O Coração Do Sourdough Canções de um Sourdough · Capítulo 5 de 20
Obra Menu

O Coração Do Sourdough

São sem conta as trilhas do mundo, e a maior parte já foi tentada;

Pisais nos calcanhares dos muitos, até chegar onde os caminhos

se apartam;

E um jaz seguro à luz do sol, e o outro é triste e sem cor,

Mas olhais de soslaio a Trilha Solitária, e a Trilha Solitária vos atrai.

E, de algum modo, enfastiais-vos da estrada larga, com seu ruído e suas fáceis

necessidades,

E buscais o risco do atalho, sem vos importar para onde conduz.

E às vezes conduz ao deserto, e a língua incha para fora

da boca,

E cambaleais cegos rumo à miragem, para morrer na seca zombeteira.

E às vezes conduz à montanha, à luz da fogueira solitária

de acampamento,

E roeis o cinto na angústia do desejo aguilhoado pela fome.

E às vezes conduz às terras do Sul, ao pântano onde a

orquídea resplandece,

E delirais até a cova com a febre, e roubam do cadáver

as roupas.

E às vezes conduz às terras do Norte, e o escorbuto amolece

vossos ossos,

E vossa carne afunda como massa, e cuspis vossos dentes como

pedras.

E às vezes conduz a um recife de coral, no vaivém de um mar coberto de ervas,

E vos sentais a fitar o clarão vazio onde as gaivotas esperam, cobiçosas.

E às vezes conduz a uma trilha ártica, e às neves onde vossos

pés lacerados congelam,

E aparais a argila inútil, e rastejais sobre mãos e

joelhos.

Muitas vezes conduz ao fosso dos mortos; sempre conduz à dor;

Pelos ossos de vossos irmãos o sabeis, mas oh, segui-la

desejais.

Por vossos ossos outros seguirão atrás de vós, até que os caminhos do

mundo se tornem claros.

_Dizei adeus à amada, dizei adeus ao amigo;

A Trilha Solitária, a Trilha Solitária segui até o fim.

Não vos demoreis, nem temais, escolhidos dos verdadeiros;

Amante da Trilha Solitária, a Trilha Solitária espera por vós._

O CORAÇÃO DO SOURDOUGH

Lá onde as montanhas poderosas mostram suas presas à lua;

Lá onde os sóis falsos, sombrios, fulgem no meio-dia amargo e claro de neve,

E os rios, estripados pelas geleiras, descem ao toque clarinante de junho:

Lá onde as tundras lívidas guardam seu encontro com as neves tranquilas;

Lá onde os Silêncios são gerados, e a luz do fogo infernal escorre

Para a taça do céu da meia-noite, violeta, âmbar e rosa:

Lá onde as corredeiras se revolvem e rugem, e os blocos de gelo correm bramindo;

Onde os rios torturados, torcidos, de sangue, arremetem para o sol poente —

Arrumei meus apetrechos e vou-me embora, rapazes, antes que outro dia se acabe.

* * * * *

Eu sabia que chamaria, cedo ou tarde, como chama as asas zunidoras;

É o antigo fascínio, é o fascínio dourado, é o encanto das

coisas sem tempo;

E esta noite, ó Deus das trilhas não pisadas, como ele geme nas

cordas de meu coração!

Estou mortalmente farto de vossos deuses bem-penteados, de vosso faz de conta e

de vossa exibição;

Anseio por um bafo de toucinho e feijão, um leito apertado na neve,

Uma trilha a abrir, uma vida em risco, e outro embate com o inimigo;

Com a Selva de costelas cruas, que abomina toda vida, a selva que haveria

de esmagar e dilacerar;

Travei luta corpo a corpo com o Norte nu, aprendi a

desafiar e defender;

Ombro a ombro combatemos até o fim — contudo a Selva há de vencer

no fim.

Afrontei a Selva. Segui seu fascínio, sem medo,

familiar, sozinho;

Por tudo quanto a batalha significa e faz, reclamo aquela terra como minha;

Contudo a Selva há de vencer, e virá um dia em que serei derrubado.

Então, quando como cães-lobos houvermos lutado, eu e a magra terra dos lobos;

Lutado e sangrado até que as neves fiquem rubras sob o céu cambaleante;

Tal como cai o magro cão-lobo, assim cairei eu e morrerei.

AS TRÊS VOZES

As ondas têm uma história a contar-me,

Enquanto jazo na praia solitária;

Entoando no alto das copas dos pinheiros,

O vento tem uma lição a ensinar;

Mas as estrelas cantam um hino de glória

Que não consigo pôr em palavras.

1/1
Menu

Fazer anotação