II. A Vida na Corte Mourisca
II. A Vida na Corte Mourisca
A permanência de MULAI ABDUL Aziz em Fez, a capital setentrional, em 1894, não foi longa, pois era importante que a Corte se deslocasse para o sul a fim de consolidar seu trono naquelas regiões. Embora o norte do Marrocos sempre tenha sido a parte mais inquieta e sediciosa do país, jamais representou perigo tão grave quanto aquele em que o sul é capaz de se transformar, pois as tribos do norte são pobres, não possuem grande força numérica e estão sempre em guerra umas com as outras. Na região de Marrakesh, porém, a situação é diferente. As ricas terras agrícolas e as grandes colheitas que delas se obtêm tornam as tribos prósperas; elas dispõem de bons cavalos, estão bem armadas e são muito prolíficas. Além disso, para além das planícies, a grande cordilheira do Atlas é habitada por impetuosas e guerreiras tribos berberes, praticamente inconquistadas. Felizmente para o bem-estar de uma longa sucessão de Sultões mouros, essas grandes tribos, governadas por chefes hereditários, quase sempre mantinham más relações entre si; e um dos resultados mais importantes alcançados pelo Governo do Protetorado francês nos últimos anos foi a formação de uma liga entre os membros das tribos do sul. Quem conheceu o antigo Marrocos dificilmente acreditaria que os grandes chefes, o Glaoui, o Mtougi, o Gindafi e o Kaid dos Rahamna, algum dia uniriam as mãos, mesmo no interesse do país. Hoje, contudo, assim é.
Mulai Abdul Aziz pôde deixar o norte em estado de paz e segurança. Novos Governadores haviam sido nomeados, a mão firme de Bou Ahmed fizera-se sentir, e era indispensável que a Corte se deslocasse para o sul: já havia sinais de inquietação que não podiam ser ignorados.
A chegada do Sultão à capital meridional produziu um efeito tranquilizador, e Bou Ahmed começou a trabalhar para restabelecer a ordem entre as tribos inquietas e construir para si um palácio, às custas do público. Durante seis anos continuou a construção, empregando todos os trabalhadores e artistas disponíveis. O resultado foi grandioso, e o edifício forma hoje a “Residência” do Governo do Protetorado francês. O “Bahya”, isto é, “A Refulgência”, como é chamado o palácio, consiste em uma sucessão de belos pátios, um conduzindo ao outro, plantados com ciprestes, laranjeiras, limoeiros, outras árvores frutíferas e flores. Esses pátios são cercados por arcadas para as quais se abrem as grandes salas. Por toda parte há fontes e reservatórios de água. Esse palácio deve ocupar muitos acres de terreno e, embora inteiramente moderno, é um edifício de interesse singular. Há um pátio particularmente belo, no qual o arquiteto mouro baseou sua arte nas tradições do passado. As paredes são mais altas; o trabalho em madeira não é pintado, como de costume, em várias cores; e o próprio pátio não é nem de longe tão grande quanto alguns dos outros. As salas talvez sejam menos interessantes que os pátios para os quais se abrem, embora, em muitos casos, os tetos elaboradamente entalhados e pintados sejam muito bons.
Em uma visita muito recente a Marrakesh, pude percorrer à vontade esse grande palácio, acompanhado por um nativo encarregado do lugar, que conhecia cada recanto e cada torre, pois trabalhara em sua construção. Eu já o vira muitos anos antes, ou melhor, vira uma parte dele, pois em duas ocasiões fora recebido para jantar por seu proprietário, o famoso Bou Ahmed. Recordo agora uma dessas noites: o ar quente dos pátios, perfumado de jasmim, pois era o fim da primavera, e o grande jantar servido em um dos salões, enquanto uma banda nativa produzia, logo do lado de fora, uma música que de suave nada tinha; e o próprio Bou Ahmed, baixo, moreno e de aparência pouco atraente, mas nem por isso um anfitrião menos excelente. Está morto há vinte anos, e suas propriedades, confiscadas pelo Sultão depois de sua morte, passaram a outras mãos. Seu nome é apenas uma lembrança do passado. No Marrocos, não se dizia “Como caíram os poderosos!”, mas “Como estão caindo os poderosos!”, pois quase todos os meses algum grande Kaid, algum Vizir ou algum Príncipe caía, e caía de muito alto.
Bou Ahmed tinha outras coisas em que pensar além de sua casa. Havia grave descontentamento entre algumas tribos, sobretudo entre os Rahamna, cujo extenso território fica imediatamente ao norte da cidade de Marrakesh. Surgira um líder, Taher ben Suleiman, e, sob sua influência, as tribos se revoltaram. As autoridades locais foram assassinadas ou expulsas, e a rebelião generalizou-se. Sua repressão demorou muito tempo e custou muitas vidas e muito dinheiro. Em determinada ocasião, os rebeldes chegaram às muralhas de Marrakesh e tomaram posse dos subúrbios setentrionais da cidade, mas foram repelidos. Bou Ahmed demonstrou considerável capacidade na repressão dessa revolta: não apenas sua energia era incessante, mas ele também sabia utilizar o ciúme e a desconfiança que sempre existem entre os rebeldes. Jogou tribo contra tribo e divisão contra divisão. O Maghzen, graças à superioridade de sua organização e aos meios de que dispunha para obter homens, armas e munições, prevaleceu. A rebelião dos Rahamna foi reprimida, e centenas de milhas quadradas de território foram entregues ao fogo, à espada e à pilhagem. A tribo foi quase exterminada; centenas morreram na prisão; mulheres e crianças tornaram-se presa dos soldados, foram vendidas ou expulsas para morrer de fome, e a devastação reinou absoluta. Alguns anos depois, viajei pelo território dos Rahamna. Ainda estava deserto, e os campos encontravam-se cobertos de ervas daninhas espessas e arbustos espinhosos. Apenas algumas miseráveis tendas negras, habitadas por pessoas meio mortas de fome, permaneciam onde antes vivera a rica e próspera tribo dos Rahamna. Taher ben Suleiman foi capturado. Foi encarcerado em uma gaiola feita com os canos dos rifles de seus partidários, uma gaiola tão pequena que ele mal conseguia mover-se, e exibido ao público de Marrakesh para ser cuspido e insultado. Morreu na prisão.
Enquanto Bou Ahmed viveu, o jovem Sultão permaneceu no palácio. É verdade que aparecia em cerimônias e celebrava publicamente as festas religiosas, mas não passava de uma figura sem importância. Somente Bou Ahmed governava o Marrocos.
Em 1900, ele morreu. Eu estava em Marrakesh durante sua última enfermidade, quando definhava dia após dia, mantido vivo por inalações de oxigênio. Ninguém se importava, exceto talvez alguns de seus seguidores e servidores pessoais, que naturalmente sofreriam com sua morte. Quanto aos demais, havia indiferença geral. Ele nunca fora popular, e a imensa fortuna que acumulara e o grande palácio que construíra despertavam o ciúme de outros que possuíam os mesmos desejos, mas não as mesmas oportunidades. Certamente era temido, pois sua vontade era indomável e ele era cruel. Uma espécie de reverência supersticiosa cercara sua vida, mas desapareceu quando a doença o prostrou; e, quando deu o último suspiro, os sentimentos contidos do povo irromperam, e todos se levantaram para amaldiçoá-lo.
A morte de uma grande personagem no Marrocos é terrível e, durante vários dias, enquanto o Vizir agonizava, guardas permaneceram postados diante de seu palácio, esperando em silêncio pelo fim. Então, certa manhã, o lamento das mulheres dentro da casa anunciou que a morte chegara. Todos os portões do grande edifício foram tomados, e ninguém teve permissão de entrar ou sair, enquanto no interior reinava o pandemônio. Seus escravos pilhavam tudo aquilo em que conseguiam pôr as mãos. Suas mulheres brigavam e roubavam para apoderar-se das joias. Cofres eram arrombados, documentos e títulos de propriedade eram retirados, pedras preciosas eram arrancadas de suas armações para que pudessem ser escondidas com maior facilidade, e houve até assassinatos.
Enquanto tudo isso ocorria dentro das muralhas rigorosamente vigiadas, o corpo de Bou Ahmed foi levado para fora e sepultado. Chorando, o Sultão acompanhou o esquife do homem que o colocara no trono e ali o mantivera durante aqueles difíceis anos de sua juventude. Ele deve realmente ter-se sentido sozinho ao permanecer junto ao túmulo de seu Vizir, que, quaisquer que fossem suas faltas, por maiores que fossem suas extorsões, fora leal até o fim. Quando Mulai Abdul Aziz, ainda chorando, regressou a seu palácio, seu primeiro ato foi assinar o decreto de confisco de todos os bens de Bou Ahmed. Tratava-se agora de pilhagem organizada, pois funcionários e escravos foram soltos para executar as ordens reais. Durante dias, animais de carga carregados, meio ocultos sob grandes massas de móveis, empilhados com tapetes e roupas de cama ou cambaleando sob cofres, transportaram os bens de Bou Ahmed para o palácio do Sultão. Suas mulheres e seus escravos foram obrigados a entregar o que haviam pilhado, e a casa ficou vazia, enquanto seus proprietários permaneceram sem um tostão. Poucos dias depois, nada restava além do grande edifício; todo o resto havia desaparecido no espaço. Sua família foi expulsa para a fome e a ruína, seus escravos foram tomados pelo Sultão para serem conservados ou vendidos, e suas vastas propriedades passaram à posse do Estado. Esse era o costume do país. Os bens de todos os funcionários do Estado passavam, após a morte, a seu senhor e mestre, o Sultão. Vejo os filhos de Bou Ahmed de vez em quando. Vivem na mais completa pobreza e aceitam como presentes, com verdadeira gratidão, pequenas quantias que um criado superior na Inglaterra desprezaria.
Aceitar pequenos presentes em dinheiro não é considerado de modo algum degradante no Marrocos, muito menos aceitar grandes somas. Recordo-me bem de um tio-avô do Sultão reinante, homem que em seu tempo fora Vice-Rei e que percorria regularmente o país com um ou dois escravos, recolhendo esmolas. Era um velho cavalheiro agradável e jovial, e não hesitava em pedir ajuda a qualquer pessoa que encontrasse, nem em aceitar a menor das moedas. Em certa ocasião, chegou à residência de um antigo funcionário nativo da Corte mourisca que vivia em Tânger. Realizava-se uma reunião para jogar tênis, e os convidados, entre os quais certo número de representantes das Potências europeias, tomavam chá. Sua Alteza chamou-me de lado e perguntou quem eram todos aqueles europeus. “São”, respondi, “em grande parte, os ministros das Potências estrangeiras.” “Ah”, disse o Príncipe, “devem servir para conseguir um par de sapatos, quando não um manto. Gente rica, gente rica.” Consegui dissuadi-lo, para grande surpresa sua, explicando que não era costume na Europa os membros das famílias reais pedirem casacos, ou mesmo sapatos, a completos estranhos, e acrescentei que, se esperasse um pouco, eu veria o que poderia ser feito. Mencionei o pedido do Príncipe a alguns amigos, e reunimos entre nós os seis francos necessários para comprar um par de chinelos amarelos, o único calçado do país. Ele teve a graça de aceitá-los com a dignidade de um Príncipe de Sangue.
A morte de Bou Ahmed naturalmente provocou mudanças na Corte. Quaisquer que fossem os ciúmes existentes entre os vizires, e sem dúvida eram muitos, eles compreenderam que era necessária uma ação conjunta. Cada um poderia ter, e provavelmente teria, de defender dos outros sua posição particular, mas, coletivamente, precisavam defender suas posições reunidas contra o mundo inteiro. Ou teriam êxito, ou cairiam juntos, e decidiram ter êxito.
O Sultão tinha agora cerca de vinte anos e podia, a qualquer momento, desejar afirmar-se; e a autoafirmação de jovens monarcas dotados de poder autocrático e desprovidos de experiência é perigosa. Os vizires perceberam que, com toda a probabilidade, o desaparecimento da mão forte de Bou Ahmed tentaria o jovem Sultão a tornar-se mais independente, e era necessário chegar a algum acordo quanto à maneira de induzi-lo a pensar e agir. Certamente não deveria ocupar-se dos assuntos de Estado, pois os vizires pretendiam conservá-los para si. Era preciso encontrar uma ocupação para o monarca inexperiente e até então recluso.
Isso era o exato oposto de todas as tradições do Marrocos; mas a situação era incomum, pois jamais existira um Sultão em posição semelhante. Os vizires sentiam que, se exercessem influência para mantê-lo no palácio, ele poderia rebelar-se contra essa reclusão forçada e livrar-se, provavelmente de maneira nada delicada, dos homens que a haviam instituído. Não; estava claro que o Sultão precisava ser entretido, e seus divertimentos deveriam ser tão numerosos e variados que toda a sua atenção fosse desviada dos assuntos de Estado. O próprio Marrocos não podia fornecer as novidades necessárias. Os prazeres e luxos que o país era capaz de produzir já lhe pertenciam, mulheres, cavalos, joias e toda a parafernália que compõe os arredores de um potentado oriental. Para novas distrações, seria preciso recorrer à Europa. E não se recorreu em vão. Foi o início da grande derrocada, da extravagância desenfreada, das loucuras e dívidas que levaram aos empréstimos estrangeiros e, passo a passo, à perda da independência do Marrocos.
Um conselheiro forte e competente poderia ter prolongado a vida de um Marrocos independente, pois, embora desprovido de grandes conhecimentos ou força de vontade, Mulai Abdul Aziz era ponderado, inteligente e desejoso de agir bem. Não era fácil, contudo, em Marrakesh, a capital meridional onde a Corte residia nessa época, manter o jovem Sultão entretido. Situada a cem milhas do porto mais próximo, que por sua vez ficava trezentas milhas ao sul pela costa atlântica, a comunicação com a Europa era necessariamente muito lenta, e as encomendas cada vez maiores de mercadorias europeias feitas pelo Sultão demoravam muito a ser cumpridas. Com frequência, também, a forte ondulação do Atlântico tornava impossível durante semanas a comunicação entre os navios e a costa.
Os responsáveis pelos divertimentos do Sultão estavam em seus últimos recursos. Os fogos de artifício haviam-se esgotado; as acrobacias de bicicleta haviam provocado contusões e torções; e até a fotografia perdera seu interesse inicial. Nesse momento crítico, chegou a notícia de um circo atrasado em uma das cidades costeiras. Naturalmente, devia ser um circo muito pobre para ter ido parar naquele pequeno e lúgubre porto, mas sua chegada foi recebida com o mesmo entusiasmo que despertaria o espetáculo completo de Barnum. Cartas imperiais foram dirigidas aos Kaids e Governadores locais, agentes correram freneticamente de um lado para outro e, por fim, o circo, com toda a sua bagagem, formado por uma dúzia de pessoas e três ou quatro cavalos, partiu através das fatigantes planícies do Marrocos para obedecer à ordem real. Tudo isso demorou, e, enquanto isso, o assunto absorvia inteiramente as conversas nos círculos da Corte. Uma ou duas rebeliões graves entre as tribos e uma disputa aguda com o Governo de uma Potência europeia caíram temporariamente no esquecimento.
A proprietária desse circo era uma senhora espanhola extremamente corpulenta e de idade incerta, em cujo corpo volumoso os ásperos solavancos de uma viagem de mais de cem milhas sobre uma mula haviam deixado uma impressão quase tão dolorosa quanto o desconforto, o calor e as preocupações da jornada haviam deixado em seu temperamento. Ela própria não tomava parte ativa no espetáculo e, por esse motivo, para sua intensa indignação e fúria, foi impedida de entrar no pátio do palácio onde o Sultão assistiria à apresentação. As ordens de Sua Majestade determinavam que somente os artistas que efetivamente se apresentariam poderiam entrar.
Assim, a senhora gorda e um ou dois empregados do circo permaneceram em um pátio exterior, adjacente ao recinto em que o Sultão, sentado sob uma tenda magnífica, assistia à apresentação. Uma muralha de cerca de vinte pés de altura separava os dois pátios; e, no pátio exterior onde se encontrava a senhora gorda, o Sultão estivera construindo acréscimos ao palácio, e uma pilha de pedras, argamassa e outros materiais chegava quase ao alto da muralha. A senhora estava ao mesmo tempo zangada e entediada, e nem mesmo uma manada de gazelas e alguns belos exemplares de muflão, carneiro selvagem da Berbéria, que vagavam pelo recinto, eram suficientes para entretê-la.
Ter recebido uma ordem real para percorrer toda aquela distância até a capital mourisca e depois ser privada da glória de ver seu próprio circo apresentar-se diante de um verdadeiro Sultão era mais do que podia suportar, e ela imediatamente começou a escalar o grande monte de materiais de construção empilhado contra a muralha. Era um trabalho difícil, e sua figura não era apropriada para semelhante alpinismo; mas ela receberia auxílio de uma fonte jamais imaginada. Sem dúvida impressionado com o lento avanço dela em um esporte no qual ele próprio era tão hábil, o velho carneiro muflão saltou ligeiramente atrás dela. Equilibrando-se por um momento sobre as patas traseiras, lançou-se para a frente e golpeou a senhora gorda por baixo com tamanha eficácia que sua subida recebeu considerável ajuda. Em uma série de saltos repetidos, sem qualquer ação voluntária de sua parte, ela se viu, ofegante, agarrada ao topo da espessa muralha.
Enquanto isso, o espetáculo circense prosseguia para satisfação do Sultão. De repente, porém, uma expressão de consternação furiosa tornou-se visível em seu rosto e, sem conseguir falar, ele apontou para a muralha. Ali, muito acima, estava o rosto angustiado e arroxeado da senhora gorda, espiando o Sultão e sua Corte. Em um instante, os oficiais do séquito gritavam e gesticulavam para que ela se retirasse. Mas a única resposta que receberam foi a visão repentina de uma parte considerável de seu imenso corpo, quando o brincalhão muflão, ainda invisível, deu-lhe outro impulso para cima. Por fim, todo o seu corpo ficou sobre a muralha, à qual se agarrava desesperadamente com braços e pernas, estendida ao longo do topo. Foi nesse momento que o muflão apareceu. Com um salto majestoso, subiu ao cume, permaneceu por um instante equilibrado sobre as patas traseiras e então baixou-se de repente e, com uma terrível arremetida de seus chifres largos, empurrou a senhora gorda pelo menos uma jarda ao longo da muralha. Evidentemente pretendia conduzi-la por todo o circuito do pátio.
Durante alguns momentos, houve tumulto. O Sultão permanecia sentado, silencioso e assombrado, enquanto todos os ministros do Gabinete gritavam para que a senhora desaparecesse, coisa que ela certamente desejava fazer com a maior ansiedade. Os escravos, com maior sensatez, apedrejaram o muflão e o expulsaram de sua posição vantajosa. Então, lentamente, a senhora desapareceu, primeiro as pernas grossas, depois a massa ofegante do corpo e, por fim, nem mesmo o rosto arroxeado pôde mais ser visto.
Foi em 1901 que conheci pessoalmente o jovem Sultão. Eu já o vira uma ou duas vezes, pois acompanhara a Missão especial de Sir Arthur Nicolson a Marrakesh, em 1896; mas naquela época o Sultão ainda não saíra de sua concha de reserva. Era ainda um jovem rapaz, evidentemente muito tímido e inteiramente dominado por Bou Ahmed, o famoso Grão-Vizir. Uma audiência que tivemos com ele naquela ocasião não deixou de apresentar interesse. Havíamos cavalgado para o fundo dos grandes jardins do Agdal, até uma casa de veraneio onde Sua Majestade Xerifiana esperava receber o ministro britânico. Uma selva emaranhada de laranjeiras; videiras subindo por treliças quebradas e prendendo-se em festões a grandes ciprestes; aqui e ali, uma fonte de mármore quebrada ou um pequeno curso de água, tais eram os arredores. Com nossa escolta de cavalaria mourisca vestida de branco, conduzida pelo Mestre de Cerimônias, atravessamos a cavalo o grande jardim até desmontar diante de um pavilhão de arcos e pilares, com telhas verdes vidradas e afrescos geométricos vermelhos sobre uma parede amarela. Por toda parte, o emaranhado da vegetação ultrapassara seus limites. Os ciprestes erguiam-se acima do edifício como pilares verde-escuros, enquanto videiras, jasmins e gerânios disputavam a supremacia embaixo. Do lado de fora do edifício, fora da vista de seus ocupantes, estava sentada uma fileira de oficiais mouros, servidores do Sultão. À porta da única sala contida pelo pavilhão, pois externamente ele parecia composto apenas de arcos e pilares, encontrava-se Bou Ahmed, o Vizir, homem moreno, corpulento e baixo, que revelava em cada traço sua origem negra.
No interior, diante da porta, Mulai Abdul Aziz estava sentado em um canapé Luís XVI. Permanecia de pernas cruzadas, com as mãos dobradas no colo e meio ocultas por suas macias vestes brancas. Recordo ter ficado particularmente impressionado com sua tez pálida e sua evidente timidez. Ao lado do divã havia uma cadeira, na qual o ministro britânico foi convidado a sentar-se, enquanto nós, que o acompanhávamos, permanecemos de pé ao redor da porta. O próprio Sultão disse pouco, e o pouco que disse era dirigido a seu Vizir quase em um sussurro e repetido por ele ao ministro britânico. Em poucos minutos, Mulai Abdul Aziz recuperara em grande parte o domínio de si e ocupava-se em observar cada detalhe dos uniformes usados pelo séquito do ministro. Mal conseguia desviar os olhos de um dos homens, o atual Lord Loch, cuja altura de seis pés e cinco polegadas, coroada por um enorme busby, parecia exercer um interesse fascinante sobre Sua Majestade. Quatro anos depois, conversando com Mulai Abdul Aziz na intimidade da amizade pessoal, recordei-lhe esse episódio. Ele respondeu, rindo, que certamente ficara mais impressionado com a altura e o uniforme daquele homem do que com qualquer outra coisa naquela Missão, e pediu-me que perguntasse ao ministro britânico se não seria possível que Lord Loch acompanhasse uma segunda embaixada, que partiria alguns meses depois. A mensagem chegou devidamente às autoridades na pátria e, em janeiro de 1902, Mulai Abdul Aziz, já sem timidez, teve o prazer, e era um prazer evidente, de receber novamente Lord Loch em sua Corte. Em seu primeiro encontro, quando observei o tímido interesse do jovem Sultão pelo corpulento oficial da Guarda, jamais imaginei que, poucos anos depois, veria o mesmo oficial ensinar ao mesmo Sultão os mistérios do “tip-and-run” em um recinto do Palácio Xerifiano.
Minha primeira audiência particular com Mulai Abdul Aziz ocorreu no verão de 1901. Depois de considerável demora, em grande parte causada pela discussão acerca do tipo de reverência que eu estava disposto a fazer ao entrar na presença de Sua Majestade, fui honrado com uma audiência privada. Achei Sua Majestade cortês, agradável e inteligente. Era fácil diverti-lo e, como me afastei da austera etiqueta da Corte e não limitei minhas observações a respostas às perguntas de Sua Majestade, embora isso a princípio parecesse surpreendê-lo um pouco, consegui conquistar sua atenção e diverti-lo. Disseram-me que minha audiência seria muito formal e duraria poucos minutos. Durou mais de uma hora. O Sultão estava sentado, e eu permaneci de pé durante todo o tempo, ao que dificilmente poderia opor-me. De qualquer forma, eu superara a dificuldade de minha recepção recusando-me terminantemente a ajoelhar e tocar o chão com a testa, forma de saudação praticada pelos europeus a serviço de Sua Majestade, pois ele já começara a ampliar seu séquito cristão. Eu declarara estar disposto a entrar na presença do Sultão adotando as mesmas formalidades que empregava diante de meu próprio soberano, e o Sultão aceitara essa fórmula. Quase a primeira pergunta que me fez foi se eu já fora recebido em audiência privada por meu próprio Rei. Respondi que tivera essa honra. Perguntou então que reverência eu fizera. Respondi que me inclinara ao entrar na sala e novamente ao aproximar-me da pessoa de Sua Majestade. O Sultão pareceu surpreso e perguntou por que os ingleses a seu serviço cumpriam a forma mourisca de etiqueta, ajoelhando-se e tocando o chão com a testa. Pude apenas alegar que não sabia, exceto por supor que, estando a serviço de um Sultão mouro, provavelmente julgavam necessário adotar a forma tradicional mourisca de reverência. O Sultão ordenou que ela fosse abandonada, embora, na verdade, os europeus a seu serviço continuassem a usá-la nas grandes festas do ano até o fim de seu reinado. Alguns anos depois, em uma dessas ocasiões, vi uma longa fila de ingleses cair de joelhos e inclinar a testa até o chão quando o Sultão se aproximou. É uma questão de escolha pessoal, baseada no preconceito. Parece-me que todo ser humano tem o direito de agir nesses assuntos como julgar correto. A ideia de que, procedendo assim, rebaixa a si mesmo ou a seu país parece-me ridícula. Um inglês, e muito menos a Inglaterra, não pode ser rebaixado por qualquer ginástica fantástica. Preferi não fazê-lo unicamente porque aquilo me parecia absurdo, assim como metade das cerimônias de uma coroação britânica pareceria absurda e sem sentido a um mouro. Quase toda etiqueta é ridícula; acontece apenas que estamos mais ou menos acostumados a ela e modificamos em grande medida suas excentricidades. Em outras Cortes, vivi situações quase tão absurdas quanto esse costume mouro. Alguns anos atrás, em um dos dias mais quentes de um verão quente em um país do sul da Europa, tive a honra de ser recebido pelo soberano. Cheguei ao palácio às dez e meia da manhã e saí à uma hora. O rei em questão vestia o pesado uniforme azul de almirante; eu usava sobrecasaca. O termômetro, mesmo dentro da sala, devia marcar noventa graus Fahrenheit ou muito perto disso. Ainda assim, permanecemos de pé durante todo o tempo, por duas horas e meia. Às duas e meia, fui convocado novamente ao palácio para concluir essa audiência longa, porém interessante. Com um suspiro de alívio, Sua Majestade disse: “Creio que desta vez podemos sentar-nos.” E nos sentamos. Por que diabos não nos havíamos sentado pela manhã, durante todas aquelas horas de transpiração, somente o Céu sabe. Eu poderia compreender um rei sentado e seu visitante obrigado a permanecer de pé, mas o desconforto e o cansaço mútuos em semelhante caso e por tanto tempo parecem-me uma insensatez quase infantil.
O protocolo mouro teria resistido favoravelmente à comparação com essa etiqueta europeia. O visitante mouro faria sua humilde reverência ao soberano, mas, uma vez feito isso, agachar-se-ia, com maior ou menor conforto, na presença de seu Sultão e permaneceria sentado até o fim da audiência. Isso me parecia preferível. Mas toda etiqueta é uma questão de costume e hábito. Tomemos os beijos, por exemplo. Como todo homem deve recordar-se bem de que, quando menino, temia que a mãe o beijasse diante de seus colegas de escola. Anos depois, quando já é tarde demais, como ele valorizaria aqueles beijos perdidos, caso ainda pudesse obtê-los! E quanto divertimento também nos causou ver homens estrangeiros beijando-se nas plataformas ferroviárias do continente! Mas observem o encontro de dois grandes chefes marroquinos, a aproximação majestosa, os últimos passos um pouco mais apressados e o abraço elegante, enquanto cada um se inclina para a frente e beija o ombro do outro. Vi grandes homens no Marrocos encontrarem-se em uma hora de tristeza, lançarem-se ao pescoço uns dos outros e chorarem. Como são poucos os soldados que sabem que a origem da continência que prestam hoje vem do Oriente e, na verdade, nada mais é que o movimento do súdito para proteger os olhos da glória refulgente de seu soberano, embora hoje ela se aplique igualmente à glória refulgente de seu segundo-tenente. O hábito é tudo, e o preconceito quase tanto quanto ele.
Eram os primeiros dias dos brinquedos e fogos de artifício na Corte mourisca. Durante algum tempo, estes últimos ocuparam a posição principal, e quase todas as noites a capital meridional era iluminada pelo reflexo de rodas-de-Catarina e sobressaltada pelos lampejos das muitas cores de foguetes maravilhosos. Um homem foi trazido especialmente da Inglaterra para apresentar e preparar os fogos de artifício, e tornou-se membro permanente do séquito de Sua Majestade. Os nativos estavam em parte divertidos, em parte escandalizados. Econômico como o mouro é por natureza, ele não podia ignorar a extravagância desenfreada dessa maneira de gastar dinheiro, e os fogos de artifício, quando chegavam a Marrakesh, já haviam alcançado um belo preço. Frete, seguro e o longo transporte em caravana desde a costa precisavam ser acrescentados ao custo original, e havia ainda um item conhecido como comissão. Eram, certamente, fogos de artifício muito belos e muito caros. Estive presente a uma exibição oferecida para divertir um ministro britânico, que desaprovava profundamente essa extravagância, mas não podia recusar o convite. Havia uma peça fixa representando um elefante enorme, e o espetáculo terminou com uma cascata de fogo em um novo tom de rosa, recém-descoberto e, por isso, de preço elevado. Era certamente muito belo, mas muito inútil e muito caro.
Certa tarde, o Sultão informou-me de que haveria uma exibição naquela noite nos terrenos do palácio, mas que seria destinada ao “palácio”, isto é, às senhoras, e nenhum homem seria convidado; contudo, caso eu subisse ao telhado da casa onde vivia, sem dúvida conseguiria assistir a alguma coisa. Observei os belos foguetes de todas as cores subirem em seus rastros de fogo até o maravilhoso azul-safira do céu da noite meridional e explodirem em milhares de estrelas, enchendo toda a paisagem dos telhados planos da velha cidade com o brilho pálido de verdes, rosas e amarelos. Na “Jumma el-Fenaa”, o espaço aberto situado no centro da cidade, as multidões permaneciam de pé observando os foguetes enquanto subiam por cima das altas muralhas do palácio, a meia milha de distância.
No dia seguinte, o Sultão perguntou-me o que eu achara da exibição. Falei de sua beleza e insinuei o desperdício. Mencionei a multidão na praça. “O que dizia o povo?”, perguntou o Sultão. “Não ouvi muita coisa”, respondi, “mas, em várias ocasiões, alguém gritava: ‘Lá se vão mais mil dólares de nosso dinheiro.’”
Mulai Abdul Aziz esperava ouvir seus próprios louvores cantados por ter apresentado o brilhante espetáculo ao povo de sua cidade, e minha resposta o surpreendeu. Não deixou, contudo, de produzir efeito, ou talvez ele estivesse começando a cansar-se dos fogos coloridos, pois houve grande redução nessas exibições, embora o profissional encarregado delas permanecesse ainda algum tempo no palácio.
Durante os muitos meses que passei na Corte mourisca, sempre senti que uma catástrofe acabaria por ocorrer. O Sultão estava evidentemente sendo conduzido pelo caminho da ruína e, embora eu estivesse próximo dele, todos os meus esforços para convencê-lo desse fato foram inúteis. Em mais de uma ocasião, sobretudo perto do fim de 1902, implorei-lhe, em uma linguagem que ele, sorrindo, disse-me que ninguém jamais ousara dirigir-lhe antes, que recobrasse o juízo enquanto ainda havia tempo. Ele foi bondoso, agradeceu-me por falar com tanta franqueza e continuou com suas inclinações pró-europeias e suas extravagâncias. Se naquela época tivesse dispensado a maioria de seus empregados europeus, conservando apenas seu médico, um ou dois engenheiros e qualquer pessoa que houvesse trabalhado para seu pai, e deixado de gastar seu dinheiro, todo o futuro do Marrocos poderia ter sido diferente.
Suas tardes em Marrakesh eram dedicadas às diversões. Mais de uma vez, sempre acompanhado por Menebhi, o ministro da Guerra, e por alguns de seus empregados europeus, cavalgamos pela imensa vastidão dos jardins do Palácio do Agdal. À beira de um grande reservatório quadrado, desmontávamos e, às vezes, saíamos para remar em um dos vários barcos que ele mantinha ali. Em certa ocasião, Sua Majestade e seu ministro remaram, muito mal, na verdade, enquanto eu, único outro ocupante da embarcação, governava o leme. O Sultão, que remava na proa, enterrou várias vezes o remo na água e espirrou água por todo o pobre Menebhi. O ministro da Guerra dava cerca de cem remadas curtas por minuto, enquanto o Sultão, lutando com os remos, dava cerca de dez remadas extremamente longas. Ambos, contudo, estavam imensamente encantados com a atuação, e nosso ânimo era o melhor possível.
“Somos os dois barqueiros, e você é o passageiro. Estamos atravessando uma balsa mourisca”, gritou o Sultão.
Entrando na pequena brincadeira do Sultão, respondi “que eram os piores barqueiros que eu já vira e que, ao desembarcar, apresentaria queixa às autoridades por causa de sua incapacidade”.
“Ah, vai fazer isso, não é?”, respondeu Mulai Abdul Aziz. “Então tudo o que posso dizer é que não o deixaremos desembarcar enquanto não nos pagar.”
“Então ficarei aqui.”
“Muito bem”, respondeu o Sultão; e imediatamente começou a espirrar água sobre mim com todas as suas forças, embora o pobre Menebhi ficasse tão molhado quanto eu.
“Vai pagar?”, perguntou Sua Majestade.
“Com prazer”, respondi, rindo. “Quanto?”
“Meia peseta para cada um” (cerca de quatro pence), respondeu o Sultão, e ambos embolsaram devidamente sua remuneração. Foi a primeira vez em minha vida que dei gorjeta a um Sultão e a um ministro da Guerra.
No outono de 1902, fui convidado a acompanhar a marcha real até a capital setentrional, Fez.
A partida do Sultão de Marrakesh, onde residia havia cerca de seis anos, fora esperada para o início do outono; mas ocorreram constantes atrasos e, embora as tendas imperiais já estivessem armadas havia algum tempo fora dos portões da cidade, somente no fim de novembro se iniciou a viagem. Certa manhã, bem cedo, cercado por toda a pompa característica do Sultanato do Marrocos, Mulai Abdul Aziz deixou seu palácio na capital meridional em direção ao primeiro acampamento de sua marcha para o norte.
Não há necessidade de descrever, dia após dia, a marcha do Sultão. A etiqueta e as formalidades de cada jornada eram quase idênticas, embora o cenário variasse constantemente, modificando-se conforme a natureza da região atravessada. O relato de um único dia, escolhido ao acaso, bastará para dar uma ideia do conjunto. Muito antes do amanhecer, o grande acampamento já estava em movimento e, quando, pouco depois das três da manhã, disparava o canhão matutino, numerosas tendas já haviam sido desmontadas, cavalos selados e mulas e camelos carregados para a marcha. Sob a luz da lua e a aurora nascente, a cena era de grande beleza: uma mistura indistinta de tendas brancas, aqui prateadas pelo luar, ali avermelhadas pelo clarão das fogueiras do acampamento, cujas altas colunas de fumaça rubra se erguiam como pilares no ar imóvel. Dentro das tendas e ao redor delas passavam as formas sombrias de homens e animais. Como por magia, a cena transformava-se sem cessar, à medida que uma tenda após outra caía silenciosamente ao chão, até que, com o primeiro brilho da aurora, nada restava do grande acampamento além do recinto cercado de lona que continha as tendas do Sultão e de uma planície coberta por cavaleiros e milhares e milhares de mulas e camelos de carga. A cavalaria já se concentrava junto ao recinto do Sultão, formando os cavaleiros um quadrado aberto, no centro do qual, cercado pelos ministros de Estado, repousava um palanquim de cortinas carmesins, com seu divã azul-turquesa. Da entrada das tendas do Sultão até o quadrado de cavalaria, funcionários vestidos de branco e com barretes vermelhos formavam uma fileira dupla, aguardando Sua Majestade.
Uma corneta soa com clareza na atmosfera imóvel e, um instante depois, um grande brado rasga o ar. Há rufar de tambores e som de trombetas, enquanto uma figura solitária vestida de branco, ereta e digna, caminha lentamente entre as fileiras de funcionários curvados, entra no quadrado de cavaleiros e senta-se no divã azul. Mais uma vez ergue-se o grito de boas-vindas, quando as tribos, inclinando-se para a frente, saúdam seu Sultão com as palavras: “Que Deus prolongue a vida de nosso Senhor.”
O sol já nasceu, e seus primeiros raios caem sobre os estandartes encimados por esferas de ouro, pesados de brocados e sedas, que ondulam muito acima das cabeças da cavalaria; depois, sobre os próprios cavaleiros selvagens, cujas selas de vermelhos e verdes brilhantes estão meio ocultas nas pesadas dobras de suas longas vestes brancas, e a cena torna-se de uma beleza indescritível. Uma a uma, as tendas do Sultão são desmontadas, e o grande recinto cercado de lona desaparece sob as mãos de centenas de hábeis armadores de tendas. Às vezes, Sua Majestade concede audiência a um funcionário, o Governador local de uma tribo, que, descalço, aproxima-se do Sultão, cai de joelhos e toca três vezes o chão com a testa, permanecendo agachado diante de seu senhor e mestre durante os poucos segundos que duram essas audiências. Outra corneta; e, por entre a fileira de cavaleiros, passam soldados de pele escura conduzindo cavalos selados, fazendo-os trotar diante do Sultão para que ele escolha sobre qual deles realizará a marcha do dia. Com um leve movimento da mão, a escolha é feita, e o corcel honrado é conduzido até o palanquim. Às vezes é branco, selado e ajaezado de azul-turquesa; às vezes, cinzento, adornado com sedas cor-de-rosa; às vezes, negro, com a cabeça meio escondida sob borlas amarelo-prímula.
Quando o Sultão monta, a cena transforma-se por alguns minutos em uma confusão desenfreada. Os porta-estandartes, os lanceiros, a cavalaria, a infantaria montada em escarlate e azul, os altos funcionários sobre suas mulas de sela, a artilharia e até o próprio Sultão parecem irremediavelmente misturados em uma multidão que se debate. Dura muito pouco e, então, da mistura emerge a procissão real, que se organiza à medida que avança. A vanguarda é formada por uma escolta de cavalaria, conduzida pelos porta-estandartes, que carregam bandeiras de todos os tons e cores, com as hastes encimadas por esferas reluzentes. Em seguida vem a artilharia, com os canhões transportados no lombo de mulas, e depois dela uma tropa de infantaria montada. Dois homens a cavalo, levando lanças longas e delgadas, precedem os cavalos conduzidos à mão, cinco ou seis dos quais, ajaezados em ricas sedas, constituem sempre um dos elementos da procissão. Cavalgando sozinho vem o Grão-Mestre de Cerimônias, homem moreno e de bela imponência, com o bastão do cargo na mão. Então, depois de um espaço de cerca de quarenta jardas, vem o Sultão, figura solitária de branco sobre um cavalo. A seu lado correm negros, agitando longos lenços brancos para afastar a poeira e as moscas de sua pessoa sagrada. Imediatamente atrás de Sua Majestade cavalga um soldado, sustentando no alto, para proteger o Sultão dos raios do sol, o parasol imperial de carmesim e ouro. Segue-se o palanquim vermelho, transportado por mulas robustas, e atrás dele uma fileira longa e larga de porta-estandartes, cujas bandeiras são ricas em fios de ouro e sedas brocadas e cujas hastes, sem exceção, são coroadas por esferas douradas. Imediatamente atrás das bandeiras cavalgam os vizires e os grandes oficiais de Estado, seguidos por uma ralé de funcionários menores e soldados, escravos negros e membros de tribos vindos de todas as partes do Marrocos.
Não há estradas, e a procissão de homens e animais espalha-se amplamente pelas planícies e colinas ondulantes. Muitas vezes, até onde a vista alcança, pode-se acompanhar a grande migração estendendo-se de horizonte a horizonte, um arco-íris de cores sobre as planícies verdes. Às vezes, para atravessar um vale, a procissão se estreita, tornando a espalhar-se na região aberta além, até que toda a terra esteja salpicada de cavaleiros, mulas e camelos pesados de marcha lenta.
De vez em quando, um Governador tribal, acompanhado por sua escolta de cavaleiros, vem saudar seu soberano. Dispostos em longa fileira, aguardam a aproximação do Sultão. Quando ele chega, o Governador desmonta e prostra-se diante de seu senhor, tornando a erguer-se a um sinal de Sua Majestade. Curvando-se profundamente, aproxima-se e beija o estribo do Sultão; depois monta novamente e, com um grito rouco de boas-vindas, os membros da tribo enterram as esporas nos flancos de seus cavalos berberes e galopam desenfreadamente para cá e para lá, ora sozinhos, ora em linha, disparando suas armas durante todo o tempo, até que os cavalos são detidos bruscamente em uma nuvem de fumaça e poeira. Esses homens das tribos não são os únicos que vêm de longe saudar o Sultão em sua marcha. Há mendigos e representantes de todas as seitas de dervixes, desde negros do Sudão que batem címbalos até os Hamacha de Meknes, que abrem a própria cabeça com machadinhas. Há encantadores de serpentes, acrobatas e homens com macacos adestrados; pequenas delegações de judeus e judias do campo; grupos de estudiosos vestidos de branco, vindos das mesquitas locais e carregando bandeiras brancas; mulheres árabes veladas, que soltam gritos agudos e trêmulos de boas-vindas e oferecem tigelas de leite; leprosos de rosto envolto em panos, usando grandes chapéus de palha e carregando tigelas de madeira para recolher esmolas, pois ninguém pode tocá-los; mil cenas da vida humana, com todos os seus prazeres e todas as suas tragédias.
No sexto dia de marcha, foi necessário vadear um dos maiores rios do Marrocos, o Oum er-Rebia. Felizmente, as chuvas de outono ainda não haviam caído, e o rio não representava grande obstáculo à passagem de uma caravana tão numerosa. Quase o primeiro a atravessá-lo a cavalo foi o Sultão, com seu cavalo cercado por negros a pé, enquanto uma fileira de nadadores experientes permanecia de prontidão, de mãos dadas, estendendo-se de uma margem à outra. Durante mais de três horas, a procissão avançou continuamente através da água e, embora muitas mulas tenham caído e muitos homens e cargas tenham ficado encharcados, não ocorreram acidentes graves. Era uma cena de confusão selvagem, enquanto os cavaleiros e animais carregados desciam a margem íngreme até a beira da água e entravam no rio de correnteza veloz; mas, ao fim, todos chegaram em segurança ao outro lado, e grandes foram os festejos e numerosas as felicitações naquela noite no acampamento, pois é raro que um Sultão e seu vasto séquito atravessem o Oum er-Rebia sem pagar um tributo em vidas humanas.
Geralmente, uma cavalgada de cerca de quatro horas leva o Sultão ao acampamento seguinte. Um quarto de hora antes de chegar ao local escolhido, as bandas começam a tocar, e os membros das tribos, a cavalaria e a infantaria montada galopam à frente, formando duas fileiras entre as quais Sua Majestade entra a cavalo em um quadrado de cavaleiros dispostos na mesma formação do início da manhã. O palanquim carmesim é rapidamente desatrelado, o divã azul é preparado, e Mulai Abdul Aziz senta-se em solitária majestade para aguardar que seu acampamento seja erguido.
Nenhuma tenda podia ser levantada no acampamento antes que a esfera dourada que encimava a principal tenda do Sultão estivesse em posição; mas os hábeis armadores de tendas necessitavam de pouquíssimo tempo para erguer a grande massa de lona coroada por seu orbe reluzente. Era o sinal para o restante do acampamento e, quase como se brotasse do chão, erguia-se a cidade de lona branca. Não havia confusão nem barulho. Todos sabiam a posição correta em que deviam instalar-se, e todo o sistema funcionava sem um único contratempo. Provavelmente os mouros não têm iguais na montagem desses grandes acampamentos; parece tratar-se de uma característica hereditária de seu caráter. Sultão após Sultão, desde que o Império do Marrocos caíra pela primeira vez sob o domínio dos árabes, viajara exatamente da mesma maneira pela qual Mulai Abdul Aziz realizava a jornada de Marrakesh a Rabat. Nenhum detalhe havia mudado. A própria forma e decoração das tendas jamais variara e, a tal ponto fora mantido o conservadorismo, contou o Sultão ao autor, que, longe de viajar com todo o luxo que se poderia imaginar, ele era proibido pelas leis não escritas da tradição de cobrir o chão de sua tenda de Estado, exceto com três pequenos tapetes. O restante do piso devia consistir no solo do país, e esse solo, no dia em que Sua Majestade relatou o fato, era uma lama negra quase líquida, com talvez quatro polegadas de profundidade. Fora da tenda, ele podia espalhar palha, esteiras ou qualquer cobertura que desejasse, mas, no interior, não devia haver nada.
Uma vez erguida a tenda principal do Sultão, os armadores voltavam sua atenção para o restante de seu acampamento, formado por cerca de meia dúzia de grandes tendas, sendo o conjunto, talvez um acre de terreno, cercado por uma muralha de lona branca de nove pés de altura, decorada com desenhos azul-escuros. Esse acampamento particular de Sua Majestade formava o centro do acampamento geral, que se estendia para todos os lados, muitas vezes por quase meia milha em cada direção. Na extremidade exterior eram armadas as tendas da infantaria, tão próximas umas das outras que só era possível entrar no acampamento ou sair dele em certos intervalos nos quais se deixavam espaços para essa finalidade.
O maior interesse concentrava-se, naturalmente, nas imediações das tendas do Sultão. Ninguém além de suas mulheres e das escravas delas podia entrar no recinto cercado, com exceção de uma pequena parte separada do restante e reservada para audiências não oficiais. Sua Majestade tratava de todos os assuntos de Estado fora do recinto, em uma tenda de tecido escarlate e verde, armada na extremidade de uma grande praça aberta e visível a considerável distância. Ali, diante dos olhos do público, Sua Majestade recebia seus ministros, cuidava de sua correspondência e selava documentos oficiais. Perto dessa tenda, conhecida como “Siwan”, havia duas grandes tendas, uma utilizada como mesquita e a outra como escritório dos vizires. Nesse setor também se encontravam os escritórios dos demais ministros de Estado e altos funcionários. Atrás deles ficavam os acampamentos particulares das personagens mais importantes, muitas vezes formados por várias tendas muito grandes, ligadas umas às outras por passagens cobertas de lona. Exatamente em frente, no lado mais distante do recinto do Sultão, encontravam-se os estábulos reais, onde numerosos e belos cavalos berberes permaneciam amarrados, aumentando constantemente em número com os presentes trazidos a Sua Majestade pelos Governadores tribais.
Assim que suas tendas estavam prontas, o Sultão tornava a montar e, em meio à música das bandas e aos gritos dos membros das tribos, entrava a cavalo no isolamento de seu acampamento particular. Em geral, não muito depois de Sua Majestade desaparecer de vista, uma longa fileira de mulheres vestidas de branco e veladas, montadas em mulas, passava silenciosamente entre as tendas e entrava nos recintos reais. Enquanto elas atravessavam o acampamento em fila, todos os homens voltavam o rosto para o lado oposto ao da misteriosa procissão branca. Em geral, todo o acampamento estava armado ao meio-dia e, pouco depois dessa hora, as imediações dos alojamentos governamentais começavam a agitar-se de vida. Os vizires vestidos de branco dirigiam-se a seus escritórios, enquanto soldados mantinham a ordem entre a multidão que sempre se aglomerava junto às portas das tendas, aguardando audiências com os ministros de Estado. Somente o “Siwan” permanecia deserto, mas não por muito tempo. Soa uma corneta. Funcionários e soldados correm de um lado para outro, e mais uma vez se ouve o grito: “Que Deus prolongue a vida de nosso Senhor”, enquanto a solitária figura de branco, em torno da qual gira todo esse grande acampamento, é vista entrando lentamente sob a sombra da tenda escarlate e verde.
Sua Majestade costumava dedicar duas ou três horas por dia à consideração dos assuntos de Estado, embora, nas ocasiões em que a grande caravana não viajava e nenhuma jornada era realizada, um período consideravelmente maior fosse reservado aos negócios públicos. Enquanto isso, em outro setor do acampamento, provisões e forragem eram distribuídas à vasta multidão de pessoas que acompanhavam Sua Majestade nessas marchas reais. Contudo, apesar de ser necessário alimentar cerca de trinta mil pessoas e provavelmente vinte mil cavalos e mulas, o comissariado funcionava sem nenhum contratempo, e alimento e forragem eram fornecidos em um período de tempo incrivelmente curto a todos aqueles que tinham direito a recebê-los. Apenas as tribos locais dependiam dos próprios recursos e, com essa única exceção, o Sultão alimentava todo o acampamento. Até a época dessa viagem de Mulai Abdul Aziz, a passagem de um Sultão por um distrito era suficiente para levar o povo à ruína, de tão extorsivas que eram as exigências impostas. Ele, porém, não admitia nada disso, e a maior parte das provisões era paga não pela tributação local, mas pelo Tesouro imperial, enquanto Sua Majestade demonstrava durante toda a jornada preocupação com o bem-estar de seus súditos. Permitia que se aproximassem dele e escutava atentamente suas queixas contra os funcionários locais.
Ao disparo do canhão do pôr do sol, Sua Majestade rezava e recolhia-se a suas tendas para passar a noite, embora quase todas as noites concedesse audiências não oficiais a seus amigos na parte separada de seu acampamento particular reservada para esse fim. À medida que a noite caía, o acampamento cobria-se dos pequenos pontos luminosos das lanternas, muitas vezes alegremente decoradas com vidros coloridos, enquanto, aqui e ali, uma fogueira brilhava avermelhada entre as tendas. De vez em quando, ouvia-se o tilintar de instrumentos de cordas e o murmúrio suave de um cantor, que parecia recear erguer a voz no silêncio que impregnava tudo, um silêncio interrompido apenas ocasionalmente por uma ordem dirigida aos guardas e sentinelas, dos quais
quatrocentos, ombro a ombro, cercavam o recinto do Sultão, ou pelos acentos prolongados do mueddin, quando chamava os Fiéis para a oração.
O “último toque”, e, enquanto a nota da corneta se extinguia, um silêncio maravilhoso caía sobre o acampamento banhado pela lua.