Voltando ao planeta de XPZ4, ele realmente foi destacado para impedir que MSTJ invadisse a Terra, mas ele estava enrolado. Sua esposa estava grávida. E, para piorar a situação, após exames feitos, ele ficou sabendo que seu filho era anencéfalo. Assim que soube, AST8 o chamou e deu-lhe um ultimato:
— XPZ4, você está destacado para impedir MSTJ de invadir a Terra. Essa batalha você sabe que durará muito tempo, já que precisamos reconhecer que o seu potencial bélico é semelhante ao nosso, e não será fácil vencê-lo. Soube que sua esposa está grávida e que o filho que espera é anencéfalo. Se quiser continuar sendo um dos maiores astronautas da nebulosa Olho de Gato, e se quiser continuar com seu futuro brilhante, mande-a fazer aborto. Não podemos perder tempo. Em duas semanas MSTJ invadirá a Terra e precisamos chegar lá antes dele.
— Senhor, não posso...
— Você não tem escolha. É uma ordem!
— Senhor...
— Nada de sentimentalismos. É uma criança que vem para atrapalhar seu futuro. Você está sendo cotado para ser o novo comandante da CGU nas próximas eleições, daqui a quatro anos. Vai perder isso?
— Senhor, é meu filho! Não posso mandar matá-lo. É contrário aos ensinamentos de Jesus. “Não matarás” é o quinto mandamento da lei de Deus, que foi recebida por Moisés no Monte Sinai. Ele tem o direito de viver, mesmo sendo anencéfalo. Poderá ser alguém que prejudiquei e que agora vem às minhas mãos para aprender a amá-lo, reencarnando-se como meu filho. Aprendi com os livros publicados por Ulisses que temos várias existências e que a lei de Deus nos permite corrigir nossos erros de existências passadas, ajudando aqueles a quem prejudicamos...
— XPZ4, você já notou o quanto esse tal Jesus está atrapalhando sua vida? Antes você invadia os planetas, matava sem dó nem piedade, e agora se tornou um fraco de caráter, como esse tal de Jesus, a quem resolveu seguir.
— Ele fez-me ver em cada semelhante um filho de Deus e irmão meu. Ensinou-me que não se deve matar, ensinou-me o amor ao próximo como a mim mesmo, ensinou-me a perdoar, a ser caridoso...
— Ensinou-lhe tudo o que lhe faz um homem fraco. Você me surpreende, XPZ4. Onde está aquele astronauta que queria conquistar e dominar o Universo inteiro? Que fez o povo da Lua ficar paralisado de pavor? Que fez o povo do Cão Maior ajoelhar-se aos seus pés, que fez os habitantes de Plutão construírem um monumento em sua homenagem porque o tinham como um deus? Até hoje, pelas ondas espaciais da emissora de rádio da CGU, recebemos orações ao deus dos ares, como você foi chamado, para que faça chover, para que faça parar de chover, para curar doenças, para unir casais, etc. Não se esqueceram de você e o acham capaz de fazer milagres. Trate de modificar-se, pois não vou tolerar indisciplina sua. As sanções vão ser severas! Posso reduzi-lo à mais profunda miséria. Posso retirar suas patentes, confiscar seus bens, reduzi-lo a pó e acabar com sua casa de caridade. Pense bem!
XPZ4 voltou para casa aturdido. Já não sabia mais se era feliz antes, quando vivia sozinho, ou se era feliz agora que tinha uma esposa, um lar e ia ser pai. Já não sabia se era feliz quando conquistava os planetas e não conhecia Jesus, ou se era feliz agora que tinha a luz do Evangelho a iluminar seu íntimo. Seu coração encheu-se de angústia e desespero. Havia sonhado a vida inteira com um lar e, agora que estava realizando seu sonho, não poderia jogá-lo fora por causa de posição financeira, conquistas espaciais, por nada. Mas... se perdesse o trabalho, não teria salário. E seu filho? Não poderia jamais concordar com o aborto. O que fazer?
Naquela semana, sentiu-se desencorajado, aflito. Na semana seguinte, AST8 perguntou-lhe que providência havia tomado. E ele respondeu:
— Senhor, não posso concordar em matar meu filho. É demais para mim e contrário aos ensinamentos de Jesus.
— XPZ4, não me faça tomar uma atitude radical. Já disse que posso reduzi-lo a pó. Dou-lhe mais um dia para pensar e nada mais. Deverá embarcar depois de amanhã em direção à Terra, para coibir MSTJ. Os outros astronautas não têm a sua experiência e necessitarão de seu comando. Apresente-se a mim amanhã às 9:00 da manhã com sua resposta definitiva.
XPZ4 voltou para casa em desespero. Orou a Jesus pedindo forças e sabedoria para tomar a decisão correta.
Passou-se mais um dia. AST8 não admitia que XPZ4 pudesse ter dúvidas quanto à decisão a tomar, nem sentimentalismos ou problemas emocionais. E, para piorar a situação, MSTJ tinha chegado próximo à Terra e preparava-se para invadi-la. E não havia praticamente nenhuma resistência da parte do planeta de XPZ4 e AST8. Somente algumas naves não tripuladas faziam a guarda girando em torno do planeta e emitindo raios elétricos contra qualquer objeto que tentasse penetrar a atmosfera terrena.
— Nosso maior inimigo prepara-se para invadir a Terra. Já mandei preparar sua nave e daqui a três horas deverá partir em direção àquele planeta. Coloquei armas paralisantes e congelantes, além daquelas que tiram a capacidade de falar, gases mortíferos, robôs com aparência humana que produzem clones das pessoas que desejamos com apenas um fio de cabelo ou um pequeno pedaço de pele, usando seu DNA, vestes terrestres e tudo o que temos de mais moderno. Outra nave já partiu com robôs a bordo para montar uma base espacial em torno da Lua e servir como posto de abastecimento e oficina mecânica. Em Marte, montamos um hospital para receber os feridos. Apresente-se ao embarque agora.
— Senhor, eu não vou embarcar. Decidi que vou ficar com minha esposa para poder acompanhar o parto e ajudar em sua recuperação.
— Ainda este assunto, XPZ4? Pensei que já tivesse feito o aborto.
— Senhor, não posso.
— Por quê? Existem tantos métodos totalmente indolores. Sua esposa nada vai sentir e você ficará livre do problema.
— Não posso concordar em matar meu filho. É totalmente contrário aos ensinamentos de Jesus.
— Deixe de sentimentalismos. É somente uma criança que vai nascer e que vai lhe trazer problemas porque é anencéfala. Provavelmente é porque sua esposa é filha de pessoas de outros planetas e deve haver alguma diferença na posição dos genes. Isso a ciência de nosso planeta descobrirá e você, quando voltar, poderá programar um novo filho depois de fazer tratamento, para reposicionar os genes dela na nossa ordem ou na ordem dos genes de sua esposa. Vamos, resolva isso, e depois terá todo o meu apoio para o que quiser fazer.
— É meu filho que vai nascer, senhor. E, mesmo que não fosse meu filho, eu não concordaria com o aborto. Matar jamais! Conheço os ensinamentos de Jesus e por isso sou menos desculpável perante Seus olhos.
— É sua palavra final?
— Sim, senhor, é minha palavra final. É minha escolha, pois tenho meu livre-arbítrio para proceder como manda minha consciência.
— Pois muito bem. Você está preso por desobediência e sofrerá as penalidades cabíveis. Providenciarei para que nunca mais se esqueça deste dia, do dia em que desobedeceu a uma ordem de AST8.
XPZ4 foi colocado em uma cela incomunicável. Apelou para sua condição de ser um astronauta famoso, apelou para seus títulos junto à CGU, suas patentes, mas AST8 ignorou tudo. Seus apelos nem sequer chegaram aos superiores da CGU. Não podemos nos esquecer de que, em seu planeta, a misericórdia era algo desconhecido.