Livro II Meditações — Tradução Literunico · Capítulo 2 de 12
Obra Menu

Livro II

Ao amanhecer, diz a ti mesmo: hoje encontrarei o intrometido, o ingrato, o insolente, o enganador, o invejoso, o antissocial. Todos eles são assim por ignorarem o bem e o mal. Mas eu vi a natureza do bem, que é belo, e a natureza do mal, que é vergonhosa. e vi também a natureza daquele que erra: ele é meu parente, não pelo sangue ou pela semente, mas por participar da mesma inteligência e de uma porção da divindade.

Não posso ser prejudicado por nenhum deles, pois ninguém pode envolver-me no que é vergonhoso. Tampouco posso irritar-me contra meu parente, nem odiá-lo. Nascemos para cooperar, como os pés, as mãos, as pálpebras, as fileiras dos dentes superiores e inferiores. Agir uns contra os outros é contrário à natureza. e irritar-se e afastar-se é agir contra o outro.

Seja o que for que eu seja, sou um pouco de carne, um breve sopro e a faculdade que governa. Larga os livros. não te distraias mais. Isso não te é permitido. Como alguém que já está morrendo, despreza a carne: sangue, ossos, uma rede, malha de nervos, veias e artérias. Considera também o sopro: ar, e nem sempre o mesmo, mas a cada momento lançado fora e aspirado de novo.

Resta, então, a faculdade governante. Sobre ela pensa assim: és velho. não a deixes mais ser escrava, nem ser puxada como marionete por impulsos egoístas, nem se queixar do destino presente, nem temer o futuro.

Tudo o que vem dos deuses está cheio de providência. O que vem do acaso também não está separado da natureza, nem da trama e entrelaçamento das coisas governadas pela providência. Tudo flui dali. Soma-se a isso a necessidade e aquilo que convém ao todo do qual fazes parte.

Para cada parte da natureza é bom aquilo que a natureza do todo traz e aquilo que conserva essa natureza. O mundo é conservado pelas mudanças dos elementos, assim como pelas mudanças das coisas compostas deles. Que isso te baste. que sejam sempre teus princípios. Afasta a sede de livros, para que não morras resmungando, mas verdadeiramente sereno e grato aos deuses de coração.

Lembra há quanto tempo adias estas coisas, e quantas vezes recebeste dos deuses oportunidades que não aproveitaste. É preciso, enfim, perceber de que mundo és parte e de que governante do mundo és emanação. Há um limite fixado para ti. se não o usares para limpar as nuvens da mente, ele passará, tu passarás, e não voltará.

A cada hora, ocupa-te firmemente, como romano e como homem, em fazer o que tens à mão com dignidade precisa e verdadeira, com amor, liberdade e justiça. Dá a ti mesmo descanso de todas as outras imaginações. Conseguirás isso se fizeres cada ação como se fosse a última de tua vida, livre de descuido, de aversão emocional ao comando da razão, de hipocrisia, egoísmo e descontentamento com o que te foi destinado.

Vês quão poucas coisas são necessárias para viver uma vida calma e semelhante à dos deuses. Os deuses nada mais exigirão daquele que guarda essas coisas.

Fere-te, fere-te, ó minha alma. Não terás para sempre a oportunidade de honrar a ti mesma. A vida de cada homem é breve. a tua já está quase consumida, e tu não te respeitas, mas pões tua felicidade na alma dos outros.

As coisas externas te distraem? Dá a ti mesmo tempo para aprender algo bom e deixa de vaguear. Mas guarda-te também de outro tipo de desvio: os que se fatigam na vida sem objetivo para o qual dirijam todo impulso e pensamento também são vazios.

Não se vê facilmente um homem infeliz por não observar o que se passa na alma de outro. mas os que não acompanham os movimentos da própria alma são necessariamente infelizes.

É preciso lembrar sempre isto: qual é a natureza do todo, qual é a minha natureza, como esta se relaciona com aquela, que parte sou de que todo, e que ninguém pode impedir-te de fazer e dizer sempre aquilo que está de acordo com a natureza da qual és parte.

Teofrasto, ao comparar faltas, como se costuma fazer, diz filosoficamente que os erros cometidos por desejo são mais graves que os cometidos por ira. Pois aquele que se enfurece parece desviar-se da razão com dor e contração secreta. mas aquele que erra por desejo, vencido pelo prazer, parece mais intemperante e menos viril em suas faltas.

Com razão, portanto, e de modo digno da filosofia, ele disse que a falta ligada ao prazer merece censura maior que a ligada à dor. Em geral, o irado parece alguém que primeiro foi ferido e é levado pela dor. o que deseja, ao contrário, move-se por si mesmo para fazer o mal, arrastado pela inclinação.

Faze, dize e pensa tudo como alguém que pode partir da vida neste instante. Se há deuses, sair de entre os homens nada tem de terrível, pois eles não te envolverão em mal. Se não há deuses, ou se não se ocupam das coisas humanas, que me importa viver em um mundo vazio de deuses ou vazio de providência?

Mas há deuses, e eles se ocupam das coisas humanas. Puseram inteiramente no poder do homem não cair nos males verdadeiros. Se alguma outra coisa fosse mal, também teriam providenciado para que estivesse no poder do homem evitá-la.

Como pode aquilo que não torna o homem pior tornar pior a vida do homem? A natureza do todo não ignoraria isso, nem, sabendo, deixaria de prevenir ou corrigir. Não por incapacidade nem por falta de habilidade ela teria cometido erro tão grande a ponto de permitir que bens e males caíssem igualmente sobre bons e maus sem distinção.

Morte e vida, honra e desonra, dor e prazer, riqueza e pobreza, tudo isso acontece igualmente ao bom e ao mau, e não é, por si, belo nem vergonhoso. Portanto, não são bens nem males.

Como tudo desaparece depressa: os corpos no próprio mundo, e a memória deles no tempo. Qual é a natureza de todas as coisas sensíveis, sobretudo daquelas que atraem pelo prazer, assustam pela dor ou são proclamadas pela fama? Quão vis, desprezíveis, sujas, passageiras e mortas elas são. Cabe à faculdade inteligente considerar isso.

Considera também que espécie de pessoas são aquelas cujas opiniões e vozes dão reputação. que coisa é morrer. e que, se alguém olhar a morte em si mesma, separando pela reflexão tudo o que a imaginação acrescenta a ela, não a julgará outra coisa senão obra da natureza. Quem teme uma obra da natureza é criança. E a morte não é apenas obra da natureza, mas também útil à natureza.

Considera ainda como o homem toca Deus, por qual parte de si, e em que estado se encontra essa parte.

Nada é mais miserável que aquele que gira em torno de todas as coisas, examina o que está sob a terra, adivinha o que se passa na alma dos vizinhos, mas não percebe que basta estar com o divino que há em si e servi-lo sinceramente.

Servi-lo é conservá-lo puro de paixão, leviandade e descontentamento com o que vem dos deuses e dos homens. O que vem dos deuses merece reverência por causa da excelência. o que vem dos homens merece afeição por causa do parentesco, e às vezes também piedade, por ignorarem o bem e o mal. Essa incapacidade não é menor que a de distinguir branco e preto.

Ainda que fosses viver três mil anos, ou dez vezes isso, lembra que ninguém perde outra vida senão a que vive agora, nem vive outra senão a que perde. O mais longo e o mais curto chegam ao mesmo ponto. O presente é igual para todos, embora o que se perde pareça desigual. e o que se perde mostra-se apenas um instante.

Ninguém pode perder o passado nem o futuro. pois como alguém poderia ser privado daquilo que não possui? Lembra, então, estas duas coisas: tudo, desde a eternidade, tem forma semelhante e retorna em círculo. pouco importa ver as mesmas coisas por cem anos, por duzentos, ou por tempo sem fim.

Lembra também que o que vive mais e o que morre mais cedo perdem a mesma coisa. Só o presente pode ser tirado do homem, se é verdade que só isso possui. e ninguém perde aquilo que não possui.

Tudo é opinião. É evidente o que se diz do cínico Mônimo: e é evidente também a utilidade do que foi dito, se alguém tomar seu sentido dentro dos limites da verdade.

A alma do homem desonra a si mesma, antes de tudo, quando se torna, tanto quanto depende dela, uma excrescência e como que um tumor do universo. Pois irritar-se contra qualquer coisa que acontece é separar-se da natureza, na qual estão contidas as naturezas de todos os outros seres.

Desonra-se também quando se afasta de outro homem ou se volta contra ele para prejudicá-lo, como fazem as almas dos irados. Desonra-se, em terceiro lugar, quando é vencida pelo prazer ou pela dor. Em quarto, quando usa máscara, faz ou diz algo com falsidade e fingimento.

Desonra-se, ainda, quando não dirige nenhuma ação nem impulso a um fim, mas age ao acaso e sem consideração, embora até a menor coisa deva ser conduzida com referência a um fim. O fim dos seres racionais é seguir a razão e a lei da mais antiga cidade e governo.

Da vida humana, o tempo é um ponto. a substância, fluxo. a percepção, obscura. a composição de todo o corpo, sujeita à corrupção. a alma, redemoinho. a fortuna, difícil de adivinhar. a fama, coisa sem julgamento.

Em uma palavra: tudo o que pertence ao corpo é rio. tudo o que pertence à alma é sonho e vapor. a vida é guerra e estadia de viajante. a fama depois da morte é esquecimento.

O que, então, pode guiar-nos? Uma só coisa: a filosofia. E isso é guardar o divino que há em nós livre de violência e dano, superior a prazeres e dores, nada fazendo sem propósito, sem falsidade e sem hipocrisia. não dependendo do que outro faça ou deixe de fazer. recebendo o que acontece e o que foi distribuído como vindo de onde também ele próprio veio. e, acima de tudo, esperando a morte com mente serena, como nada mais que dissolução dos elementos de que cada ser vivo é composto.

Se para os próprios elementos nada há de terrível em mudar continuamente de um para outro, por que alguém temeria a mudança e dissolução de todos eles? Isso é conforme à natureza. e nada conforme à natureza é mau.

Escrito entre os Quados, junto ao Gran.

1/1
Menu

Fazer anotação