Do comércio entre eles
Do comércio entre eles
“É chegado, porém, o momento de vos explicar as relações mútuas desse povo, seu comércio e as regras segundo as quais todas as coisas são distribuídas entre eles.
“Assim como suas cidades são compostas de famílias, suas famílias são formadas por pessoas unidas por parentesco próximo. Quando chegam à idade adulta, as mulheres se casam e passam a outra família; todos os homens, porém, tanto os filhos quanto os netos, continuam a viver na mesma casa, obedecendo profundamente ao ascendente comum, a menos que a idade lhe tenha enfraquecido o entendimento. Nesse caso, toma-lhe o lugar aquele que vem logo depois dele em idade. Para impedir que alguma cidade se torne grande demais ou que, por algum acidente, fique despovoada, determina-se que nenhuma delas contenha mais de seis mil famílias, sem contar as que vivem nos campos ao redor. Nenhuma família pode ter menos de dez nem mais de dezesseis adultos, embora não se possa estabelecer número fixo para as crianças. Essa regra é facilmente observada transferindo-se alguns filhos de casais mais fecundos para famílias que não os tenham em tanta quantidade.
“Pelo mesmo princípio, suprem com habitantes de cidades que crescem mais depressa aquelas cujo crescimento é mais lento. Se houver excesso populacional em toda a ilha, retiram certo número de cidadãos das diversas cidades e os enviam ao continente vizinho. Ali, quando encontram habitantes que possuem mais terras do que conseguem cultivar devidamente, fundam uma colônia, admitindo-os em sua sociedade caso estejam dispostos a viver com eles. Quando os habitantes aceitam isso voluntariamente, logo adotam seu modo de vida e se conformam às suas leis, o que traz felicidade a ambas as nações; pois, graças à organização dos utopianos, cuida-se da terra de tal modo que ela se torna suficientemente fértil para os dois povos, embora antes talvez fosse estreita e estéril demais até mesmo para um só.
“Se, contudo, os naturais do lugar se recusam a conformar-se às suas leis, os utopianos os expulsam dos limites que demarcaram para si e recorrem à força caso encontrem resistência. Consideram causa muito justa de guerra que uma nação impeça outras de possuir parte de um solo que ela própria não utiliza e deixa ocioso e inculto, uma vez que todo homem possui, pela lei da natureza, direito à porção desocupada da terra necessária à sua subsistência.
“Se algum acidente reduzir de tal modo o número de habitantes de uma de suas cidades que ela não possa ser repovoada com cidadãos das demais cidades da ilha sem que estas também fiquem excessivamente desfalcadas, a falta é suprida convocando-se de volta das colônias tantos habitantes quantos forem necessários. Dizem que isso ocorreu apenas duas vezes desde que se constituíram como povo, quando grande número deles foi levado pela peste; pois preferem abandonar suas colônias a permitir que as cidades da própria ilha diminuam excessivamente.”
“Mas, para voltarmos à sua maneira de viver em sociedade: o homem mais velho de cada família, como já foi dito, é seu governante; as mulheres servem aos maridos, os filhos aos pais, e os mais jovens servem sempre aos mais velhos. Cada cidade divide-se em quatro partes iguais, e no centro de cada uma há um mercado. Tudo quanto é levado para ali e produzido pelas diversas famílias é transportado depois para casas destinadas a esse fim, nas quais as coisas de cada espécie são guardadas separadamente. A elas se dirige cada pai de família e toma tudo aquilo de que ele ou os seus necessitam, sem pagar nem deixar coisa alguma em troca. Não há motivo para negar nada a ninguém, pois existe entre eles tamanha abundância de todas as coisas; tampouco há perigo de que alguém peça mais do que necessita. Não têm incentivo algum para fazê-lo, uma vez que estão certos de que sempre serão abastecidos. É o medo da privação que torna qualquer criatura, entre toda a espécie animal, ávida ou voraz; além do medo, porém, existe no homem um orgulho que o leva a imaginar ser glória particular superar os outros em pompa e excesso. Pelas leis dos utopianos, contudo, não há espaço para isso.
“Junto desses mercados há outros destinados a toda sorte de mantimentos, onde se encontram não apenas verduras, frutas e pão, mas também peixes, aves e gado. Fora das cidades, perto de alguma corrente de água, há lugares determinados para o abate dos animais e para a lavagem das imundícies, trabalho realizado pelos escravos. Não permitem que nenhum cidadão mate o gado, pois julgam que a compaixão e a bondade natural, que se contam entre as melhores afeições nascidas conosco, são muito enfraquecidas pelo costume de abater animais. Tampouco consentem que coisa suja ou impura seja levada para dentro das cidades, para que o ar não se corrompa com maus odores capazes de prejudicar a saúde.
“Em cada rua há grandes salões, dispostos a igual distância uns dos outros e distinguidos por nomes próprios. Os sifograntes habitam aqueles que presidem a trinta famílias, quinze de um lado do salão e igual número do outro. Nesses salões todos se reúnem para tomar as refeições. Os administradores de cada um deles dirigem-se ao mercado em hora determinada e levam mantimentos para casa de acordo com o número de pessoas pertencentes ao salão.
“Dão, porém, mais atenção aos enfermos do que a quaisquer outros. Estes são alojados e assistidos em hospitais públicos. Cada cidade possui quatro hospitais fora de suas muralhas, tão grandes que poderiam passar por pequenas cidades. Desse modo, por maior que seja o número de doentes, podem acomodá-los convenientemente e a distância suficiente para que aqueles acometidos por moléstias contagiosas sejam mantidos tão afastados dos demais que não haja perigo de contágio. Os hospitais são providos e abastecidos de tudo quanto possa contribuir para o conforto e a recuperação dos enfermos; os que ali são internados recebem cuidados tão ternos e vigilantes e são atendidos com tamanha constância por médicos hábeis que, embora ninguém seja enviado contra a própria vontade, mal se encontra em toda uma cidade alguém que, adoecendo, não prefira ir para lá a permanecer enfermo em casa.
“Depois que o administrador dos hospitais retira para os doentes tudo quanto o médico prescreveu, as melhores coisas que restam no mercado são distribuídas igualmente entre os salões, na proporção do número de seus membros. Em primeiro lugar, porém, servem ao príncipe, ao sumo sacerdote, aos traniboros, aos embaixadores e aos estrangeiros, caso existam, o que na verdade acontece raramente. Para estes há casas bem mobiliadas, especialmente destinadas a recebê-los quando chegam.
“À hora do almoço e do jantar, toda a sifograntia é convocada ao som de trombeta, e todos se reúnem e comem juntos, com exceção apenas dos que se encontram nos hospitais ou jazem enfermos em casa. Depois de abastecidos os salões, ninguém é impedido de levar provisões do mercado para casa, pois sabem que ninguém faz isso sem boa razão. Embora qualquer pessoa possa comer em casa, ninguém o faz de bom grado, pois seria ao mesmo tempo ridículo e insensato dar-se ao trabalho de preparar uma refeição ruim em casa quando, tão perto dali, há outra muito mais abundante já pronta.
“Todos os serviços penosos e sórdidos relacionados com esses salões são executados pelos escravos; o preparo e o cozimento dos alimentos, porém, bem como a arrumação das mesas, cabem exclusivamente às mulheres, revezando-se nessa tarefa as de cada família.
“Sentam-se em três ou mais mesas, conforme seu número. Os homens ficam voltados para a parede, e as mulheres, do lado oposto, para que, se alguma delas for subitamente acometida por algum mal, o que não é raro entre as grávidas, possa levantar-se sem perturbar os demais e dirigir-se ao aposento das amas. Ali permanecem as crianças de peito, e há sempre água limpa à mão, além de berços em que se possam deitar as crianças pequenas quando necessário e de uma lareira diante da qual elas podem ser trocadas e vestidas.
“Cada criança é amamentada pela própria mãe, salvo quando a morte ou a enfermidade o impedem. Nesse caso, as esposas dos sifograntes encontram prontamente uma ama, o que não é difícil, pois toda mulher capaz de fazê-lo se oferece de bom grado. Assim como são muito inclinadas a essa obra de misericórdia, a criança por elas amamentada passa a considerá-las como mães.
“Todas as crianças menores de cinco anos sentam-se entre as amas. As demais crianças e os jovens de ambos os sexos, até alcançarem idade para o casamento, servem os que estão à mesa ou, se ainda não têm força bastante para isso, permanecem ao lado deles em grande silêncio e comem aquilo que lhes é dado. Não observam qualquer outra formalidade durante as refeições.
“No centro da primeira mesa, que atravessa a extremidade superior do salão, sentam-se o sifogrante e sua esposa, pois esse é o lugar principal e mais visível. Ao lado dele sentam-se dois dos mais velhos, visto que sempre se acomodam quatro em cada grupo. Se houver um templo dentro da sifograntia, o sacerdote e sua esposa sentam-se junto ao sifogrante, acima de todos os demais. Depois deles, velhos e jovens são misturados de tal maneira que, assim como os jovens ficam próximos uns dos outros, também são intercalados entre os mais idosos. Dizem que essa disposição foi estabelecida para que a gravidade dos velhos e o respeito que lhes é devido contenham os mais jovens de toda palavra ou gesto indecoroso.
“Os pratos não são servidos de imediato a toda a mesa. Os melhores são colocados primeiro diante dos velhos, cujos assentos se distinguem dos ocupados pelos jovens; depois deles, todos os demais são servidos por igual. Os velhos distribuem aos mais jovens quaisquer iguarias especiais que lhes tenham sido colocadas à frente, caso não haja quantidade suficiente para servir igualmente a toda a companhia.
“Assim, os velhos são honrados com particular respeito, embora todos os demais sejam igualmente bem alimentados. Tanto o almoço quanto o jantar começam com uma leitura de caráter moral; ela é, porém, tão breve que não lhes causa tédio nem incômodo. A partir dela, os velhos encontram ocasião para entreter os que estão ao seu redor com comentários úteis e agradáveis. Não monopolizam, contudo, toda a conversa durante as refeições, impedindo que os mais jovens tomem parte nela. Ao contrário, estimulam-nos a falar, para que, nessa livre maneira de conversar, possam descobrir a força do espírito de cada um e observar seu temperamento.
“Terminam rapidamente o almoço, mas permanecem por muito tempo à mesa no jantar, pois voltam ao trabalho depois do primeiro e vão dormir depois do segundo, durante cujo repouso acreditam que o estômago realiza a digestão com mais vigor. Nunca jantam sem música, e sempre se servem frutas depois da carne. Enquanto estão à mesa, alguns queimam perfumes e aspergem essências fragrantes e águas aromáticas. Em suma, nada lhes falta que possa alegrar o espírito. Nesse aspecto, concedem a si mesmos ampla liberdade e entregam-se a todos os prazeres que não tragam inconveniente algum.
“Assim vivem em comum os habitantes das cidades. No campo, porém, onde as casas se encontram muito afastadas umas das outras, cada família come em sua própria residência, e nenhuma carece de qualquer espécie necessária de mantimento, pois é justamente delas que saem as provisões enviadas aos que vivem nas cidades.”