Das viagens dos utopianos
Das viagens dos utopianos
Se alguém deseja visitar amigos que vivem em outra cidade, ou viajar para conhecer o restante do país, obtém com muita facilidade a permissão do sifogrante e dos traniboros, desde que não haja necessidade particular de sua permanência em casa. Os viajantes levam consigo um salvo-conduto do príncipe, que certifica a autorização concedida e determina o prazo de seu retorno. Recebem também uma carroça e um escravo, encarregado de conduzir e cuidar dos bois; mas, se não houver mulheres no grupo, a carroça é mandada de volta ao fim da jornada, por ser um estorvo desnecessário.
“Enquanto estão na estrada, não levam provisões, mas nada lhes falta, pois em toda parte são tratados como se estivessem em casa. Se permanecem em algum lugar por mais de uma noite, cada um se dedica ao próprio ofício e é muito bem acolhido pelos que exercem a mesma profissão. Se, porém, alguém deixa sem permissão a cidade a que pertence e é encontrado vagueando sem salvo-conduto, recebe tratamento severo, é punido como fugitivo e enviado de volta para casa em desonra; se reincidir na mesma falta, é condenado à escravidão.
“Se alguém deseja viajar apenas pelos limites de sua própria cidade, pode fazê-lo livremente, com a permissão do pai e o consentimento da esposa. Mas, ao chegar a alguma casa de campo, se espera ser acolhido por seus moradores, deve trabalhar com eles e conformar-se às suas regras. Fazendo isso, pode percorrer livremente todo o território, pois será tão útil à cidade a que pertence como se ainda estivesse dentro dela.
“Vedes, assim, que entre eles não há pessoas ociosas nem pretextos para eximir alguém do trabalho. Não existem tavernas, cervejarias, bordéis nem quaisquer outras ocasiões para que se corrompam uns aos outros, escondam-se em recantos ou formem facções. Todos vivem à vista de todos, de modo que cada um é obrigado tanto a cumprir sua tarefa habitual quanto a empregar bem as horas livres. É certo que um povo organizado dessa maneira deve viver em grande abundância de todas as coisas; e, sendo elas igualmente distribuídas, ninguém pode passar necessidade nem ser obrigado a mendigar.
“Em seu grande conselho de Amaurota, ao qual cada cidade envia três representantes uma vez por ano, examinam quais cidades possuem abundância de provisões e quais sofrem alguma escassez, para que umas sejam abastecidas pelas outras. Isso é feito gratuitamente, sem qualquer espécie de troca, pois, conforme sua abundância ou carência, fornecem ou recebem umas das outras, de modo que toda a ilha constitui, por assim dizer, uma única família.
“Depois de cuidarem assim de todo o país e armazenarem provisões para dois anos, o que fazem a fim de prevenir as consequências de uma estação desfavorável, determinam a exportação do excedente de trigo, mel, lã, linho, madeira, cera, sebo, couro e gado, que enviam em grande quantidade para outras nações. Ordenam que a sétima parte de todos esses bens seja entregue gratuitamente aos pobres dos países a que os destinam, e vendem o restante por preços moderados.
“Por meio desse comércio, não apenas trazem de volta as poucas coisas de que necessitam em casa, pois na verdade quase nada lhes falta além de ferro, mas também grande quantidade de ouro e prata. Como praticam esse comércio há muito tempo, é impossível imaginar quão vasto tesouro acumularam, a tal ponto que hoje pouco lhes importa vender suas mercadorias por pagamento imediato ou a crédito.
“Grande parte desse tesouro encontra-se agora em títulos de dívida. Em todos os contratos, porém, nenhum particular figura como devedor; o documento é lavrado em nome da cidade. As cidades que lhes devem dinheiro arrecadam-no dos particulares que, por sua vez, são seus devedores, depositam-no no tesouro público ou usufruem de seus rendimentos até que os utopianos o reclamem. Estes preferem deixar a maior parte do dinheiro nas mãos daqueles que dele tiram proveito a chamá-lo para si. Mas, se percebem que algum dos povos vizinhos necessita mais dele, então o recolhem e o emprestam.
“Sempre que se envolvem em guerra, única ocasião em que seu tesouro pode ser empregado com utilidade, fazem uso dele. Em grandes emergências ou acidentes repentinos, empregam-no para contratar tropas estrangeiras, que expõem ao perigo com maior disposição do que seus próprios cidadãos. Pagam-lhes somas elevadas, sabendo muito bem que o dinheiro exerce influência até mesmo sobre os inimigos, levando-os a trair seu próprio lado ou, pelo menos, a desertar, além de ser o melhor meio de despertar entre eles desconfianças mútuas.
“Para esse fim possuem um tesouro inacreditável. Não o conservam, porém, como tesouro, mas de uma maneira que quase receio contar, para que não a julgueis tão extravagante que vos pareça impossível de acreditar. Tenho ainda mais razão para temer isso porque, se eu próprio não o tivesse visto, dificilmente me deixaria convencer pelo relato de qualquer homem.”
“É certo que todas as coisas nos parecem inacreditáveis na proporção em que diferem dos costumes que conhecemos. Mas aquele que souber julgar corretamente não se admirará de descobrir que, sendo a constituição deles tão diferente da nossa, também o valor atribuído ao ouro e à prata seja medido por padrão inteiramente diverso. Como não fazem uso de dinheiro entre si e apenas o conservam como recurso para acontecimentos que raramente ocorrem e entre os quais, em geral, decorrem longos intervalos, não lhe atribuem valor maior do que merece, isto é, proporcional à sua utilidade. É evidente, portanto, que devem preferir o ferro ao ouro ou à prata, pois os homens não podem viver sem ferro, assim como não podem viver sem fogo nem água; quanto aos outros metais, a Natureza não lhes destinou uso tão essencial que deles não se possa prescindir com facilidade. A insensatez humana elevou o valor do ouro e da prata por serem raros; eles, ao contrário, entendem que a Natureza, como mãe indulgente, nos concedeu livremente e em grande abundância todas as melhores coisas, como a água e a terra, enquanto escondeu e encerrou longe de nós aquelas que são vãs e inúteis.
“Se esses metais fossem guardados em alguma torre do reino, isso despertaria desconfiança contra o príncipe e o senado e daria origem àquela suspeita insensata em que o povo costuma cair, imaginando que eles pretendem sacrificar o interesse público à vantagem particular. Se os transformassem em vasos ou em qualquer espécie de baixela, receariam que o povo se afeiçoasse demais a tais objetos e se recusasse a fundi-los caso uma guerra tornasse necessário empregá-los no pagamento dos soldados.
“Para prevenir todos esses inconvenientes, adotaram um expediente que, embora esteja de acordo com o restante de sua organização, difere tanto da nossa que dificilmente encontrará crédito entre nós, que tanto prezamos o ouro e o guardamos com tamanho cuidado. Comem e bebem em vasos de barro ou de vidro, agradáveis à vista, embora feitos de materiais frágeis; mas fabricam de ouro e prata os penicos e as cadeiras sanitárias, não apenas nos salões públicos, mas também nas casas particulares.
“Dos mesmos metais fazem as correntes e os grilhões de seus escravos. Em alguns, como marca de infâmia, penduram uma argola de ouro na orelha; outros são obrigados a usar uma corrente ou uma coroa do mesmo metal. Assim, empregam todos os meios possíveis para tornar desprezíveis o ouro e a prata. Disso resulta que, enquanto outras nações se desfazem desses metais com tanta relutância como se lhes arrancassem as próprias entranhas, os utopianos considerariam a entrega de tudo quanto possuem em ouro e prata, caso surgisse necessidade de empregá-los, apenas como quem se desfaz de uma ninharia, ou como consideraríamos a perda de uma moeda de pouco valor.
“Encontram pérolas em suas costas e diamantes e carbúnculos entre os rochedos. Não saem à procura deles; mas, se os encontram por acaso, lapidam-nos e com eles adornam as crianças, que se deleitam e se vangloriam desses enfeites durante a infância. Quando crescem e percebem que somente as crianças usam tais bugigangas, abandonam-nas espontaneamente, sem que os pais precisem ordenar-lhes isso, e sentiriam tanta vergonha de voltar a usá-las quanto as crianças entre nós, ao crescerem, sentem de suas bonecas e de outros brinquedos.
“Nunca vi exemplo mais claro das impressões opostas que costumes diferentes produzem nas pessoas do que aquele que observei nos embaixadores dos anemolianos, que vieram a Amaurota quando eu ali estava. Como vinham tratar de assuntos de grande importância, os representantes de várias cidades reuniram-se para aguardá-los.
“Os embaixadores das nações vizinhas de Utopia, conhecendo seus costumes e sabendo que roupas finas não são estimadas entre eles, que a seda é desprezada e que o ouro constitui marca de infâmia, costumavam apresentar-se com vestes muito modestas. Os anemolianos, porém, por viverem mais distantes e terem mantido pouco comércio com eles, ao saberem que todos se vestiam grosseiramente e da mesma maneira, deram por certo que os utopianos não possuíam aquelas coisas requintadas de que não faziam uso.
“Como eram um povo mais vaidoso do que sábio, resolveram apresentar-se com tamanha pompa que parecessem deuses e ferissem os olhos dos pobres utopianos com seu esplendor. Assim, três embaixadores fizeram sua entrada acompanhados por cem servidores, todos trajando vestes de cores variadas e, em sua maioria, de seda. Os próprios embaixadores, pertencentes à nobreza de seu país, vestiam tecido de ouro e estavam adornados com pesadas correntes, brincos e anéis do mesmo metal; seus gorros eram cobertos de braceletes cravejados de pérolas e outras pedras preciosas. Em suma, ostentavam todas aquelas coisas que, entre os utopianos, eram distintivos da escravidão, marcas de infâmia ou brinquedos de criança.
“Era divertido observar, de um lado, a altivez com que comparavam seus ricos trajes às roupas simples dos utopianos, que haviam saído em grande número para assistir à entrada; e, de outro, perceber quanto se enganavam a respeito da impressão que esperavam causar com toda aquela pompa.
“O espetáculo pareceu tão ridículo a todos os que nunca haviam deixado seu país nem visto os costumes de outras nações que, embora demonstrassem certa reverência pelos que estavam vestidos com maior simplicidade, tomando-os pelos embaixadores, ao verem os verdadeiros embaixadores cobertos de ouro e correntes, julgaram-nos escravos e deixaram de tratá-los com respeito.
“Podíeis ver as crianças que já haviam crescido o bastante para desprezar seus brinquedos e que tinham abandonado suas joias chamarem as mães, tocá-las de leve e exclamarem:
“Vede aquele grande tolo, que usa pérolas e pedras preciosas como se ainda fosse criança!”
“As mães respondiam com toda a inocência:
“Silêncio! Creio que esse é um dos bobos dos embaixadores.”
“Outros censuravam a forma de suas correntes e observavam que eram inúteis, pois demasiado frágeis para prender seus escravos, que poderiam rompê-las facilmente; além disso, pendiam tão frouxas em torno deles que lhes parecia fácil livrar-se delas e escapar.
“Depois de permanecerem um dia entre os utopianos, porém, os embaixadores viram tamanha quantidade de ouro nas casas, tão desprezado ali quanto era estimado nas outras nações, e contemplaram mais ouro e prata nas correntes e nos grilhões de um único escravo do que em todos os seus ornamentos reunidos. Então lhes caiu a arrogância, e envergonharam-se de todo aquele esplendor em que tanto se haviam valorizado, abandonando-o de acordo com essa decisão. Tomaram-na imediatamente quando, ao travarem conversa franca com os utopianos, descobriram o juízo que faziam dessas coisas e de outros costumes.
“Os utopianos admiram-se de que alguém possa deixar-se fascinar tanto pelo brilho incerto e cintilante de uma joia ou de uma pedra, quando pode erguer os olhos para uma estrela ou para o próprio Sol; ou de que alguém se estime mais porque sua roupa é feita de fio mais fino. Por mais fino que seja esse fio, um dia não passou de lã de ovelha, e a ovelha continuou sendo ovelha, apesar de tê-lo usado.
“Admiram-se muito ao saber que o ouro, coisa tão inútil em si mesma, seja em toda parte tão estimado que até o homem, para quem foi feito e por quem recebe seu valor, seja considerado de menor valor do que esse metal; e que um homem de chumbo, sem mais entendimento do que um pedaço de madeira e tão perverso quanto insensato, tenha muitos homens sábios e bons a servi-lo unicamente porque possui uma grande quantidade desse metal.
“E, se acontecesse que, por algum acidente ou artifício jurídico, que por vezes provoca mudanças tão grandes quanto o próprio acaso, toda essa riqueza passasse do senhor para o mais humilde criado de sua família, muito depressa o antigo senhor se tornaria servo daquele criado, como se fosse coisa pertencente à riqueza e estivesse obrigado a acompanhar-lhe a fortuna.
“Mais ainda, admiram e detestam a loucura daqueles que, ao verem um homem rico, embora nada lhe devam nem dependam de sua generosidade, prestam-lhe honras pouco inferiores às divinas apenas porque ele é rico, mesmo sabendo que é tão avarento e mesquinho que, apesar de toda a sua riqueza, não lhes dará sequer a menor moeda enquanto viver!”
“Essas e outras ideias semelhantes foram assimiladas por aquele povo, em parte por sua educação, pois são criados em um país cujos costumes e leis se opõem a todas essas máximas insensatas, e em parte por seus estudos e conhecimentos. Embora em cada cidade sejam poucos os inteiramente dispensados do trabalho para se dedicarem por completo aos estudos, sendo estes apenas os que, desde a infância, revelam extraordinária capacidade e inclinação para as letras, ainda assim as crianças e grande parte da nação, homens e mulheres, aprendem a empregar na leitura as horas em que não estão obrigados a trabalhar, e assim procedem durante toda a vida.
“Todo o seu saber se encontra em sua própria língua, que é ao mesmo tempo rica e agradável, e na qual um homem pode exprimir plenamente o pensamento. Ela se estende por vasto território e muitos países, embora não seja igualmente pura em todos os lugares.
“Antes de irmos para lá, jamais haviam sequer ouvido os nomes daqueles filósofos tão célebres nesta parte do mundo; no entanto, haviam realizado as mesmas descobertas que os gregos, tanto na música quanto na lógica, na aritmética e na geometria. Mas, embora sejam em quase tudo iguais aos antigos filósofos, superam em muito nossos lógicos modernos, pois ainda não caíram nas minúcias bárbaras que nossos jovens são obrigados a aprender nas escolas triviais de lógica existentes entre nós.
“Estão tão longe de se ocupar com quimeras e imagens fantásticas formadas pela mente que nenhum deles conseguiu compreender o que queríamos dizer quando lhes falávamos de um homem em abstrato, comum a todos os homens particulares, de modo que, embora falássemos dele como de algo que poderíamos apontar com o dedo, nenhum deles conseguia percebê-lo, e ainda assim distinto de cada indivíduo, como se fosse algum monstruoso Colosso ou gigante.
“Apesar de toda essa ignorância acerca de noções vazias, conheciam a astronomia e estavam perfeitamente familiarizados com os movimentos dos corpos celestes. Possuem muitos instrumentos, engenhosamente construídos e graduados, com os quais calculam com grande exatidão o curso e as posições do Sol, da Lua e das estrelas.
“Quanto ao embuste de adivinhar pelas estrelas, por suas oposições ou conjunções, jamais sequer lhes ocorreu semelhante ideia. Possuem especial sagacidade, fundada em longa observação, para julgar o tempo, e por ela sabem quando devem esperar chuva, vento ou outras alterações do ar.
“Quanto à filosofia dessas coisas, porém, à causa da salinidade do mar, de seu fluxo e refluxo, e à origem e natureza tanto dos céus quanto da terra, discutem-nas em parte como fizeram nossos antigos filósofos e em parte segundo novas hipóteses. Nestas, assim como divergem dos antigos, também não concordam em tudo entre si.
“Quanto à filosofia moral, mantêm entre eles as mesmas controvérsias que temos aqui. Examinam quais coisas são propriamente boas, tanto para o corpo quanto para o espírito, e se alguma coisa exterior pode ser verdadeiramente chamada de boa, ou se esse nome pertence apenas às qualidades da alma. Investigam igualmente a natureza da virtude e do prazer.
“A principal controvérsia entre eles, contudo, diz respeito à felicidade humana e àquilo em que ela consiste, se em uma única coisa ou em muitas. Parecem inclinar-se mais para a opinião que situa no prazer, se não toda, ao menos a principal parte da felicidade do homem.
“E, o que pode parecer ainda mais estranho, recorrem até mesmo a argumentos extraídos da religião, apesar de sua severidade e austeridade, para sustentar essa opinião tão favorável ao prazer. Nunca discutem a felicidade sem buscar argumentos tanto nos princípios religiosos quanto na razão natural, pois consideram que, sem os primeiros, todas as nossas investigações acerca da felicidade seriam apenas conjecturais e imperfeitas.”
“Estes são seus princípios religiosos: a alma humana é imortal, e Deus, por Sua bondade, destinou-a à felicidade; por isso, estabeleceu recompensas para as ações boas e virtuosas e castigos para o vício, a serem distribuídos depois desta vida. Embora esses princípios religiosos lhes tenham sido transmitidos pela tradição, consideram que a própria razão leva o homem a crer neles e reconhecê-los. Confessam francamente que, se fossem suprimidos, nenhum homem seria tão insensível que não procurasse o prazer por todos os meios possíveis, lícitos ou ilícitos, tomando apenas o cuidado de não deixar que um prazer menor impedisse outro maior e de não buscar prazer algum que trouxesse consigo grande quantidade de sofrimento.
“Pois consideram a coisa mais insensata do mundo perseguir a virtude, que é austera e difícil, e não apenas renunciar aos prazeres da vida, mas também submeter-se voluntariamente a muitas dores e aflições, quando não há expectativa alguma de recompensa. E que recompensa poderia haver para quem passasse a vida inteira não apenas sem prazer, mas em sofrimento, se nada houvesse a esperar depois da morte?
“Contudo, não situam a felicidade em toda espécie de prazer, mas apenas naqueles que são bons e honestos em si mesmos. Há entre eles um grupo que situa a felicidade na virtude pura; outros julgam que nossa natureza é conduzida pela virtude à felicidade, por ser esta o bem supremo do homem.
“Definem a virtude como viver de acordo com a Natureza e acreditam que Deus nos criou para esse fim. Entendem que o homem segue os ditames da Natureza quando busca ou evita as coisas conforme a orientação da razão.
“Dizem que o primeiro ditame da razão consiste em acender em nós o amor e a reverência pela Majestade Divina, a quem devemos tudo quanto possuímos e tudo quanto podemos esperar. Em seguida, a razão nos orienta a conservar o espírito tão livre de paixões e tão alegre quanto possível, e a considerar-nos unidos pelos vínculos da bondade natural e da humanidade, obrigados a empregar todos os esforços para favorecer a felicidade de todas as outras pessoas.
“Pois jamais houve perseguidor da virtude tão sombrio e severo, ou inimigo tão grande do prazer, que, embora impusesse aos homens regras duras, muitas dores, vigílias e outras austeridades, não os aconselhasse ao mesmo tempo a fazer tudo quanto pudessem para aliviar e consolar os infelizes, nem deixasse de apresentar a mansidão e a bondade natural como disposições dignas de amor.
“Disso inferem que, se o homem deve promover o bem-estar e o conforto do restante da humanidade, não havendo virtude mais própria e peculiar à nossa natureza do que aliviar a miséria alheia, libertar os outros da aflição e da ansiedade e proporcionar-lhes os confortos da vida, nos quais consiste o prazer, a Natureza o conduz com vigor ainda maior a fazer tudo isso por si mesmo.
“Uma vida de prazer ou é um verdadeiro mal, e nesse caso não devemos ajudar os outros a buscá-la, mas, ao contrário, afastá-los dela por todos os meios, como da coisa mais nociva e mortal; ou é um bem, de modo que não apenas podemos como devemos auxiliar os outros a alcançá-la. Sendo assim, por que o homem não deveria começar por si próprio? Nenhum homem pode estar mais obrigado a cuidar do bem alheio do que do próprio, pois a Natureza não pode orientar-nos a ser bons e bondosos para com os outros e, ao mesmo tempo, impiedosos e cruéis conosco.
“Assim, como definem a virtude como o viver de acordo com a Natureza, imaginam também que a Natureza impulsiona todos os homens a buscar o prazer como finalidade de tudo quanto fazem.
“Observam ainda que, para sustentar os prazeres da vida, a Natureza nos inclina a entrar em sociedade. Não há homem tão elevado acima do restante da humanidade que seja o único favorito da Natureza; ao contrário, ela parece haver colocado no mesmo nível todos os que pertencem à mesma espécie.
“Disso concluem que ninguém deve buscar as próprias conveniências com tamanho ardor que prejudique os outros. Por essa razão, julgam que devem ser observados não apenas todos os acordos entre particulares, mas também todas as leis promulgadas segundo a forma devida por um bom príncipe, ou aprovadas por um povo que não esteja oprimido pela tirania nem enganado pela fraude, para distribuir aquelas comodidades da vida que nos proporcionam todos os nossos prazeres.
“Consideram prova de verdadeira sabedoria que o homem busque o próprio benefício até onde as leis o permitam; julgam piedoso preferir o bem público aos interesses particulares; mas consideram injusto que alguém procure o prazer arrebatando de outro os prazeres que lhe pertencem.
“Ao contrário, entendem ser sinal de alma branda e bondosa que o homem renuncie ao próprio benefício em favor dos outros e que, por esse meio, o homem bom encontre de uma forma tanto prazer quanto abandona de outra. Pois, além de poder esperar tratamento semelhante quando vier a necessitar dele, mesmo que essa esperança falhe, a consciência de haver praticado uma boa ação e as reflexões sobre o amor e a gratidão daqueles a quem beneficiou proporcionam ao espírito prazer maior do que o corpo encontraria naquilo de que se privou.
“Estão igualmente persuadidos de que Deus compensará a perda desses pequenos prazeres com alegria imensa e interminável, convicção que a religião transmite facilmente a uma alma boa.
“Assim, depois de examinarem toda a questão, concluem que todas as nossas ações e até mesmo todas as nossas virtudes terminam no prazer, como em nosso fim principal e em nossa maior felicidade. Chamam de prazer todo movimento ou estado, seja do corpo, seja do espírito, no qual a Natureza nos ensina a deleitar-nos.
“Limitam cautelosamente o prazer apenas aos apetites aos quais a Natureza nos conduz. Dizem que ela nos leva somente àqueles deleites para os quais tanto a razão quanto os sentidos nos inclinam, pelos quais não prejudicamos pessoa alguma, não perdemos a posse de prazeres maiores e não atraímos sobre nós nenhuma aflição.
“Quanto aos deleites que os homens, por um erro insensato, embora comum, chamam de prazeres, como se pudessem mudar a natureza das coisas com a mesma facilidade com que mudam o uso das palavras, os utopianos os consideram grandes obstáculos à verdadeira felicidade, em vez de meios para promovê-la. Isso porque, uma vez que alguém é cativado por eles, tomam-lhe inteiramente o espírito com uma falsa ideia de prazer, não deixando espaço algum para prazeres mais verdadeiros ou mais puros.”
“Há muitas coisas que, em si mesmas, nada possuem de verdadeiramente agradável; ao contrário, contêm boa dose de amargura. No entanto, por causa de nossos apetites perversos por objetos proibidos, não apenas são incluídas entre os prazeres, mas chegam a tornar-se os grandes objetivos da vida.
“Entre os que perseguem esses prazeres artificiais, incluem aqueles que mencionei antes, os quais se julgam realmente melhores por possuírem belas roupas. Nisso, segundo os utopianos, erram duplamente, tanto na opinião que fazem de suas vestes quanto naquela que fazem de si mesmos.
“Pois, se considerardes a utilidade das roupas, por que um fio fino deveria ser considerado melhor do que um grosseiro? Esses homens, contudo, como se possuíssem alguma verdadeira superioridade sobre os outros, e não devessem tudo apenas a seus próprios enganos, assumem ares de grandeza, imaginam-se mais valiosos e acreditam que lhes é devido, por causa de uma veste rica, um respeito que não pretenderiam receber caso estivessem vestidos com maior simplicidade. Chegam mesmo a ressentir-se como se tivessem sofrido uma afronta quando esse respeito não lhes é prestado.
“Também é grande insensatez deixar-se seduzir por demonstrações exteriores de reverência que nada significam. Que prazer verdadeiro ou real pode um homem encontrar em ver outro descobrir a cabeça ou dobrar os joelhos diante dele? Acaso a flexão dos joelhos alheios aliviará os vossos? E a cabeça descoberta de outro curará a loucura da vossa?
“É espantoso, porém, ver como essa falsa ideia de prazer enfeitiça muitos que se deleitam com a fantasia de sua nobreza e se comprazem em imaginar que descendem de antepassados considerados ricos por várias gerações e possuidores de grandes propriedades, pois é somente nisso que hoje consiste a nobreza. Ainda assim, não se julgam nem um pouco menos nobres quando seus pais imediatos nada lhes deixaram dessa riqueza ou quando eles próprios a dissiparam.
“Os utopianos não têm melhor opinião daqueles que se deixam encantar por gemas e pedras preciosas e consideram felicidade quase divina conseguir adquirir alguma de extraordinária raridade, sobretudo se pertencer à espécie de pedra então mais procurada. A mesma espécie não conserva em todas as épocas um valor universalmente igual, e ninguém a compra sem que antes seja retirada da armação de ouro.
“Exige-se então que o joalheiro ofereça boa garantia e jure solenemente que a pedra é verdadeira, para que, com tão cuidadosa precaução, não se compre uma falsa em lugar da autêntica. Entretanto, se a examinásseis, vossos olhos não encontrariam diferença alguma entre a imitação e a pedra verdadeira; para vós, ambas seriam exatamente iguais, como se fôsseis cegos.
“Ou será possível pensar que aqueles que amontoam uma massa inútil de riquezas, não pelo uso que dela possam fazer, mas unicamente para agradar a si mesmos contemplando-a, experimentem algum prazer verdadeiro? O deleite que encontram nisso é apenas uma sombra enganosa de alegria.
“Não são melhores aqueles cujo erro difere um pouco do anterior e que escondem o tesouro por medo de perdê-lo. Que outro nome se poderia dar ao ato de enterrá-lo senão o de devolvê-lo novamente à terra, uma vez que assim fica privado de qualquer utilidade, tanto para o proprietário quanto para o restante da humanidade?
“O dono, contudo, depois de escondê-lo cuidadosamente, alegra-se por julgar que agora o possui em segurança. Se o tesouro fosse roubado e ele continuasse vivendo talvez por dez anos depois do furto sem jamais tomar conhecimento dele, nenhuma diferença encontraria entre possuí-lo e tê-lo perdido, pois, em ambos os casos, seria igualmente inútil para ele.”
“Entre esses insensatos perseguidores do prazer, incluem todos os que se deleitam com a caça, a captura de aves ou os jogos de azar, loucuras de que apenas ouviram falar, pois nada disso existe entre eles.
“Perguntaram-nos, porém:
“Que espécie de prazer podem os homens encontrar em lançar dados?”
“Pois, se nisso houvesse algum prazer, julgam que fazê-lo tantas vezes acabaria por causar fastio.
“E que prazer se pode encontrar em ouvir os latidos e uivos dos cães, que parecem antes sons desagradáveis do que agradáveis?”
“Tampouco conseguem compreender que haja maior prazer em ver cães perseguirem uma lebre do que em ver um cão perseguir outro. Se o prazer consiste em vê-los correr, o espetáculo oferecido aos olhos é o mesmo nas duas ocasiões, pois a corrida é idêntica em ambas. Mas, se o prazer está em ver a lebre morta e dilacerada pelos cães, isso deveria antes despertar compaixão, por ser um animal fraco, inofensivo e medroso devorado por cães fortes, ferozes e cruéis.
“Por isso, entre os utopianos, toda a atividade da caça é entregue aos açougueiros, que, como já foi dito, são todos escravos. Consideram-na uma das partes mais vis do trabalho de um açougueiro, pois julgam mais proveitoso e mais digno matar os animais que são necessários e úteis à humanidade, enquanto a morte e o dilaceramento de criatura tão pequena e miserável só podem atrair o caçador por uma falsa aparência de prazer, da qual ele retira escasso benefício.
“Consideram o desejo de derramar sangue, mesmo o dos animais, sinal de um espírito já corrompido pela crueldade ou que, pelo menos, acabará por degenerar nela pela repetição excessiva de prazer tão brutal.
“Assim, embora a multidão dos homens considere essas e inúmeras outras coisas da mesma natureza como prazeres, os utopianos, ao contrário, observando que nelas nada existe de verdadeiramente agradável, concluem que não devem ser contadas entre os prazeres.
“Embora tais coisas possam produzir certa excitação dos sentidos, o que parece corresponder à verdadeira noção de prazer, imaginam que isso não procede da própria coisa, mas de um costume depravado, capaz de corromper de tal maneira o gosto de um homem que as coisas amargas lhe pareçam doces, assim como as mulheres grávidas julgam o pez ou o sebo mais saborosos do que o mel.
“Mas, assim como os sentidos de um homem, quando corrompidos por uma doença ou por algum hábito nocivo, não alteram a natureza das demais coisas, tampouco podem alterar a natureza do prazer.”
“Enumeram diversas espécies de prazeres, aos quais chamam verdadeiros; alguns pertencem ao corpo, outros ao espírito. Os prazeres do espírito consistem no conhecimento e no deleite proporcionado pela contemplação da verdade; a estes acrescentam as alegres reflexões sobre uma vida bem vivida e a esperança segura de felicidade futura.
“Dividem os prazeres do corpo em duas espécies. A primeira proporciona aos sentidos algum deleite verdadeiro e realiza-se quando se restaura a Natureza, suprindo-se, pela comida e pela bebida, as partes que alimentam o calor interior da vida; ou quando a Natureza é aliviada de alguma sobrecarga que a oprime, seja pela cessação de uma dor repentina, seja pela satisfação do apetite que ela sabiamente nos concedeu para conduzir-nos à propagação da espécie.
“Há outra espécie de prazer que não procede nem de recebermos aquilo de que o corpo necessita nem de sermos aliviados quando estamos sobrecarregados, mas que, por uma virtude secreta e invisível, afeta os sentidos, desperta as paixões e causa no espírito impressões elevadas: é o prazer que nasce da música.
“Outra espécie de prazer corporal resulta de uma constituição física vigorosa e livre de perturbações, quando a vida e os espíritos ativos parecem animar todas as partes do corpo. Essa saúde viva, inteiramente isenta de qualquer mistura de dor, proporciona por si mesma um prazer interior, independente de todos os objetos externos de deleite.
“Embora esse prazer não nos afete com tanta força nem atue tão intensamente sobre os sentidos quanto alguns dos outros, pode ser considerado o maior de todos. Quase todos os utopianos o julgam fundamento e base de todas as demais alegrias da vida, pois somente ele torna a condição de viver fácil e desejável; quando falta, o homem se torna verdadeiramente incapaz de qualquer outro prazer.
“Consideram que a ausência de dor, quando não procede de uma saúde perfeita, é antes um estado de insensibilidade do que de prazer. Essa questão foi examinada por eles com grande rigor, e discutiu-se se uma saúde firme e completa poderia ou não ser chamada de prazer.
“Alguns sustentaram que não existia prazer senão aquele que fosse despertado por algum movimento sensível no corpo. Essa opinião, porém, há muito foi excluída entre eles, de modo que hoje concordam quase universalmente que a saúde é o maior de todos os prazeres corporais.
“Assim como existe na enfermidade uma dor que se opõe ao prazer por sua própria natureza, tal como a doença se opõe à saúde, sustentam que a saúde é acompanhada de prazer. Se alguém disser que a doença não é realmente dor, mas apenas traz a dor consigo, consideram isso um artifício de sutileza que pouco altera a questão.
“Segundo eles, dá no mesmo dizer que a saúde é em si mesma um prazer ou que produz prazer, assim como o fogo produz calor, contanto que se admita que todos aqueles cuja saúde é perfeita experimentam verdadeiro prazer ao desfrutá-la.
“Raciocinam da seguinte maneira:
“Que é o prazer de comer senão o fato de que a saúde do homem, enfraquecida, com o auxílio do alimento expulsa a fome e, restaurando-se, recupera o antigo vigor? E, ao revigorar-se dessa maneira, encontra prazer nesse combate. Se o combate é prazer, a vitória deve produzir prazer ainda maior, a menos que imaginemos que a saúde se torna insensível assim que alcança aquilo que perseguia e, portanto, não reconhece nem celebra o próprio bem-estar.”
“Se se afirma que a saúde não pode ser sentida, eles o negam de modo absoluto. Que homem saudável não percebe a própria saúde enquanto está desperto? Haverá alguém tão obtuso e insensível que não reconheça experimentar deleite na saúde? E que é o deleite senão outro nome para o prazer?”
“Mas, de todos os prazeres, consideram mais valiosos os que residem no espírito, dentre os quais os principais nascem da verdadeira virtude e do testemunho de uma boa consciência. Julgam que a saúde é o maior prazer pertencente ao corpo, pois entendem que o prazer de comer e beber, assim como todos os demais deleites dos sentidos, só é desejável na medida em que proporciona ou conserva a saúde; fora disso, tais coisas não são agradáveis por si mesmas, senão enquanto combatem as impressões que nossas enfermidades naturais incessantemente produzem em nós. Pois, assim como o homem sábio prefere evitar as doenças a tomar remédios, e livrar-se da dor a buscar alívio por meio de tratamentos, também é mais desejável não necessitar dessa espécie de prazer do que ser obrigado a entregar-se a ela. Se alguém imagina que há verdadeira felicidade nesses gozos, terá então de confessar que o mais feliz de todos os homens seria aquele que passasse a vida em perpétua fome, sede e coceira e, por consequência, comendo, bebendo e coçando-se perpetuamente; estado de vida que qualquer um percebe com facilidade não ser apenas vil, mas miserável. Esses são, de fato, os mais baixos e menos puros dos prazeres, pois jamais podemos saboreá-los sem que estejam misturados às dores que lhes são contrárias. A dor da fome deve proporcionar-nos o prazer de comer, e nisso a dor supera o prazer. E, além de ser mais intensa, a dor dura muito mais tempo, pois começa antes do prazer e só cessa juntamente com ele, quando este a extingue, de modo que ambos expiram ao mesmo tempo. Julgam, portanto, que nenhum desses prazeres deve ser estimado além do quanto seja necessário; ainda assim, alegram-se com eles e, com a devida gratidão, reconhecem a ternura do grande Autor da Natureza, que implantou em nós apetites pelos quais as coisas necessárias à nossa conservação também se tornam agradáveis. Pois que coisa miserável seria a vida se as doenças cotidianas da fome e da sede tivessem de ser curadas por drogas tão amargas quanto aquelas que precisamos empregar contra as enfermidades que nos acometem com menor frequência! E assim esses dons da Natureza, tão agradáveis quanto apropriados, preservam a força e o vigor de nossos corpos.
“Também se entretêm com os demais deleites que lhes chegam pelos olhos, pelos ouvidos e pelas narinas, considerando-os sabores agradáveis e condimentos da vida, que a Natureza parece ter reservado particularmente ao homem, visto que nenhuma outra espécie de animal contempla a forma e a beleza do universo, nem se deleita com os odores além do quanto estes lhe permitem distinguir os alimentos, nem percebe as consonâncias e dissonâncias dos sons. Contudo, em todos os prazeres, sejam quais forem, cuidam para que uma alegria menor não impeça outra maior e para que o prazer jamais produza dor, consequência que, segundo pensam, sempre acompanha os prazeres desonestos. Consideram, porém, loucura que um homem desgaste a beleza do rosto ou a força natural, corrompa o vigor do corpo pela indolência e pela preguiça, ou o enfraqueça por meio do jejum; que debilite a robustez de sua constituição e rejeite os demais deleites da vida, a menos que, renunciando à própria satisfação, possa servir à república ou promover a felicidade de outros, esperando por isso uma recompensa maior de Deus. Assim, veem semelhante modo de vida como sinal de um espírito ao mesmo tempo cruel consigo próprio e ingrato para com o Autor da Natureza, como se alguém não quisesse dever-Lhe coisa alguma por Seus favores e, por isso, rejeitasse todas as Suas bênçãos; como se afligisse a si mesmo pela sombra vazia da virtude, ou sem outro objetivo melhor que tornar-se capaz de suportar desventuras que talvez jamais aconteçam.
“Essa é a concepção que têm da virtude e do prazer. Pensam que a razão humana não pode conduzir ninguém a uma ideia mais verdadeira de ambos, a menos que alguma revelação do céu o inspire com noções mais sublimes. Não disponho agora de tempo para examinar se pensam bem ou mal a esse respeito, nem julgo isso necessário, pois me comprometi apenas a vos apresentar um relato de sua constituição, e não a defender todos os seus princípios. Estou certo de que, diga-se o que se disser de suas ideias, não há em todo o mundo povo melhor nem governo mais feliz. Seus corpos são vigorosos e cheios de vida; e, embora sejam apenas de estatura mediana e não possuam nem o solo mais fértil nem o ar mais puro do mundo, fortalecem-se tão bem, por seu modo de vida temperante, contra a insalubridade do ar e cultivam a terra com tamanha diligência que em nenhuma parte se vê maior abundância de cereais e gado, nem homens mais sadios e mais livres de doenças. Ali se pode ver posto em prática não apenas tudo quanto o lavrador faz para adubar e melhorar um solo ruim, mas também florestas inteiras arrancadas pela raiz e outras plantadas em lugares onde antes nenhuma havia. O principal motivo disso é facilitar o transporte, para que a madeira esteja próxima das cidades ou cresça às margens do mar ou de algum rio, podendo assim ser conduzida até eles por flutuação; pois transportar madeira por terra a qualquer distância é tarefa mais difícil do que transportar cereais. O povo é laborioso, apto a aprender, alegre e afável, e ninguém suporta mais trabalho quando este se faz necessário; fora dessas ocasiões, porém, gostam do descanso. São incansáveis na busca do conhecimento. Quando lhes demos algumas noções da erudição e das disciplinas dos gregos, acerca dos quais foram os únicos que lhes ensinamos, pois sabíamos que, entre os romanos, salvo os historiadores e os poetas, pouco haveria que estimassem, foi extraordinário observar a avidez com que se dedicaram a aprender aquela língua. Começamos a ensinar-lhes um pouco, mais para atender à insistência deles do que por alimentarmos qualquer esperança de que tirassem disso grande proveito. Após uma experiência muito breve, porém, constatamos que progrediam de tal maneira que percebemos que nosso trabalho seria mais bem-sucedido do que poderíamos ter esperado. Aprenderam a escrever os caracteres e a pronunciar a língua com tamanha exatidão, compreendiam com tanta rapidez, guardavam-na tão fielmente na memória e se tornaram tão hábeis e corretos em seu uso que tudo isso pareceria um milagre, não fosse o fato de a maior parte daqueles a quem ensinávamos ser composta de homens de capacidade extraordinária e em idade adequada para o aprendizado. Em sua maioria, haviam sido escolhidos dentre os homens instruídos pelo conselho principal, embora alguns se dedicassem ao estudo por iniciativa própria. Em três anos, tornaram-se senhores de toda a língua, de modo que liam com grande exatidão os melhores autores gregos. Inclino-me, de fato, a pensar que aprenderam essa língua com maior facilidade por ela guardar alguma relação com a sua. Creio que descendam de uma colônia grega, pois, embora sua língua se aproxime mais da persa, conservam muitos nomes, tanto de cidades como de magistrados, derivados do grego. Por acaso, em minha quarta viagem, levei comigo grande quantidade de livros em vez de mercadorias, pois estava tão longe de pensar em regressar em breve que acreditava, antes, que jamais voltaria. Dei-lhes todos os meus livros, entre os quais havia muitos diálogos de Platão e algumas obras de Aristóteles. Tinha também o tratado de Teofrasto sobre as plantas, que, para meu grande pesar, estava incompleto, pois, tendo-o deixado descuidadamente de lado enquanto estávamos no mar, um macaco se apoderara dele e arrancara as folhas em muitos lugares. Não possuem livros de gramática além do de Lascaris, pois não levei comigo o de Teodoro; tampouco têm outros dicionários além dos de Hesíquio e Dioscórides. Estimam muito Plutarco e se deixaram encantar pelo espírito de Luciano e por sua agradável maneira de escrever. Quanto aos poetas, possuem Aristófanes, Homero, Eurípides e Sófocles, na edição de Aldo; entre os historiadores, Tucídides, Heródoto e Herodiano. Um de meus companheiros, Trício Apinato, por acaso levava consigo algumas obras de Hipócrates e a Microtechne de Galeno, que eles têm em grande estima. Pois, embora não exista no mundo nação que necessite tão pouco da medicina quanto eles, nenhuma outra a honra tanto. Consideram seu conhecimento uma das partes mais agradáveis e proveitosas da filosofia, pois, ao investigarem por meio dela os segredos da natureza, não apenas acham esse estudo extremamente aprazível, mas julgam que semelhantes investigações são muito agradáveis ao Autor da Natureza. Imaginam que Ele, à maneira dos inventores de engenhos curiosos entre os homens, expôs essa grande máquina do universo à contemplação das únicas criaturas capazes de observá-la; e que, por isso, um observador atento e inquisitivo, que admira Sua obra, é-Lhe muito mais agradável do que alguém do rebanho que, como um animal incapaz de razão, contempla essa cena gloriosa com os olhos de um espectador obtuso e indiferente.
“Os espíritos dos utopianos, quando fortalecidos pelo amor ao saber, mostram grande engenho na descoberta de todas as artes necessárias para conduzi-lo à perfeição. Devem-nos duas coisas: a fabricação do papel e a arte da impressão. Ainda assim, não estão tão inteiramente em dívida conosco por essas descobertas que grande parte da invenção não lhes pertença. Mostramos-lhes alguns livros impressos por Aldo e explicamos-lhes o modo de fabricar papel e o segredo da impressão; mas, como jamais havíamos praticado essas artes, descrevemo-las de maneira rudimentar e superficial. Eles aproveitaram as indicações que lhes demos e, embora a princípio não conseguissem alcançar a perfeição, depois de muitas experiências acabaram descobrindo e corrigindo todos os erros e vencendo todas as dificuldades. Antes disso, escreviam apenas em pergaminho, em juncos ou em cascas de árvores; agora, porém, estabeleceram manufaturas de papel e instalaram prensas de impressão, de modo que, se possuíssem uma boa quantidade de autores gregos, em pouco tempo estariam providos de muitos exemplares. Por ora, embora não disponham de outros além daqueles que mencionei, multiplicaram-nos por meio de sucessivas impressões até alcançarem muitos milhares de cópias. Qualquer homem que fosse até eles dotado de algum talento extraordinário, ou que, por ter viajado muito, houvesse observado os costumes de numerosas nações, circunstância que fez com que fôssemos tão bem recebidos, encontraria uma acolhida calorosa, pois desejam intensamente conhecer a situação do mundo inteiro. Pouquíssimos chegam até eles para comerciar, pois que poderia alguém levar-lhes além de ferro, ouro ou prata, coisas que os mercadores preferem exportar de uma terra estrangeira a importá-las para ela? Quanto às próprias exportações, julgam melhor administrá-las por si mesmos do que entregá-las a estrangeiros, pois desse modo não apenas conhecem melhor a situação dos países vizinhos, como também preservam a arte da navegação, que não pode ser mantida sem muita prática.