Com o passar dos dias, foi pensando em novas estratégias para resolver o problema. Tentou inutilmente consertar a peça, tentou entrar em contato com seu amigo MM09, de planeta vizinho em sua nebulosa, para pedir socorro, mas sem sucesso.
— O que será de nós? Ninguém responde ao nosso chamado.
— Seu planeta está em guerra e não vai responder tão cedo, disse-me o espírito “Pássaro Preto dos Ares”. Ele voa em todos os lugares e sabe de tudo – disse o pajé. – Seu planeta foi invadido e luta para expulsar o inimigo. Há muita dor e muita gente morrendo, porque o inimigo não tem misericórdia. Ele está procurando seu amigo que viaja pelas estrelas e que está aqui.
Todavia, AST8, conversando com XPZ4, dizia:
— Este índio é louco, não sabe o que fala.
— Não diria isso dele, AST8. Eles, com seus rituais, seus cachimbos e suas beberagens, podem perceber alguma coisa que não conseguimos perceber. Eles veem Espíritos e conversam com eles.
— Não diga tolices! Que Espírito vai perder tempo com este índio ignorante?
Contudo, o pajé tinha razão. O planeta de XPZ4 e AST8 tinha sido invadido por Hermenegildo, de Ônix, planeta vizinho ao seu. Hermenegildo havia tido algumas encarnações na Terra ao tempo dos guerreiros da Idade Antiga, e se vestia conforme os costumes da época, apesar da sua tecnologia. Eram as reminiscências de encarnações passadas que afloravam à sua mente, porões de vidas anteriores que vinham à tona. Via-se constantemente montado num cavalo, vestido com armaduras em combates com espadas. Via-se com seus guerreiros em combates com lanças e com tochas de fogo. Sofria de esquizofrenia e tinha o poder de seu planeta nas mãos. Era o supremo governante. Daí ser temido por muitos. Hermenegildo tinha muitos inimigos desencarnados do seu passado repleto de maldades e impiedade que o perseguiam cruelmente. Tinha pesadelos constantes, crises e alucinações. Havia subjugado muitos povos em suas encarnações na Terra, destruído lares, aniquilado vidas. Na erraticidade, sofreu perseguido por seus inimigos, sendo permitida a ele a encarnação em outra galáxia, para que pudesse reabilitar-se perante as leis divinas. Adiantou-se em tecnologia, mas não havia mudado suas tendências. Todavia, a necessidade de reabilitar-se fez com que seus inimigos o achassem reencarnado em Ônix e passassem a persegui-lo de forma implacável e a impor-lhe sofrimentos maiores. E, por seu caráter violento, havia conseguido, através da força e das armas, o posto mais alto em seu planeta. Porém, a miséria moral e material era a maior característica dos habitantes de Ônix. Dominava a tecnologia da época, mas era um tipo estranho, não conseguindo evoluir praticamente nada em muitos séculos de encarnações perdidas na execução do mal, no apego às coisas materiais, aos vícios e a todo tipo de iniquidades. Sua mente estava presa aos acontecimentos pregressos. Pela sua tecnologia e por conhecer métodos de dominação e ter habilidade em combates, havia decidido conversar com XPZ4, e o procuraria convencer para que participasse da conquista de Órus, estrela da constelação de Ísis, recém-descoberta pela astronomia da época. Não o encontrando e achando que se escondia, Hermenegildo resolveu invadir o planeta, provocar destruições e assim obrigar XPZ4 a acompanhá-lo nessa aventura. E em uma de suas crises, havia destruído centrais de comunicação, emissoras de rádio e TV e tudo o que encontrava pela frente, inclusive grandes edifícios, torturado e escravizado pessoas aparentemente inocentes, incluindo até crianças, assustando a todos com seus uivos, que se assemelhavam aos de um lobo. Os reparos demorariam muito tempo e Hermenegildo os impedia. Não esperando ser expulso com facilidade, aliou-se a MSTJ, para destruir de vez o planeta de XPZ4.
— Amigo MSTJ, sei que você invadiu o planeta de AST8 e foi brutalmente expulso com seus soldados.
— Sim, é verdade, mas não desisti da ideia e também de conquistar a Terra.
— Pois eu vim aqui fazer-lhe uma proposta. Sabemos que AST8 está com XPZ4 e outros astronautas e pessoas da tal Fraternidade Irmão Jesus de Nazaré em visita à Terra.
— Sim, eu sei disso.
— Muito bem. Este é o momento. Se nos unirmos, poderemos invadir o planeta enquanto eles estão fora. Tenho outros amigos que posso lhe apresentar e que também já foram prejudicados por AST8 e anseiam por vingança. Seremos um exército imbatível. Atacaremos por todos os lados. Thor é um especialista em submarinos nucleares, tem armas silenciosas, e desenvolveu outro tipo de arma, que quer usar pela primeira vez em combates; XXFP tem um exército gigantesco criado por uma experiência genética dos cientistas que quiseram combater doenças ligadas ao sexo feminino e destruíram em massa os genes X dos cromossomos, sobrevivendo apenas os cromossomos Y, e isso fez com que nascessem muitos homens.
— Mas... como isso aconteceu? O que fizeram?
— Foram amplamente distribuídos medicamentos aos casais que queriam ter filhos escolhendo o sexo, mas não se sabia que a droga causaria mutação e destruição do cromossomo X. Achava-se que a droga reforçaria os espermatozoides mais ativos. Se o casal quisesse um filho do sexo masculino, o homem tomaria uma determinada droga para dar mais agilidade aos espermatozoides com cromossomo Y e, se quisesse do sexo feminino, tomaria outra droga diferente, para dar mais força aos espermatozoides com cromossomos X. Quando as mulheres grávidas fizeram exame para verificar a atuação da droga, viu-se que os fetos eram do sexo masculino e não havia fetos do sexo feminino. Feitos estudos mais profundos, descobriram que a droga destruía os cromossomos X, e por isso nasceriam somente crianças masculinas.
— E agora, como fazem os homens, já que quase não existem mulheres no planeta? Como farão para corrigir o erro?
— Estão passando por sérias dificuldades, meu amigo. XXFP fez um acordo com Homo Spertus, governador geral de Centauro, para que enviasse mulheres para se casarem com os homens de seu planeta, mas há uma diferença na posição dos genes, pelo que indicam as pesquisas, e os fetos não sobrevivem ao terceiro mês de gestação. Não se sabe ainda com certeza se é diferença na posição dos genes ou se é efeito da droga.
— Então XXFP está com um sério problema a resolver, pois, se não conseguirem resolver o problema, em breve tempo não mais existirão pessoas em seu planeta.
— Sim, é verdade. E por isso ele tem interesse em invadir o planeta de AST8, porque, em estudo feito com as mulheres sequestradas por seu exército, descobriu-se que a posição dos genes é igual. Com isso ele quer recuperar o nascimento de crianças femininas em seu planeta.
— Muito bem. Diga a Thor e a XXFP que aceito conversar para formarmos uma aliança e invadirmos o planeta unindo nossas forças. AST8 pagar-me-á caro todas as humilhações.
MSTJ somente precisava de mais homens, o que conseguiu com a aliança com Hermenegildo, com Thor e com XXFP.
Unidos, a invasão ocorreu. Quase tudo veio abaixo. As centrais de comunicação que haviam ficado foram destruídas. Faltava comida, água, remédios. E, num planeta milhares de anos à frente da Terra, a comunicação passou a ser feita de forma semelhante ao código Morse. Era muito difícil obter-se uma comunicação, pois as poucas centrais que continuaram em funcionamento ficavam sobrecarregadas. Tentou-se construir antenas primitivas para melhorar a comunicação, mas não resolviam o problema.
Por causa da destruição ocorrida com a invasão, AST8 não conseguia comunicar-se com seu planeta, e todos estavam empenhados no combate a Hermenegildo, MSTJ e seus aliados.