Livro terceiro - Canto quarto Tabaré · Capítulo 14 de 16
Obra Menu

Livro terceiro - Canto quarto

I

Saltando penhas e furando muros

De ramos impenetráveis,

De trepadeiras que, de tronco em tronco,

Correm, retorcem-se e se entrelaçam;

Mburucuyás que, entre folhagem alheia,

Abrem suas passifloras,

E balançam seus frutos numerosos

De pele dourada e coração de grana;

Rompendo do cipó as duras fibras

E esquivando as brancas

Ramas do ñapindá que, com seus dentes,

Morde os troncos e os pés dilacera;

Cruzando entre loureiros e quebrachos,

Nangapirés e talas

Cuja folhagem espessa e verde-negra

Com a do salgueiro pálido contrasta;

Mergulhado entre chircas e juncais,

Matos e sarças,

Perde-se às vezes, e se vê de novo

Reaparecer, fugindo à distância,

O índio Yamandú. Leva nos ombros

A exânime Blanca,

Cujos braços e negra cabeleira

Pendiam lassos pelas costas do índio.

Ora rompendo os muros de verdura

O selvagem se agacha,

Ora abre senda com o braço duro,

Ou entre os troncos derrubados salta.

Tal o tigre que vai à sua toca,

Na brenha arrasta,

Levado entre suas fauces sanguinosas,

O animal ferido que caiu em suas garras.

II

Silencioso está o bosque, o bosque escuro

De ceibos e de talas,

O bosque das sombras, em que se aninham

As noites mais escuras e mais longas,

Que convertem em moscas ou répteis

Os índios que passam,

E as asas de pele dos morcegos

Empapam no sangue da iguana.

É o bosque de Añag; as tribos fogem

De seus sinistros ramos:

Só os pajés nele aprendem

De Añán-guazú os cantos e palavras.

Nascem nele os seres invisíveis

Que contra os índios disparam

As flechinhas de pedra que penetram

E esfriam para sempre as entranhas;

Os índios que na terra não se movem

Entre as sombras andam,

Dando alaridos e acendendo fogos,

E golpeando os troncos com seus machados;

E se os vê subir às tormentas

Que pelo ar se arrastam,

E, entre uma e outra rajada de vento,

Ouvem-se suas vozes tristes e apagadas.

Por isso nunca se chegou a tribo

Ao bosque dos talas;

Sobre ele não tem luz o astro grande,

As luas, ao tocá-lo, desmaiam.

É um bosque sem cantos e sem ninhos;

Seus ceibos e seus talas

Ostentam a velhice, que é na árvore

A plena juventude, a mais viçosa.

Em torno dos troncos, a brenha

Cresce cerrada e alta,

E trepadeiras duras e sem nome

Em todas as direções se emaranham,

E pendem da abóbada até o chão,

E entre o musgo se arrastam,

E envolvem em suas folhas verde-negras

Os troncos secos que no solo abraçam;

Os troncos derrubados pelo raio

Que não matou as plantas

Que à árvore viva estavam aderidas

E acompanham seu negro cadáver.

III

Caídos os cabelos

Como a asa da ave fatigada;

Insensível, sem forças nem consciência,

Sem olhares os olhos e sem lágrimas;

Mal cobertas as formas,

Formas de linhas tímidas e vagas,

Pois os anos, artistas da vida,

Sua obra têm apenas modelada,

Afundada entre a erva,

Como uma garça ferida, jaz Blanca.

Sua cabeça se move sobre o peito

Como pendida do pescoço; frias, lassas,

Suas mãos caíram

Sobre o branco regaço em que desmaiam.

Quase ri seu lábio; é essa trégua

Que o cúmulo da dor concede às almas.

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Os ceibos lançaram

Sobre as costas o manto de escarlate;

Em idioma estrangeiro estão as folhas

Conversando entre si, em voz muito baixa.

IV

Um fundo grito de terror e angústia

Blanca por fim exala,

Um grito que estremeceu a selva

E penetrou tremendo em suas entranhas.

Ao tornar à vida recobrando

Uma consciência vaga;

Ao voltar a sentir que em suas pupilas

Os confusos olhares despertavam,

Derramou-os em torno; viu ao lado,

Entre a luz escassa,

Os velhos troncos, a brenha, o bosque,

E por fim, na sombra, às suas costas,

Com as negras pupilas luminosas

Em lascívia empapadas,

Viu o rosto mosqueado do selvagem

Que de sua presa o despertar aguarda.

Um riso estúpido o contrai

Numa careta bárbara;

A cabeleira rígida e escura

Sobre o rosto pintado se derrama;

O corpo treme, e o hálito ofegante,

Ao roçar-lhe a garganta,

Forma um som intermitente e áspero

Que se acelera e ao rugido alcança.

O selvagem ri; daquele bosque

Só ele sabe a entrada;

Ele é pajé; de Añán-guazú não teme

Os fogos nem os pálidos fantasmas.

V

O grito da virgem se extinguiu,

Sua cabeça, ocultada

Nos braços que apertam os joelhos,

Todas as linhas de seu corpo, pálidas,

Formam um nó estreito e trêmulo

Que se vê entre a grama

Através do cabelo que o envolve

Como a ramagem à ave amedrontada;

Nó mal apertado, que a mão

De uma criança desataria;

Que não pode defender naquele bosque

O tesouro que guarda.

Sente a virgem atrás de si o romper-se

De ramos sacudidos,

E aperta mais os trêmulos joelhos,

E assim lança um gemido imperceptível.

Que se passa ali? A menina só sente

Dois rugidos que estalam,

Dois corpos que a seu lado se desplomam,

E um grito sufocado às suas costas.

Depois, por um instante, só escuta

As folhas que conversam em voz baixa...

Alguém também respira junto dela.

Quem é? Ninguém a ofende, tudo cala.

Não ousa olhar esse ignorado

Que sente ali, bem perto, como garra

Já disposta a cair; seus pensamentos

Começam a girar em ronda vaga;

Sem rumo se atropelam suas ideias,

Em silêncio a ensurdece; em seu olhar

As sombras se condensam; os rumores

Se afastam em tropel, e, à distância,

Parecem remedar vozes confusas,

Gritos indefiníveis ou palavras.

Falta-lhe terra, e ar, e ela se desploma,

E o nó de seus braços se desata.

Julgou escutar, ao desabar,

Algo como um lamento às suas costas,

E haver visto uma sombra conhecida

Chegar-se a seu lado sem tocá-la.

VI

O índio Yamandú jaz no chão.

Nos olhos e na alma

Tem a noite; seu selvagem riso

Está nos lábios para sempre gelado.

Quem é esse índio pálido e convulso

Que entre a erva se ergue,

Depois que entre seus dedos esmagou

Do cacique Yamandú a garganta?

Quem escutou no fundo da selva

Temida dos talas

O grito da virgem espanhola,

Indefesa e escrava?

Quem senão ele? De pé junto à menina,

Que imóvel a seus pés,

Como se o sopro de um sonho frio

Por suas inchadas veias circulasse,

O índio Tabaré mira o cadáver

De Yamandú, e Blanca

Que, qual visão dormida na brenha,

Se apresenta a seus olhos hirta e pálida.

É ele, é Tabaré, que até aquele bosque

Foi levado por uma força estranha,

E ao despertar de seu torpor, nos braços

Da cruz da selva solitária,

Sentiu muito perto, entre o rumor confuso

De ramos agitados,

O grito que a virgem espanhola

Ao distinguir Yamandú lançava.

Saltou como mordido pelo ar;

Saltou, e na garganta

Do índio Yamandú cravou as mãos

Que sacudiu com força extraordinária,

Até sentir a morte entre seus dedos

Crispados pela raiva.

Deixou o corpo do índio estrangulado,

Ergueu-se e olhou... a virgem ali estava.

VII

E imóvel, trêmulo,

O índio mirou Blanca,

Como se a morte, presa a seus cabelos,

Seu ouvido com seus gritos dilacerasse;

E segue o ruído surdo das folhas

Que em voz baixa conversam

Nesse idioma doce e estrangeiro

Em que os crepúsculos falam à alma;

E sobre o leito de folhas e espinhos,

A menina desmaiada se destaca,

Iluminada pelo raio triste

Da primeira luz da manhã.

VIII

Tabaré carregou aos ombros o cadáver,

Mirou de novo Blanca,

E afastou-se em silêncio

Como se acaso temesse despertá-la.

E seguia, seguia pressuroso,

Com o morto às costas,

Voltando a cabeça

Entre mortais, pavorosas ânsias.

Detém-se por fim; atira o cadáver,

Esconde-o entre as sarças.

E segue fugindo, fugindo

Do sítio em que a menina se encontrava.

IX

Como lebréu atrás do rastro perdido,

Cego e sem rumo vaga,

E de súbito o encontra pelo ar,

E volta atrás arfando entre os matos.

O índio Tabaré muda de rumo;

Desanda seu caminho,

E corre, corre ansioso e convulsivo

Entre as brenhas que seus pés dilaceram.

Tal cruza o matagal a fêmea do tigre,

E entre os ramos salta

Dando curtos bramidos, quando escuta

Seu filhote ferido à distância.

X

Só o índio o teria percebido.

Soou às suas costas

Um vagido ao longe, ao longe,

No bosque de ceibos e de talas.

Parece-se ao queixume do veado

Quando chama sua mãe,

Escondido nos verdes matagais

Ao perceber o voo das águias.

É o débil gemido que a menina

Ao ver-se só lança.

Tabaré chega, e ofegante e mudo

Detém-se a seu lado sem olhá-la.

Um pânico de morte se apodera

De seu ser; sente Blanca

Mover-se entre as brenhas, como o cisne

Que se revolve ferido na folhagem,

E alguém diria que algo pavoroso

Ao selvagem aniquila.

Um sopro gelado por suas veias corre

E em suas pupilas a visão apaga.

Parece que a mão da morte

A seu rosto se agarra,

E a ardorosa pele de sua cabeça

Com lento esforço de seu crânio arranca.

Tabaré treme: sente que a seu lado

A espanhola se arrasta;

Percebe nos joelhos o contato

De suas mãos geladas,

O roçar de seu alento,

A umidade de suas lágrimas,

E ouve, por fim, sua voz, sua voz, não há dúvida,

Que ali como um sonho se levanta.

Parece que ao acento da menina,

Todo ruído se apaga,

Na alma do índio; o mundo inteiro

Só uma voz para o selvagem exala.

Jamais a fera dominou sua presa

Como a virgem pálida

Ao filho do deserto que, tremendo,

Sobressaltado escuta suas palavras.

XI

És tu, Tabaré! Por que me feres?

Por que assim me maltratas?

Eu nunca te fiz mal; eu não queria

Que tu de nosso lar te separasses.

Que queres de mim, charrúa? Em mim vingar-te

Quererás das ofensas de minha raça?

Não me faças mal, perdoa-me;

Eu nunca te odiei... Por que me odiavas?

Perdoa-me, por Deus; pela memória

Daquela mãe branca

Que está no céu, e de lá te mira,

E no mundo teus passos acompanha.

Se não morreram, choram por mim meus irmãos;

Oh! Leva-me para junto deles, que me chamam.

Ensina-me o caminho:

Eu irei só; as forças não me faltam.

Embora vejas que nus e com sangue

Resistem meus pés

A sustentar meu corpo, não o creias,

Ainda posso caminhar uma jornada.

Dize-me apenas, por Deus, qual é a senda

Que conduz à praia...

Não me respondes? Tabaré, que tens?

Que fazes aí? Não me ouves? Ameaças-me?

Ah! Infundes-me terror. Por que assim tremes?

Ofendem-te minhas palavras?

Eu irei só, se piedoso e bom

A senda de meu lar tu me assinalas.

Ou morreram todos? Dize-me, que fizeste?

Mataste meu Gonzalo na batalha?

Só, só no mundo

Tenho de morrer abandonada!

Deixa-me então, Tabaré, que eu reze

A oração da noite; logo acaba;

E morrerei em silêncio,

Se tenho de morrer, se não te apiedas.

XII

O índio que, abraçado a um velho tronco,

Escutava a menina,

Lança um gemido prolongado, amargo

Como um pranto sem lágrimas.

Todas de uma vez, ao romper-se, soluçam

As fibras de sua alma;

Blanca atribui à raiva aquele soluço

E novo grito de terror exala.

Ao céu a oração da inocência

Trêmula levanta

Com as mãos unidas, e os olhos

Cheios de luz, de sombras e de lágrimas,

Como se quisesse aproveitar os breves

Instantes que lhe faltam,

Abafa os soluços, e entre eles

Brota em tropel a fórmula sagrada;

As fórmulas que o índio nos albores

Escutou em sua infância

De uma mulher tão branca como aquela,

Que seus primeiros sonhos embalava.

— Morrer tu! — grita o índio... Pelo bosque

O sonho negro passa,

Brotou na sombra, e vai cruzando,

E o ñapindá sacode-o com as asas.

Golpeou a fronte do charrúa

Com suas mãos geladas...

Onde está? Quem, no meio da selva,

Com essa voz de meus sonhos fala?

Morrer! A virgem do sonho doce!

Quem chegará a tocá-la?

O índio entre os braços afogaria

O negro yacaré das barrancas;

Arrancará dos fogos das nuvens

Suas asas acesas

E molhará com sangue de seu corpo

O astro das colinas solitárias.

Tu morrer! Quando o índio com as mãos

Entornar todas as águas

Do Hum e do Uruguay, e ali derramar

Todo o sangue de sua raça escura;

Quando, nos dentes, Tabaré, o charrúa,

Despedaçar as escamas

Do yacaré, e ao tigre, com os dedos,

Arrancar palpitantes as entranhas,

Ainda então a virgem dos sonhos

Se moverá altiva;

Todas as flores se abrirão para ela,

E cantarão por ela as calandras.

Quem, com a voz do sonho de minhas noites,

Anda entre as brenhas?

Quem verte nas artérias do charrúa

O fogo que aquece as vinganças?

XIII

Blanca olha o selvagem que persegue

Invisíveis fantasmas,

Muito mais que uma vida se reflete

Em sua pupila azul iluminada.

A extrema palidez que por seus membros

Convulsos se derrama

Faz dele uma sombra transparente,

Forma sem corpo, evocação fantástica.

XIV

Na mente do índio se dissipam

As visões, e ele crava

Com doce intensidade na espanhola

Suas pupilas ardentes e cansadas.

Seus olhos nos olhos da menina

Longo tempo descansam;

Uma gota de pranto brota neles

E brilha tristemente em suas pestanas,

E sua voz se transforma, e soa doce

Como soam as auras

Nos bosques do Hum, quando as sombras

Que nele dormiram se espalham.

Por que a virgem fere com os lábios

O índio Tabaré,

Que contou as horas de suas noites

Todas negras correrem?

Não és o sonho! Sentes nas veias

A vida como eu?

Ah! Não és sombra da noite escura

Que vive em minha dor?

Vem, o charrúa pousará seus lábios

Onde puseres o pé;

Vamos com teus irmãos. Às sombras,

Eu voltarei depois.

Não se abrirá duas vezes com a aurora

A flor do guabiyú;

Não molharão duas luas no rio

Sua trêmula luz.

E já o charrúa o sonho que não acaba

Começará a dormir.

Pois sente já nos ossos muito frio,

O frio de morrer!

Ouves o canto? Já anda entre os ramos

Com seu canto o urú:

O pássaro que anuncia as auroras

E chora pela luz.

Não o sentes? É triste como o índio,

Doce como ele sabia...

Não firas, virgem, o selvagem enfermo

Que a noite sem luas vai cruzar.

A noite sem auroras e sem cantos,

Onde correm sem fim

As almas perseguidas, que aspiraram

A flor do curupí.

Só uma vida tem, uma tão só,

O índio para ti;

Tu não dirás seu nome docemente.

Ele voltará a morrer,

Lá no bosque onde o astro formoso

Nunca se vê assomar,

Onde voam os pássaros obscuros

Que jamais dormem;

Onde dorme a mãe do charrúa,

Tão branca como tu;

Onde os fogos de seu primeiro lar

Brilharam com sua luz.

Ninguém dirá com pranto de ternura:

Ah, morreu Tabaré!

Ninguém verá com tristeza os ossos

De meu corpo que foi;

Mas a ligeira mãe do veado

Ferido no chircal,

Sobre os ossos do cacique morto

Pelo veado ferido balará.

Vamos com teus irmãos. À sua selva

O índio voltará.

Sua raça morreu; apagaram-se todos

Os fogos de seu lar.

Já sinto o sonho negro que não acaba

Correr em meus ossos;

Vamos até o lar de teus irmãos;

Ali te deixarei.

Tu ficarás como te viu nos sonhos

O índio Tabaré,

Que vai cruzar entre os toldos negros

Para nunca voltar:

Pura como as águas transparentes

Que dormem no Hum

Quando nos ares emudece o vento

Do Paraná-guazú.

Vamos com teus irmãos; não me firas,

O índio não te odiou;

Tu o seguiste sempre, derramando

Em suas veias dor;

Tu levaste o sonho de suas noites

E o fogo de seu lar,

As asas de suas flechas e a força

De seu arco de Urunday.

Vamos com teus irmãos. Ao seu bosque

O índio voltará

Para morrer com sua raça e com os fogos

De seu selvagem lar.

A voz do índio soa docemente,

Como soam as auras

Nos bosques do Hum, quando as sombras

Que nele dormiram se espalham.

Blanca o escuta como se ouve o eco

De canção esquecida,

Que em rajadas acode à memória

Sem que a voz consiga formulá-la.

Pende nos lábios da absorta menina

A tímida palavra

Da oração truncada, e olha e segue

O índio com atônito olhar.

Em seus olhos azuis acreditou

Ver algo que esperava,

Algo como as estrelas das tardes

Que nas ribeiras alumiaram suas lágrimas;

Ponto de luz em que mirava acaso

Aquela mãe branca

Que se deitou para morrer sob os ceibos

E na dor de seu filho despertava.

A menina viu a luz no abismo;

E alguém falou em sua alma:

“Essa é, disse-lhe, tua sonhada chama,

Mas esse abismo só Deus o salva”.

Tudo compreendeu, e amou o selvagem

Como as tumbas amam;

Como se amam dois fogos de um sepulcro

Ao se confundirem numa só chama;

Como, de dois desejos impossíveis,

Amam-se as esperanças,

Como se ama, desde a borda do abismo,

A vertigem que vive em suas entranhas.

1/1
Menu

Fazer anotação