Prefácio
PREFÁCIO
As baladas mouriscas que aparecem neste volume são selecionadas de um departamento único da literatura europeia. São encontrados na língua espanhola, mas seu caráter é oriental; a sua inspiração vem dos conquistadores maometanos do norte da África e, embora exibam uma mistura de seriedade e cavalheirismo espanhóis com o espírito selvagem e arrojado dos árabes, apresentam um tipo de literatura sem paralelo nos países latinos e teutónicos da bacia do Mediterrâneo.
A Espanha é especialmente rica em literatura de baladas, infinitamente mais rica do que qualquer outra nação civilizada. Essas baladas assumem várias formas. De Cervantes e seus compatriotas são denominados romances, e o romance geralmente consiste em um poema que descreve o caráter, os sofrimentos ou as façanhas de um único indivíduo. A linguagem é simples; a versificação, muitas vezes simples, embora melodiosa, raramente é elaborada em complexidade de rima. Mas o heróico mouro está diante de nós nas cores mais vivas. Os matizes e o material de sua capa, seu invólucro, seu caftan e suas plumas são fornecidos, e um grande vocabulário é esgotado ao descrever a cor, o sexo e a raça de seu cavalo de guerra. Suas armas, lança, cimitarra e espartilho de aço são tratadas com entusiasmo. Ele é tão corajoso quanto Marte e tão bonito quanto Adônis. Às vezes ele entra numa praça de touros e mata criaturas selvagens à vista de belas damas e homens invejosos. Ele lança sua lança de cana, cheia de areia, tão alto que desaparece nas nuvens. Ele está pronto para atacar, em sua própria casa, o cristão que lhe tirou e se casou com a senhora de sua escolha. Ele quase sempre está apaixonado por alguma senhora cruel e fria, e por ela às vezes vagueia em trajes escuros, expressando seu humor sombrio no emblema e lema que pinta em seu escudo. Algumas das baladas retratam o amor mais afortunado da maneira mais encantadora, e as torturas sombrias do ciúme são descritas de maneira poderosa em outras. A devoção do mouro à sua senhora dificilmente é caricaturada na linguagem zombeteira de Cervantes e não é superada por nada que se encontre na história da cavalaria francesa. Mas o deus destas baladas é Alá, e por vezes revelam um traço de ferocidade que parece derivar do fanatismo religioso. O leitor também não pode deixar de ficar impressionado com o profundo pathos que muitos deles expressam tão bem. As endechas são extremamente belas, sua linguagem simples e direta, mas perfeita nos toques descritivos e na cadência do fardo reiterado.
Ao lado das baladas de aventuras bélicas e amorosas, há canções marítimas, canções de cativeiro e canções do escravo das galés. O mouro espanhol é capturado por algum pirata africano e levado para trabalhar no moinho de seu mestre em alguma costa estrangeira, ou é acorrentado ao banco de remo da galera berbere, para ser levado e vendido, quando a viagem terminar, a algum mestre que o deixe chorar em trabalho solitário na fazenda ou no jardim. Às vezes ele conquista o amor da amante, que o liberta e voa em sua companhia.
Todas essas baladas têm descrições vívidas de cenários. As torres de Baeza, as muralhas de Granada, as vegas verdes que se espalham por todas as cidades, o vale do Guadalquivir e as águas impetuosas do Tejo, as altas falésias de Cádiz, os Pilares de Hércules e as ondas azuis do Mediterrâneo constituem um pano de fundo realista para cada incidente. Nas cidades, as senhoras aglomeram-se nas varandas das ferragens onduladas ou lotam a praça onde a justa ou a tourada serão testemunhadas, ou roubam ao cair da noite até a beira da vega para encontrar um amante, e às vezes para morrer em seus braços nas mãos de bandidos.
Há um poder dramático nessas baladas que é uma de suas características mais marcantes. Às vezes são meros esboços, mas mais frequentemente a história é contada com arte consumada, com estrita economia de palavras e frases, e o _dénouement_ vem com um ponto e poder que mostram que o menestrel mouro era um artista de habilidade e habilidade não medíocres.
Os autores dos romances, canções e baladas mouriscas são desconhecidos. Provavelmente assumiram a forma literária atual depois de fazerem parte do repertório de sucessivos menestréis, e alguns dos incidentes aparecem em mais de uma versão. Os mais antigos são frequentemente os mais curtos, mas pertencem ao período em que o sul de Espanha, sob o domínio maometano, estava no auge da sua prosperidade e o saber, a arte e a literatura árabes colocaram-na entre os primeiros países da Europa. A península foi conquistada pelos mouros no califado de Walid I, 705-715 d.C., e a dinastia independente dos Omíadas foi fundada por Abderrhaman em Granada em 755 d.C. Foi a partir desta última data que os mouros espanhóis começaram a assumir aquele caráter especial na linguagem, nos costumes e no entusiasmo cavalheiresco que é representado nas baladas atuais; o espírito da cavalaria cristã é aqui visto misturado com a paixão, impetuosidade e impulsividade árabes, e a língua espanhola suplantou, mesmo entre os poetas maometanos, o idioma oriental. Podemos estimar aproximadamente o período em que o romance mourisco floresceu como compreendido entre 1100 e 1600 d.C.
O termo mouro é um tanto indefinido e é usado na história espanhola como sinônimo de sarraceno ou maometano. Não pode ser chamada de denominação nacional, embora originalmente na época de Augusto fosse aplicada aos habitantes da Mauritânia, com quem os romanos tiveram contato pela primeira vez quando a guerra com Aníbal foi transferida da Itália e da Espanha para a África. Nos dias de hoje, pode ser aplicado a todas as raças do noroeste da África que aceitaram o maometanismo; nesse caso, incluiria os aborígenes daquela região, que vivem não na costa e nas cidades, mas na montanha do Atlas e no deserto do Saara. Embora estas raças, todas berberes com nomes locais diferentes, sejam muçulmanas de profissão, não são tão altamente civilizadas como os seus correligionários que povoam a costa do Mediterrâneo. Eles vivem uma vida tribal e são sedentos de sangue e predadores. É claro que eles são misturados em raça com os árabes, mas são separados em suas vidas e instituições e não possuem literatura escrita. A sua literatura oral é, no entanto, abundante, embora só nos últimos anos se tenha tornado conhecida na América e na Europa. A presente coleção de contos e fábulas é a primeira até agora feita na língua inglesa. Os homens eruditos que coletaram os contos dos berberes e cabilas (que são idênticos em origem étnica) passaram por muitas dificuldades para reunir de lábios semi-selvagens o material para o seu volume. Eles foram forçados a viver entre as tribos selvagens, juntar-se à sua vida nômade, sentar-se em seus banquetes e observá-los ao redor da fogueira do acampamento, enquanto foi com dificuldade que transferiram para a escrita as sílabas de uma língua bárbara. A memória do contador de histórias berbere parece ser incrivelmente ampla e retentiva, e os contos eram recitados repetidas vezes, sem variação. Como é de se esperar, esses contos são muito variados e muitos deles têm um caráter didático, se não ético. Eles são instrutivos por revelarem a vida social e o caráter dessas tribos das montanhas e do deserto.
Encontramos o espírito de vingança permeando essas histórias com mais do que a amargura e a crueldade irracional da Córsega, sendo permitido a cada homem vingar-se tirando a vida ou a propriedade de outro. Esta guerra privada e pessoal fez mais do que qualquer outra coisa para travar o avanço da civilização destes homens tribais. Os berberes e cabilas são maometanos fanáticos e consideram os cristãos e os judeus como cães e párias. É considerado honroso enganar, roubar ou enganar com mentiras alguém que não adora Allah. Os contos ilustram, além disso, a posição degradada das mulheres. Uma esposa é literalmente um bem móvel, não apenas para ser comprada, mas também para ser vendida, e para ser tratada em todos os aspectos como inferior ao homem - um mero escravo ou animal de carga. No entanto, os membros da tribo são profundamente supersticiosos e têm grande pavor dos espíritos malignos que eles pensam que os cercam e aos quais atribuem doenças físicas e mentais. Um idiota é alguém que está possuído por um demônio perverso e deve ser temido de acordo.
Encontra-se corrente entre eles um vasto número de contos de fadas, tais como iguais em selvageria e horror às mais estranhas invenções da imaginação oriental. Suas histórias de ogros e ogras não são suavizadas por nenhuma daquela brincadeira e bonomia que conferem um encanto eterno às "Mil e Uma Noites". O elemento do milagroso assume muitas formas originais em seus contos populares, e eles têm mais do que sua cota de lendas e tradições folclóricas que Heródoto adorava colecionar. Antigamente dizia-se que algo novo estava sempre a sair de África, e certamente a contribuição que os berberes e cabilas deram ao fundo de histórias maravilhosas do mundo pode ser considerada nova, em mais de um sentido. É novo, não apenas porque é novo e inesperado, mas porque é fresco, original e altamente interessante.
As fábulas destas tribos são muito abundantes e muito curiosas. O grande herói da fábula animal na Europa sempre foi a raposa, cuja astúcia, ganância e duplicidade são imortalizadas na melhor fábula que a literatura mundial possui. As fábulas do noroeste da África empregam o chacal em vez de Reynard, cujo lugar o bajulador do leão não ocupa inapropriadamente.
Há vários homens entre os cabilas e outras tribos berberes que têm como profissão recitar poemas, contos e provérbios, e viajam de uma aldeia ou acampamento para outro em busca de um público. Eles conhecem as tradições nacionais, as lendas heróicas e as aventuras bélicas que pertencem a cada comunidade e são honrados e bem-vindos onde quer que vão. Foi desses homens que foram obtidas as diversas narrativas contidas nesta coleção, e a tradução delas envolveu os talentos e trabalhos de alguns dos mais importantes estudiosos orientais do mundo.
[Ilustração (assinatura fac-símile): Epiphanius Wilson]