A história do mercador e do gênio
A história do mercador e do gênio
Senhor, era uma vez um comerciante que possuía uma grande riqueza,
em terras e mercadorias, bem como em dinheiro vivo. Ele foi obrigado
de vez em quando para fazer viagens para organizar seus negócios. Um dia,
tendo que percorrer um longo caminho desde casa, montou em seu cavalo, levando consigo
uma pequena carteira onde ele havia guardado alguns biscoitos e tâmaras,
porque ele teve que passar pelo deserto onde não havia comida.
Ele chegou sem qualquer contratempo e, tendo terminado o seu trabalho, partiu
sair em seu retorno. No quarto dia de viagem, o calor do
o sol estava muito forte, ele saiu da estrada para descansar sob algum
árvores. Encontrou ao pé de uma grande nogueira uma fonte de águas claras
e água corrente. Ele desmontou, prendeu seu cavalo a um galho de
árvore, e sentou-se junto à fonte, depois de ter tirado da carteira
algumas de suas tâmaras e biscoitos. Quando ele terminou esta refeição frugal
ele lavou o rosto e as mãos na fonte.
Quando estava assim empregado, viu um enorme gênio, branco de raiva,
vindo em sua direção, com uma cimitarra na mão.
"Levante-se", ele gritou com uma voz terrível, "e deixe-me matá-lo como você fez.
matou meu filho!"
Ao pronunciar essas palavras, ele deu um grito assustador. O comerciante,
tão aterrorizado com o rosto hediondo do monstro quanto com sua
palavras, respondeu-lhe trêmulo: "Ah, bom senhor, o que posso ter feito
para você merecer a morte?"
"Eu vou matar você", repetiu o gênio, "como você matou meu filho."
“Mas”, disse o comerciante, “como posso ter matado seu filho?
conheço-o e nunca o vi."
"Quando você chegou aqui você não se sentou no chão?" perguntou o
gênio, "e você não tirou algumas tâmaras da sua carteira, e enquanto
comê-los você não jogou as pedras?"
"Sim", disse o comerciante, "certamente fiz isso."
"Então", disse o gênio, "eu lhe digo que você matou meu filho, pois enquanto
você estava jogando pedras, meu filho passou, e uma delas
atingiu-o no olho e o matou. Então eu vou matar você."
"Ah, senhor, me perdoe!" gritou o comerciante.
“Não terei piedade de você”, respondeu o gênio.
"Mas eu matei seu filho sem querer, então imploro que você poupe
minha vida."
"Não", disse o gênio, "vou matá-lo como você matou meu filho", e assim
dizendo, agarrou o comerciante pelo braço, jogou-o no chão e
ergueu o sabre para cortar sua cabeça.
O comerciante, protestando sua inocência, lamentou sua esposa e filhos,
e tentou lamentavelmente evitar seu destino. O gênio, com seu elevado
cimitarra, esperou até que ele terminasse, mas não foi nem um pouco tocado.
Scheherazade, neste momento, vendo que já era dia, e sabendo que
o Sultão levantava-se sempre muito cedo para assistir ao conselho, parava
falando.
"De fato, irmã", disse Dinarzade, "esta é uma história maravilhosa."
“O resto é ainda mais maravilhoso”, respondeu Scheherazade, “e você
diria isso, se o sultão me permitisse viver mais um dia, e
me daria permissão para contar a você na noite seguinte."
Schahriar, que ouvia Scheherazade com prazer, disse
para si mesmo: "Vou esperar até amanhã; sempre posso mandar matá-la
quando eu tiver ouvido o final de sua história."
Durante todo esse tempo, o grão-vizir esteve num terrível estado de ansiedade. Mas
ele ficou muito feliz quando viu o sultão entrar na câmara do conselho
sem dar a terrível ordem que esperava.
Na manhã seguinte, antes do amanhecer, Dinarzade disse à irmã:
"Querida irmã, se você está acordada, peço que continue com sua história."
O Sultão não esperou que Scherezade pedisse licença. "Terminar,"
disse ele, "a história do gênio e do comerciante. Estou curioso para
ouça o fim."
Então Scheherazade continuou a história. Isso acontecia todas as manhãs.
A Sultana contou uma história e o Sultão deixou-a viver para terminá-la.
Quando o comerciante viu que o gênio estava determinado a cortar seu
cabeça, ele disse: "Uma palavra mais, eu te imploro. Conceda-me um pouco
atraso; falta pouco tempo para ir para casa e convidar minha esposa e filhos
adeus, e fazer o meu testamento. Quando eu tiver feito isso eu voltarei
aqui, e você me matará."
"Mas", disse o gênio, "se eu lhe conceder o atraso que você pede, temo
que você não vai voltar."
"Dou-lhe minha palavra de honra", respondeu o comerciante, "de que irei
volte sem falhar."
"Quanto tempo você precisa?" perguntou o gênio.
“Peço-lhe um ano de graça”, respondeu o comerciante. "Eu prometo a você
que amanhã, doze meses, estarei esperando sob estas árvores para
me entregar a você."
Com isso o gênio o deixou perto da fonte e desapareceu.
O comerciante, recuperado do susto, montou em seu cavalo e
seguiu seu caminho.
Quando ele chegou em casa, sua esposa e filhos o receberam com o
maior alegria. Mas em vez de abraçá-los ele começou a chorar tanto
amargamente porque logo perceberam que algo terrível estava acontecendo.
"Diga-nos, peço-lhe", disse sua esposa, "o que aconteceu."
"Infelizmente!" respondeu o marido: "Tenho apenas um ano de vida."
Então ele contou-lhes o que havia acontecido entre ele e o gênio, e como
ele havia dado sua palavra de retornar no final de um ano para ser morto.
Quando ouviram esta triste notícia, ficaram desesperados e choraram muito.
No dia seguinte, o comerciante começou a resolver seus negócios e, antes de tudo,
para pagar suas dívidas. Ele deu presentes aos seus amigos e grandes esmolas para
os pobres. Ele libertou seus escravos e sustentou sua esposa e
crianças. O ano logo passou e ele foi obrigado a partir.
Quando ele tentou se despedir, foi dominado pela tristeza e
com dificuldade se afastou. Finalmente ele chegou ao local
onde ele viu o gênio pela primeira vez, no mesmo dia em que ele
nomeado. Ele desmontou e sentou-se à beira da fonte,
onde esperava o gênio em terrível suspense.
Enquanto ele esperava, um velho puxando uma corça veio em sua direção.
Eles se cumprimentaram e então o velho disse-lhe: "Posso perguntar,
irmão, o que o trouxe a este lugar deserto, onde há tantos
gênios do mal sobre? Para ver essas lindas árvores, seria de se imaginar
era habitado, mas é um lugar perigoso para parar por muito tempo."
O comerciante contou ao velho por que ele foi obrigado a ir até lá. Ele
ouviu com espanto.
"Este é um caso maravilhoso. Gostaria de ser uma testemunha de
sua entrevista com o gênio." Dizendo isso, ele sentou-se ao lado do comerciante.
Enquanto conversavam, outro velho apareceu, seguido por dois negros
cães. Ele os cumprimentou e perguntou o que estavam fazendo naquele lugar.
O velho que conduzia a corça contou-lhe a aventura do
comerciante e o gênio. O segundo velho mal tinha ouvido o
história do que ele também decidiu ficar lá para ver o que aconteceria. Ele
sentou-se ao lado dos outros e estava conversando, quando chegou um terceiro velho.
Ele perguntou por que o comerciante que estava com eles parecia tão triste. Eles contaram
contou-lhe a história, e ele também resolveu ver o que aconteceria entre o
gênio e o comerciante, então esperei com o resto.
Logo avistaram ao longe uma fumaça espessa, como uma nuvem de poeira.
Essa fumaça chegou cada vez mais perto e então, de repente, desapareceu,
e eles viram o gênio, que, sem falar com eles, aproximou-se do
comerciante, espada na mão, e, tomando-o pelo braço, disse: "Levante-se e
deixe-me matá-lo como você matou meu filho."
O comerciante e os três velhos começaram a chorar e a gemer.
Então o velho que liderava a corça se jogou aos pés do monstro
e disse: "Ó Príncipe dos Gênios, eu imploro que você controle sua fúria e
me escute. Vou contar-vos a minha história e a da traseira que
tenho comigo, e se você achar isso mais maravilhoso do que o do
comerciante que você está prestes a matar, espero que você acabe com
uma terça parte de sua punição?"
O gênio pensou por algum tempo e então disse: "Muito bem, concordo
para isso."