Livro primeiro - Canto primeiro Tabaré · Capítulo 3 de 16
Obra Menu

Livro primeiro - Canto primeiro

Livro primeiro - Canto primeiro

I

O Uruguay e o Plata

Viviam sua selvagem primavera;

O sorriso de Deus de que nasceram

Ainda palpita nas águas e nas selvas;

Ainda veste o espinilho

Seu amarelo tipoy; ainda na erva

Gera os vapores trêmulos

E desperta a calhandra no ombú;

Ainda desenha mistérios

No mburucuyá das ribeiras,

Anuncia o dia, e pela tarde acende

Seu último beijo na primeira estrela;

Ainda respira no vento

Que inclina brandamente as palmeiras,

Que embala os juncos da margem

E balança os fios do salgueiro;

E até ao rio adormecido

Desce no raio das luas cheias,

Para enfiar diamantes nas ondas,

E resvalar ou retorcer-se nelas.

II

Serpente azul de escamas luminosas

Que, sem deixar suas ignoradas cavernas,

Enrosca-se entre as ilhas, e se arrasta

Sobre o regaço virgem da América,

O Uruguay arranca às montanhas

Os troncos de seus ceibos,

Que, entre espumas e imensos camalotes,

Ao rio como mar e ao mar entrega.

O hino de suas ondas

Resvala melodioso em suas areias,

Misturando seus solenes pensamentos

Ao branco acorde da selva;

E ao grito temeroso

Que suas tormentas lançam nos ares,

Responde o grito de uma raça humana

Que aparece nua nas ribeiras.

É a raça charrúa,

Da qual o nome apenas

Guardaram as profundezas e os bosques,

Para entregar suas notas ao poema;

Nome que ainda reproduz

A tempestade distante, que se aproxima,

Formando as lanternas do relâmpago

Com as pesadas nuvens cinzentas.

É a raça indomável

Que respirou numa terra

Pátria dos amores e das glórias,

Que se reclina junto ao Uruguay e ao Plata;

A pátria cujo nome

É canção na harpa do poeta,

Grito no coração, luz na aurora,

Fogo na mente, e no céu estrela.

III

Encontra-a o pensamento antes que o homem

Antigo a surpreenda,

Em luta com a terra e com o céu,

E envolta em sua selvagem liberdade.

Para ela, o horizonte fecha o mundo

Com um muro de pedra;

Atrás dele dormem as tardes e as luas;

Atrás dele a aurora dorme e desperta.

Cruza o selvagem errante

A solidão da planície imensa,

E o tigre amarelo, como ele sombrio,

Como ele feroz e nu, a atravessa.

O tigre brame; o índio

Responde no assobio de sua flecha.

Para onde vai? Que persegue? Atrás de seu passo,

Sobre esse formoso solo, que nos deixa?

Para ele foi formada

Essa terra encantada

Que aos diáfanos céus de dezembro

Devolve uma flor por cada estrela?

Para ele seus grandes rios,

Cantando, precipitam

Os hinos imortais de suas ondas?

Que foi essa raça que passou sem rastro?

Foi o último vestígio

De um mundo em decadência?

Crepúsculo sem dia? Noite, acaso,

Que surgiu obscura da luz eterna?

A eterna chama só gera auroras.

A noite, as trevas,

São ausência de luz; a noite eterna

É apenas do Criador a eterna ausência.

Nessa raça, em sua excelsa origem,

Ainda resta o vestígio,

Como o toque de luz amarelento

Que um sol que morre nos espaços deixa.

Há claridade nesses olhos sempre esquivos,

Fogo que só as ideias acendem;

Mas a luz se extingue, e uma raça

Falta de luz, se extinguirá com ela.

Nascida para o bem, o mal a rende;

Destinada à paz, vive na guerra...

Folhas perdidas em seu tronco enfermo,

O redemoinho as arrasta enfermas!

IV

Às tribos distantes

Convocam as fogueiras

Que Caracé acendeu sobre as colinas

Como gritos de fogo e de peleja.

Caracé, em cujo corpo

As feridas se contam

Como as manchas na pele do tigre,

E por isso lhe prestam obediência.

Caracé, em cujo toldo

As peles e as sangrentas cabeleiras

Dos caciques yaros e bohanes,

Que teu braço arrancou, provam sua força;

Que tem dez mulheres

Que aguçam os espinhos de suas flechas,

E acendem os fogos de seu toldo,

E lhe fermentam o sumo das plantas.

Ninguém sabe os frios

Que viveu o cacique; mas contam

Que lá no tempo dos sóis longos,

Ao Uruguay chegou, vindo da serra.

Distante, muito distante,

Que vê nascer o sol, quando os ceibos

Em que hoje nidifica a águia sentiam

Correr a seiva em sua primeira casca.

Já então havia visto

Cruzar as luas nas horas lentas;

Mas ainda é jovem como se com as mãos

Caracé pudesse contar seus frios;

Ainda em seus dedos fortes

É a maça de pedra

O braço da morte que nas tribos

Derrama o frio que fica nos ossos.

V

Por que o velho cacique

As turbas congrega,

Toma a maça e prepara o arco

Que ninguém senão ele tenta curvar?

Por que sob suas pálpebras

Brilha com luz sinistra

A pupila pequena e prolongada

Em que se acendem seus olhares ferozes?

Acaso os bohanes

A vencida cabeça

Erguem de novo, e sua lança guerreira

Cravaram na selva do charrúa?

Acaso do outro lado

Do rio como mar, as fumaceiras

Se veem do índio querandí, e provocam

Do Uruguay a tribo turbulenta?

Não: Caracé não teme

Que os índios se atrevam

A acender junto ao Hum um só fogo

Antes que seis luas voltem a brilhar.

O que faz com que o cacique

Cinja à sua fronte estreita

As plumas de avestruz, e ajuste o arco,

E, junto ao fogo, acenda o olhar,

É que estava estendido

Na praia deserta,

Quando viu que cruzava pelas ilhas

Do Paraná-Guazú uma piroga imensa,

Que, como enorme garça,

Flutuava entre a névoa,

Entregando aos ares as estranhas asas

E voando rumo à ribeira.

O Uruguay em vão

Sai a seu encontro e ladra debaixo dela;

Em vão, com suas ondas encrespadas,

Esbofeteia-lhe os flancos irados;

A nave altiva

Lança um grito do céu que retumba,

Chega à costa e, agarrando o rio

Pela crina eriçada, nele se assenta.

VI

A Caracé, o cacique,

Cercaram as tribos mais guerreiras,

E entre o espesso matagal do rio,

Como bando escondido de vaga-lumes,

Os olhos dos índios fosforecem,

Ao verem sobre a areia

Como descem da estranha nave

Os homens brancos da raça nova,

E como, entregando ao vento

E cravando no solo sua bandeira,

Agrupam-se em torno dela, e com suas vozes

Atordoam a solidão surpreendida.

Estranhos seres! Brilham

Aos raios do sol. Nada receiam.

E as colinas os olham e o barranco;

E o Uruguay se empina e os observa,

E os índios ocultos

Mutuamente se mostram,

Com os braços nus estendidos,

O grupo estranho que se aproxima do jaral.

VII

Entre imenso alarido,

Uma chuva raivosa de setas

Parte do matagal, e de selvagens,

Atrás delas, um enxame fantástico.

A bola arremessada

Assobia e bate na cabeça do branco;

Cai ao sepulcro o espanhol ferido,

Amortalhado em sua armadura negra,

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

E os guerreiros brancos

Fogem apavorados pelas brenhas,

Deixando sangue na praia selvagem

E uma mulher na areia sangrenta.

Parece flor de sangue,

Sorriso de uma dor; é a primeira

Gota de pranto que, entre tanto sangue,

A Espanha derramou em nossa terra.

Pálida como um lírio,

Sola com vida entre os mortos fica.

Caracé, que a seu lado se detém,

Com avidez selvagem a contempla,

Enquanto os rudes golpes

Dos machados de pedra

Na armadura do espanhol tombado

E nos crânios imóveis ressoam.

VIII

“Dos guerreiros mortos

Vossa será a formosa cabeleira:

Sua pele branca ajuste vossos arcos,

E seus dentes adornem vossas tendas;

E suas estranhas armas,

Que brilham como o astro, serão vossas;

E os tipoys que cobrem suas costas,

Como as flores vermelhas ao ceibo.

Caracé só quer

Em seu toldo a branca prisioneira,

Que de seu teto acenderá os fogos,

Os fogos do amor e da guerra.”

Assim falava o cacique,

Levando em seus braços Magdalena

Ao bosque solitário dos talas

Em que o índio formou sua toca.

IX

Irmãos da dor, bardos amigos,

Galantes trovadores de minha terra,

Que me seguis na jornada obscura

Através do mistério da selva:

Ensaiem na alma

O acorde outonal: a noite chega.

O acorde que soa quando a ave

Volta em silêncio ao ninho que a espera;

E até o lírio mais pálido do campo,

Para dormir em paz, fecha seu bronze,

E seu perfume virgem

Com o amor de outros perfumes sonha.

Vós, que à passagem da tarde

Inclinai tristemente a cabeça,

E amais o céu quando nele agita

Sua asa trêmula a primeira estrela;

Calçai as sandálias

Com que se chega até a alma da dor.

Se vossa alma, ó bardos!,

Banhada no Jordão da tristeza,

É pura como a última palavra

Que acaso vos disse vossa mãe morta,

Chegai-vos em silêncio

Ao tálamo sangrento da selva...

Já é noite; os rumores choram...

Não desperteis a espanhola enferma.

1/1
Menu

Fazer anotação