Livro segundo - Canto quinto Tabaré · Capítulo 9 de 16
Obra Menu

Livro segundo - Canto quinto

Livro segundo — Canto quinto

I

Diluída nas tintas da aurora,

A luz se desprendeu das estrelas;

O riso dos céus

Despertou o hino da terra.

O ombú solitário das colinas

Mal balança a copa verde;

O salgueiro beija o rio,

E o talhe esbelto meneiam as palmeiras.

Sua carnosa roupagem verde-negra

Sacode o canelón das ribeiras;

A flor do camalote,

Roxa e branca, brinca na corrente.

Como gotas de sangue que sorriem,

Despertam as margaridas vermelhas;

Despertam as azuis

E essas filhas sem nome da erva,

De um amarelo e branco deslumbrantes,

Que no campo se contam

Como as claras noites de dezembro

Contam-se no céu as estrelas.

Todas as folhas brilham; uma seiva

Jovem e turbulenta

Circula pelas canas e pelos juncos,

Dá ternura aos braços da hera,

Desabotoa as flores dos talas,

Do guaviyú e da ceiba,

E alegra o coração dos palmares,

E rebenta os estames úmidos.

Os cardos, agrupados ou dispersos,

Erguem as cabeças

Com suas coroas frescas e azuladas

Descobertas sobre o caule espinhoso;

E, como roupas estendidas pela noite

A secar na areia,

Veem-se espalhados entre espadanas

Flamingos, gaivotas e cegonhas:

De dois em dois, dispersos e pesados,

Ou em escuras fileiras,

Pousam na margem os chajás,

Lançando, de quando em quando, seu estridente lamento;

Passeia cadenciosa entre os juncos,

Com seu andar rítmico, a garça esbelta,

Ou entre eles assoma o pescoço nevado,

Enquanto o biguá abre suas asas negras;

E correm pela areia da praia

Essas pequenas aves

De longas patas e bicos afiados

Que em sua base sutil se equilibram,

Como se tentassem levantar voo

E disso desistissem,

Para correr de novo pela margem,

Ali deixando suas leves pegadas.

Como um vapor um tanto sonoro

Que no espaço ondula,

Os pássaros, como harpas que a aurora

Dos ramos desprende,

Entoam o canto do dia

Que em trêmula ebulição se eleva:

Nadam em luz as notas,

E a alma da luz palpita nelas.

O dia as recolhe

E as ajusta ao ritmo de uma ideia,

E assim elabora o salmo indescritível

Que a terra, ao despertar, eleva a Deus.

As ilhas vão brotando lentamente

Do seio das névoas

Dissolvidas na luz; os horizontes,

Através das árvores, se afastam.

A claridade nascente vai ganhando

Colinas e encostas;

Atrás dela, o sol dispara, vitorioso,

Através dos ares, suas setas.

II

Quem não sente na alma

A fresca sensação da beleza,

O doce repousar dos sentidos,

O instintivo amor à existência?

Quem não sente nos lábios

Os sorrisos serenos

Em que a luz e a quietude da alma

E o escondido amor se transparentam,

E essas lágrimas puras,

De luz e encantos cheias,

Que umedecem os olhos sem lhes deixar

Do pranto nem da dor a amarga marca?

III

Ele: Tabaré, o cacique

A quem as sombras cercam,

E a seus pés se retorcem em abismos

E em tempestades rolam sobre sua fronte.

Vede-o. É o índio puro;

É o charrúa da fronte estreita;

Seu sangue aflui ao pômulo saliente,

Seu lábio treme, sua pupila fumega.

A luta sustentada

Na noite anterior, rude e suprema;

As armas apontadas ao seu peito,

Que ainda crê estilhaçar entre as mãos inertes.

Tudo lhe exaspera a alma,

Tudo nela desperta

O instinto adormecido, a ânsia viva

De liberdade, de destruição e guerra.

Como do fundo escuro do abismo

Voam as aves negras,

Do fundo de sua alma se levantam

As ferocidades ingênitas,

Que cruzam por seus olhos

Cravados no chão, e refletem

Neles repentinas labaredas

Que em suas pupilas acesas tremem.

Em vão, de seus lábios,

Solícito, pretende o padre Esteban

Ouvir uma palavra que revele

Ao menos um eco de sua luta interna;

Em vão, às lembranças

Que outras vezes comoveram o índio

Chamou em seu auxílio

Para tocar-lhe com elas o coração:

A mão da memória

Não desfaz essa ruga da fronte,

Nem separa esses dedos que serpentes

Enroscadas parecem.

Ouve gritos de morte e de vitória,

Silvos de setas,

Uivos de uma guerra inextinguível

Que atroam seu pensamento enraivecido;

Já o sangue charrúa

Só sente em suas veias,

Mas assoma a seus olhos azulados

A alma da doce Magdalena.

E a mortal angústia

Do índio se apodera,

E a luta de um átomo com outro

Renova-se potente em suas artérias,

E sibila em seus ouvidos,

E lhe esmaga a cabeça,

E aflui ao coração, e nele estala,

E se difunde violenta por seu ser.

IV

Dona Luz suplicava

Ao nobre capitão que, ensimesmado,

Escutava a esposa, com os olhos

Cravados, sem ver, no espaço.

— Só vi nesse homem

Um mistério infeliz, um ser estranho;

Não acho perigo nele; mas... tu o queres.

Tabaré partirá — disse Gonzalo.

— Partirá! — disse Blanca;

E para onde há de ir o índio desgraçado?

Que será dele no deserto bosque,

Enfermo e só? Não faças tal, irmão!

E que mal nos fez?

Por que abandoná-lo assim?

O pobre Tabaré não nos ofende...

Que ides fazer? É uma fera, acaso?

— Blanca; tu, sempre menina —

Disse-lhe dona Luz. — Pois quê! Estão pensando

Que são capazes de paixões boas

Esses seres nascidos para escravos?

Pensarás, Blanca, que ontem à noite

Não meditava um crime esse bárbaro,

Quando, nas altas horas, felizmente

Em vigília o encontraram os soldados?

— Um crime! Não, por certo.

Um crime, Tabaré! Que estás dizendo?

Tu não ouviste, como eu, o charrúa;

Se o ouvires, Luz, já não poderás odiá-lo.

Oh! Não expulseis o índio.

Lançá-lo para sempre!... É desumano!

Chamem o padre Esteban; que ele vos diga

Se Tabaré, o charrúa, é um malvado.

— Oh! O padre, o padre Esteban!

De massa de índios quer fazer cristãos!

Inocente ilusão! Ele não imagina...

Não pode ser! Expulsa-o, Gonzalo.

Se ainda crês que não é culpado

Depois que ontem à noite o encontraram velando,

Não lhe faças mal; mas, por Deus, expulsa-o,

Dá-lhe a liberdade; não o vejamos.

Enquanto ele está aqui, tu bem o sabes,

Sentada em meu leito

Sempre a insônia, com o rosto desse índio,

Introduz seus dedos em minhas pálpebras...

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

V

Tabaré entrou sombrio...

Dom Gonzalo, que sozinho o esperava,

Busca, ao vê-lo entrar, mas busca em vão

O olhar do índio,

Que lampeja no fundo

Da órbita cerrada, como chama

Que, em luta com espessa escuridão,

Extingue-se, reaparece e se dilata.

Por que o índio charrúa

Foi surpreendido ontem à noite pela guarda?

Que procurava àquelas horas?

Que intento o levava?

O índio permanece imóvel em seu lugar,

Com a cabeça baixa.

Repete sua pergunta Dom Gonzalo,

E igual resposta: o prisioneiro cala.

O chefe continuou: — Quando o cacique

Quebrou diante de mim sua lança

Em sinal de amizade, dei-lhe a minha;

Não fui fiel à amizade jurada?

Diga o índio charrúa se o cristão

Falta às suas promessas...

Responda Tabaré! Que é o que pretende?

Tudo é em vão: o prisioneiro cala.

— Em troca, o índio amigo

Na alta noite pelo povoado vaga;

E na sombra revela sua fronte

Que em seu espírito há sombras, sombras más.

Que plano revolve nelas?

Nada em seu favor encontra para dizer-nos?

Raça maldita! Não é capaz então

De amor e gratidão? Tudo é vingança?

Uma terrível luta

Na alma de Tabaré se desencadeia,

E, como o eco da luta interna,

Soa um rouco gemido em sua garganta;

Mas cala. Um tremor imperceptível

Percorre-lhe a carne. Onda da alma

Chega a seu corpo enfermo, como morrem

As ondas na praia.

Compassivo, sem ódio,

O capitão contemplava o índio;

Mas, recordando o rogo de sua esposa,

— Pois bem — gritou, com expressão irada —,

Já que o índio charrúa

Nossa amizade rejeita,

Volte a seus bosques para envenenar suas flechas,

Volte a buscar as feras, suas irmãs.

O espanhol não quer

Violar em nada a amizade jurada;

Mas verá no índio seu inimigo,

O eterno inimigo de sua raça.

Vá livre à sua selva,

Pois não há amor nem gratidão em sua alma;

Mas jamais, onde o cristão respire,

Torne a pousar a planta sigilosa.

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Dom Gonzalo partiu. Quis no lábio

De Tabaré assomar uma palavra;

Ergueu a fronte... e inclinou-a de novo!

Mudo e sombrio abandonou a sala.

1/1
Menu

Fazer anotação