IX. Santos, Xerifes e Pecadores O Marrocos de Antigamente · Capítulo 10 de 11
Obra Menu

IX. Santos, Xerifes e Pecadores

IX. Santos, Xerifes e Pecadores

A influência política que as “confrarias” muçulmanas possuem no Marrocos não é fácil de calcular. Em tempos comuns de paz e prosperidade, provavelmente é muito pequena, mas o germe do fanatismo, que jamais pode estar inteiramente ausente de semelhantes cultos, poderia, sob certas circunstâncias, tornar-se fator perigoso na situação.

No Marrocos residem numerosas famílias xerifianas, descendentes do Profeta, sendo a principal a do Sultão reinante. Como Xerifes, reivindicavam no passado, e lhes eram concedidos, grandes privilégios. Eram universalmente respeitados, não apenas por formarem uma nobreza superior e religiosa, mas também por sua grande influência local, que utilizavam como meio de mediação entre as autoridades seculares e os membros das tribos. Considerados, por possuírem a sagrada “Baraka”, o direito de nascimento de todos os descendentes do Profeta, homens aos quais as leis comuns não se aplicavam, essas grandes famílias, sobretudo determinados representantes escolhidos, possuíam influência e poder extraordinários. O povo do campo buscava e seguia seus conselhos em todas as questões, e suas decisões eram aceitas como definitivas em todos os pontos de disputa, mesmo quando seus julgamentos contrariavam as leis imutáveis do Islã. Esses Xerifes não apenas viviam fora do alcance das leis civis e criminais comuns, como também eram considerados não merecedores de punição pelos pecados. Essa imunidade diante das leis de Deus e dos homens lhes dava oportunidades ilimitadas, das quais em geral não demoravam a aproveitar-se, para praticar extorsão e tirania, “fraquezas” aceitas em silêncio pelo povo, que via, ou imaginava ver, em todos os atos e feitos de seus Xerifes a orientação da mão de Deus.

Vivendo em grande parte das oferendas que peregrinos piedosos levavam a eles ou aos túmulos de seus ancestrais e de um sistema de tributação religiosa, as famílias xerifianas formavam uma classe inteiramente separada e, embora muitas vezes fossem profundamente más, não raro eram de grande utilidade para resolver disputas intertribais e evitar derramamento de sangue.

Para semelhante classe, a invasão europeia ou qualquer forma de governo estável e justo significava ruína, e não surpreende que as famílias xerifianas sempre tenham sido, no passado, contrárias a toda espécie de reforma no Marrocos.

A chegada dos franceses ao país desferiu o golpe mortal contra a influência irregular dessas famílias, não, entenda-se, porque tenha ocorrido qualquer repressão, mas porque, uma vez estabelecidas a paz e a segurança no país, já não havia necessidade delas. As disputas intertribais cessaram com a chegada do bom governo, e com elas cessou a intervenção dos Xerifes. O sistema de tributação geral e justa pôs fim a boa parte das receitas dessas famílias, pois já não era necessário que os membros das tribos pagassem grandes quantias a um Xerife influente para evitar terem de pagar somas ainda maiores ao Governo mouro. Embora a política francesa tenha sido amparar, em vez de reprimir, as grandes famílias influentes do Marrocos, as circunstâncias reduziram sua reputação e seu prestígio. O próprio nativo “descobriu quem eram”. Os benefícios espirituais que prometiam ou concediam, pagos por preço bastante alto, não eram tão valiosos quanto os benefícios temporais resultantes de um Governo justo e razoável. Descobriu que podia reivindicar como direito, e não como privilégio a ser comprado com dinheiro, a justiça e o auxílio que antes precisava adquirir, muitas vezes sem resultados concretos. As famosas famílias xerifianas de Wazzan, Bou Jad e Tamshlat tornam-se ano após ano mais dependentes de suas propriedades agrícolas para o próprio bem-estar, em razão da diminuição das oferendas dos “fiéis”. O mouro que antes investia parte da fortuna em investimentos religiosos improdutivos, sob a forma de oferendas a Xerifes, agora a aplica em imóveis. Ainda respeita os Xerifes, ainda beija a bainha de suas vestes, mas guarda o dinheiro para si.

Esse desaparecimento gradual da reverência pelos descendentes vivos do Profeta não diminuiu em grande medida a veneração prestada aos túmulos dos santos falecidos. Entre as duas, essa veneração pelos mortos é preferível à dos vivos, pois, de qualquer forma, o Xerife enterrado está morto e incapaz de provocar conflitos e rebeliões. A política francesa foi extremamente hábil em relação aos “lugares sagrados” e “túmulos”, pelos quais as autoridades exigem o maior respeito e que elas próprias tratam com respeito, chegando mesmo a auxiliar, mediante influência e presentes, o prestígio do túmulo ou da mesquita, conforme o caso. Foi esse respeito pela pessoa e pela tradição dos santos e estudiosos mortos que deu impulso tão forte às “confrarias” ou seitas do Marrocos muçulmano.

O estudo da introdução dessas “confrarias” está além do escopo desta obra. Basta declarar que muitas delas tiveram origem nos primeiros tempos do Islã, algumas até antes da época dos Califas de Bagdá, cujos gostos literários e erudição introduziram ideias da filosofia indiana e grega em uma religião cujo principal atributo é a simplicidade e a falta de imaginação. Quase se poderia dizer que a única falta de discernimento demonstrada por Maomé ao originar a fé islâmica foi privar seus seguidores daquilo que é tão necessário a todo caráter oriental, um ambiente de misticismo. Mas a necessidade supriu a si mesma, pois uma religião tão prosaica quanto o Islã em sua forma bruta era inconciliável com as tradições e características da natureza árabe. Uma das primeiras inovações foi a invenção da “Baraka”, ou direito sagrado de nascimento pertencente aos descendentes do Profeta, doutrina que muito contribuiu para causar a primeira grande cisão do Islã, a separação entre sunitas e xiitas. Ao fim do segundo século da Hégira, as tradições do Panteísmo e o saber da Índia e da Grécia haviam impregnado de tal maneira o mundo muçulmano que surgiu um antigo culto sob novo nome, o Sufismo, cujos vestígios existem hoje em todas as seitas e “confrarias” do Marrocos.

É impossível apresentar aqui mais que a mais breve exposição do Sufismo, mas, por mais breve que seja, bastará para mostrar como a doutrina se afasta inteiramente do Islã ortodoxo.

Para o sufi, o mundo é uma ilusão. É apenas uma reunião e uma aglomeração das figuras e formas de coisas que não possuem existência real, sendo apenas as luzes e sombras do reflexo e da “essência” da Divindade. Partindo dessa teoria, o sufi considera que o mais alto ideal da vida, e seu objetivo final, consiste na fusão de toda individualidade nessa vaga “essência” da Divindade. Pode-se facilmente imaginar como uma doutrina dessa natureza pode ser mal compreendida e mal interpretada entre um povo ignorante e, hoje, no lugar do Sufismo puro, com sua busca por ideais, encontramos várias seitas, todas fundamentadas no Sufismo, mas a maioria desviando-se muito de seu propósito original. Ainda assim, a própria incompreensibilidade dessas doutrinas para a maior parte das pessoas que as adotaram deu grande impulso ao êxito dessas “confrarias”. A verdadeira filosofia perdeu-se, e seu lugar foi ocupado por uma crença, tanto mais atraente por ser inexplicável, de que a repetição de determinadas orações e trechos do Alcorão possui poderes místicos que tendem a alcançar o objetivo desejado, o apagamento da individualidade. É curioso que não se utilizem formas cabalísticas nesse “dikr”, ou fórmulas, e que mesmo para o muçulmano mais rigoroso seria difícil encontrar falha na forma exterior e visível dos princípios das “confrarias”. Contudo, embora em todo o norte da África a maior parte da população adira à escola ortodoxa maliquita do Islã, essas seitas estão tão impregnadas de Sufismo, e até de Neoplatonismo, que são, todas sem exceção, inteiramente heterodoxas.

Para que se possa compreender a importância dessas seitas, são necessárias algumas palavras a respeito de sua organização, pois devem sua força principalmente ao sistema pelo qual os diversos centros se mantêm em contato uns com os outros e se garante a obediência às ordens supremas.

Cada “confraria” possui sua “zaouia” central, ou santuário, onde reside o chefe da seita ou está enterrado seu fundador. Desses centros, sua política é promulgada e, por meio das “zaouias” subordinadas, cada qual sob a direção de um “Xeque” espiritual ou “mokaddem”, as ordens são transmitidas aos devotos. As maiores “zaouias” consistem geralmente em um conjunto de edifícios contendo uma mesquita, alojamentos para peregrinos e instalações para a educação dos “tholba”, ou estudiosos, todos sustentados com alimentos provenientes dos fundos à disposição dos funcionários locais. É nessas “zaouias” que se realiza a iniciação dos devotos e que os seguidores de cada seita se reúnem de tempos em tempos para o convívio e os ofícios religiosos. Quase não existe cidade no Marrocos que não possua “zaouias” de pelo menos meia dúzia de santos. Também são encontradas por toda a zona rural, muitas vezes consistindo apenas em uma cabana de palha nas proximidades de algum túmulo venerado, mas nem por isso deixando de constituir lugar de concentração dos devotos e objetivo de muitas peregrinações longas e fatigantes.

Não é necessário que os “Xeques” das seitas, ou mesmo o fundador, sejam descendentes do Profeta, embora isso ocorra com frequência. Em algumas seitas, a escolha do chefe supremo é eletiva; em outras, hereditária, como na família de Wazzan. Em outras, ainda, não é eletiva nem hereditária, ficando a cargo da ação divina revelar quem pode ser o “Xeque” nomeado pelo céu. Neste último caso, quando morre um “Xeque”, nenhuma providência é tomada para nomear ou descobrir o sucessor. No devido tempo, “torna-se conhecido” que determinado adepto, em certo lugar, é o novo chefe, e ele é imediatamente aceito como líder espiritual. Não precisa realizar milagre algum; não precisa possuir nenhuma marca ou sinal que revele sua vocação; pode ser, e em geral é, extremamente pobre; e, aparentemente, não é necessário que possua grandes qualidades pessoais. Não pode haver dúvida de que esse curioso sistema de nomeação de seus “Xeques” religiosos, embora nem sempre colocado em prática e cada vez mais raro, é apenas exemplo do segredo com que seus planos são elaborados e executados, e de que o homem é na verdade escolhido por um conselho secreto, sem que o próprio indivíduo sequer saiba. A notícia é enviada secretamente aos chefes de todas as “zaouias” e, em determinado dia, anuncia-se aos fiéis que um novo “Xeque” “apareceu” em tal lugar. Os frequentadores de “zaouias” situadas a centenas de milhas umas das outras recebem a informação no mesmo dia, e o povo crédulo a considera revelação de Deus. Os “Derkaoua” são a principal seita que segue esse procedimento.

Nas mãos do chefe supremo está a escolha dos “Xeques” menores, que por sua vez possuem determinados poderes limitados para nomear os “mokaddems”, ou funcionários inferiores, todos os quais têm, em regra, o direito de iniciar devotos e todos os quais são agentes encarregados da coleta de fundos.

Os princípios gerais e públicos das seitas são bastante bons: castidade, paciência, pobreza, obediência e oração são os principais ensinamentos, embora o “derouich”, que abandona os caminhos do mundo, e o “khoddam”, que é apenas um adepto, sigam regras diferentes de vida e conduta.

A importância dessas confrarias marroquinas depende inteiramente da influência política que conseguem exercer. Quando deixadas a si mesmas, em tempos comuns, consistem em

pouco mais que instituições e irmandades religiosas, cujas energias ocultas, tais como são, não são despertadas pelas circunstâncias. Somente quando entram em contato direto com a Europa e os europeus é que suas características essencialmente religiosas podem ficar impregnadas de uma política anticristã. Uma “Jehad”, ou “Guerra Santa”, aceita e promovida pelas seitas unidas do Marrocos poderia ser muito perigosa, mas, felizmente, também é muito improvável.

Talvez a mais célebre de todas as famílias xerifianas do Marrocos seja a de Wazzan, ou Ouezzan. Descendentes do Profeta, os Shorfa de Wazzan podem orgulhar-se de uma linhagem ininterrupta de treze séculos, embora somente há cerca de duzentos anos tenham adquirido grande importância. Até esse período, aparentemente haviam levado a vida devota comum às pessoas de ascendência sagrada, sem dúvida reverenciadas e provavelmente destinatárias de muitas oferendas. As últimas gerações, contudo, desfrutaram de grande renome em todo o Marrocos: Mulai Abdullah Shereef, Sid el-Haj el-Arbi e Sid el-Haj Abdesalam. Este último, que morreu há cerca de vinte e cinco anos, casou-se com uma senhora inglesa, ainda residente em Tânger, onde realiza muitas obras boas e caridosas entre os mouros. Foi ela quem introduziu a vacinação no país e vacinou pessoalmente muitos milhares de pessoas. É muito amada pelos mouros e respeitada pelos europeus. Seu marido, Sid el-Haj Abdesalam, tivera, de casamentos anteriores com mulheres nativas, três filhos que, na época a que me refiro, o fim da década de 1880 e o início da década de 1890, residiam em Wazzan. Em minhas primeiras jornadas, visitei com frequência esse distrito fanático e difícil e tornei-me grande amigo dos dois irmãos mais velhos. Em 1889-1890, passei muitos meses em sua pequena Corte religiosa, sendo o único europeu em todas aquelas regiões.

Era uma vida de grande interesse: havia sucessivas levas de peregrinos que vinham rezar junto aos túmulos dos antepassados da família e trazer oferendas a seus membros vivos. Chegavam às dezenas e, às vezes, às centenas, homens, mulheres e crianças, com caravanas de mulas, pôneis e camelos carregados de cereais e outros produtos do país como oferenda à “Casa da Garantia”, como era chamada pelos nativos. Esses peregrinos, alojados e alimentados pelos Xerifes, eram geralmente recebidos em audiência no dia seguinte à chegada. Os Xerifes, Mulai el-Arbi e Sidi Mohamed, recebiam-nos separadamente, em seus pequenos jardins murados, cheios de água corrente e flores, ou em um dos pátios da “zaouia”, ou santuário. Muitas vezes Mulai el-Arbi ficava sentado logo atrás de uma janela aberta, através da qual os peregrinos que passavam podiam inclinar-se para beijar suas vestes sagradas, enquanto uma oferenda em dinheiro era colocada no peitoril, para que o Xerife a deixasse cair em um cesto à medida que cada peregrino seguia seu caminho. Quando toda a fila de visitantes havia passado, Mulai el-Arbi contava a riqueza recém-adquirida. Embora as quantias jamais fossem grandes, pois a população do Marrocos vivia seus piores dias de opressão, o total recebido durante a temporada de peregrinações do outono e do inverno não era desprezível.

Os dois irmãos, Mulai el-Arbi e Mulai Mohamed, tinham personalidades inteiramente diferentes. O mais velho era religioso e tímido, enquanto seu irmão, Mulai Mohamed, era caçador e homem de coragem e ação, cuja influência sobre as selvagens tribos montanhesas ao redor era muito grande. Não hesitava em empregar a força quando a considerava necessária. Durante o período em que permaneci em Wazzan, a cidade era constantemente atacada. Os Xerifes haviam organizado uma guarnição para defendê-la, composta por seus seguidores e escravos, bem armados e fartamente municiados. Às vezes, esses ataques eram realmente graves, embora o número de vítimas nunca fosse muito grande. Em certa ocasião, o inimigo perdeu uma dúzia de mortos, mas, até onde sei, esse foi o maior número de baixas em um único dia.

Estive presente em uma ocasião em que se tentou assassinar Mulai Mohamed. Ele estava sentado em uma sala construída sobre um arco que atravessava uma rua. Para a rua, em cada extremidade da sala, abriam-se duas grandes janelas. O terreno abaixo subia em declive, de modo que qualquer pessoa situada mais acima na rua podia enxergar através de toda a sala. Era ali que Mulai Mohamed frequentemente se sentava, cercado por amigos e servidores particulares. Estávamos lá certa tarde, bebendo chá verde, a bebida predileta do Marrocos, enquanto um parente dos Xerifes lia em voz alta um antigo manuscrito árabe. De repente, os vidros das janelas nas duas extremidades da sala se quebraram e, simultaneamente, ouvimos o estampido de um rifle. Houve pequeno pânico entre os convidados, mas Mulai Mohamed, sem um instante de hesitação, ordenou ao primo que continuasse a leitura. A bala atravessara a sala, passando muito perto do Xerife. O pretenso assassino jamais foi descoberto. O tiro fora disparado da parte superior da rua, a cerca de cem jardas, e nunca se obteve pista alguma sobre quem o fizera.

Wazzan era o lar da tragédia. Excetuada a influência soberana da família xerifiana, não havia Governo de espécie alguma. Em diversos períodos, os Sultões haviam tentado impor ali sua jurisdição, mas jamais obtiveram êxito. Embora aparentemente mantivessem boas relações com os Xerifes, o ciúme entre a família reinante e Wazzan era intenso. Os seguidores dos Xerifes e as aldeias tribais consideradas especialmente devotadas à “zaouia” não pagavam impostos e permaneciam fora da jurisdição dos Governadores do Sultão. O resultado era um atrito constante; mas a influência religiosa dos Wazzani era tão forte, e seu nome inspirava tamanho medo, que, em conjunto, os Xerifes conseguiam ignorar a palavra do Sultão.

Mulai el-Arbi e Mulai Mohamed morreram há muito tempo. O irmão mais velho esteve louco durante alguns anos antes da morte e, na última vez em que

o vi, sua mente estava inteiramente desorganizada. Estava sentado em uma cadeira no centro de um semicírculo formado por suas mulheres, naturalmente cuidadosamente veladas, embora contrariasse todas as tradições que estivessem ali. Além das senhoras, a sala continha vários carneiros vivos e uma multidão de galinhas, patos e pombos. Sua aparência pouco mudara. Percebi que seus servidores, que me apresentaram, talvez demonstrassem mais deferência ao Xerife louco que nos dias em que ele tinha saúde; mas os povos orientais nutrem estranha reverência pela insanidade. Mulai el-Arbi não deu sinal de reconhecer-me e permaneceu sentado, imóvel. Recordei-lhe os meses que passara como seu hóspede e incidentes de minhas muitas visitas, mas sem resultado. Escutou, porém não respondeu, embora de tempos em tempos eu percebesse uma expressão perplexa em seu rosto. Fiz menção de partir, mas ele me indicou com a mão que tornasse a sentar-me e, mais uma vez, continuei tentando despertar a memória errante de meu anfitrião. Por fim, um brilho surgiu em seus olhos, e ele disse muito lentamente: “Sim, e galgos; muitos galgos.” Lembrara-se; pois, como caçava com frequência, eu mantivera bom número de “slougis” nativos durante minha permanência em Wazzan. Foi tudo o que disse. Morreu poucos meses depois.

Pode-se formar alguma ideia da santidade desse homem, mesmo dentro de sua própria casa, por um incidente ocorrido durante uma de minhas visitas. Depois que o chá foi servido, desapareceu uma xícara de porcelana de valor considerável. Os escravos foram convocados, e um deles foi acusado pelo Xerife, é preciso confessar que sem prova alguma, de tê-la roubado. Foi severamente espancado: quando digo severamente espancado, recebeu uma flagelação que provavelmente teria matado um europeu. Naquela noite, depois que o Xerife se recolheu à casa, fui ver o escravo que, considerando o terrível castigo sofrido, suportava-o bastante bem. Perguntei-lhe se era culpado pelo roubo. Sua resposta foi comovente. “Não me recordo de ter roubado a xícara, mas devo tê-lo feito, pois meu senhor, o Xerife, possui conhecimento divino e não poderia ter-se enganado.” A xícara foi encontrada, e provou-se que o escravo era inocente, mas ele recebeu uma severa repreensão por não ter conseguido provar sua inocência desde o início.

Mulai Mohamed, o mais novo dos dois irmãos, morreu antes de Mulai el-Arbi. Faleceu depois de uma doença longa e dolorosa. Era de longe o mais atraente dos dois, esportista, enérgico e espirituoso. Acompanhei-o em muitas grandes caçadas nos distritos de Wazzan, quando se matavam em abundância javalis, chacais, lebres e perdizes, expulsos de seus esconderijos por centenas de membros das tribos. Muitas vezes essas caçadas duravam vários dias, e as tardes e noites eram passadas sob tendas, entre banquetes e festejos: grandes dias e grandes noites!

O terceiro irmão, Mulai Thami, também teve fim trágico. Na juventude, servira no Exército francês na Argélia e aprendera a ler e escrever em francês, mas caíra vítima da intemperança. Era consideravelmente mais jovem que os dois irmãos e filho de outra esposa, e havia grande ciúme entre eles. Queixava-se de que sua parte das receitas não lhe chegava e de que muitas vezes se encontrava em grande necessidade de dinheiro. Quando embriagado, às vezes se tornava muito violento; em outras ocasiões, era encantador, excelente conversador e recebera boa educação. Por fim, a bebida afetou-lhe o cérebro, e uma série de incidentes levou a seu aprisionamento. Eu estava em Wazzan nessa época. Em um acesso de loucura, disparou de uma janela de sua casa contra pessoas que passavam a caminho da mesquita para rezar. Várias foram mortas, mas sua santidade tornava-o imune a qualquer punição. Os habitantes da cidade declararam que era a “Vontade de Deus”, manifestada por intermédio do santo Xerife, e alguns chegaram a invejar as pessoas que haviam encontrado a morte pelas mãos dele. Tudo o que se fez foi colocar um soldado diante de sua casa para advertir os transeuntes de que corriam o risco de ser alvejados! Naquela mesma noite, Mulai Thami escreveu-me uma carta. Não está datada, mas era dezembro de 1889, e foi escrita em francês:

“MON CHER AMI, — Peço-lhe que diga a meus irmãos que lhes agradeço muito por me terem enviado ainda outro soldado para matar-me, porque hoje subi a minha ‘couba’ para tomar um pouco de ar. Quando olhei pela janela, vi um soldado armado com sua carabina. Fiquei com medo, então apontei minha carabina para ele, mas, como me disse que não me faria nada, deixei-o passar tranquilamente. Imediatamente foi dizer a meus irmãos que eu quis matá-lo. Juro-lhe pela cabeça de nosso Profeta Maomé que, se quisesse fazer isso, tenho outros lugares de onde poderia matar todos os que passam, mas simplesmente não sou louco. Matei aqueles homens porque estava bêbado e depois zangado, por causa da viagem e por causa de uma história entre mim e um Xerife. Juro-lhe, meu caro amigo, que eu não estava em meu juízo.

“Agora, caro amigo, diga a Muley el-Arbi que me devolva minha mula e me envie dinheiro, pois eu e minha família estamos morrendo de fome.

“Peço-lhe que faça todo o possível junto a meus irmãos para salvar minha vida e a de minha pobre mãe. O tiro que o soldado disparou não me atingiu.

“É assim que devem ser os irmãos?

“MULEY TOUHAMI.”

(Tradução.)

“MEU CARO AMIGO, — Peço-lhe que diga a meus irmãos que lhes agradeço muito por me terem enviado ainda outro soldado para matar-me, pois hoje subi a minha couba, aposento superior, para tomar um pouco de ar. Quando olhei pela janela, vi um soldado armado com seu rifle. Fiquei com medo e apontei meu rifle para ele, mas, como me disse que não me faria nada, deixei-o passar tranquilamente. Ele foi imediatamente a meus irmãos dizer que eu quisera matá-lo. Juro-lhe pela cabeça de nosso Profeta Maomé que, se quisesse fazer isso, tenho outros lugares de onde poderia matar todos os que passam, mas não sou louco. Matei aqueles homens porque estava bêbado e também zangado por causa de uma viagem e de uma história entre mim e um Xerife. Juro-lhe, meu caro amigo, que eu estava ‘fora de mim’.

“Agora, caro amigo, peça a Mulai el-Arbi que me devolva minha mula e envie-me algum dinheiro, pois minha família e eu estamos morrendo de fome.

“Peço-lhe que faça todo o possível junto a meus irmãos para salvar minha vida e a de minha pobre mãe. O tiro disparado pelo soldado não me atingiu.

“É assim que devem agir os irmãos?

“MULEY TOUHAMI.”

Ele omitiu nessa carta que, além de matar as pessoas de quem fala, tentara assassinar os dois filhos de seu irmão Mulai Mohamed, disparando contra eles dentro da mesquita!

Na noite de Natal, poucas semanas depois desses incidentes, fui ver Mulai Thami, que estava sóbrio e em perfeito juízo havia algum tempo. Iríamos caçar no dia seguinte ao amanhecer, e ainda restavam alguns detalhes da excursão a acertar. Ceiei com ele, mas, ao deixar a sala de refeições onde passáramos a noite, fui traiçoeiramente atacado pelo Xerife e por seus escravos. Durante a luta, caí pela íngreme escadaria. Meu grito de socorro alarmara alguns transeuntes, e os servidores do Xerife ouviram vozes na rua. Fugiram, e o mestre desapareceu na parte interior da casa. Depois de breve período de inconsciência, consegui abrir a porta e sair para a rua, figura lamentável, com as roupas rasgadas em farrapos e manchadas de sangue por causa de um ferimento na cabeça, felizmente apenas superficial, e coberto de contusões.

Mulai Thami foi preso. Depois de algum tempo encarcerado em Wazzan, foi levado a Tânger, mas ficara inteiramente louco e, ao ser conduzido à presença do pai, Sid el-Haj Abdesalam, que ainda vivia em Tânger, quis assassiná-lo. Foi mantido preso em Tânger e, algum tempo depois, enviado a um hospício na França, onde viveu durante vários anos, sofrendo da estranha ilusão, para um maometano, de que era Jesus Cristo.

Wazzan era, naquele período, o lugar mais sem lei do Marrocos. Ocorreram muitos assassinatos de personagens importantes. A imunidade quase completa dos Xerifes à punição, pois somente o chefe da família tinha o direito de aprisioná-los, direito perigoso de exercer por receio de represálias, aumentava os crimes. Um exemplo será suficiente para demonstrar a anarquia absoluta que existia.

Um mercador de Fez que residia em Wazzan naquela época possuía uma filha que tinha fama de grande beleza. Um Xerife pediu ao pai a mão da jovem em casamento e recebeu uma recusa. O mercador de Fez desejava que ela se casasse com um jovem de sua cidade natal, e o Xerife em questão era inteiramente indesejável. Com o tempo, realizou-se o casamento do jovem de Fez com a moça. Era noite, e o noivo cavalgava à frente da procissão que fora buscar a noiva na casa do pai. Na alegremente decorada “Amaria”, uma espécie de caixa transportada sobre o lombo de uma mula, estava a noiva, cercada pelos parentes. Muitas pessoas da multidão carregavam lanternas, e o ar ressoava com a música alegre de tambores e pífaros. De repente, a procissão foi atacada por um grupo de homens que saíram de uma rua lateral. Eram o Xerife frustrado e seus servidores. O noivo foi baleado, os convidados dispersaram-se e a noiva foi levada para a casa do Xerife, que imediatamente se casou com ela.

Wazzan, cercada por jardins e olivais, é uma das cidades mais pitorescas do Marrocos. Está situada nas encostas orientais de uma montanha com dois picos, com ampla vista sobre sucessivas cadeias de colinas selvagens até as terras altas, frequentemente cobertas de neve, do distrito de Sheshouan. A neve cai muitas vezes e permanece durante dois ou três dias seguidos na própria Wazzan. O resultado é inconveniente, pois, à medida que se acumula sobre os telhados planos das casas, os habitantes a removem com pás para as ruas, que às vezes ficam inteiramente bloqueadas. Situada nos limites da região “Jibala”, isto é, “montanhesa”, não há distrito mais turbulento, e Wazzan permaneceu durante vários anos sem receber visitas de europeus. Encontra-se na esfera de influência francesa, e sua ocupação pelas tropas do Protetorado foi recentemente anunciada como iminente.¹ A cidade perdeu boa parte de seu prestígio religioso. Em todo o Marrocos, a reverência pelas muitas famílias xerifianas está desaparecendo, pois o nativo descobre que o retorno espiritual em bênçãos dificilmente vale o sacrifício financeiro exigido para obtê-las. Na verdade, os dias

¹ Wazzan foi ocupada pelas tropas do Protetorado francês em outubro de 1920. dos “Santos Xerifes” aproximam-se do fim, embora ainda exista um novo papel para eles desempenharem no Marrocos. Sua influência, caso exercida para o bem, ainda pode ser muito benéfica para o país, e os filhos e netos da esposa inglesa de Sid el-Haj Abdesalam dão bom exemplo. Seu neto mais velho, que fala perfeitamente francês e inglês, é hoje um brilhante jovem cadete do exército do Protetorado na nova escola militar para filhos de “Nobres” em Meknes. Seus irmãos mais novos deverão ingressar em diversas profissões, nas quais podem esperar todo o êxito no futuro.

As seguintes seitas são as mais influentes e numerosas no Marrocos:

Derkaoua. — Seguidores de Mulai el-Arbi ben Ahmed el-Derkaoui, que nasceu por volta de 1730 e está sepultado nos territórios da tribo Beni Zerual, nas montanhas do noroeste do Marrocos, ao norte de Fez. Era Xerife, ou descendente do Profeta, e estudioso renomado. Ele próprio praticava o culto da seita Chedili, ramo da mais conhecida Kaderia, ou dos seguidores de Mulai Abdul Kader el-Ghrailani, de Bagdá.

A ordem dos “Derkaoua” é certamente a mais poderosa do Marrocos. Em regra, é inteiramente religiosa, mas seria capaz de rápida organização secreta e ação política conjunta. É uma seita “socialista” e “ascética”, que deprecia todos os governantes temporais e aceita os Sultões do Marrocos somente em razão de sua ascendência xerifiana. Ressaltam a grande doutrina do Islã, a Unidade de Deus, e consideram o

Profeta e todos os outros homens santos de importância secundária, embora os reverenciem. Talvez possam ser mais bem descritos como os Unitários do Marrocos. Além de contar com número muito grande de devotos entre as classes médias, a seita possui muitos adeptos profissionais, em sua maioria mendigos, reconhecíveis por seus rosários de contas exageradamente grandes.

A influência política, atualmente inexistente, mas capaz de aparecer quase instantaneamente caso as circunstâncias a despertem, dessa seita é importante. Exercida em favor da paz e da ordem, poderia mostrar-se inestimável em uma época de dificuldades, pois a seita não apenas é muito numerosa, como também poderia exercer grande pressão sobre o povo e sobre outras seitas. Ao contrário, se os Derkaoua proclamassem uma campanha contra os europeus e a influência europeia, seu poder seria igualmente forte em favor do mal, sobretudo ao instigar outras seitas religiosas de princípios mais fanáticos, como os Aissaoua e os Hamacha.

Os Derkaoua parecem ser a única confraria do Marrocos que ainda mantém intacta sua organização secreta.

Aissaoua. — Seguidores de Sidi ben Aissa. Seita que data do século XVII d.C.; o fundador está sepultado em Meknes, onde se realiza a grande festa anual em sua homenagem, durante o Mouloud, ou aniversário do Profeta. Os adeptos dessa seita pertencem principalmente às classes inferiores. Assemelham-se mais aos “dervixes” do Oriente que a maioria das outras seitas marroquinas, pois dançam e levam a si mesmos a um estado de frenesi selvagem, no qual devoram carneiros vivos, vidro, carvões em brasa, folhas de figueira-da-índia e outros alimentos igualmente indigestos. Diversas fábulas, de pouco interesse, são apresentadas como origem desses procedimentos muito heterodoxos, vistos com desconfiança pelo mouro instruído. Sidi ben Aissa também é o santo padroeiro dos encantadores de serpentes.

Embora, quando excitados até um estado de frenesi, os “Aissaoua” sejam capazes de atos de fanatismo, em sua vida comum são, em regra, pessoas pacíficas e respeitadoras da lei. Há “zaouias” da seita por todo o Marrocos, presididas por “Xeques” e “mokaddems”; mas sua organização parece quase inteiramente localizada e, portanto, incapaz de súbita ação política conjunta, que, de qualquer forma, tampouco deve ser esperada. Existe certo número de adeptos profissionais, músicos, recitadores e encantadores de serpentes, que viajam de cidade em cidade e vivem de esmolas.

Hamacha. — Seguidores de Sidi Ali ben Hamdouch, sepultado nas encostas das montanhas Zarhoun, perto de Meknes. Assim como os Aissaoua, aos quais se assemelham muito, pertencem principalmente às classes inferiores. Quando levados a um estado de frenesi religioso, cortam a cabeça com machadinhas e lançam para o alto pesadas balas de canhão, deixando-as cair sobre o crânio. São capazes de fanatismo quando se encontram em estado de frenesi, mas cidadãos pacíficos na vida comum. Há alguns Hamacha profissionais que se apresentam por dinheiro nas cidades e mercados rurais.

Taibiya. — Seguidores de Mulai Taiyeb, filho de Mulai Abdullah Shereef, de Wazzan. Mulai Taiyeb viveu no início do século XIX e está sepultado em Wazzan. Os adeptos dessa seita são, em regra, pessoas respeitáveis da classe média. Um membro dessa família xerifiana é sempre o chefe da ordem.

Ulad Sidi Ahmed ou Mousa. — “Filhos de Sidi Ahmed ou Mousa.” O santo padroeiro de todos os acrobatas. Esse Xerife era descendente de Mulai Idris e morreu no início do século XIII. Nenhuma importância política de espécie alguma.

Tijania. — Seguidores de Sidi Ahmed el-Tijani. Os adeptos dessa seita são poucos no Marrocos, embora numerosos na Argélia. Essencialmente religiosa.

Shingata. — Seguidores do Xerife M’al-Ainin de Shingit, no extremo sul do Marrocos. A seita foi fundada por esse Xerife, que morreu há apenas cinco anos. Tinha reputação de grande santidade e estava sempre velado. Os Sultões Mulai Hassen e Mulai Abdul Aziz demonstravam-lhe o maior respeito e cobriam-no de presentes em suas visitas periódicas à Corte. Depois de sua morte, foi sucedido pelo filho, Mohamed Hiba, que aproveitou o período conturbado de 1912 para proclamar-se Sultão. Chegou a entrar em Marrakesh, a capital meridional, mas fugiu quando as forças francesas se aproximaram.

Mohamed Hiba esteve sempre em revolta, mas jamais se aventurou a sair dos distritos meridionais de Sus, onde uma força expedicionária o atacou em 1917, derrotando seus seguidores, que foram dispersos. Morreu em 1919.

Kaderia. — Seguidores de Mulai Abdul Kader el-Ghrailani, de Bagdá, onde está sepultado. Essa “confraria” possui numerosos adeptos no Marrocos, país que se supõe ter sido visitado por Mulai Abdul Kader. Ele morreu no século XII d.C.

É uma seita estritamente religiosa, diferenciando-se das outras apenas pela forma de oração utilizada, pela posição adotada durante a prece e “pela absorção do indivíduo na essência da Divindade” mediante repetições do nome de Deus. Essa seita revela mais vestígios de Sufismo, por ser de origem persa, que qualquer outro culto no Marrocos, mas suas práticas originais parecem ter-se adaptado ao pensamento e ao sentimento marroquinos. É estritamente religiosa, e é difícil dizer se poderia desempenhar algum papel político.

Nasaria. — Seguidores de Sidi ben Nasr, sepultado em Tamgrout, no Wad Draa. Seita essencialmente religiosa e inofensiva.

Kittanin. — Seguidores de Sidi Mohamed el-Kittani, que foi espancado até a morte por ordem do Sultão Mulai Hafid em 1909. Seu martírio parece ter dado grande impulso a seus seguidores, que aumentam em número, especialmente em Fez. Seita religiosa.

Além das “zaouias” das “confrarias”, há grande número de túmulos visitados como lugares de peregrinação. É costume reservar um dia do ano para a festa em cada um desses túmulos, e grandes multidões seguem para esses “mousim”. Mantém-se um feriado geral nos distritos vizinhos, e peregrinos chegam de longe e de perto. Muitas vezes, quando o túmulo se encontra no campo, uma cidade inteira de tendas surge ao redor.

Segue uma lista dos principais túmulos, apresentados segundo sua importância relativa:

O túmulo de Mulai Idris I, nas montanhas de Zarhoun, morto em 790 d.C.

O túmulo de Mulai Idris II, em Fez, morto em 828(?)

d.C.

O túmulo de Mulai Abdesalam ben Mashish, morto no século XII d.C., nas montanhas dos Beni Aros, no noroeste do Marrocos.

O túmulo de Mulai Brahim, no distrito de Ghergaya, nas encostas setentrionais do Grande Atlas, ao sul de Marrakesh.

O túmulo de Mulai Ali Shereef em Tafilet, morto em 1590 d.C.

O túmulo de Mulai Busseta el-Khammar em Fichtala, ao norte de Fez, século XII d.C.

Os túmulos de Sebat er-Rejal, “os Sete Homens”, isto é, os sete santos padroeiros de Marrakesh.

O túmulo de Mulai Bou Shaib em Azimour.

290 O MARROCOS DE ANTIGAMENTE

O túmulo de Sidi Ben Daoud em Bou Jad, nas planícies do Marrocos Central. O túmulo de Mulai Bouselham, à beira-mar na província do Gharb, não muito longe de Laraiche. O túmulo e as fontes termais de Mulai Yakoub, perto de Fez.

1/1
Menu

Fazer anotação