Canto XVIII Odisseia · Capítulo 18 de 24
Obra Menu

Canto XVIII

Canto XVIII

Chegou então um mendigo conhecido por todo o povo,

que costumava pedir esmolas pela cidade de Ítaca

e se distinguia pelo ventre voraz, sempre desejoso

de comer e beber sem descanso. Não possuía vigor [5]

nem força, embora parecesse muito grande de corpo.

Arneu era o nome que lhe dera a venerável mãe

desde o nascimento, mas todos os jovens o chamavam Iro,

porque levava mensagens quando alguém lhe ordenava.

Ao chegar, tentou expulsar Odisseu de sua própria casa [10]

e, insultando-o, dirigiu-lhe palavras aladas:

“Afasta-te da entrada, velho, para que não sejas logo arrastado pelo pé.

Não percebes que todos me fazem sinais

e mandam que eu te arraste? Apesar disso, sinto vergonha.

Levanta-te, pois, para que não haja luta entre nós com as mãos.” [15]

Odisseu de muitos ardis olhou-o com desdém e respondeu:

“Infeliz, não te faço nem te digo mal algum,

nem invejo que alguém te dê muito, ainda que recolhas bastante.

Este limiar é grande o suficiente para nós dois, e não deves

invejar bens alheios. Pareces ser um andarilho [20]

como eu, e são os deuses que concedem prosperidade.

Não me provoques demais com tuas mãos, para que não me irrites

e eu, embora velho, te cubra peito e lábios

de sangue. Amanhã eu teria ainda mais sossego,

pois não creio que voltarias uma segunda vez [25]

ao palácio de Odisseu, filho de Laertes.”

Enfurecido, respondeu-lhe Iro, o mendigo:

“Ó deuses, como este glutão fala depressa,

parecendo uma velha junto ao forno! Eu tramaria sua desgraça

golpeando-o com ambas as mãos e faria todos os dentes [30]

saltarem das mandíbulas, como os de uma porca que devora as colheitas.

Cinge-te agora, para que todos estes vejam nossa luta.

Como poderias enfrentar um homem mais jovem?”

Assim, diante das altas portas,

sobre o limiar polido, os dois discutiam com toda a fúria. [35]

Antínoo, tomado de força sagrada, ouviu-os.

Rindo com prazer, falou aos pretendentes:

“Amigos, nunca aconteceu antes algo semelhante

à diversão que um deus trouxe a esta casa.

O estrangeiro e Iro desafiam-se um ao outro [40]

para lutar com as mãos. Vamos fazê-los combater depressa.”

Assim falou. Todos se levantaram rindo

e cercaram os mendigos vestidos de andrajos.

Antínoo, filho de Eupites, falou entre eles:

“Escutai-me, arrogantes pretendentes, para que eu diga algo. [45]

Estes ventres de cabra estão sobre o fogo,

cheios de gordura e sangue, reservados para a ceia.

Aquele que vencer e mostrar-se mais forte

poderá levantar-se e escolher o que desejar.

Daqui em diante, comerá sempre conosco, e não permitiremos [50]

que outro mendigo entre para pedir esmola.”

Assim falou Antínoo, e a proposta agradou a todos.

Com intenção astuta, disse Odisseu de muitos ardis:

“Amigos, não é possível a um homem velho, abatido pela miséria,

lutar contra um mais jovem. Mas o ventre perverso [55]

me impele a ser vencido pelos golpes.

Vamos, porém, jurai todos um juramento solene:

que ninguém, para favorecer Iro, me atinja

com mão pesada, dominando-me pela força em favor dele.”

Assim falou, e todos juraram como ele pedira. [60]

Quando fizeram o juramento e o confirmaram,

a força sagrada de Telêmaco falou entre eles:

“Estrangeiro, se o coração e o ânimo valente te incitam

a defender-te deste homem, não temas nenhum dos outros aqueus.

Aquele que te golpear terá de lutar contra muitos. [65]

Eu sou teu anfitrião, e aprovam minhas palavras os reis

Antínoo e Eurímaco, ambos sensatos.”

Assim falou, e todos concordaram. Odisseu

cingiu os andrajos ao redor das partes íntimas e mostrou as coxas

belas e fortes. Revelaram-se também seus largos ombros, [70]

o peito e os braços vigorosos. Atena,

aproximando-se, fez crescer os membros do pastor de povos.

Todos os orgulhosos pretendentes se admiraram profundamente,

e um dizia ao outro, olhando para o vizinho:

“Logo Iro, que já não será Iro, atrairá sobre si grande mal, [75]

tais são as coxas que o velho revela sob os andrajos.”

Assim diziam, e o coração de Iro se agitava de modo terrível.

Mesmo assim, os servos o cingiram e o levaram à força,

enquanto tremia, e a carne estremecia em seus membros.

Antínoo o repreendeu, chamando-o pelo nome: [80]

“Agora deverias não existir, fanfarrão, nem jamais ter nascido,

se tremes e sentes tamanho medo deste homem,

um velho vencido pela miséria que o alcançou.

Mas vou dizer-te algo, e certamente se cumprirá:

se ele te vencer e mostrar-se mais forte, [85]

eu te enviarei ao continente numa negra nau,

para junto do rei Équeto, destruidor de todos os mortais.

Ele te cortará nariz e orelhas com bronze impiedoso,

arrancará tuas partes íntimas e as dará cruas aos cães.”

Assim falou, e tremor ainda maior tomou-lhe os membros. [90]

Levaram-no para o meio. Ambos levantaram as mãos.

Então o divino e perseverante Odisseu refletiu

se o golpearia de modo que a vida o abandonasse ao cair,

ou se o atingiria levemente e o estenderia sobre a terra.

Pensando assim, pareceu-lhe melhor [95]

golpeá-lo com pouca força, para que os aqueus não o reconhecessem.

Quando os dois ergueram os braços, Iro atingiu-lhe o ombro direito,

mas Odisseu golpeou-lhe o pescoço abaixo da orelha

e esmagou os ossos para dentro. Logo sangue escuro

lhe saiu pela boca, e ele caiu gemendo na poeira, [100]

rangendo os dentes e golpeando a terra com os pés.

Os ilustres pretendentes ergueram as mãos

e quase morreram de rir. Odisseu tomou Iro pelo pé

e o arrastou através do vestíbulo até alcançar o pátio

e as portas do pórtico. Encostou-o junto ao muro [105]

e colocou-lhe o cajado na mão, dizendo-lhe palavras aladas:

“Senta-te agora aqui e afasta porcos e cães.

Não tentes ser senhor de estrangeiros e mendigos,

miserável como és, para que não te aconteça mal ainda maior.”

Então lançou sobre os ombros a bolsa miserável, [110]

cheia de remendos, cuja correia lhe servia de alça.

Voltou ao limiar e tornou a sentar-se. Os outros entraram,

rindo com prazer e saudando-o com palavras:

“Que Zeus te conceda, estrangeiro, e os demais deuses imortais

aquilo que mais desejas e que é caro ao teu coração, [115]

pois impediste este glutão de continuar mendigando

entre o povo. Logo o enviaremos ao continente,

para o rei Équeto, destruidor de todos os mortais.”

Assim falaram, e o divino Odisseu alegrou-se com o presságio.

Antínoo colocou diante dele o grande ventre, [120]

cheio de gordura e sangue. Anfínomo

retirou dois pães de um cesto e os pôs diante dele,

saudou-o com uma taça de ouro e disse:

“Saúde, estrangeiro, meu pai. Que no futuro

alcances a felicidade, embora agora estejas cercado de muitos males.” [125]

Respondendo-lhe, disse Odisseu de muitos ardis:

“Anfínomo, pareces-me verdadeiramente sensato,

filho de um pai como aquele, pois ouvi a boa fama

de Niso de Dulíquio, homem valente e rico.

Dizem que és seu filho, e pareces homem ponderado. [130]

Por isso te direi algo. Escuta e guarda minhas palavras:

a terra não alimenta criatura mais frágil que o homem,

entre todas quantas respiram e se movem sobre ela.

Enquanto os deuses lhe concedem vigor e seus joelhos permanecem firmes,

ele acredita que jamais sofrerá mal algum no futuro. [135]

Mas, quando os deuses bem-aventurados lhe enviam desgraças,

ele também as suporta, contra a vontade, com coração resistente.

Tal é o pensamento dos homens que vivem sobre a terra,

conforme o dia que lhes traz o pai dos homens e dos deuses.

Também eu outrora deveria ter sido feliz entre os homens, [140]

mas pratiquei muitos atos insensatos, cedendo à força e ao vigor,

confiando em meu pai e em meus irmãos.

Por isso, homem algum deve ser completamente injusto,

mas receber em silêncio os dons que os deuses lhe concederem.

Vejo os pretendentes tramando atos perversos, [145]

destruindo os bens e desonrando a esposa de um homem

que, afirmo, não permanecerá por muito tempo longe

dos amigos e da terra pátria. Está muito perto. Que um deus

te conduza para casa e não te deixe encontrá-lo

quando regressar à amada terra de seus pais. [150]

Não creio que pretendentes e Odisseu se separarão sem sangue

depois que ele entrar sob este teto.”

Assim falou, fez uma libação e bebeu o vinho doce como mel,

depois devolveu a taça às mãos do chefe de povos.

Anfínomo atravessou a casa com o coração entristecido, [155]

balançando a cabeça, pois seu ânimo pressentia a desgraça.

Mesmo assim, não escapou ao destino. Atena também o prendeu

para que fosse abatido pela mão e pela lança de Telêmaco.

Ele voltou a sentar-se no assento de onde se levantara.

A deusa Atena de olhos glaucos pôs então no espírito [160]

da filha de Icário, a prudente Penélope,

o desejo de aparecer aos pretendentes, para abrir ainda mais

o coração deles e tornar-se mais honrada

aos olhos do marido e do filho do que antes.

Ela riu sem motivo e disse a Eurínome: [165]

“Eurínome, meu coração deseja, como nunca antes,

aparecer diante dos pretendentes, embora eu os deteste.

Também quero dizer ao meu filho uma palavra que lhe será proveitosa:

que não conviva sempre com os arrogantes pretendentes,

que falam bem diante dele, mas tramam mal pelas costas.” [170]

Respondeu-lhe Eurínome, a despenseira:

“Sim, filha, disseste tudo de modo justo.

Vai e fala ao teu filho, sem ocultar palavra alguma,

mas lava o rosto e unge as faces.

Não vás assim, com o rosto coberto de lágrimas, [175]

pois é pior sofrer sem cessar e sem medida.

Teu filho já alcançou a idade que tanto

pedias aos imortais para vê-lo atingir, com barba no rosto.”

Respondeu-lhe a prudente Penélope:

“Eurínome, embora cuides de mim, não me aconselhes [180]

a lavar o corpo nem ungir-me com óleo.

Os deuses que habitam o Olimpo destruíram minha beleza

desde o dia em que ele partiu nas côncavas naus.

Manda Autônoe e Hipodameia virem

para que fiquem ao meu lado dentro do salão. [185]

Não entrarei sozinha entre os homens, pois me envergonho.”

Assim falou. A velha atravessou a casa

para avisar as mulheres e apressá-las a vir.

Então a deusa Atena de olhos glaucos concebeu outro plano.

Derramou doce sono sobre a filha de Icário. [190]

Ela adormeceu reclinada, e todos os seus membros relaxaram

sobre o leito. Enquanto isso, a divina entre as deusas

concedeu-lhe dons imortais, para que os aqueus a admirassem.

Primeiro purificou seu belo rosto com a essência imortal

com que Citereia de bela coroa se unge [195]

quando vai ao coro desejável das Graças.

Fez Penélope parecer mais alta e mais cheia,

e tornou-a mais branca que o marfim recém-talhado.

Depois de realizar essas coisas, a divina entre as deusas partiu.

As servas de braços brancos vieram do salão, [200]

aproximando-se com vozes. O doce sono deixou Penélope.

Ela passou as mãos pelas faces e disse:

“Que sono suave me envolveu, embora eu sofra tão cruelmente.

Quem dera que Ártemis pura me concedesse agora

uma morte igualmente suave, para que eu não consuma mais [205]

a vida lamentando no coração e desejando

todas as virtudes de meu querido esposo, o mais ilustre dos aqueus.”

Assim falando, desceu dos aposentos brilhantes,

não sozinha, pois duas servas a acompanhavam.

Quando a divina entre as mulheres chegou junto aos pretendentes, [210]

parou ao lado do pilar do teto bem construído,

segurando diante das faces o véu luminoso.

Uma serva fiel ficou de cada lado.

Os joelhos dos pretendentes se afrouxaram, e o desejo lhes encantou o coração.

Todos desejaram deitar-se com ela em seus leitos. [215]

Ela dirigiu-se então a Telêmaco, seu filho amado:

“Telêmaco, tua mente e teu juízo já não são firmes.

Quando eras criança, sabias pensar com mais prudência.

Agora que és grande e alcançaste a medida da juventude,

e um estrangeiro, contemplando tua altura e beleza, [220]

diria que és filho de homem afortunado,

tua mente e teu juízo já não são justos.

Que ato foi este ocorrido dentro do salão,

permitindo que o estrangeiro fosse ultrajado desse modo?

Como seria, se um hóspede sentado em nossa casa [225]

sofresse tamanha violência e fosse cruelmente arrastado?

Vergonha e desonra cairiam sobre ti entre os homens.”

Respondeu-lhe o sensato Telêmaco:

“Minha mãe, não te censuro por estares irritada.

Compreendo e conheço em meu coração cada coisa, [230]

as boas e as más. Antes eu ainda era criança.

Mas não consigo decidir sempre com sabedoria,

pois estes homens de pensamentos perversos, sentados em torno,

me perturbam de todos os lados, e não tenho defensores.

A luta entre o estrangeiro e Iro, porém, não aconteceu [235]

pela vontade dos pretendentes. Aquele mostrou-se superior pela força.

Quem dera, pai Zeus, Atena e Apolo,

que agora os pretendentes, vencidos dentro de nossa casa,

deixassem pender a cabeça, alguns no pátio,

outros dentro do salão, com os membros de todos afrouxados, [240]

como aquele Iro está sentado junto às portas do pátio,

balançando a cabeça, semelhante a um bêbado,

incapaz de permanecer ereto ou voltar para casa,

para onde quer que fosse seu caminho, pois seus membros perderam a força.”

Assim conversavam entre si. [245]

Eurímaco dirigiu então palavras a Penélope:

“Filha de Icário, prudente Penélope,

se todos os aqueus da Argos jônica te vissem,

muitos outros pretendentes banqueteariam em tua casa

desde a aurora, pois superas todas as mulheres [250]

em beleza, estatura e sensatez de espírito.”

Respondeu-lhe a prudente Penélope:

“Eurímaco, os imortais destruíram minha excelência,

minha beleza e meu corpo quando os argivos partiram

para Ílion, e com eles seguiu meu marido Odisseu. [255]

Se ele regressasse e cuidasse de minha vida,

maior e mais bela seria então minha fama.

Agora sofro, pois uma divindade lançou sobre mim tantos males.

Quando ele partia, deixando a terra pátria,

tomou minha mão direita pelo pulso e disse: [260]

‘Mulher, não creio que todos os aqueus de belas grevas

regressem ilesos de Troia.

Dizem que os troianos são homens guerreiros,

lançadores de dardos, arqueiros

e condutores de cavalos de cascos velozes, capazes de decidir depressa [265]

a grande contenda de uma guerra equilibrada.

Por isso, não sei se um deus permitirá meu regresso

ou se serei vencido ali mesmo em Troia. Cuida de tudo aqui.

Lembra-te de meu pai e de minha mãe dentro da casa,

como agora, ou ainda mais, estando eu longe. [270]

Mas, quando vires nosso filho com barba no rosto,

casa-te com quem desejares e deixa esta casa.’

Assim ele falou, e agora tudo se cumpre.

Virá a noite em que odiosas bodas alcançarão

a mim, desgraçada, de quem Zeus retirou a felicidade. [275]

Mas terrível dor me atinge o coração e o espírito:

não era este, antigamente, o costume dos pretendentes.

Aqueles que desejam cortejar uma mulher honrada,

filha de homem rico, e competir entre si,

levam seus próprios bois e fortes ovelhas [280]

para o banquete dos parentes da jovem e oferecem belos presentes.

Não devoram sem compensação os bens de outro homem.”

Assim falou. O divino e perseverante Odisseu alegrou-se,

pois ela atraía presentes deles e encantava-lhes o coração

com palavras suaves, enquanto seu espírito pensava em outras coisas.

Antínoo, filho de Eupites, respondeu-lhe então:

“Filha de Icário, prudente Penélope, [285]

aceita os presentes que qualquer aqueu quiser trazer-te,

pois não é belo recusar aquilo que alguém oferece.

Nós não voltaremos aos trabalhos nem iremos a outro lugar

antes que te cases com aquele que for o melhor dos aqueus.”

Assim falou Antínoo, e a proposta agradou a todos. [290]

Cada um enviou um arauto para buscar seu presente.

Para Antínoo, trouxeram um grande e belíssimo manto,

todo bordado, no qual havia doze broches

de ouro, ajustados a colchetes bem recurvados.

Para Eurímaco, trouxeram logo um colar muito trabalhado, [295]

de ouro engastado com âmbar, semelhante ao sol.

Dois servidores trouxeram para Euridamante brincos

de três pedras, semelhantes a amoras, dos quais irradiava muita graça.

Da casa do rei Pisandro, filho de Polictor,

um servo trouxe um adorno para o pescoço, belíssima joia. [300]

Cada um dos aqueus trouxe um belo presente diferente.

A divina entre as mulheres subiu então aos aposentos,

e com ela as servas levaram os belíssimos presentes.

Os pretendentes voltaram-se para a dança

e o canto desejável, divertindo-se enquanto esperavam a noite. [305]

Enquanto se alegravam, chegou-lhes a negra noite.

Logo ergueram três braseiros dentro do salão

para lhes darem luz. Ao redor colocaram lenha seca,

ressequida havia muito, bem ardente, recém-partida pelo bronze,

e misturaram tochas. Alternadamente, acendiam-nas [310]

as servas do perseverante Odisseu.

O próprio Odisseu, descendente de Zeus e rico em ardis, disse-lhes:

“Servas de Odisseu, senhor ausente há tanto tempo,

ide aos aposentos da venerável rainha.

Junto dela, torcei os fusos, alegrai-a [315]

sentadas no salão, ou cardai a lã com as mãos.

Eu fornecerei luz para todos estes homens.

Mesmo que desejem esperar Aurora de belo trono,

não me vencerão, pois sou muito resistente.”

Assim falou. Elas riram e olharam umas para as outras. [320]

Melanto de belas faces insultou-o vergonhosamente.

Dólio a gerara, mas Penélope a criara,

tratando-a como filha e dando-lhe brinquedos para alegrar o coração.

Apesar disso, ela não guardava no espírito a dor de Penélope,

mas se unia a Eurímaco e o amava. [325]

Ela insultou Odisseu com palavras de desprezo:

“Estrangeiro miserável, decerto tens a mente transtornada.

Não queres ir dormir numa ferraria

ou em alguma sala pública, mas falas demais aqui,

com tanta ousadia entre tantos homens, sem temor no coração. [330]

Talvez o vinho te domine a mente, ou talvez sempre

tenhas esse pensamento e por isso digas palavras vãs.

Estás fora de ti porque venceste Iro, o mendigo?

Cuidado para que logo se levante outro melhor que Iro,

que te golpeie a cabeça com mãos robustas [335]

e te expulse da casa, coberto de muito sangue.”

Odisseu de muitos ardis olhou-a com desdém e respondeu:

“Cadela, logo contarei a Telêmaco o que dizes,

indo até onde ele está, para que te corte aqui mesmo, membro por membro.”

Com essas palavras, aterrorizou as mulheres. [340]

Elas atravessaram a casa para partir, e os joelhos de cada uma

se afrouxaram de medo, pois julgavam que ele falava a verdade.

Odisseu permaneceu junto aos braseiros ardentes,

fornecendo luz e observando todos. Mas outras coisas

revolvia no coração, coisas que não ficariam sem cumprimento. [345]

Atena não permitia que os arrogantes pretendentes

se abstivessem inteiramente dos ultrajes que feriam o coração,

para que dor ainda maior penetrasse o peito

de Odisseu, filho de Laertes.

Eurímaco, filho de Pólibo, começou a falar entre eles, [350]

zombando de Odisseu e provocando o riso dos companheiros:

“Escutai-me, pretendentes da ilustre rainha,

para que eu diga o que o coração no peito me ordena.

Não foi sem a vontade dos deuses que este homem chegou à casa de Odisseu.

Parece-me que o brilho das tochas vem dele próprio, [355]

de sua cabeça, pois nela não há cabelo algum.”

Disse isso e dirigiu-se também a Odisseu, saqueador de cidades:

“Estrangeiro, aceitarias servir-me, caso eu te contratasse,

no limite de meus campos, com salário suficiente,

reunindo pedras para cercas e plantando árvores altas? [360]

Ali eu te daria alimento o ano inteiro,

vestiria teu corpo e daria sandálias aos teus pés.

Mas, como aprendeste trabalhos perversos, não desejarás

entregar-te ao labor. Preferes mendigar pelo povoado,

para ter com que alimentar teu ventre insaciável.” [365]

Respondendo-lhe, disse Odisseu de muitos ardis:

“Eurímaco, quem dera que houvesse entre nós uma disputa de trabalho

na estação da primavera, quando os dias se tornam longos,

em campo de relva. Eu teria uma foice bem curva,

e tu terias outra igual, para que provássemos nosso trabalho, [370]

em jejum até o cair da noite, havendo relva em abundância.

Ou quem dera houvesse bois para conduzir, dos melhores,

fulvos, grandes, ambos saciados de pasto,

iguais em idade e força, sem fraqueza alguma,

e quatro jeiras de terra, com o solo cedendo ao arado. [375]

Verias então se eu abriria um sulco reto e contínuo.

Ou, se o filho de Cronos despertasse hoje uma guerra,

e eu tivesse escudo, duas lanças

e um elmo todo de bronze bem ajustado às têmporas,

verias como me uniria aos primeiros combatentes, [380]

e já não insultarias meu ventre ao falares comigo.

Mas és muito insolente e teu coração é cruel.

Talvez te julgues grande e poderoso

porque convives com poucos homens, e estes nada valem.

Se Odisseu voltasse e alcançasse a terra pátria, [385]

as portas, embora muito largas, logo se tornariam estreitas

quando fugisses através do vestíbulo para fora.”

Assim falou. Eurímaco enfureceu-se ainda mais no coração,

lançou-lhe um olhar sombrio e dirigiu-lhe palavras aladas:

“Infeliz, logo te causarei mal por falares desse modo, [390]

com tanta ousadia entre tantos homens, sem temor no coração.

Talvez o vinho te domine a mente, ou talvez sempre

tenhas esse pensamento e por isso digas palavras vãs.

Estás fora de ti porque venceste Iro, o mendigo?”

Assim falando, tomou um escabelo. Odisseu, porém, [395]

sentou-se junto aos joelhos de Anfínomo de Dulíquio,

temendo Eurímaco. Este atingiu a mão direita do copeiro.

A jarra caiu no chão com estrondo,

e o homem, gemendo, caiu de costas na poeira.

Os pretendentes ergueram grande alarido no salão sombrio. [400]

Um deles dizia ao outro, olhando para o vizinho:

“Quem dera que o estrangeiro errante tivesse morrido em outro lugar

antes de chegar aqui, pois não teria causado tamanha confusão.

Agora disputamos por causa de mendigos, e já não haverá

prazer no excelente banquete, pois o pior prevalece.” [405]

Entre eles falou a força sagrada de Telêmaco:

“Insensatos, estais enlouquecidos e já não ocultais no espírito

o efeito da comida e da bebida. Algum deus vos agita.

Depois de comerdes bem, voltai para casa e deitai-vos

quando o coração mandar. Não expulso ninguém.” [410]

Assim falou. Todos morderam os lábios

e se admiraram de Telêmaco, que falava com tanta ousadia.

Anfínomo tomou então a palavra entre eles,

o ilustre filho de Niso, descendente do rei Aretíades:

“Amigos, ninguém deveria irritar-se com palavras agressivas [415]

diante de uma declaração justa. Não maltrateis o estrangeiro

nem qualquer outro dos servos que vivem

na casa do divino Odisseu.

Vamos, que o copeiro ofereça primeiro o vinho nas taças,

para que façamos libações e voltemos para dormir em casa. [420]

Deixemos o estrangeiro dentro da casa de Odisseu

aos cuidados de Telêmaco, pois foi à casa dele que chegou.”

Assim falou, e a proposta agradou a todos.

O herói Múlio misturou-lhes o vinho na cratera,

arauto de Dulíquio e servidor de Anfínomo. [425]

Distribuiu-o a todos, aproximando-se de cada um. Eles ofereceram libações

aos deuses bem-aventurados e beberam o vinho doce como mel.

Depois de libarem e beberem quanto desejava o coração,

partiram para dormir, cada qual em sua própria casa.

1/1
Menu

Fazer anotação