Livro IX
Quem é injusto é também ímpio. A natureza do universo fez os seres racionais uns para os outros, para que se beneficiem mutuamente segundo as pessoas e ocasiões, e não para que se prejudiquem. Quem transgride essa vontade da natureza peca contra a mais antiga e venerável das divindades.
A natureza universal é mãe comum de tudo. O que existe agora tem parentesco com aquilo que primeiro lhe deu o ser. Ela também pode ser chamada verdade, pois é a primeira causa de todas as verdades. Portanto, quem mente voluntariamente é ímpio, porque engana e pratica injustiça. e quem mente sem querer, por discordar da natureza universal, perturba a ordem do mundo em sua parte particular.
Aquele que, contra sua própria natureza, se aplica ao que é contrário à verdade guerreia contra o mundo. A natureza já lhe havia dado instintos e oportunidades suficientes para alcançá-la. mas, por negligência, ele já não distingue bem o falso do verdadeiro.
Também é ímpio quem persegue prazeres como se fossem verdadeiros bens e foge das dores como se fossem verdadeiros males. Tal homem necessariamente acusará a natureza comum por distribuir muitas coisas aos maus e aos bons sem seguir o mérito aparente de cada um: prazeres e causas de prazer aos maus. dores e ocasiões de dor aos bons.
Quem teme dores e adversidades teme coisas que, em algum momento, precisam acontecer no mundo. e isso já mostramos ser impiedade. Quem persegue prazeres não hesitará, para alcançá-los, em fazer injustiça. Portanto, também isso é manifestamente ímpio.
Quanto às coisas que são indiferentes para a natureza, como prazer e dor, vida e morte, honra e desonra, quem deseja viver de acordo com ela deve ser igualmente indiferente. A natureza usa todas essas coisas na administração do mundo. Se alguém não as recebe com a mesma disposição, mostra-se em desacordo com ela.
Seria mais feliz partir deste mundo tendo vivido inteiramente livre de falsidade, dissimulação, voluptuosidade e orgulho. Mas, se isso não foi possível, ainda há algum consolo em partir alegremente, cansado dessas coisas e já sem amor por elas, em vez de desejar permanecer por mais tempo em tais cursos.
A experiência ainda não te ensinou a fugir da peste? A corrupção da mente é peste muito maior do que qualquer alteração do ar comum. Esta atinge criaturas enquanto vivas. aquela atinge os homens enquanto racionais.
Quanto à morte, não te portes com desprezo teatral, mas também não com medo. Acolhe-a como uma das operações da natureza. Assim como o menino se torna jovem, envelhece, cresce, amadurece, recebe dentes, barba, cabelos brancos, gera, dá à luz ou passa por outros atos próprios das estações da vida, assim também dissolver-se é natural.
O sábio, diante da morte, não age com violência nem orgulho. espera-a pacientemente como operação da natureza. Com a mesma disposição com que se espera que o ser ainda envolto no ventre venha à luz, espera também que a alma se solte desta pele exterior em que está encerrada.
Se queres um remédio mais popular contra o medo da morte, considera de que homens te separarás e que disposições já não precisarás suportar. Não deves ofender-te com eles. cuida deles e suporta-os mansamente. Ainda assim, lembra: não partirás de homens que tenham as mesmas opiniões que tu. Se todos partilhassem a mesma convicção, talvez isso te fizesse desejar permanecer. Mas vês o trabalho de viver entre opiniões tão diferentes. e talvez possas dizer: apressa-te, morte, para que eu mesmo não me esqueça de mim.
Quem peca, peca contra si mesmo. Quem é injusto fere a si mesmo, tornando-se pior do que era. E não é injusto apenas quem comete algo, mas também, muitas vezes, quem omite o que deveria fazer.
Se minha apreensão presente do objeto é reta, minha ação presente é caridosa, e minha disposição presente para com tudo o que procede de Deus é aceitá-lo de bom grado, isso basta.
Apaga a fantasia. usa a deliberação. extingue a cobiça. conserva a mente livre em si mesma.
De todos os seres irracionais há, de certo modo, uma só alma irracional. e de todos os racionais, uma só alma racional distribuída entre eles. Como há uma só terra para as coisas terrenas, uma só luz pela qual vemos e um só ar que respiramos, assim também há uma comunidade de natureza para tudo o que participa de algo comum.
Tudo o que participa de uma coisa comum inclina-se naturalmente para aquilo de que faz parte. O que é terreno tende à terra comum. o líquido tende a juntar-se ao líquido. o ar tende ao ar. o fogo tende ao alto e ao fogo. Por isso, o que participa da natureza racional comum deseja ainda mais unir-se ao que lhe é próprio, pois essa natureza é mais excelente.
Entre criaturas irracionais surgem enxames, rebanhos, ninhadas e formas de afeição. Entre seres racionais surgem cidades, amizades, famílias, assembleias públicas, tratados e tréguas mesmo nas guerras. Entre os astros, embora distantes, há correspondência e unidade. Tão próprio é da excelência tender à união.
E no entanto, vê o que aconteceu: os seres racionais são agora os únicos que parecem ter esquecido sua inclinação natural uns para os outros. Só entre eles, dentre as coisas de uma mesma espécie, falta essa disposição geral de fluir juntos. Mesmo fugindo da natureza, porém, são detidos por ela. Observa e reconhecerás: é mais fácil encontrar uma coisa terrena fora da terra do que um homem capaz de viver naturalmente sozinho.
Homem, Deus e mundo, cada qual a seu modo, dão frutos. Tudo tem seu tempo próprio de frutificar. A razão também dá fruto: um fruto comum, útil aos outros, e um fruto próprio, de que ela mesma desfruta. A razão é difusiva. aquilo que ela é em si, gera também nos outros, e assim se multiplica.
Ensina os homens, se puderes. se não puderes, lembra que para isso te foi dada a mansidão: para suportá-los com paciência. Os próprios deuses são bons para com eles, e muitas vezes favorecem seus esforços em saúde, riqueza e honra. Não poderias tu também ser assim? O que te impede?
Não trabalhes como alguém condenado à miséria, nem como quem deseja ser objeto de piedade ou admiração. Que tua única preocupação seja agir ou abster-te conforme exige a lei da caridade e da sociedade mútua.
Hoje saí de todos os meus problemas? Melhor dizer: expulsei meus problemas. Pois aquilo que te perturbava não estava fora, em algum lugar de onde pudesses sair. estava dentro, em tuas opiniões, e dali precisava ser expulso.
Todas essas coisas, pela experiência, são comuns. pela duração, de um dia. pela matéria, baixas. Como eram nos dias daqueles que sepultamos, assim são agora.
As coisas que nos afetam permanecem fora das portas. Elas nada sabem e nada dizem de si mesmas. O que então pronuncia o veredito sobre elas? O entendimento.
Assim como virtude e vício não consistem em paixão, mas em ação, também o verdadeiro bem ou mal do homem racional e social não consiste em sentir, mas em operar e agir.
À pedra lançada para cima não há benefício em subir, nem dano em descer.
Peneira as mentes e entendimentos daqueles de cujo julgamento tens medo. Vê que tipo de homens são, e também o que eles mesmos julgam de si.
Todas as coisas no mundo estão sempre em alteração. Tu também estás em mudança perpétua, e em parte já em corrupção. assim também o mundo inteiro.
O pecado de outro não é teu. Por que te perturba? Que cuide dele aquele a quem pertence.
Uma operação chega ao fim. um propósito chega ao fim. uma opinião também pode cessar absolutamente, como se morresse. Nisso não há dano. Aplica isso às idades humanas: criança, jovem, adulto, velho. Cada passagem é uma espécie de morte, e ainda assim não há motivo de tristeza.
Olha para tua própria vida: a vida sob teu avô, depois sob tua mãe, depois sob teu pai. Encontraste muitas mudanças, muitos encerramentos, muitas formas de cessação. Que sofrimento real houve nelas? Se nenhum, também não há sofrimento necessário na consumação da vida inteira, que é apenas outra cessação e mudança.
Conforme a ocasião exigir, refugia-te rapidamente em um destes entendimentos: no teu, para que nada resolvas contra a justiça. no do universo, para lembrar de quem és parte. ou no daquele com quem lidas, para considerar se age por ignorância ou conhecimento. E lembra também que ele é teu parente.
Assim como tu, quem quer que sejas, foste feito como membro de uma sociedade comum, também toda ação tua deve tender à perfeição de uma vida verdadeiramente social. Qualquer ação que, de perto ou de longe, não se refira ao bem comum, é desordenada e, de certo modo, sediciosa. como alguém que, em meio à unidade de um povo, se separasse por facção.
A ira das crianças, coisas vazias. almas miseráveis carregando corpos mortos para que não caiam tão depressa, como no cântico fúnebre comum.
Vai à qualidade da causa da qual o efeito procede. Contempla-a em si mesma, nua, separada de tudo o que é material. Depois considera os limites máximos de tempo em que essa causa, assim qualificada, pode subsistir.
Infinitas são as dificuldades que já sofreste apenas por isto: não te bastou, como felicidade, que teu entendimento operasse segundo sua constituição natural.
Quando alguém te acusar falsamente, te censurar com ódio ou agir assim contigo, vai logo à mente dele. olha para dentro e vê que espécie de homem é. Verás que não há motivo para te perturbares com o que tais pessoas pensam de ti. Ainda assim, deves amá-las, pois por natureza são tuas amigas. Os próprios deuses as ajudam de muitas maneiras naquilo que elas buscam como importante: por sonhos, oráculos e outros auxílios.
De uma era a outra, as coisas comuns do mundo sobem e descem, sendo sempre as mesmas. Ou a mente do universo considera e delibera sobre cada coisa particular antes que aconteça. nesse caso, submete-te sem vergonha à determinação de tão excelente entendimento. Ou, de uma vez por todas, resolveu todas as coisas em geral, e desde então tudo acontece por consequência necessária, com as coisas inseparavelmente ligadas umas às outras. Em suma: ou há Deus, e então tudo está bem. ou tudo corre por acaso, e ainda assim podes usar tua própria providência naquilo que te cabe. e então tu estás bem.
Dentro de pouco tempo a terra cobrirá todos nós. depois ela mesma mudará. E assim será de período em período da eternidade, numa eternidade perpétua. Quem considerar as sucessões de tantas mudanças e sua rapidez poderá deixar de desprezar, no coração, as coisas mundanas? A causa do universo é como uma torrente forte: leva tudo consigo.
E esses políticos professos, que se julgam os únicos filósofos práticos do mundo, cheios de gravidade afetada e amor declarado pela virtude, que miseráveis são de fato. Homem, que alvoroço é esse? Faz o que tua natureza agora requer. Resolve-te, se puderes, e não te preocupes se alguém saberá ou não.
Dirás talvez: não devo esperar a república de Platão. Se os homens progridem um pouco, devo contentar-me e considerar importante até esse pequeno progresso. Mas abandonaram eles suas antigas falsas opiniões? Sem mudança de opinião, que é toda essa ostentação senão miséria de almas servis, que gemem por dentro e exibem obediência à razão e à verdade?
Fala-me agora de Alexandre, Filipe e Demétrio de Falero. Se compreenderam o que a natureza comum exige e se governaram a si mesmos, eles o sabem. Se apenas representaram um papel e fizeram ruído, graças a Deus não sou obrigado a imitá-los. O efeito da verdadeira filosofia é simplicidade e modéstia sem afetação. Não me persuadas à ostentação e à vaidade.
Olha de um lugar alto: rebanhos aqui, sacrifícios incontáveis ali. navegações em mares tempestuosos e calmos. coisas nascendo, coisas em relação mútua, coisas chegando ao fim. Considera também as vidas dos que existiram há muito, dos que virão depois, e o estado presente de tantos povos que hoje estão no mundo.
Quantos nunca ouviram teu nome. quantos logo o esquecerão. quantos agora te elogiam e em pouco tempo talvez falarão mal de ti. Logo, fama, honra e qualquer coisa que o mundo oferece não valem o esforço. O resumo é este: aceita com contentamento tudo o que te acontece e cuja causa é Deus. e faz com justiça tudo aquilo de que tu és causa, tendo por fim beneficiar os outros, pois isso te é exigido por tua constituição humana.
Muitas coisas que te apertam e perturbam estão em teu poder cortar, pois dependem inteiramente de opinião e imaginação. Faz isso, e terás espaço suficiente.
Compreende o mundo inteiro em tua mente, representa para ti todo o curso da era presente, fixa o pensamento na mudança súbita de cada objeto. Quão curto é o tempo entre a geração e a dissolução de qualquer coisa. quão imenso é aquilo que veio antes e aquilo que virá depois. Tudo o que vês logo perecerá, e os que veem sua corrupção logo desaparecerão também. Quem morre aos cem anos e quem morre jovem chegam ao mesmo ponto.
Que são as mentes daqueles homens? A que se aplicam? Que amam e que odeiam? Imagina suas almas vistas abertamente. Quando pensam ferir alguém falando mal, ou beneficiar alguém elogiando, quanta opinião há neles.
Perda e corrupção nada são, em verdade, senão mudança e alteração. e é nisso que a natureza do universo se deleita. Por isso, tudo o que é feito segundo ela é bem feito. Queres dizer que tudo no mundo foi mal desde o começo e continuará mal para sempre? Entre tantas divindades, nenhuma força divina teria sido capaz de endireitar as coisas? Ou o mundo estaria condenado a misérias incessantes?
Como é baixa e corruptível a matéria comum: água, pó, ossos e todo esse material de que os corpos consistem. As pedras de mármore, tão admiradas, que são senão grãos da terra? Ouro e prata, que são senão resíduos mais densos da terra? A roupa real, quanto à matéria, é pelo de ovelha. quanto à cor, sangue de molusco. Assim são as outras coisas. A própria vida é algo semelhante: exalação do sangue, pronta a transformar-se em outra coisa comum.
Essa queixa, esse murmúrio, essa reclamação e dissimulação nunca acabarão? Que te perturba? Acontece algo novo? Por que te espantas? Pela causa ou pela matéria? Contempla cada uma em si. há nelas tanto peso assim? Além disso, não há mais nada. Já é tempo de cumprir teu dever para com os deuses com mais bondade e simplicidade.
Ver essas coisas por cem anos ou por três anos dá no mesmo.
Se ele pecou, o dano é dele, não meu. Talvez, porém, ele nem tenha pecado.
Ou todas as coisas acontecem por providência racional a cada parte de um só corpo geral, e então é contrário à razão que uma parte se queixe do que acontece para o bem do todo. ou, segundo Epicuro, átomos são a causa de tudo, a vida é confusão acidental e a morte simples dispersão. Por que, então, te perturbas?
Dizes à parte racional: estás morta, a corrupção tomou conta de ti? Ela também evacua excrementos? Pasta como bois e ovelhas, para ser mortal como o corpo?
Ou os deuses nada podem fazer por nós, ou podem acalmar as distrações e desordens de tua mente. Se nada podem, por que rezas? Se podem, por que não rezas antes para que não temas nem desejes as coisas mundanas que causam tais perturbações? Por que não pedes não te entristecer com sua presença ou ausência, em vez de pedir obtê-las ou evitá-las?
Se os deuses podem ajudar-nos em alguma coisa, podem também nisso. Dirás talvez que, nessas coisas, deram-te liberdade e está em teu poder agir. Mas não seria melhor usar essa liberdade para libertar a mente, em vez de desejar servilmente o que não está em teu poder alcançar ou evitar? Quem te disse que os deuses não podem ajudar também naquilo que puseram em teu poder? Experimenta e verás.
Um reza para satisfazer certo desejo. reza tu para não desejar. Outro reza para livrar-se de alguém. reza tu para suportá-lo pacientemente e não precisar livrar-te dele. Outro reza para não perder o filho. reza tu para não temer perdê-lo. Que toda a tua oração siga esse fim, e observa o resultado.
Epicuro dizia que, em sua doença, não conversava sobre a natureza da enfermidade com os visitantes. Passava o tempo na consideração daquilo que tinha maior peso: como a mente, embora por simpatia natural participasse de algum modo da indisposição do corpo, podia manter-se livre de perturbação e em posse de sua felicidade própria.
Ele também não entregava inteiramente o corpo aos médicos como se esperasse deles algo grandioso, ou como se recuperar a saúde fosse de tão grande importância. Seu estado presente lhe parecia suportável. Portanto, em doença ou em qualquer extremo, esforça-te também para conservar a mente assim: não abandones a filosofia por coisa alguma que te aconteça, nem dês ouvido aos discursos vazios dos ignorantes.
É comum a todas as artes e profissões atender somente àquilo que está sendo feito agora, e ao instrumento com que se trabalha.
Quando te ofenderes com a insolência de alguém, pergunta imediatamente: é possível que não existam insolentes no mundo? Certamente não é possível. Então não desejes o impossível. Este homem é um daqueles insolentes sem os quais o mundo não existe. Raciocina assim também sobre o astuto, o pérfido e qualquer outro que ofenda.
Quando consideras em geral que tal tipo deve existir no mundo, serás mais manso com cada caso particular. Também é útil perguntar que virtude a natureza deu ao homem contra tal vício. Contra o ingrato, deu bondade e mansidão. contra outro vício, deu outra faculdade própria.
E, em geral, não está em teu poder instruir melhor aquele que erra? Quem peca desvia-se de seu fim e está enganado. Além disso, que dano sofres por seu pecado? Não encontrarás nenhum deles que tenha tornado tua mente, único verdadeiro sujeito do mal para ti, pior do que era.
Que motivo de dor ou espanto há se o ignorante faz obras de ignorante? Não deverias antes censurar a ti mesmo por não ter previsto, com boas razões, que tal pessoa provavelmente faria tal coisa? Especialmente quando censuras o ingrato ou falso, volta-te para ti: sem dúvida foste tu que erraste, se esperavas verdade de tal disposição, ou se, ao fazer o bem, não limitaste ali teu pensamento, como quem já recebeu recompensa completa da própria ação.
Que mais queres? Fizeste bem a um homem: isso não basta? Fizeste o que tua natureza exigia. Queres ainda pagamento? Como se o olho exigisse recompensa por ver, ou os pés por andar. Assim como eles foram feitos para sua função e nada mais podem reclamar além de agir conforme sua constituição, o homem, nascido para fazer bem aos outros, quando ajuda alguém de verdade, ou mesmo quando o auxilia em coisas intermediárias como riqueza, vida e posição, faz aquilo para que foi feito e nada mais deve exigir.