Livro V
De manhã, quando te for difícil levantar, lembra: desperto para o trabalho de um ser humano. Devo então queixar-me por ir fazer aquilo para que nasci e para o que fui trazido ao mundo? Ou fui feito para ficar deitado, aquecido sob as cobertas?
“Mas isto é mais agradável.” Nasceste para o prazer, então, e não para agir? Não vês as plantas, os pequenos pássaros, as formigas, as aranhas e as abelhas cumprindo sua tarefa, cada qual ajudando a ordenar o mundo tanto quanto pode? E tu te recusas a fazer a tarefa humana? Não corres para aquilo que é conforme à tua natureza?
“Mas é preciso descansar.” É preciso, de fato. a natureza deu limites também a isso, como deu ao comer e ao beber. Ainda assim, tu ultrapassas esses limites. passas além do suficiente. Nas ações, porém, ficas aquém do que podes. Não amas a ti mesmo, pois, se amasses, amarias tua natureza e a vontade dela.
Outros, amando sua arte, consomem-se no trabalho, esquecendo banho e comida. Tu respeitas tua natureza menos do que o gravador respeita a gravura, o dançarino a dança, o avarento o dinheiro ou o vaidoso a pequena fama. Esses, quando tomados por sua paixão, preferem não comer nem dormir a deixar incompleto o que os ocupa. E a ação voltada ao bem comum te parece menos valiosa e digna de esforço?
Como é fácil repelir e apagar toda imaginação perturbadora ou imprópria, e imediatamente estar em perfeita calma.
Julga digna de ti toda palavra e toda ação conforme à natureza. Não te desvies pelo que outros dirão ou pensarão dela. Se é bom fazer ou dizer, não julgues indigno de ti. Eles têm sua própria faculdade governante e seguem seus próprios impulsos. Não olhes em torno para isso. caminha reto, seguindo tua natureza e a natureza comum. O caminho de ambas é um só.
Caminho pelo que é conforme à natureza até cair e repousar, exalando meu último sopro no ar de onde diariamente o recebo, e caindo sobre a terra da qual meu pai recebeu a semente, minha mãe o sangue, minha ama o leite. a terra que durante tantos anos me alimentou e bebeu, que me sustenta enquanto a piso e uso de tantos modos.
Dirás: “Não tens inteligência brilhante.” Seja. Mas há muitas outras coisas sobre as quais não podes dizer: “não tenho aptidão natural.” Mostra, então, aquelas que estão inteiramente em teu poder: sinceridade, dignidade, resistência ao trabalho, desprezo do prazer, contentamento com tua parte, necessidade de pouco, benevolência, liberdade, simplicidade, seriedade, grandeza de alma.
Não percebes quantas coisas já és capaz de realizar, sem desculpa de incapacidade natural? E ainda assim permaneces voluntariamente abaixo de ti mesmo. Precisas murmurar, ser mesquinho, bajular, acusar o corpo, agradar aos outros, vangloriar-te e ser jogado de um lado a outro pela alma?
Não. Pelos deuses, poderias há muito estar livre disso. Se acaso és lento e difícil de compreender, trabalha também nisso, não descuides nem te comprazas na lentidão.
Um homem, depois de prestar serviço a outro, está pronto para lançar a ação em sua conta. Outro talvez não faça isso, mas interiormente pensa no beneficiado como devedor. Um terceiro quase nem sabe o que fez, como a videira que produz uvas e nada mais busca depois de produzir seu fruto.
O cavalo corre, o cão fareja, a abelha faz mel, e o homem faz o bem. Depois disso, não faz ruído. passa a outra ação, como a videira passa novamente a produzir uvas na estação própria.
Devemos então estar entre os que fazem isso quase sem perceber? Sim. Mas também é necessário perceber o que se faz, pois é característica do ser social compreender que age socialmente e desejar que o companheiro também compreenda. Verdade. mas entende mal o que agora foi dito se, por isso, caíres em busca de reconhecimento. Não te deixes levar por erro de interpretação.
Uma oração dos atenienses: “Chove, chove, querido Zeus, sobre os campos arados e as planícies de Atenas.” Ou não devemos orar, ou devemos orar assim: simples e livremente.
Assim como dizemos que Asclépio prescreveu a este homem cavalgadas, banhos frios ou andar descalço, também se pode dizer que a natureza comum prescreveu a alguém doença, mutilação, perda ou outra coisa semelhante. No primeiro caso, “prescreveu” significa que ordenou algo para a saúde. no segundo, que tudo o que acontece a cada um foi ordenado para o destino do todo.
Dizemos que as coisas acontecem como os pedreiros dizem que as pedras quadradas se ajustam umas às outras nos muros e pirâmides: uma combinação as une. Há uma só harmonia. Assim como de todos os corpos se completa um só corpo, o mundo, também de todas as causas se completa uma só causa, o destino.
Até os que pouco pensam compreendem isso quando dizem: “foi enviado a ele.” Foi enviado, então, como algo ordenado. Recebamos essas coisas como recebemos o que Asclépio prescreve. Muitas prescrições são amargas, mas as acolhemos esperando saúde. Considera também a realização e o cumprimento do que a natureza comum julga bom como consideras tua própria saúde.
Acolhe tudo o que acontece, ainda que pareça duro, porque conduz à saúde do universo, à prosperidade e felicidade de Zeus. Ele não teria trazido isso a alguém se não fosse útil ao todo. Nenhuma natureza traz algo que não convém ao que governa.
Há duas razões para aceitar o que acontece: uma, porque foi feito para ti, prescrito para ti, ligado de algum modo a ti pela cadeia das causas mais antigas. outra, porque aquilo que chega a cada indivíduo é causa de bem, completude e permanência para aquele que governa o todo. O todo seria mutilado se retirasses qualquer parte da continuidade e conexão das causas. E, tanto quanto está em ti, tu rompes essa continuidade quando estás descontente e tentas destruí-la.
Não te enojes, não desanimes, não percas a coragem se nem sempre conseguires agir segundo princípios corretos. Quando fores vencido, volta de novo. Alegra-te se a maior parte do que fazes é digna de um homem. Ama aquilo a que retornas. não voltes à filosofia como criança que volta ao mestre, mas como quem tem dor nos olhos volta à esponja e ao ovo, como outro ao emplastro ou à compressa.
Desse modo, obedecer à razão não parecerá dureza, mas alívio. Lembra que a filosofia quer apenas aquilo que tua natureza quer. Tu querias outra coisa, que não é conforme à natureza. Que há mais agradável que seguir a própria natureza? Não é o prazer que nos engana exatamente por parecer agradável? Vê se magnanimidade, liberdade, simplicidade, bondade e santidade não são mais agradáveis. E que é mais agradável que sabedoria, se pensares na segurança e fluidez que ela dá à faculdade de compreender e conhecer?
As coisas estão de certo modo cobertas por véus tão espessos que muitos filósofos, e não dos piores, julgaram-nas inteiramente incompreensíveis. Mesmo os estoicos as consideram difíceis de compreender. Todo assentimento é falível, pois onde está o homem que nunca muda?
Passa agora aos objetos: quão breves são, quão vis, e capazes de pertencer a um corrupto, a uma prostituta ou a um ladrão. Depois passa ao caráter daqueles que vivem contigo: é difícil suportar até o mais agradável deles, para não dizer que mal se suporta a si mesmo.
Em tal escuridão, impureza, fluxo de substância, tempo, movimento e coisas movidas, não vejo o que mereça ser estimado ou buscado. Ao contrário, é preciso consolar-se esperando a dissolução natural e não se irritar com sua demora. Descansa apenas nestes pensamentos: nada me acontecerá que não seja conforme à natureza do todo. está em meu poder nada fazer contra meu deus e guia interior, pois ninguém poderá obrigar-me a isso.
Para que uso agora minha alma? Pergunta isso a ti mesmo em toda ocasião. Examina: que tenho agora nesta parte que chamam faculdade governante? Alma de quem tenho agora? De criança? Jovem? Mulher fraca? Tirano? Animal doméstico? Fera?
Que espécie de coisas são julgadas boas pela multidão, podes compreender assim: se alguém concebe certos bens verdadeiros, como prudência, temperança, justiça e coragem, não poderia, depois de concebê-los, ouvir a frase “tão cheio de bens” e achá-la adequada. Mas, se alguém pensa nas coisas que parecem boas à multidão, ouvirá com facilidade e aceitará a expressão do poeta cômico como dita com propriedade. Até a multidão percebe a diferença. caso contrário, a frase não ofenderia no primeiro caso, enquanto a aceitamos como bem colocada quando se refere a riqueza, luxo e fama.
Vai, então, e pergunta se devemos valorizar e considerar bens aquelas coisas às quais se poderia aplicar, de modo adequado, a frase: “tão cheio de bens que já não há onde aliviar-se”.
Sou composto de forma e matéria. Nenhuma delas será reduzida ao nada, assim como nenhuma veio do nada. Cada parte de mim, portanto, por mudança, será ordenada em alguma parte do universo. e essa parte novamente mudará para outra parte, e assim sem fim. Por semelhante mudança eu vim a existir, assim como aqueles que me geraram e assim por diante em outra direção sem limite. Nada impede dizer isso, ainda que o universo seja administrado segundo períodos determinados.
A razão e a arte racional são faculdades que se bastam a si mesmas e a suas próprias obras. Começam de um princípio próprio e seguem para o fim proposto. Por isso tais atos são chamados corretos: indicam a retidão do caminho.
Nada deve ser chamado próprio do homem se não lhe pertence enquanto homem. Essas coisas não são exigidas do homem, nem a natureza humana as promete, nem são perfeições dessa natureza. O fim do homem, portanto, não está nelas, nem nelas está aquilo que completa o fim, isto é, o bem.
Além disso, se alguma dessas coisas fosse própria do homem, não seria próprio dele desprezá-la ou opor-se a ela. nem seria louvável aquele que se mostra sem necessidade dela, nem seria bom quem se diminui voluntariamente em qualquer delas, caso fossem bens. Na verdade, quanto mais alguém se priva dessas coisas ou de outras semelhantes, ou suporta ser privado delas, tanto melhor é.
Como forem teus pensamentos habituais, assim será o caráter de tua mente. pois a alma é tingida pelos pensamentos. Tinge-a, então, por uma sequência de pensamentos como estes: onde é possível viver, é possível viver bem. É possível viver na corte. portanto é possível viver bem na corte.
Também: uma coisa move-se para aquilo para que foi constituída. seu fim está nesse movimento. onde está o fim, ali está também a vantagem e o bem. O bem do ser racional é a sociedade. Já se demonstrou há muito que fomos feitos para a sociedade. Não é evidente que o inferior existe para o superior, e o superior para o outro? As coisas vivas são superiores às sem vida. e, entre as vivas, as racionais são superiores.
Buscar o impossível é loucura. É impossível que os maus não façam algo mau.
Nada acontece a alguém que ele não seja formado pela natureza para suportar. O mesmo acontece a outro, e ele permanece firme e ileso, ou por não perceber o que aconteceu, ou por querer mostrar grandeza de alma. É estranho, portanto, que ignorância e vaidade sejam mais fortes que sabedoria.
As coisas em si não tocam a alma nem um pouco. Não têm entrada na alma, não podem virá-la nem movê-la. Só ela mesma se vira e se move. e, conforme os julgamentos que dignifica para si, assim torna as coisas que se apresentam.
Em certo sentido, o homem é o ser mais próximo de nós, porque devemos fazer-lhe bem e suportá-lo. Mas, enquanto alguns se tornam obstáculos às minhas ações próprias, o homem passa a ser para mim uma das coisas indiferentes, não menos que sol, vento ou fera. Alguma dessas coisas pode impedir uma ação, mas não impede meu propósito nem minha disposição, porque tenho reserva e poder de ajuste.
A inteligência transforma e converte todo obstáculo à sua atividade no auxílio de seu próprio fim. Aquilo que impede a ação torna-se útil à ação. aquilo que bloqueia o caminho torna-se caminho.
Reverencia o que há de melhor no universo. isto é, aquilo que usa todas as coisas e dirige todas. Reverencia também o que há de melhor em ti. é da mesma espécie. Em ti também é aquilo que usa todas as outras coisas, e tua vida é dirigida por ele.
Aquilo que não prejudica a cidade também não prejudica o cidadão. Sempre que imaginares ter sido prejudicado, aplica esta regra: se a cidade não foi prejudicada por isso, eu também não fui. Se a cidade foi prejudicada, não te irrites contra quem a prejudicou. mostra-lhe o que deixou de ver.
Pensa frequentemente na rapidez com que as coisas existentes e as que nascem passam e desaparecem. A substância é como rio em fluxo contínuo. as atividades mudam sem cessar. as causas variam de mil modos. quase nada permanece. Perto está o abismo infinito do passado e do futuro, no qual todas as coisas desaparecem. Não é tolo quem se orgulha em tais circunstâncias, ou se inquieta, ou se queixa como se sofresse algo duradouro?
Lembra a substância universal, da qual tens parte mínima. o tempo universal, do qual te foi separado intervalo breve e indivisível. e o destino, do qual és parcela pequenina.
Outro me faz mal? Que veja ele. Ele tem sua própria disposição e sua própria ação. Eu tenho agora o que a natureza comum quer que eu tenha, e faço o que minha própria natureza quer que eu faça.
Que a parte governante de tua alma permaneça indiferente ao movimento suave ou rude da carne. Não se una a ele, mas limite-se e restrinja essas afecções às partes do corpo. Quando elas sobem à mente por simpatia, como acontece em um corpo unido, não se deve tentar negar a sensação natural. mas a faculdade governante não deve acrescentar, por si mesma, a opinião de que isso é bom ou mau.
Viver com os deuses. Vive com os deuses aquele que lhes mostra continuamente uma alma satisfeita com o que lhe foi distribuído, e que faz tudo quanto deseja o espírito que Zeus deu a cada um como guia e condutor, uma parcela de si mesmo. Esse espírito é a inteligência e a razão de cada homem.
Irritas-te com aquele cujo hálito é desagradável? Irritas-te com aquele cujo corpo cheira mal? Que fará ele? Tem tal boca, tal corpo. é necessário que tais emanações venham de tais coisas. “Mas o homem tem razão”, dizes, “e pode, se refletir, descobrir em que ofende.” Muito bem. também tu tens razão. Desperta, então, pela tua disposição racional, a disposição racional dele. mostra-lhe, adverte-o. Se ele ouvir, tu o curarás, e não haverá necessidade de ira.
Nem ator trágico, nem prostituta.
Como pretendes viver quando saíres desta vida, assim podes viver aqui. Mas, se os homens não permitirem, então parte da vida, mas como quem não sofre dano. A casa está cheia de fumaça, e eu saio. Por que consideras isso grande coisa? Enquanto nada semelhante me expulsa, permaneço livre, e ninguém me impedirá de fazer o que quero. e quero o que é conforme à natureza de um ser racional e social.
A inteligência do universo é social. Por isso fez as coisas inferiores para as superiores, e ajustou as superiores umas às outras. Vês como subordinou, coordenou e distribuiu a cada uma segundo seu valor, e reuniu as melhores em harmonia entre si.
Como te comportaste até agora diante dos deuses, dos pais, irmãos, esposa, filhos, mestres, preceptores, amigos, parentes e servos? Podes dizer de todos, até este momento: “A ninguém fiz mal por ação ou palavra”? Recorda por quantas coisas passaste e quantas foste capaz de suportar. que a história de tua vida agora está completa, e teu serviço terminado. quantas coisas belas viste. quantos prazeres e dores desprezaste. quantas coisas chamadas honrosas desconsideraste. com quantos homens hostis foste benevolente.
Por que almas incultas e ignorantes perturbam a alma que tem conhecimento e cultivo? Qual alma tem conhecimento e cultivo? Aquela que conhece princípio e fim, e a razão que passa por toda substância e, por períodos determinados, administra o todo por toda eternidade.
Logo serás cinza ou esqueleto. e talvez um nome, talvez nem nome. Nome é som e eco. As coisas muito valorizadas na vida são vazias, podres, pequenas. cães mordendo uns aos outros, crianças brigando, rindo e logo chorando. Mas fidelidade, modéstia, justiça e verdade fugiram para o Olimpo, longe da terra ampla.
O que ainda te prende aqui, se as coisas sensíveis são mutáveis e nunca permanecem. se os sentidos são turvos e facilmente recebem falsas impressões. se a própria alma é exalação do sangue. e se reputação entre tais homens é coisa vazia?
O que resta? Esperar com serenidade a extinção ou a mudança. Até que chegue a hora, o que basta? Reverenciar e bendizer os deuses, fazer bem aos homens, suportá-los e abster-se. Quanto às coisas dentro dos limites da pobre carne e do sopro, lembra que não são tuas nem dependem de ti.
Podes sempre fluir bem, se tomares o bom caminho, se pensares e agires corretamente. Duas coisas são comuns à alma de Deus e à alma do homem, e de todo ser racional: não ser impedida por outro, e ter o bem na disposição e ação justas, terminando ali seu desejo.
Se isso não é minha maldade, nem efeito de minha maldade, e se o bem comum não é prejudicado, por que me perturbo? E que prejuízo há para o bem comum?
Não sejas arrastado inteiramente pela imaginação. mas ajuda, se podes, conforme o merecimento. Se alguém sofreu perda em coisas indiferentes, não imagines que sofreu dano. Isso é mau hábito. Como o velho que, ao partir, pedia de volta o brinquedo do menino, lembrando que era brinquedo, assim também tu.
Quando declamas no tribunal, homem, esqueces o que são essas coisas? “Sim, mas são objetos de grande esforço para essas pessoas.” Por isso também tu deves ser tolo?
Eu era, em outro tempo, homem afortunado, acontecesse o que acontecesse. Mas homem afortunado é aquele que atribuiu boa fortuna a si mesmo. Boa fortuna é boa disposição da alma, bons impulsos, boas ações.