VII. Esboço da história marroquina No Marrocos · Capítulo 8 de 11
Obra Menu

VII. Esboço da história marroquina

VII. Esboço da história marroquina

NOTA. Nos capítulos sobre a história e a arte marroquinas, procurei traçar um esboço breve e superficial de um tema vasto e confuso. Em atenuação desta tentativa sumária, apresso-me a explicar que seu principal mérito é a falta de originalidade.

Os fatos foram extraídos sobretudo dos livros mencionados na breve bibliografia ao fim do volume; além disso, devo profundamente as informações recebidas no próprio local ao grupo de notáveis especialistas ligados à administração francesa e aos cultos e cordiais funcionários franceses, militares e civis, que, em cada etapa de minha rápida viagem, fizeram o possível para responder às minhas perguntas e abrir meus olhos.

I

Os berberes

No mais breve exame do passado marroquino, deve-se levar em conta, antes de tudo, o fator que, desde o começo dos acontecimentos registrados, condicionou toda a história do norte da África: a existência, do Saara ao Mediterrâneo, de uma misteriosa e irredutível raça indígena com a qual todo domínio estrangeiro sucessivo, de Cartago à França, teve de contar e que assimilou apenas imperfeita e parcialmente a língua, a religião e a cultura que sucessivas civilizações tentaram impor-lhe.

Essa raça, a raça dos berberes, nunca se tornou verdadeiramente islâmica, dizem-nos os exploradores modernos, assim como nunca se tornou realmente fenícia, romana ou vândala. Impôs seus hábitos enquanto parecia adotar os de seus invasores e representou perpetuamente, fora do círculo islâmico e hispano-árabe do Makhzen, o vasto e inquietante elemento das tribos dissidentes, rebeldes e insubmissas do Blad-es-Siba.

Quem eram essas tribos indígenas com as quais os fenícios, ao fundarem suas primeiras feitorias nas costas norte e oeste da África, trocavam tecidos, cerâmicas e armas por marfim, penas de avestruz e escravos?

Os historiadores confessam francamente que não sabem. Toda espécie de obstáculo material dificultou até agora o estudo das origens berberes; mas parece claro que, desde os primeiros tempos históricos, constituíam uma raça misturada, e o etnólogo que tenta defini-los enfrenta o mesmo problema que enfrentaria o historiador da América moderna ao procurar uma definição racial para um “americano”. Durante séculos, durante eras, o norte da África foi aquilo que a América é hoje: o entreposto do mundo. Quando finalmente ocorreu aos exploradores que os nativos do norte da África não eram todos árabes ou mouros, eles ficaram perplexos diante das muitas perspectivas de tudo o que eram ou poderiam ser: tão numerosos e emaranhados eram os fios que conduziam até eles, tão entretecida estava sua cultura pré-islâmica com fragmentos gastos de sociedades mais antigas e ricas.

M. Saladin, em seu “Manuel d’Architecture Musulmane”, depois de tentar deslindar as influências que contribuíram para formar a mesquita de Kairouan, as muralhas de Marrakech e as Medersas de Fez, influências que o conduzem às cabanas de ramos da Caldeia, às muralhas da Babilônia e aos bordados do Egito copta, resume com certo desalento o resultado: “Os principais elementos fornecidos à arte muçulmana pelos estilos que a precederam podem ser enumerados da seguinte maneira: da Índia, a ornamentação floral; da Pérsia, os princípios estruturais dos aquemênidas e a abóbada sassânida. A Mesopotâmia fornece um sistema de abóbadas, a ornamentação incisa e as proporções; os coptas, os detalhes ornamentais em geral; o Egito, a massa e as extensas superfícies contínuas de paredes; a Espanha, a construção e a ornamentação romano-ibérica; a África, os detalhes decorativos e as tradições romano-berberes, com influências bizantinas na Pérsia; a Ásia Menor, uma mistura de características bizantinas e persas.”

O que ocorre com a arte do norte da África ocorre também com sua população supostamente indígena. Os dialetos berberes estendem-se do deserto líbio ao Senegal. Sua língua era provavelmente aparentada ao copta, por sua vez relacionado ao egípcio antigo e aos dialetos não semíticos da Abissínia e da Núbia. Contudo, os filólogos descobriram o que parece ser um elo remoto entre as línguas berberes e semíticas, e os chleuhs do Draa e do Souss, com seus corpos altos e esbeltos de aspecto egípcio e narizes aduncos, podem ter uma parcela de sangue semítico. M. Augustin Bernard, ao falar dos nativos do norte da África, termina numa nota muito semelhante à de M. Saladin ao tratar da arte muçulmana: “Em seu sangue encontram-se os sedimentos de muitas raças: fenícia, púnica, egípcia e árabe.”

Não eram, como os árabes, inteiramente nômades; mas a tenda, o rebanho e a tribo sempre fizeram parte de sua concepção da vida. M. Augustin Bernard observou que, no norte da África, os hábitos sedentários e nômades não implicam uma diferença permanente, mas uma diferença temporária de situação e oportunidade. Os berberes sedentários tornam-se nômades em certas condições; e, desde os primeiros tempos, os berberes nômades invasores tendiam a se tornar sedentários quando alcançavam as ricas planícies ao norte do Atlas. Mas, quando construíam cidades, faziam-no como seus ancestrais e vizinhos armavam tendas; e as destruíam ou abandonavam com a mesma facilidade com que seus antepassados do deserto arrumavam as bolsas dos camelos e partiam em busca de novas pastagens. Por toda parte, atrás das muralhas eriçadas e das torres presas às rochas do antigo Marrocos, esconde-se o espírito espectral da instabilidade. Cada novo sultão constrói uma casa nova para si e deixa os palácios de seus predecessores caírem em ruínas; e o que ocorre com o sultão ocorre também com seus vassalos e funcionários. A mudança é a regra nesta civilização aparentemente imutável, onde “nada pode permanecer, salvo a Mutabilidade”.

II

Fenícios, romanos e vândalos

Muito ao sul do Anti-Atlas, nos desertos amarelos que conduzem a Timbuctoo, vivem os selvagens Touaregs, os Homens Velados do sul, que cavalgam para a guerra com o rosto coberto por máscaras de linho.

Esses Homens Velados são berberes; mas seu alfabeto é composto de caracteres líbios, estreitamente relacionados aos sinais gravados em certos vasos do vale do Nilo que provavelmente têm seis mil anos. Além disso, entre as imagens talhadas nas rochas do deserto africano encontra-se a figura de Amon de Tebas, coroado pelo disco solar entre serpentes; e a antiga religião berbere, com seu culto ao sol e aos animais, possui muitos pontos de semelhança com as crenças egípcias. Tudo isso implica contatos comerciais muito abaixo do horizonte da história e obscuras idas e vindas de multidões inquietas através de distâncias inacreditáveis, muito antes que os fenícios estabelecessem seus primeiros postos comerciais na costa norte-africana, por volta de 1200 a.C.

Quinhentos anos antes de Cristo, Cartago enviou um de seus almirantes numa viagem de colonização para além das Colunas de Hércules. Hannon partiu com sessenta galés de cinquenta remos, transportando trinta mil pessoas. Algumas se estabeleceram em Mehedyia, na foz do Sebou, onde foram encontrados vestígios fenícios; e aparentemente a exploração avançou até a costa da Guiné, pois a inscrição que a registra relata que Hannon contemplou elefantes, homens peludos e “selvagens chamados gorilas”. De qualquer modo, Cartago fundou colônias permanentes em Melilla, Larache, Sale e Casablanca.

Depois vieram os romanos, que deram continuidade aos negócios, estabeleceram um de seus protetorados fáceis e tolerantes sobre a “Mauritânia Tingitana”[23] e construíram um importante posto militar avançado, Volubilis, no Zerhoun, que uma série de fortificações menores provavelmente ligava a Sale, na costa ocidental, protegendo assim a província romana contra os berberes não conquistados do sul.

A Mauritânia Tingitana era um dos numerosos celeiros africanos de Roma. Também fornecia aos exércitos imperiais sua célebre cavalaria africana; e entre os produtos menores de exportação estavam galinhas-d’angola, caracóis, mel, eufórbia, animais selvagens, cavalos e pérolas. O domínio romano terminava na linha traçada entre Volubilis e Sale. Não havia interesse em avançar mais para o sul, pois o comércio de marfim e escravos com o Sudão era realizado por Trípoli. Mas o espírito empreendedor nunca adormeceu naquela raça, e Plínio registra a viagem de um general romano, Suetônio Paulino, que parece ter atravessado o Atlas, provavelmente pela passagem de Tizi-n-Telremt, ainda hoje tão cercada de dificuldades que o acesso terrestre ao Souss continuará sendo uma tarefa árdua até que o caminho por Imintanout se torne seguro para os viajantes europeus.

Os vândalos varreram os romanos no século V. O Baixo Império restaurou um breve período de civilização; mas sua autoridade finalmente se reduziu ao domínio semilendário do conde Juliano, encerrado dentro das muralhas de Ceuta. Então a Europa desapareceu das costas africanas; e, embora o cristianismo persistisse aqui e ali em vagas colônias donatistas e nos nomes de bispados romanos, seu último e frágil domínio caiu, no século VIII, diante do grito irresistível: “Não há Deus senão Alá!”

III

A conquista árabe

Diz-se que a primeira invasão árabe do Marrocos alcançou a costa atlântica; mas não deixou vestígios duradouros, e a verdadeira islamização da Barbaria só ocorreu perto do fim do século VIII, quando um descendente de Ali, expulso da Mesopotâmia pelo Califado, chegou às montanhas acima de Volubilis e ali fundou um império. Os berberes, embora indiferentes em questões religiosas, sempre tenderam, por espírito de independência, à heresia e ao cisma. Sob o domínio da Roma cristã, haviam sido donatistas, como diz M. Bernard, “por oposição ao Império”; e assim, por oposição ao Califado, abraçaram a causa de um cismático muçulmano depois de outro. Seus grandes movimentos populares sempre tiveram uma base religiosa, ou talvez fosse mais verdadeiro dizer um pretexto religioso; pois foram, na realidade, a revolta parcialmente moral e parcialmente invejosa de tribos guerreiras famintas e ascéticas contra a opulência e a corrupção das “cidades da planície”.

Idriss I tornou-se o primeiro santo nacional e governante do Marrocos. Seu domínio estendeu-se por todo o norte do país, e seu filho, Idriss II, atacando uma tribo berbere às margens do Oued Fez, derrotou-a, tomou seu oásis e fundou a cidade de Fez. Para lá vieram refugiados cismáticos de Kairouan e mouros da Andaluzia. O Império Islâmico do Marrocos estava fundado, e Idriss II tornou-se o ancestral lendário de todos os governantes posteriores.

O domínio idríssida é um tumulto de lutas obscuras entre grupos de partidários que se desfaziam rapidamente. Suas principais características são: a fundação de Moulay Idriss e Fez e a construção das mesquitas de El Andalous e Kairouiyin, em Fez, para os dois grupos de refugiados vindos da Tunísia e da Espanha. Enquanto isso, o Califado de Córdoba alcançara o auge do poder, ao passo que o dos fatímidas se estendia do Nilo ao Marrocos ocidental; e o pequeno império idríssida, pulverizado sob a força dessas potências em expansão, tornou-se novamente poeira de tribos desintegradas.

Somente no século XI essa poeira tornou a se aglomerar. Duas tribos árabes do deserto do Hedjaz, subitamente impelidas para oeste pelos fatímidas, entraram no Marrocos, não com uma pequena expedição militar, como os árabes haviam feito até então, mas com uma horda de emigrantes calculada em até duzentas mil famílias; e essa primeira expedição colonizadora foi, sem dúvida, seguida por outras.

Para fortalecer seu domínio no Marrocos, os colonos árabes envolveram-se nas disputas dinásticas dos berberes. Inauguraram um período de devastação geral que destruiu a pouca prosperidade que sobrevivera ao desmembramento do domínio idríssida, e muitas tribos berberes refugiaram-se nas montanhas; outras, porém, permaneceram e se fundiram aos invasores, reorganizando-se em novas tribos de sangue misto berbere e árabe. Essa invasão foi quase puramente destrutiva; assinala um dos períodos mais desoladores na marcha do “Império dissipador” do Moghreb.

IV

Almorávidas e almóadas

Enquanto os árabes hilalianos conquistavam e destruíam o norte do Marrocos, outra invasão, mais fecunda, avançava sobre o país a partir do sul. Os almorávidas, uma das tribos dos Homens Velados do sul, impelidos pela costumeira mistura de zelo religioso e desejo de pilhagem, partiram para invadir os ricos reinos negros ao norte do Saara. Dali atravessaram o Atlas sob seu grande chefe, Youssef-ben-Tachfin, e fundaram a cidade de Marrakech em 1062. De Marrakech avançaram contra a Fez idríssida e o vale do Moulouya. Fez levantou-se contra os conquistadores, e Youssef mandou matar todos os habitantes do sexo masculino. Em 1084, era senhor de Tangier e do Rif, e seu domínio estendia-se para oeste até Tlemcen, Oran e, finalmente, Argel.

Sua ambição levou-o através do estreito para a Espanha, onde conquistou um príncipe muçulmano depois de outro e destruiu a luxuosa civilização da Andaluzia mourisca. Em 1086, em Zallarca, Youssef enfrentou Afonso VI de Castela e Leão. O exército almorávida era uma estranha turba de árabes, berberes, negros, tribos selvagens do Saara e mercenários cristãos. Derrotaram as forças espanholas, e Youssef deixou a seus sucessores um império que se estendia do Ebro ao Senegal e da costa atlântica da África às fronteiras da Tunísia. Mas o império desfez-se sob a própria extensão, deixando poucos registros de sua breve e tempestuosa existência. Enquanto Youssef derrotava as forças da cristandade em Zallarca, na Espanha, outra tribo cismática de seu próprio povo separava Marrakech e o sul de seu domínio.

O chefe da nova invasão era um Mahdi, um dos numerosos Salvadores do Mundo que espalharam morte e destruição pelo Islã. Chamava-se Ibn-Toumert e viajara pelo Egito, Síria e Espanha, além de fazer a peregrinação a Meca. Pregando a doutrina de um monoteísmo purificado, chamou seus seguidores de almóadas, ou unitários, para distingui-los dos politeístas almorávidas, cujas heresias denunciava. Fortificou a cidade de Tinmel, no Souss, e ali construiu uma mesquita cujas ruínas ainda existem. Ao morrer, em 1128, designou como sucessor Abd-el-Moumen, filho de um oleiro e seu discípulo.

Abd-el-Moumen prosseguiu a campanha contra os almorávidas. Combateu-os não apenas no Marrocos, mas também na Espanha, tomando Cádiz, Córdoba e Granada, assim como Tlemcen e Fez. Em 1152, seu domínio africano estendia-se de Trípoli ao Souss, e ele formara um exército disciplinado no qual mercenários cristãos da França e da Espanha combatiam lado a lado com berberes e sudaneses. Esse grande capitão foi também um grande administrador, e sob seu governo a África foi levantada topograficamente do Souss a Barka, o país foi policiado, a agricultura protegida, e as caravanas viajaram em segurança pelas rotas comerciais.

Abd-el-Moumen morreu em 1163 e foi sucedido pelo filho, que, embora sofresse reveses na Espanha, também foi um grande governante. Morreu em 1184, e seu filho, Yacoub-el-Mansour, vingou o insucesso do pai na Espanha com a grande vitória de Alarcos e a conquista de Madri. Yacoub-el-Mansour foi o maior dos sultões marroquinos. Sua fama alcançou tamanha extensão que o ilustre Saladino lhe enviou presentes e pediu o auxílio de sua frota. Foi construtor, além de guerreiro, e o período mais nobre da arte árabe no Marrocos e na Espanha coincide com seu reinado.

Depois de sua morte, o império almóada seguiu a curva descendente à qual todo domínio oriental parece condenado. Na Espanha, as forças berberes foram derrotadas na grande vitória cristã de Las Navas de Tolosa; e, no próprio Marrocos, os primeiros movimentos dos Beni-Merins, uma nova tribo vinda do Saara, preparavam o caminho para uma nova dinastia.

V

Os merínidas

Os Beni-Merins, ou merínidas, eram nômades que percorriam o deserto entre Biskra e o Tafilelt. Não foi um levante religioso que os impeliu à conquista do Marrocos. Os desmoralizados almóadas chamaram-nos como mercenários para defender seu império em ruínas; e os merínidas vieram, expulsaram os almóadas e tomaram seu lugar.

Conquistaram Fez, Meknez, Sale, Rabat e Sidjilmassa, no Tafilelt; e seu segundo sultão, Abou-Youssef, construiu a Nova Fez, Eldjid, na elevação acima da antiga cidade idríssida. Os merínidas renovaram a luta contra o sultão de Tlemcen e tornaram a levar a Guerra Santa à Espanha. O conflito com Tlemcen foi longo e malsucedido, e um dos sultões merínidas morreu assassinado sob suas muralhas. No século XIV, o sultão Abou Hassan tentou reunir os fragmentos dispersos do império almóada. Tlemcen foi finalmente tomada e toda a Argélia anexada. Mas, na planície de Kairouan, na Tunísia, Abou Hassan foi derrotado pelos árabes. Enquanto isso, um de seus irmãos liderara uma revolta no Marrocos, e os príncipes de Tlemcen reconquistaram seu antigo reino. Constantine e Bougie rebelaram-se por sua vez, e o reino de Abou Hassan desapareceu como uma miragem. Seus sucessores lutaram em vão para controlar os vassalos no Marrocos e conservar as possessões além de suas fronteiras. Antes do fim do século XIV, o Marrocos inteiro era um caos de tribos antagônicas, que não reconheciam lealdade alguma nem obedeciam a leis. Os últimos merínidas, divididos, enfraquecidos e presos a tratados humilhantes com a Espanha cristã, mantiveram uma aparência de soberania em Fez e Marrakech, em guerra uns com os outros e com seus vizinhos; e a Espanha e Portugal aproveitaram esse momento de dissolução interna para expulsá-los da Espanha e levar a guerra ao próprio Marrocos.

A passagem breve e tempestuosa dos Beni-Merins mal parece deixar espaço para o desenvolvimento de qualidades mais humanas; contudo, o florescimento da arte e da cultura marroquinas coincidiu com aqueles anos tumultuosos, e foi sob os sultões merínidas que Fez se tornou o centro do saber e da indústria do Marrocos, uma espécie de Oxford com Birmingham anexada.

VI

Os saadianos

Enquanto isso, por trás de toda a agitação berbere, prosseguia uma obra secreta de propaganda religiosa. O elemento árabe fora esmagado, mas não extirpado. Os berberes grosseiros, idólatras e amantes da riqueza aparentemente dominavam; porém, sempre que ocorria uma nova revolta ou invasão, ela se baseava no descontentamento religioso perpetuamente atiçado por agentes maometanos. O anseio por um Mahdi, um Salvador, o desejo de purificação combinado com uma oportunidade de assassinar e saquear, sempre oferecia uma abertura imediata ao apóstolo muçulmano; e a queda dos merínidas resultou de uma longa série de movimentos religiosos aos quais a invasão europeia proporcionou um objetivo e um grito de guerra.

Os saadianos eram árabes xerifianos, recém-chegados da Arábia, para os quais o paganismo berbere e permissivo era abominável. Pregaram o retorno à fé de Maomé e proclamaram a Guerra Santa contra os odiados portugueses, que haviam estabelecido postos fortificados ao longo de toda a costa ocidental do Marrocos.

É um erro supor que o ódio ao cristão sempre tenha existido entre os muçulmanos do norte da África. As primeiras dinastias, sobretudo os grandes sultões almóadas, mantinham relações amistosas com as potências católicas da Europa, e, no século XIII, um tratado assegurava aos cristãos na África plena liberdade religiosa, excetuando apenas o direito de pregar sua doutrina em lugares públicos. Houve uma diocese católica em Fez e, mais tarde, em Marrakech, sob Gregório IX, e existe uma carta do papa agradecendo ao “Miromilan”, o Emir El Moumenin, sua bondade para com o bispo e os frades que viviam em seus domínios. Outro bispo foi recomendado por Inocêncio IV ao sultão do Marrocos; o papa chegou a pedir que certas fortalezas fossem concedidas aos cristãos no Marrocos como lugares de refúgio em tempos de agitação. Mas a melhor prova das relações amistosas entre cristãos e infiéis é o fato de que os exércitos cristãos que ajudaram os sultões do Marrocos a derrotar a Espanha e subjugar a Argélia e a Tunísia não eram compostos de “renegados” ou cativos, como geralmente se supõe, mas de mercenários cristãos franceses e ingleses, comandados por cavaleiros e nobres, que combatiam pelo sultão do Marrocos exatamente como teriam combatido pelo duque da Borgonha, pelo conde de Flandres ou por qualquer outro príncipe que oferecesse alto pagamento e a esperança de ricos despojos. Quem leu “Villehardouin” e “Joinville” admitirá que não há muito a escolher entre os motivos que animavam esses nobres aventureiros e os que levaram os cruzados a saquear Constantinopla “a caminho” do Santo Sepulcro. Naqueles tempos, a guerra era considerada uma forma lucrativa e legítima de negócios, exatamente como quando os primeiros heróis partiram para tomar a rica cidade de ladrões de Troia.

Os berberes nunca foram fanáticos religiosos, e o visconde de Foucauld, ao realizar sua grande viagem de exploração pelo Atlas em 1883, observou que o antagonismo ao estrangeiro era sempre causado pelo medo da espionagem militar e nunca por motivos religiosos. Isso se aplica igualmente aos berberes do século XVI, quando se pregou a Guerra Santa contra a Espanha e Portugal católicos. A verdadeira causa do súbito ódio mortal ao estrangeiro era dupla. Os espanhóis eram detestados pela crueldade feroz com que haviam expulsado os mouros da Espanha sob Fernando e Isabel; os portugueses, pela arrogância e brutalidade de seus colonos militares nas feitorias fortificadas da costa ocidental. E ambos eram temidos como possíveis conquistadores e senhores.

Havia ainda um terceiro incentivo: os marroquinos, que negociavam escravos negros para o mercado europeu, haviam descoberto o valor dos escravos brancos nos mercados muçulmanos. O sultão possuía sua frota, e cada cidade costeira, seus poderosos navios piratas; e de ninhos de corsários como Sale e Tangier os saqueadores continuaram, até bem avançada a primeira metade do século XIX, a capturar navios europeus e levar seus passageiros aos mercados de escravos de Fez e Marrakech.[24] As misérias suportadas por esses cativos, descritas de maneira tão pungente nas viagens de John Windus e no “Naufrage du Brick Sophie”, de Charles Cochelet,[25] mostram quão selvagem se tornara o sentimento contra o estrangeiro.

Com o advento das dinastias xerifianas, que coincidiu com essa reforma religiosa e foi, na verdade, produzido por ela, o Marrocos tornou-se um país fechado, tão ferozmente protegido contra a penetração europeia quanto o Japão. Separados das influências civilizadoras, os muçulmanos isolaram-se num fanatismo solitário, muito mais racial que religioso, e a história do país, da queda dos merínidas até a anexação francesa, é sobretudo uma narrativa monótona de guerras tribais.

O movimento religioso do século XVI foi conduzido e alimentado por fanáticos vindos do Saara. Um deles tomou Rabat e Azemmour e pregou a Guerra Santa; outros “feudos”, como M. Augustin Bernard os denominou acertadamente, foram fundados em Tameslout, Ilegh e Tamgrout. Os túmulos dos marabouts que lideraram essas revoltas estão dispersos por toda a costa ocidental e ainda são objetos de veneração popular. O culto heterodoxo aos santos que caracteriza o islamismo marroquino e é celebrado pelas incontáveis koubbas brancas espalhadas pelo país desenvolveu-se principalmente na época do renascimento religioso sob a dinastia saadiana, e quase todos os “Moulays” e “Sidis” venerados entre Tangier e o Atlas foram monges guerreiros que saíam de suas Zaouias fortificadas para expulsar os cristãos da África.

Os saadianos provavelmente se sentiam um tanto embaraçados por esses fanáticos, que consideravam úteis contra os merínidas, mas incômodos quando se tratava de seus próprios planos. Eram príncipes ambiciosos e amantes do luxo, que invadiram o rico reino do Sudão, conquistaram o sultão de Timbuctoo e regressaram carregados de escravos e ouro para embelezar Marrakech e dissipar seus tesouros nas habituais orgias desmoralizadoras. Seus requintados túmulos em Marrakech celebram em linguagem cortesã as virtudes sobre-humanas de uma série de governantes cujas devassidões e vícios geralmente eram interrompidos por assassinatos. Finalmente, outra tribo montanhesa, austera e fanática, desceu sobre eles, exterminou-os e passou a governar em seu lugar.

VII

Os hassanianos

Os novos governantes vieram do Tafilelt, que sempre foi uma região problemática do Marrocos. Os dois primeiros sultões hassanianos foram os habituais chefes tribais dispostos a aproveitar a má administração saadiana para saquear e conquistar. Mas o terceiro foi o grande Moulay-Ismael, cuja longa e triunfante história de governo, de 1672 a 1727, já foi contada no capítulo sobre Meknez. Esse velho selvagem e esclarecido tornou a extrair ordem da anarquia e deixou, ao morrer, um império organizado e administrado, assim como uma descendência de setecentos filhos e incontáveis filhas.[26]

O império desfez-se como de costume, e não menos depressa que de costume, sob seus sucessores; e, de sua morte até que a mão firme do general Lyautey assumisse a direção dos negócios, o domínio hassaniano no Marrocos pouco mais foi que um tumulto de ambições incoerentes. Os sucessores de Moulay-Ismael herdaram sua sede de sangue e sua paixão pelo domínio, mas não sua capacidade de governar. Em 1757, Sidi-Mohammed, um de seus filhos, tentou pôr ordem no reino e expulsou do Marrocos os últimos portugueses; mas, sob seus sucessores, o país permaneceu isolado e estagnado, fazendo esforços espasmódicos para defender-se dos avanços da influência europeia, enquanto seus governantes desperdiçavam energia numa política de duplicidade e dissimulação. No começo do século XIX, as potências europeias obrigaram o governo a suprimir a pirataria e o comércio de escravos cristãos; e, em 1830, a conquista francesa da Argélia derrubou a muralha de isolamento atrás da qual o país apodrecia, colocando uma potência europeia numa de suas fronteiras.

A princípio, a conquista da Argélia tendeu a criar um elo entre a França e o Marrocos. O dei de Argel era turco e, portanto, inimigo hereditário; e o Marrocos estava disposto a favorecer a potência que destruíra o domínio turco num país vizinho. Mas o sultão não conseguiu resistir à tentativa de aproveitar a perturbação geral para tomar Tlemcen e promover insurreições na Argélia ocidental; e logo o Marrocos estava envolvido numa Guerra Santa contra a França. Abd-el-Kader, o sultão da Argélia, refugiara-se no Marrocos e, como o sultão marroquino lhe fornecera mantimentos e munições, a França enviou uma advertência oficial. Ao mesmo tempo, o marechal Bugeaud desembarcou em Mers-el-Kebir e convidou o Makhzen a discutir a situação. A proposta foi aceita, e o general Bedeau e o caid El Guennaoui encontraram-se num espaço aberto. Atrás deles estavam dispostas as respectivas tropas, e quase imediatamente depois da troca das primeiras saudações o caid declarou encerradas as negociações. As tropas francesas retiraram-se então para a costa, mas durante a retirada foram atacadas pelos marroquinos. Isso pôs fim às negociações pacíficas, e Tangier foi sitiada e tomada. No mês de agosto seguinte, Bugeaud trouxe suas tropas de Oudjda pelo desfiladeiro que conduz da Argélia ocidental e derrotou os marroquinos. Queria avançar sobre Fez, mas a política internacional interferiu e não lhe permitiram executar seus planos. A Inglaterra via desfavoravelmente a penetração francesa no Marrocos, e tornou-se necessário concluir imediatamente a paz, para provar que a França não tinha ambições territoriais a oeste de Oudjda.

Enquanto isso, um grande sultão tornaria a surgir no país. Moulay-el-Hassan, que governou de 1873 a 1894, foi um administrador capaz e enérgico. Reuniu os fragmentos de seu império, afirmou sua autoridade em Fez e Marrakech e combateu as tribos rebeldes do oeste. Em 1877, pediu ao governo francês que lhe enviasse uma missão militar permanente para auxiliar na organização de seu exército. Planejou uma expedição ao Souss, mas a falta de alimento e água na região selvagem atravessada pelo exército causou os sofrimentos mais cruéis. Moulay-el-Hassan mandou provisões por mar, mas o tempo estava tempestuoso demais para permitir o desembarque na costa atlântica exposta; e o sultão, que nunca vira o mar, ficou tão surpreso e indignado quanto Canuto ao descobrir que as ondas não lhe obedeciam.

Seu filho Abd-el-Aziz tinha apenas treze anos quando o sucedeu no trono. Durante seis anos, permaneceu sob a tutela de Ba-Ahmed, o vizir negro de Moulay-el-Hassan, que construiu o palácio encantado da Bahia em Marrakech, com sua misteriosa porta verde-pálida fechada a cadeado, que descia para os cofres secretos onde o tesouro estava oculto. Quando o todo-poderoso Ba-Ahmed morreu, o jovem sultão tinha dezenove anos. Era inteligente, encantador e apreciava a companhia dos europeus; mas era indiferente às questões religiosas e ainda mais aos assuntos militares, ficando assim duplamente à mercê da desconfiança nativa e das intrigas europeias.

Algumas tentativas desajeitadas de reforma fiscal e uma inclinação excessiva para hábitos e companhias europeus despertaram a animosidade do povo e do partido conservador das classes superiores. O irmão mais velho do sultão, que fora preterido em seu favor, conspirava contra ele; o habitual Pretendente Xerifiano incitava as tribos facciosas nas montanhas; e as potências europeias tentavam, em meio à confusão de um país sem governo, afirmar suas respectivas supremacias.

A condição desmoralizada do país justificava essas tentativas e tornava inevitável a interferência europeia. Mas as potências observavam-se com ciúme, e a Alemanha, que já cobiçava os recursos agrícolas certos e a suposta riqueza mineral do Marrocos, estava acima de tudo decidida a impedir o estabelecimento de um protetorado francês.

Em 1908, outro filho de Moulay-Hassan, Abd-el-Hafid, foi proclamado sultão pela facção islâmica reacionária, que acusava Abd-el-Aziz de ter vendido o país aos cristãos. Abd-el-Aziz foi derrotado numa batalha perto de Marrakech e retirou-se para Tangier, onde ainda vive numa pompa inútil. Abd-el-Hafid, proclamado sultão em Fez, foi reconhecido por todo o país; mas mostrou-se incapaz de enfrentar as tribos facciosas, aquelas situadas fora do Blad-el-Makhzen, ou país governado. Essas tribos rebeldes sitiaram Fez, e o sultão teve de pedir auxílio à França. A França enviou tropas para socorrê-lo, mas, assim que os dissidentes foram derrotados e ele próprio ficou em segurança, Abd-el-Hafid recusou-se a apoiar o exército francês e, em 1912, depois dos horríveis massacres de Fez, abdicou em favor de outro irmão, Moulay Youssef, o atual governante do Marrocos.

Notas:

[23] A leste do Moulouya, o protetorado africano, hoje a Argélia ocidental e o Sud Oranais, chamava-se Mauritânia Cesariense.

[24] Como os marroquinos eram marinheiros muito pobres, essas embarcações corsárias eram geralmente comandadas e tripuladas por renegados cristãos e turcos.

[25] Cochelet naufragou na costa próxima de Agadir no começo do século XIX e foi levado com seus companheiros de viagem por terra até El-Ksar e Tangier, suportando terríveis sofrimentos no caminho.

[26] Moulay-Ismael era um teólogo erudito e frequentemente mantinha discussões religiosas com os padres da Ordem da Mercê e com os trinitários. Era escrupulosamente ortodoxo em suas observâncias religiosas e escreveu um tratado em defesa de sua fé, que enviou a Jaime II da Inglaterra, exortando-o a tornar-se maometano. Inventou muitas das mais requintadas formas de tortura que sultões posteriores aplicaram às suas vítimas, veja-se Loti, Au Maroc, gostava de flores e era extremamente simples e frugal em seus hábitos pessoais.

1/1
Menu

Fazer anotação