Livro primeiro - Canto segundo Tabaré · Capítulo 4 de 16
Obra Menu

Livro primeiro - Canto segundo

Livro primeiro - Canto segundo

I

Caiu a flor no rio!

Os trêmulos círculos concêntricos

Balançaram os verdes camalotes,

E no silêncio do juncal morreram.

As águas se fecharam;

As algas despertaram de seu sono,

E abraçaram a flor, que morria,

Falta de luz, no profundo lodo...

As fendas do sepulcro

Engendraram um lírio amarelento;

Tem o perfume da flor caída,

Sua mesma palidez... A flor morreu!

Assim soava o hino

Dos ecos distantes;

Assim cantava o urutí nos ceibos,

E se queixava no salgueiral o vento.

Sempre a chorar a viram os charrúas;

Sempre a olhar o céu,

E mais além... Olhava o invisível

Com seus olhos azuis e serenos.

O cacique a seu lado está deitado.

Domina-o o mistério;

Há luz no olhar da escrava,

Luz que ilumina suas lágrimas de fogo

E afugenta o índio, ao derramar nelas

Esse doce reflexo

De que se forma o nimbo dos mártires,

O diáfano sorriso dos céus.

Sempre a chorar a viram os charrúas,

E assim passava o tempo.

Vede-a só na praia. Nessa lágrima

Rola por suas faces uma lembrança.

Seus lábios esqueceram os sorrisos.

Só brotam dentre eles

As preces, vestidas de elegias,

Como coros de virgens de um templo.

III

Uma criança chora. Seus vagidos se ouvem

No segredo do bosque,

Unidos às vozes dos pássaros

Que cantam nos ramos dos ceibos.

Chamam-no Tabaré. Nasceu uma noite

Sob o escuro teto

Em que o índio guardava a cativa

De quem o menino espreme o doce seio.

Chamam-no Tabaré. Nasceu no bosque

De Caracé, o guerreiro;

Brotou nas fendas do sepulcro

Um lírio amarelento.

Sorriso da dor, filho da alma,

Alma de minhas lembranças!

Assim o chamava, gemendo, a cativa,

Ao apertá-lo ao peito materno.

E ao entoar os cânticos cristãos

Para embalar seu sono:

Os cantos de Belém que afinal escuta

A solidão calada do deserto.

Escutam-nos as doces alvoradas,

Balbuciam-nos os ecos

E, nas tardes que saem dos bosques,

Anda com eles, soluçando, o vento.

São os cantos cristãos, impregnados

De inocência e mistério,

Que talvez aquela terra escutou um dia,

Como se sente o beijo de um sonho.

IV

O menino índio nas pupilas tem

O azulado cerco

Que, entre suas folhas pálidas, ostenta

A flor do cardo depois de um aguaceiro.

Os charrúas, que acorrem para mirá-lo,

Cravam seus olhos negros

Nos olhos azuis daquele menino

Que se reclina no seio materno.

E o ouvem e o miram assombrados,

Como a um pássaro novo

Que, unido às calhandras e aos sabiás,

Ensaia entre os ramos seus gorjeios.

Mira o menino a mãe. Ela está chorando;

Mira-o e mira o céu,

E envia em seu olhar ao infinito

Um amor que no mundo é estrangeiro.

Mas já ama o bosque, porque dá sua sombra

Ao indiozinho terno;

Já é para ela mais azul o ar,

Mais diáfano o ambiente e mais sereno.

A tarde, ao descer sobre sua alma,

Desce como o beijo

Da irmã mais velha sobre a fronte

Do irmãozinho órfão;

E tem já mais asas sua prece,

Seu pranto mais consolo,

E mais riso a luz das estrelas,

E o rumor dos salgueiros mais mistério.

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

V

Aonde vai a mãe silenciosa?

Caminha a passo lento

Com o menino nos braços. Chega ao rio.

É a formosa mulher do Evangelho!

E invoca a Deus em seu mistério augusto!

Comove-se o deserto.

E o menino índio sente em sua cabeça

De seu batismo a fecundante rega.

A mãe lhe entregou, soluçando,

O grande legado eterno.

O Uruguay, ao oferecer suas águas,

Entoa no juncal um hino novo.

Eleva-se, em transparentes espirais,

O primitivo incenso;

Uma invisível aparição derrama

De seu nimbo a luz entre os ceibos.

Adivinham-se cantares

Meio pronunciados, que flutuam trêmulos.

E que seres absortos os escutam

Crê-se sentir o contido alento;

Há sorrisos pousados

Entre os puros lábios entreabertos

De um invisível coro que, no ar,

Bate em compasso suas asas em silêncio.

Há contato do céu com a terra...

É que há ali mistério!

Vacila o homem ante seu influxo e, mudo,

Fecha os olhos para ver mais longe.

VI

Mãe: não chores mais! Sempre em teus olhos

Vejo gotas de pranto

Que umedecem tua voz e teus olhares,

Teus cantos e teus beijos;

Com esse pranto sempre,

Ao despertar, te encontro.

Quem leva, pobre mãe, tantas lágrimas

Até o próprio silêncio de teus sonhos?

Não chores mais! Para que nunca chores,

Eu rezo, sempre rezo

A oração que desperta em minhas auroras

E adormece comigo quando durmo.

Por que choras? As tribos não te ofendem.

Ouves? Estão muito longe.

Bebem sangue de palmeiras e alfarrobeiras,

E depois dormirão; não tenhas medo.

Na cruz que recebe as preces,

Nessa que cravaste entre os ceibos,

A fazer seu ninho descerão os anjos

E a recolher meus rogos.

Não chores, que a Virgem invisível

Que me ensinas a amar virá por eles.

E a ti também beijará na fronte,

E a nosso lado velará teu sono.

A mãe soluçava;

Apertava o filho contra o seio,

E seus olhares úmidos

Escalavam os mundos, ascendendo.

Fugiam da terra, até pousarem

No regaço eterno;

Mas do céu ansiosos desciam

O menino índio a acariciar de novo.

VII

Caiu a flor no rio,

E no escuro lodo

Derramou seu perfume entre as algas.

Murchou, morreu.

As algas a estreitaram

Em seus braços de gelo...

Brotou nas fendas do sepulcro

Um lírio amarelento.

VIII

Dorme, filho meu. Olha: entre os ramos

Está adormecido o vento;

Assim teu pranto

Não será acerbo.

Eu empaparei de doces melodias

Os salgueiros e os ceibos,

E ensinarei aos pássaros adormecidos

A repetir meus cânticos maternos.

O menino dorme. Dorme sorrindo.

A mãe o apertou; deixou em sua fronte

Uma lágrima imensa, nela um beijo,

E deitou-se para morrer. Chorou a selva

E, ao entreabrir-se, sorria o céu.

XI

Sentis o riso? Caracé, o cacique,

Voltou ébrio, muito ébrio.

Sua escrava estava pálida, muito pálida...

Filho e mãe já dormem os dois sonos.

1/1
Menu

Fazer anotação