Primeira viagem As Mil e Uma Noites · Capítulo 8 de 9
Obra Menu

Primeira viagem

Primeira viagem

Eu havia herdado uma riqueza considerável de meus pais e, sendo jovem

e, tolo, a princípio desperdicei-o de forma imprudente em todo tipo de

prazer, mas atualmente, descobrindo que as riquezas rapidamente levam para

suas asas se fossem tão mal administradas quanto eu estava administrando as minhas, e

lembrando também que ser velho e pobre é realmente uma miséria, comecei a

lembre-se de como eu poderia tirar o melhor proveito do que ainda me restava.

Vendi todos os meus bens domésticos em leilão público e juntei-me a uma empresa

de mercadores que negociavam por mar, embarcando com eles em Balsora num

navio que havíamos equipado entre nós.

Partimos e seguimos em direção às Índias Orientais pelos persas.

Golfo, tendo a costa da Pérsia à nossa esquerda e à nossa direita

às margens da Arábia Félix. A princípio fiquei muito preocupado com o desconforto

movimento do navio, mas rapidamente recuperei minha saúde, e desde então

hora não foram mais atormentados pelo enjoo do mar.

De vez em quando desembarcávamos em diversas ilhas, onde vendíamos ou

trocamos nossas mercadorias, e um dia, quando o vento diminuiu repentinamente,

nos encontramos parados perto de uma pequena ilha como um verde

prado, que se elevava apenas ligeiramente acima da superfície da água. Nosso

as velas foram enroladas e o capitão deu permissão a todos que desejassem

pousar um pouco e se divertir. Eu estava entre eles, mas

quando depois de passearmos por algum tempo acendemos uma fogueira e nos sentamos

para saborear a refeição que havíamos trazido conosco, fomos surpreendidos por um

tremor repentino e violento da ilha, enquanto no mesmo momento

aqueles que ficaram no navio criaram um clamor convidando-nos a embarcar para

nossas vidas, já que o que tomávamos por uma ilha nada mais era do que o

costas de uma baleia adormecida. Aqueles que estavam mais próximos do barco atiraram

entraram nele, outros saltaram para o mar, mas antes que eu pudesse salvá-los

eu mesmo, a baleia mergulhou repentinamente nas profundezas do oceano, deixando

eu agarrado a um pedaço de madeira que havíamos trazido para fazer nossa

fogo. Enquanto isso, uma brisa soprou e, na confusão que

ocorreu a bordo de nosso navio para içar as velas e assumir aquelas

que estavam no barco e agarrados às laterais, ninguém sentiu minha falta e eu

ficou à mercê das ondas. Durante todo aquele dia eu flutuei e

para baixo, agora espancado deste jeito, agora daquilo, e quando a noite caiu eu me desesperei

para minha vida; mas, cansado e esgotado como estava, agarrei-me à minha frágil

apoio, e grande foi minha alegria quando a luz da manhã me mostrou que eu

havia flutuado contra uma ilha.

As falésias eram altas e íngremes, mas felizmente para mim algumas raízes de árvores

se projetavam em alguns lugares, e com a ajuda deles eu finalmente subi, e

Estendi-me na grama lá em cima, onde fiquei deitado, mais morto do que

vivo, até que o sol estivesse alto nos céus. Naquela época eu estava muito

fome, mas depois de alguma pesquisa encontrei algumas ervas comestíveis e um

fonte de água límpida e muito revigorado, parti para explorar o

ilha. Logo cheguei a uma grande planície onde um cavalo pastava

amarrado, e enquanto eu olhava para ele ouvi vozes falando

aparentemente subterrâneo, e em um momento apareceu um homem que me perguntou como

Cheguei à ilha. Contei-lhe minhas aventuras e ouvi em troca

que ele era um dos cavalariços de Mihrage, o rei da ilha, e

que todos os anos eles vinham alimentar os cavalos do seu mestre nesta planície.

Ele me levou para uma caverna onde seus companheiros estavam reunidos, e quando eu

tinha comido a comida que eles colocaram diante de mim, eles me mandaram pensar

tive sorte de tê-los encontrado quando o fiz, já que eles estavam voltando

ao seu mestre amanhã, e sem a ajuda deles eu certamente poderia

nunca encontrei o caminho para a parte habitada da ilha.

Na manhã seguinte partimos de acordo com isso, e quando chegamos ao

capital fui graciosamente recebido pelo rei, a quem relacionei a minha

aventuras, nas quais ele ordenou que eu fosse bem cuidado e

fornecido com as coisas que eu precisava. Sendo um comerciante eu procurei

homens da minha profissão, e particularmente aqueles que vieram de países estrangeiros

países, pois assim esperava ouvir notícias de Bagdá e encontrar

algum meio de retornar para lá, pois a capital estava situada em

à beira-mar e visitado por navios de todas as partes do mundo. Em

entretanto ouvi muitas coisas curiosas e respondi muitas perguntas

respeito ao meu próprio país, pois conversei de bom grado com todos os que vieram para

eu. Também para passar o tempo de espera explorei uma pequena ilha

chamado Cassel, que pertencia ao Rei Mihrage, e que deveria

ser habitado por um espírito chamado Deggial. Na verdade, os marinheiros me garantiram

que muitas vezes à noite se ouvia nele o toque de timbales.

Porém, não vi nada de estranho em minha viagem, salvando alguns peixes que

tinham duzentos côvados de comprimento, mas felizmente estavam mais temerosos

de nós do que nós éramos deles, e fugimos de nós se apenas atacássemos

sobre uma tábua para assustá-los. Outros peixes havia apenas um côvado

longo que tinha cabeças como corujas.

Um dia depois do meu regresso, ao descer ao cais, vi um navio que

tinha acabado de lançar âncora e estava descarregando sua carga, enquanto o

os comerciantes a quem pertencia estavam ocupados orientando sua remoção

para seus armazéns. Aproximando-me, notei que meu próprio

nome estava marcado em alguns dos pacotes, e depois de cuidadosamente

examinei-os, tive certeza de que eram de fato aqueles que eu havia colocado

a bordo do nosso navio em Balsora. Reconheci então o capitão do

navio, mas como eu tinha certeza de que ele acreditava que eu estava morto, subi

para ele e perguntei quem era o dono dos pacotes que eu estava vendo.

"Havia a bordo do meu navio", respondeu ele, "um comerciante de Bagdá chamado

Sindbad. Um dia, ele e vários dos meus outros passageiros desembarcaram

o que supúnhamos ser uma ilha, mas que era realmente uma enorme

baleia flutuando adormecida sobre as ondas. Assim que se sentiu

devolveu o calor do fogo que havia sido aceso, do que mergulhou

as profundezas do mar. Várias das pessoas que estavam lá morreram

nas águas e, entre outros, este infeliz Sindbad. Esta mercadoria

é dele, mas resolvi descartá-lo em benefício de seu

família se algum dia eu tiver a oportunidade de encontrá-los."

"Capitão", disse eu, "sou aquele Sindbad que você acredita estar morto, e

estes são meus bens!"

Quando o capitão ouviu estas palavras, gritou de espanto:

"Lackaday! e para onde vai o mundo? Nestes dias não há

um homem honesto para ser encontrado. Eu não vi com meus próprios olhos Sindbad

afogar-se, e agora você tem a audácia de me dizer que você é ele! eu

deveria ter considerado você um homem justo e, ainda assim, por uma questão de

obtendo aquilo que não lhe pertence, você está pronto para inventar

essa horrível falsidade."

“Tenha paciência e faça-me o favor de ouvir minha história”, eu disse.

"Fale então", respondeu o capitão, "estou totalmente atento."

Então contei-lhe sobre minha fuga e sobre meu feliz encontro com o príncipe do rei.

cavalariços, e como fui gentilmente recebido no palácio. Muito em breve eu

comecei a ver que eu havia causado alguma impressão nele, e depois do

chegada de alguns dos outros comerciantes, que demonstraram grande alegria ao mesmo tempo

mais ao me ver vivo, declarou que também me reconheceu.

Atirando-se em meu pescoço, ele exclamou: "Louvado seja o céu por você

escaparam de um perigo tão grande. Quanto aos seus bens, peço que você leve

e descarte-os como quiser." Agradeci e elogiei

sua honestidade, implorando-lhe que aceitasse vários fardos de mercadorias em

sinal da minha gratidão, mas ele não aceitou nada. Dos mais escolhidos

meus bens, preparei um presente para o rei Mihrage, que a princípio estava

espantado, sabendo que havia perdido tudo de mim. No entanto, quando eu tive

expliquei a ele como meus fardos foram milagrosamente devolvidos para mim, ele

aceitou graciosamente meus presentes e, em troca, deu-me muitas coisas valiosas

coisas. Então me despedi dele e troquei minha mercadoria por

madeira de sândalo e aloés, cânfora, noz-moscada, cravo, pimenta e gengibre, eu

embarcaram no mesmo navio e negociaram com tanto sucesso em nossos

viagem de volta para casa que cheguei a Balsora com cerca de cem

mil lantejoulas. Minha família me recebeu com tanta alegria quanto eu

ao vê-los mais uma vez. Comprei terras e escravos e construí uma

grande casa na qual resolvi viver feliz, e no gozo

de todos os prazeres da vida para esquecer meus sofrimentos passados.

Aqui Sindbad fez uma pausa e ordenou aos músicos que tocassem novamente, enquanto

a festa continuou até a noite. Quando chegou a hora do

porteiro para partir, Sindbad deu-lhe uma bolsa contendo cem

lantejoulas, dizendo: "Pegue isso, Hindbad, e vá para casa, mas amanhã venha

novamente e você ouvirá mais sobre minhas aventuras."

O porteiro retirou-se bastante emocionado com tanta generosidade, e você pode

imagine que ele foi bem recebido em casa, onde sua esposa e filhos

agradeceu às estrelas da sorte por ter encontrado tal benfeitor.

No dia seguinte, Hindbad, vestido com suas melhores roupas, retornou à casa do viajante.

casa e foi recebido de braços abertos. Assim que todos os convidados

chegaram, o banquete começou como antes, e quando eles festejaram longa e

alegremente, Sindbad dirigiu-se a eles assim:

"Meus amigos, imploro que me deem atenção enquanto eu me relaciono

as aventuras da minha segunda viagem, que você encontrará ainda mais

surpreendente que o primeiro."

1/1
Menu

Fazer anotação