Da disciplina militar Utopia · Capítulo 9 de 10
Obra Menu

Da disciplina militar

Da disciplina militar

Detestam a guerra como coisa extremamente brutal e que, para desonra da natureza humana, é praticada pelos homens mais do que por qualquer espécie de animal. Em oposição aos sentimentos de quase todas as outras nações, pensam que nada é mais inglório do que a glória conquistada pela guerra. Por isso, embora se exercitem diariamente nas práticas militares e na disciplina da guerra, nas quais são instruídos não apenas os homens, mas também as mulheres, para que, em caso de necessidade, não sejam inteiramente inúteis, jamais entram temerariamente em guerra, a menos que seja para defender a si mesmos ou seus amigos contra agressores injustos, ou para, por benevolência e compaixão, auxiliar uma nação oprimida a sacudir o jugo da tirania. De fato, ajudam seus amigos não apenas em guerras defensivas, mas também nas ofensivas; nunca, porém, o fazem sem terem sido consultados antes do rompimento das hostilidades e sem que, depois de examinarem os motivos apresentados, tenham constatado que todas as exigências de reparação foram recusadas, tornando inevitável a guerra. Consideram justa essa causa não só quando um vizinho invade outro por ordem pública e leva consigo os despojos, mas também quando os mercadores de um país são oprimidos em outro, seja sob o pretexto de leis injustas, seja pela interpretação perversa de leis justas. Julgam esta uma causa de guerra ainda mais justa que a primeira, porque tais injustiças são cometidas sob alguma aparência de legalidade. Esse foi o único motivo da guerra em que, pouco antes de nosso tempo, se envolveram ao lado dos Nefelógetas contra os Aleopolitanos. Os mercadores dos primeiros haviam sofrido, segundo julgavam, grande injustiça entre os últimos; e isso, fosse justo ou injusto em si mesmo, provocou uma guerra terrível, na qual muitos povos vizinhos se envolveram. A obstinação com que a conduziram, sustentada pela força de que dispunham para mantê-la, não apenas abalou alguns Estados muito florescentes e afligiu profundamente outros, mas, depois de uma sucessão de grandes calamidades, terminou com a completa conquista e escravização dos Aleopolitanos. Estes, embora antes da guerra fossem em todos os aspectos muito superiores aos Nefelógetas, acabaram vencidos. Os utopianos, contudo, embora os houvessem auxiliado na guerra, não reivindicaram parte alguma dos despojos.

“Embora auxiliem com tanto vigor seus amigos a obter reparação pelas injustiças sofridas em questões dessa natureza, se fraudes semelhantes fossem cometidas contra eles próprios, desde que nenhuma violência fosse praticada contra suas pessoas, apenas deixariam de comerciar com aquele povo caso lhes fosse recusada a devida satisfação. Isso não ocorre porque estimem os vizinhos mais do que seus próprios cidadãos, mas porque os vizinhos comerciam, cada qual, por conta própria, de modo que a fraude lhes causa prejuízo mais sensível do que aos utopianos. Entre estes, em semelhante caso, somente o patrimônio público sofre, pois não esperam receber em troca das mercadorias que exportam senão aquilo de que possuem tamanha abundância e que tão pouca utilidade lhes oferece; por isso, a perda pouco os afeta. Julgam, portanto, que seria excessivamente severo vingar com a morte de muitas pessoas uma perda que causa tão pequeno dano à vida ou à subsistência. Mas, se algum de seus cidadãos é injustamente morto ou ferido, seja por autoridade pública, seja apenas por particulares, assim que tomam conhecimento do fato enviam embaixadores e exigem que os culpados lhes sejam entregues. Se isso lhes é negado, declaram guerra; se a exigência é atendida, os ofensores são condenados à morte ou à escravidão.

“Uma vitória sangrenta sobre os inimigos lhes causaria ao mesmo tempo tristeza e vergonha, e julgariam tão insensato conquistá-la quanto comprar os bens mais valiosos por preço excessivo. Não se gloriam em vitória alguma tanto quanto naquela alcançada pela habilidade e pela boa condução, sem derramamento de sangue. Em tais casos, ordenam triunfos públicos e erguem troféus em honra daqueles que obtiveram o êxito, pois consideram que o homem age de acordo com sua natureza quando vence o inimigo de um modo que nenhuma outra criatura, senão o homem, seria capaz de empregar, isto é, pela força do entendimento. Ursos, leões, javalis, lobos, cães e todos os demais animais empregam uns contra os outros a força do corpo; e, embora muitos deles sejam superiores aos homens tanto em força quanto em ferocidade, todos são subjugados pela razão e pela inteligência humanas.

“O único objetivo dos utopianos na guerra é obter pela força aquilo que, se lhes houvesse sido concedido a tempo, teria impedido a guerra; ou, se isso não for possível, vingar-se tão severamente daqueles que os ofenderam que estes se sintam aterrorizados de repetir semelhante ato no futuro. Por esses fins medem todos os seus planos e os conduzem de tal maneira que se torna evidente agir neles muito menos o desejo de fama ou de vanglória do que a justa preocupação com a própria segurança.

“Assim que declaram guerra, cuidam para que grande quantidade de proclamações, seladas com o selo comum, seja afixada nos lugares mais visíveis do país inimigo. Isso é feito secretamente e em muitos lugares ao mesmo tempo. Nelas, prometem grandes recompensas a quem matar o príncipe, e recompensas proporcionalmente menores a quem matar quaisquer outras pessoas sobre as quais, logo depois do próprio príncipe, recai a principal responsabilidade pela guerra. Duplicam a quantia para aquele que, em vez de matar a pessoa assim designada, a capturar viva e a entregar em suas mãos. Oferecem não apenas imunidade, mas também recompensas às próprias pessoas marcadas, caso se voltem contra seus compatriotas. Desse modo, aqueles cujos nomes figuram nas proclamações passam não só a desconfiar dos concidadãos, mas também a suspeitar uns dos outros, ficando profundamente atormentados pelo medo e pelo perigo. Muitas vezes aconteceu que vários deles, e até o próprio príncipe, fossem traídos por aqueles em quem mais confiavam, pois as recompensas oferecidas pelos utopianos são tão desmedidamente grandes que não há espécie de crime a que os homens não possam ser levados por elas. Consideram o risco corrido por aqueles que assumem tais serviços e oferecem recompensa proporcional ao perigo: não apenas enorme quantidade de ouro, mas também grandes rendas em terras situadas entre outras nações suas amigas, para onde podem retirar-se e desfrutá-las com plena segurança. E cumprem com a mais rigorosa fidelidade as promessas dessa natureza.

“Aprovam muito esse modo de corromper os inimigos, embora aos outros pareça vil e cruel. Consideram-no, porém, um recurso sábio para pôr fim ao que, de outro modo, seria uma guerra prolongada, sem sequer arriscar uma batalha para decidi-la. Julgam também ser ato de misericórdia e amor à humanidade impedir a grande matança daqueles que, de outra forma, teriam de morrer no decorrer da guerra, tanto de seu lado quanto do lado inimigo, mediante a morte de uns poucos que são os principais culpados. Assim procedendo, acreditam mostrar bondade até mesmo para com os inimigos e compadecer-se deles tanto quanto de seu próprio povo, pois sabem que a maior parte não entra na guerra por vontade própria, mas é arrastada a ela pelas paixões do príncipe.

“Se esse método não alcança êxito, semeiam então a discórdia entre os inimigos e estimulam o irmão do príncipe ou algum membro da nobreza a aspirar à coroa. Se não conseguem dividi-los por meio de conflitos internos, incitam contra eles os povos vizinhos e os levam a apresentar antigas pretensões, que nunca faltam aos príncipes quando delas necessitam. Fornecem-lhes dinheiro em abundância, mas tropas auxiliares com muita parcimônia, pois são tão zelosos de seus próprios cidadãos que não trocariam de bom grado um único deles nem mesmo pelo príncipe do país inimigo.

“Como conservam o ouro e a prata apenas para ocasiões semelhantes, quando uma delas se apresenta desfazem-se desses metais sem dificuldade, pois nenhum prejuízo teriam ainda que não reservassem coisa alguma para si. Além das riquezas que possuem em seu próprio país, mantêm vasto tesouro no exterior, uma vez que muitas das nações vizinhas lhes devem grandes somas. Assim, contratam soldados de todos os lugares para conduzir suas guerras, mas sobretudo entre os Zapoletas, que vivem quinhentas milhas a leste de Utopia. São uma nação rude, selvagem e feroz, que se compraz nas florestas e rochedos em meio aos quais nasceu e foi criada. Estão endurecidos contra o calor, o frio e o trabalho e nada conhecem das delicadezas da vida. Não se dedicam à agricultura, nem se preocupam com suas casas ou roupas; cuidam apenas do gado e, em sua maior parte, vivem da caça ou do saque, parecendo ter sido feitos unicamente para a guerra. Espreitam todas as oportunidades de nela se envolver e aceitam prontamente aquelas que lhes são oferecidas. Grandes multidões deles saem com frequência e se oferecem por pagamento muito baixo a quem queira empregá-los. Não conhecem nenhuma das artes da vida, exceto aquelas que conduzem a tirá-la. Servem a quem os contrata com muita coragem e grande fidelidade, mas não se comprometem por prazo determinado e estipulam condições tais que, no dia seguinte, podem passar para o lado dos inimigos de seus empregadores, caso estes lhes ofereçam recompensa maior, e talvez regressem no outro dia mediante novo aumento do soldo. Poucas são as guerras em que não constituam parte considerável dos exércitos de ambos os lados. Assim, acontece muitas vezes que homens ligados por parentesco, contratados no mesmo país e habituados a viver por longo tempo em estreita familiaridade, esquecendo tanto os laços de sangue quanto a antiga amizade, matam-se uns aos outros pela única razão de terem sido pagos com pequena soma de dinheiro por príncipes de interesses opostos. Tamanha é sua consideração pelo dinheiro que a diferença de um único centavo por dia basta para fazê-los mudar de lado. A avareza os domina por completo; e, no entanto, esse dinheiro que tanto estimam lhes é de pouca utilidade, pois aquilo que compram com o próprio sangue logo dissipam em luxos que, entre eles, assumem forma pobre e miserável.

“Essa nação serve aos utopianos contra qualquer povo, pois eles pagam melhor que todos os demais. Os utopianos têm por máxima que, assim como procuram os melhores homens para seu próprio uso dentro do país, empregam essa espécie de homens, a pior de todas, para ser consumida na guerra. Por isso, contratam-nos mediante a oferta de recompensas imensas para que se exponham a toda sorte de perigos, dos quais a maior parte jamais regressa para reclamar o que lhes foi prometido. Aos que sobrevivem, porém, pagam com a mais rigorosa fidelidade. Isso os anima a aventurar-se outra vez sempre que surge ocasião. Os utopianos não se perturbam nem um pouco com a quantidade deles que venha a morrer e consideram prestar um serviço à humanidade caso possam contribuir para livrar o mundo de uma espécie tão dissoluta e viciosa de homens, que parece ter-se reunido como a escória da natureza humana. Depois deles, servem em suas guerras aqueles em benefício dos quais as empreendem e as tropas auxiliares de seus outros amigos. A estas juntam alguns de seus próprios cidadãos e enviam um homem de virtude eminente e comprovada para exercer o comando supremo. Com ele seguem outros dois que, enquanto dura seu comando, são apenas homens particulares; o primeiro deverá sucedê-lo caso ele venha a morrer ou ser capturado e, se igual desventura atingir o sucessor, o terceiro ocupará seu lugar. Desse modo, previnem-se contra todos os acontecimentos, para que os acidentes que possam sobrevir aos generais não ponham seus exércitos em perigo.

“Quando recrutam tropas entre o próprio povo, escolhem em cada cidade aqueles que se oferecem espontaneamente, pois ninguém é obrigado a partir contra a vontade. Entendem que, se um homem sem coragem for compelido a servir, não apenas agirá com fraqueza, mas também desanimará os outros com sua covardia. Se, porém, o país é invadido, empregam homens dessa espécie, desde que tenham corpos robustos, e os colocam a bordo dos navios ou sobre as muralhas das cidades, em lugares dos quais não encontrem oportunidade para fugir. Assim, a vergonha, o ardor do combate ou a impossibilidade da fuga vence-lhes a covardia; muitas vezes fazem da necessidade virtude e comportam-se bem porque nenhuma outra alternativa lhes resta. Mas, assim como não obrigam homem algum a partir contra a vontade para uma guerra estrangeira, também não impedem as mulheres que desejam acompanhar os maridos. Ao contrário, encorajam-nas e elogiam-nas, e elas frequentemente ocupam, junto dos maridos, a primeira linha do exército. Também colocam próximos uns dos outros aqueles que são ligados por parentesco, pais e filhos, parentes e aliados mútuos, para que aqueles em quem a natureza inspirou maior zelo em socorrer-se reciprocamente estejam mais perto e mais prontos para fazê-lo. É motivo de grande desonra que marido ou mulher sobreviva ao outro, ou que um filho sobreviva ao pai; por isso, quando entram em combate, continuam lutando até o último homem, caso os inimigos permaneçam diante deles.

“Assim como empregam todos os meios prudentes para evitar que seus próprios homens sejam expostos ao perigo e, quando possível, fazem com que toda a ação e todo o risco recaiam sobre as tropas contratadas, quando se torna necessário que eles próprios combatam, atacam com tanta coragem quanto antes haviam evitado o confronto com prudência. Não investem com ferocidade logo no início; seu ímpeto cresce pouco a pouco e, à medida que permanecem na luta, tornam-se mais obstinados e pressionam o inimigo com força cada vez maior, a tal ponto que morreriam muito antes de ceder terreno. A certeza de que seus filhos serão bem cuidados depois de sua morte liberta-os de toda aquela ansiedade a respeito deles que muitas vezes domina homens de grande coragem, e assim são animados por uma resolução nobre e invencível. Sua perícia nos assuntos militares aumenta-lhes a bravura, e os princípios sábios que, segundo as leis do país, lhes são incutidos pela educação dão novo vigor a seus espíritos. Pois, assim como não desprezam a vida a ponto de desperdiçá-la prodigamente, tampouco se apegam a ela de modo tão indigno que procurem conservá-la por meios vis e impróprios.

“No momento mais intenso da batalha, os mais valentes dentre os jovens, que se consagraram a esse serviço, escolhem como alvo o general inimigo, atacam-no abertamente ou por emboscada, perseguem-no por toda parte e, quando ficam exaustos e fatigados, são substituídos por outros, que jamais abandonam a perseguição. Atacam-no com armas de combate próximo quando conseguem aproximar-se ou, quando outros se interpõem, com aquelas que ferem à distância. Assim, a menos que consiga salvar-se pela fuga, raramente deixam de, por fim, matá-lo ou capturá-lo.

“Depois de alcançarem a vitória, matam o menor número possível de inimigos e empenham-se muito mais em fazer numerosos prisioneiros do que em matar os que fogem diante deles. Nunca soltam seus homens de tal maneira na perseguição que deixem de conservar uma formação inteira ainda em ordem. Por isso, se foram obrigados a empenhar o último de seus batalhões antes de conquistar a vitória, preferem permitir que todos os inimigos escapem a persegui-los quando seu próprio exército está desorganizado. Recordam-se muito bem do que frequentemente lhes aconteceu: depois que o corpo principal de seu exército fora inteiramente vencido e dispersado, os inimigos, imaginando já conquistada a vitória, entregaram-se a uma perseguição desordenada; então, alguns poucos utopianos mantidos em reserva, à espera da ocasião favorável, caíram sobre eles durante a perseguição, quando estavam dispersos, em desordem, sem receio algum de perigo e certos de que o dia lhes pertencia. Assim, mudaram inteiramente o curso da batalha e arrancaram das mãos inimigas uma vitória que parecia certa e indubitável, enquanto os vencidos se tornavam subitamente vencedores.

“É difícil dizer se são mais hábeis em preparar emboscadas ou em evitá-las. Às vezes parecem fugir quando isso está muito longe de suas intenções; e, quando pretendem ceder terreno, fazem-no de tal maneira que é muito difícil descobrir seu propósito. Se percebem que estão mal posicionados ou que correm o risco de ser esmagados pela superioridade numérica, retiram-se durante a noite, em profundo silêncio, ou enganam os inimigos por meio de algum estratagema. Quando recuam durante o dia, fazem-no com tamanha ordem que atacá-los em retirada não é menos perigoso do que enfrentá-los em marcha. Fortificam seus acampamentos com uma vala larga e profunda e, com a terra dela retirada, erguem uma muralha. Não empregam nesse trabalho apenas os escravos: todo o exército participa, exceto os que naquele momento estão de guarda. Assim, com tantas mãos trabalhando, uma extensa linha de fortificações, sólida e resistente, fica pronta em tão pouco tempo que mal se pode acreditar. Suas armaduras oferecem excelente defesa, mas não são pesadas a ponto de incomodá-los durante as marchas; eles conseguem até nadar com elas. Todos os que recebem treinamento militar exercitam-se na natação. Tanto a cavalaria quanto a infantaria fazem largo uso de flechas e são muito hábeis no manejo do arco. Não possuem espadas, mas combatem com uma alabarda, ao mesmo tempo afiada e pesada, com a qual trespassam ou abatem o inimigo. São muito engenhosos na invenção de máquinas de guerra e sabem disfarçá-las tão bem que o adversário só as percebe quando já sente seus efeitos; desse modo, não pode preparar uma defesa capaz de torná-las inúteis. Ao construí-las, sua principal preocupação é que possam ser facilmente transportadas e manejadas.

“Quando firmam uma trégua, observam-na com tamanho escrúpulo que provocação alguma os leva a rompê-la. Jamais devastam o território inimigo nem queimam suas plantações e, mesmo durante as marchas, tomam todo o cuidado possível para que nem os cavalos nem os soldados as pisoteiem, pois não sabem se eles próprios virão a precisar delas. Não ferem homem algum que encontrem desarmado, a menos que seja um espião. Quando uma cidade se rende, tomam-na sob sua proteção; e, quando conquistam uma praça pela força, nunca a saqueiam. Passam ao fio da espada apenas aqueles que se opuseram à rendição e fazem escravos os demais integrantes da guarnição, mas não causam dano algum aos outros habitantes. Se algum deles tiver aconselhado a rendição, concedem-lhe boas recompensas, retiradas dos bens daqueles que condenam, e distribuem o restante entre suas tropas auxiliares; eles próprios, porém, não tomam parte alguma dos despojos.

“Terminada a guerra, não obrigam os amigos a reembolsar-lhes as despesas; exigem-nas dos vencidos, seja em dinheiro, que guardam para uma ocasião futura, seja em terras, das quais lhes deve ser paga uma renda permanente. Em consequência dos muitos acréscimos obtidos dessa maneira, a renda que recebem de diversos países já ultrapassa setecentos mil ducados por ano. Enviam alguns de seus próprios cidadãos para arrecadá-la, com ordens de viver magnificamente, à maneira de príncipes, e assim consomem no próprio lugar uma grande parte dela. O restante é levado para Utopia ou emprestado à nação em que se encontra. É o que fazem com maior frequência, salvo quando alguma grande necessidade, coisa que raramente acontece, os obriga a reclamar a totalidade. É dessas terras que retiram as recompensas destinadas àqueles que incentivam a se lançar em empreendimentos desesperados. Se algum príncipe que esteja em guerra contra eles começa a preparar uma invasão de seu território, antecipam-se e transferem a guerra para o país dele, pois não consentem de bom grado que conflito algum alcance sua ilha. Se isso viesse a acontecer, defender-se-iam apenas com seus próprios cidadãos e não convocariam tropas auxiliares para ajudá-los.

1/1
Menu

Fazer anotação