, com sua subida e descida anuais, mantêm aberta uma faixa estreita onde essas plantas mais delicadas dispõem de luz e espaço para crescer. São as protégées dos rios. Essas faixas estreitas e irregulares e esses grupos isolados são, em certo sentido, os pioneiros da civilização. Aves, quadrúpedes, insetos e também o homem, em sua maioria, seguem as flores; e este, por sua vez, abre mais espaço para elas e para arbustos frutíferos, aves e pequenos quadrúpedes. Um colono me disse que não apenas amoras e framboesas, mas também bordos-da-montanha surgiam com a derrubada e a queimada.
Embora muitas vezes se indiquem os bosques primitivos como habitat de certas plantas, isso não pode ser verdade para muitas delas, a menos que se suponha que os bosques incluam lugares como os que mencionei. Somente aquelas que requerem pouca luz e suportam o gotejar das árvores penetram nos bosques, e estas em geral têm mais beleza nas folhas do que nas flores pálidas e quase incolores.
As flores predominantes e as pequenas plantas mais visíveis dos bosques que observei eram: Clintonia borealis, lineia, chá-de-gualtéria (Gaultheria procumbens), Aralia nudicaulis (salsaparrilha-silvestre), grande orquídea-de-folhas-redondas, Dalibarda repens, Chiogenes hispidula (gaultheria-rasteira), Oxalis Acetosella (azedinha-dos-bosques), Aster acuminatus, Pyrola secunda (pirola-unilateral), Medeola Virginica (raiz-de-pepino-indígena), pequena Circæa (erva-da-feiticeira) e talvez Cornus Canadensis (corniso-anão).
Dessas, no fim de julho de 1858, somente o Aster acuminatus e a grande orquídea-de-folhas-redondas estavam visivelmente em flor.
As flores mais comuns das margens dos rios e lagos eram: Thalictrum cornuti (talictro-dos-prados); Hypericum ellipticum, mutilum e Canadense (erva-de-são-joão); monarda; marroio, Lycopus Virginicus e Europæus, var. sinuatus (erva-lobo); Scutellaria galericulata (escutelária); Solidago lanceolata e squarrosa, Braço Leste (vara-de-ouro); Diplopappus umbellatus (áster-de-cerdas-duplas); Aster Radula; Cicuta maculata e bulbifera (cicuta-aquática); ulmária; Lysimachia stricta e ciliata (lisimáquia); Galium trifidum (pequeno amor-de-hortelão); Lilium Canadense (lírio-amarelo-silvestre); Platanthera peramœna e psycodes (grande orquídea-roxa e pequena orquídea-roxa-franjada); Mimulus ringens (flor-de-macaco); labaça (aquática); íris-azul; Hydrocotyle Americana (centela-dos-pântanos); Sanicula Canadensis (?) (raiz-de-cobra-negra); Clematis Virginiana (?) (clematite-comum); Nasturtium palustre (agrião-dos-pântanos); Ranunculus recurvatus (ranúnculo-de-ganchos); Asclepias incarnata (asclépia-dos-pântanos); Aster Tradescanti (áster-de-Tradescant); Aster miser, também longifolius; Eupatorium purpureum, ao que parece, nas margens dos lagos (eupatório-roxo); Apocynum Cannabinum, Braço Leste (cânhamo-indígena); Polygonum cilinode (corriola); e outras. Para não mencionar, entre as ordens inferiores, a erva-lanosa e a samambaia-sensitiva.
Na água, Nuphar advena (nenúfar-amarelo), alguns potamogetons (erva-de-lago), Sagittaria variabilis (sagitária), Sium lineare (?) (pastinaca-aquática).
Dessas, as que estavam visivelmente em flor no fim de julho de 1857 eram: talictro, Solidago lanceolata e squarrosa, Diplopappus umbellatus, Aster Radula, Lilium Canadense, a grande e a pequena orquídea-roxa, Mimulus ringens, íris-azul, clematite etc.
As flores características dos pântanos eram: Rubus triflorus (framboeseira-anã); Calla palustris (copo-de-leite-dos-pântanos); e Sarracenia purpurea (planta-jarro). Em terrenos queimados: Epilobium angustifolium, em plena floração (grande epilóbio); e Erechthites hieracifolia (erva-do-fogo). Em penhascos: Campanula rotundifolia (campânula); Cornus Canadensis (corniso-anão); Arctostaphylos Uva-Ursi (uva-ursina); Potentilla tridentata (potentilha-da-montanha); Pteris aquilina (samambaia-das-águias). Em acampamentos antigos, portagens e caminhos madeireiros: Cirsium arvense (cardo-do-canadá); Prunella vulgaris (prunela-comum); trevo; capim-rabo-de-gato; Achillea millefolium (mil-folhas-comum); Leucanthemum vulgare (margarida-branca); Aster macrophyllus; Halenia deflexa, Braço Leste (genciana-esporada); Antennaria margaritacea (sempre-viva-perolada); Actæa rubra e alba, em portagens úmidas (cohosh-vermelho e branco); Desmodium Canadense (carrapicho-trevo); azeda.
As flores mais belas e interessantes eram as grandes orquídeas-roxas, que surgiam a todo momento, com suas grandes espigas roxas perfeitamente eretas, entre os arbustos e as gramíneas da margem. Parecia estranho que fossem feitas para crescer ali com tamanha profusão, vistas apenas por alces e caçadores de alces, enquanto são tão raras em Concord. Nunca vi essa espécie florescer tão tarde entre nós, nem a pequena.
A vegetação arbustiva predominante era: Dirca palustris (madeira-de-alce), Acer spicatum (bordo-da-montanha), Virburnum lantanoides (viburno-rastejante) e, com frequência, Taxus baccata, var. Canadensis (teixo-americano).
Os arbustos e arvoretas predominantes ao longo da margem eram: osier rouge e amieiros (já mencionados); salgueiros, ou pequenos chorões, de duas ou três espécies, como Salis humilis, rostrata e discolor (?); Sambucus Canadensis (sabugueiro-negro); roseira; Viburnum Opulus e nudum (viburno-de-cranberry e viburno-de-haste-flexível); Pyrus Americana (sorveira-americana); Corylus rostrata (aveleira-de-bico); Diervilla trifida (madressilva-arbustiva); Prunus Virginiana (cerejeira-de-cacho); Myrica gale (mírica-aromática); Nemopanthes Canadensis (azevinho-da-montanha); Cephalanthus occidentalis (arbusto-de-botão); Ribes prostratum, em alguns lugares (groselheira-fétida).
Mais particularmente, entre os arbustos e arvoretas dos pântanos: alguns salgueiros, Kalmia glauca (kalmia-pálida), Ledum latifolium e palustre (chá-do-labrador), Ribes lacustre (groselheira-dos-pântanos) e, num lugar, Betula pumila (bétula-baixa). Em acampamentos e portagens: framboeseira, Vaccinium Canadense (mirtilo-do-canadá), Prunus Pennsylvanica (também ao longo das margens) (cerejeira-vermelha-silvestre), Amelanchier Canadensis (amelânquia), Sambucus pubens (sabugueiro-de-bagas-vermelhas). Entre as espécies peculiares às montanhas estaria a Vaccinium Vitis-Idæa (airela-vermelha).
Entre as plantas geralmente consideradas introduzidas da Europa, observei na clareira de Ansel Smith, em Chesuncook, abundantes em 1857: Ranunculus acris (botões-de-ouro); Plantago major (tanchagem-comum); Chenopodium album (quenopódio-branco); Capsella Bursa-pastoris, 1853 (bolsa-de-pastor); Spergula arvensis, também na margem norte de Moosehead em 1853 e em outros lugares, em 1857 (espergula-dos-campos); Taraxacum Dens-leonis, considerada indígena por Gray, mas evidentemente introduzida ali (dente-de-leão-comum); Polygonum Persicaria e hydropiper, junto a um caminho madeireiro nos bosques de Smith (persicária e pimenta-d’água); Rumex Acetosella, comum nas portagens (azeda-das-ovelhas); Trifolium pratense, 1853, frequente nas portagens (trevo-vermelho); Leucanthemum vulgare, nas portagens (margarida-branca); Phleum pratense, nas portagens, 1853 e 1857 (capim-rabo-de-gato); Verbena hastata (verbena-azul); Cirsium arvense, abundante nos acampamentos, 1857 (cardo-do-canadá); Rumex crispus (?), Braço Oeste, 1853 (?) (labaça-crespa); Verbascum Thapsus, entre Bangor e o lago, 1853 (verbasco-comum).
Parece que vi cerca de uma dúzia de plantas que haviam acompanhado o homem mata adentro até Chesuncook e ali se naturalizado, em 1853. As plantas começam tão cedo assim a brotar à margem de um caminho madeireiro, uma simples abertura visual através dos bosques, que só pode ser usada no inverno, por causa dos tocos e das árvores caídas, e que por fim se tornam as plantas das margens das estradas nos antigos povoados. Seus pioneiros são plantados, em parte, pelo primeiro gado, que não pode passar o verão nos bosques.