Contos Populares dos Berberes I Literatura Mourisca · Capítulo 10 de 13
Obra Menu

Contos Populares dos Berberes I

Contos Populares dos Berberes - Bloco 1

Traduzido a partir da versão inglesa de René Basset e Chauncey C. Starkweather.

Histórias de Animais

A Tartaruga, a Rã e a Serpente

Era uma vez uma tartaruga que se casou com uma rã. Certo dia, brigaram. A rã escapou e se retirou para um buraco. A tartaruga ficou aflita e permaneceu diante da porta, muito preocupada. Naqueles dias, os animais falavam.

O grifo passou por ali e disse: "Que tens? Pareces preocupado esta manhã."

"Nada me aflige", respondeu a tartaruga, "exceto que a rã me deixou."

O grifo respondeu: "Eu a trarei de volta."

"Farás por mim um grande favor."

O grifo tomou seu caminho e chegou ao buraco da rã. Arranhou a porta.

A rã o ouviu e perguntou: "Quem ousa bater à porta da filha de um rei?"

"Sou eu, o grifo, filho de grifo, que não deixa escapar carniça."

"Sai daqui, para o meio de teus cadáveres. Eu, filha do rei, não irei contigo."

Ele partiu imediatamente.

No dia seguinte, o abutre passou junto da tartaruga e a encontrou preocupada diante da porta. Perguntou qual era o problema. Ela respondeu: "A rã foi embora."

"Eu a trarei de volta", disse o abutre.

"Farás por mim um grande favor."

O abutre partiu e, chegando à casa da rã, começou a bater as asas.

A rã disse: "Quem vem do oriente fazer barulho na casa da filha dos reis e não a deixa dormir à vontade?"

"Sou eu, o abutre, filho de abutre, que rouba pintinhos debaixo da mãe."

A rã respondeu: "Afasta-te daqui, pai do monturo. Não és tu quem há de conduzir a filha de um rei."

O abutre se irritou e foi embora muito perturbado. Voltou à tartaruga e disse: "A rã se recusa a voltar comigo. Procura alguém que possa entrar no buraco dela e fazê-la sair. Então eu a trarei de volta, mesmo que ela não queira andar."

A tartaruga foi procurar a serpente e, quando a encontrou, começou a chorar.

"Eu sou quem a fará sair", disse a serpente. Foi rapidamente até o buraco da rã e arranhou a porta.

"Qual é o nome deste outro?", perguntou a rã.

"Sou eu, a serpente, filha da serpente. Sai, ou eu entrarei."

"Espera um pouco, até que eu vista minhas melhores roupas, aperte o cinto, esfregue os lábios com cascas de noz e ponha koheul nos olhos; então irei contigo."

"Depressa", disse a serpente. Esperou um pouco. Por fim, irritou-se, entrou na casa dela e a engoliu.

Desde aquele tempo, a serpente está em guerra com a rã. Sempre que vê uma, persegue-a e a come.

O Ouriço, o Chacal e o Leão

Era uma vez um chacal que foi procurar o ouriço e lhe disse: "Vem comigo. Conheço um jardim de cebolas. Encheremos a barriga."

"Quantos truques tens?", perguntou o ouriço.

"Tenho cento e um."

"E eu", disse o outro, "tenho um e meio."

Entraram no jardim e comeram bastante. O ouriço comeu um pouco e depois foi ver se ainda conseguiria sair pela abertura. Quando comeu o bastante para passar por ela por pouco, parou de comer. Quanto ao chacal, não parou até ficar muito inchado.

Enquanto isso acontecia, chegou o dono do jardim. O ouriço o viu e disse ao companheiro:

"Foge! O dono está chegando." Ele próprio fugiu. Mas, apesar de seus avisos, o chacal não conseguia passar pela abertura.

"É impossível", disse.

"Onde estão aqueles cento e um truques? Agora eles não te servem."

"Que Deus tenha misericórdia de teus pais, meu tio. Empresta-me teu meio truque."

"Deita-te no chão", respondeu o ouriço. "Finge-te de morto, fecha a boca, estica as patas como se estivesses morto, até que o dono do jardim te veja e te jogue na rua. Então poderás fugir."

Depois disso, o ouriço partiu. O chacal se deitou como lhe fora dito, até que o dono do jardim chegou com o filho e o viu estendido como morto.

A criança disse ao pai: "Aqui está um chacal morto. Encheu a barriga de cebolas até morrer."

Disse o homem: "Vai, arrasta-o para fora."

"Sim", disse a criança. Ela o pegou e enfiou-lhe um espinho.

"Espera, basta!", disse o chacal. "Brincam com varas, mas isto não é brincadeira."

A criança correu ao pai e disse: "O chacal gritou: 'Uma vara! Uma vara!'"

O pai foi olhar o animal, que fingia morte. "Por que me dizes que ainda vive?"

"Vive, com certeza."

"Afasta-te e deixa essa carniça." A criança enfiou outro espinho no chacal, que gritou: "Como, outra vez?"

A criança foi ao pai: "Ele acaba de dizer: 'Como, outra vez?'"

"Vamos", disse o homem, e mandou o filho embora. Este pegou o chacal pela cauda imóvel e o jogou na rua. Imediatamente o animal saltou e começou a fugir. A criança atirou-lhe as sandálias. O chacal as pegou, calçou-as e partiu.

No caminho encontrou o leão, que disse: "Que calçado é esse, meu caro?"

"Não sabes, meu tio? Sou sapateiro. Meu pai, meu tio, minha mãe, meu irmão, minha irmã e a menininha que nasceu ontem à noite em nossa casa são todos sapateiros."

"Não me farás um par de sapatos?", respondeu o leão.

"Farei um par. Traze-me dois camelos gordos. Eu os esfolarei e te farei bons sapatos."

O leão foi embora e trouxe os dois camelos gordos.

"São magros", disse o chacal. "Vai trocá-los por outros."

Ele trouxe dois magros.

"São gordos", disse o chacal. Esfolou-os, cortou espinhos de uma palmeira, enrolou o couro em torno das patas do leão e o prendeu ali com os espinhos.

"Ai!", gritou o leão.

"Quem quer parecer elegante não deve dizer 'ai'."

"Basta, meu caro."

"Meu tio, eu te darei o resto das sandálias e botas." Cobriu a pele do leão com o couro e cravou os espinhos. Quando chegou aos joelhos, o leão disse: "Basta, meu caro. Que espécie de sapatos são esses?"

"Fica quieto, meu tio. São sandálias, botas, calças e roupas."

Quando chegou ao cinto, o leão disse: "Que espécie de sapatos são esses?"

"Meu tio, são sandálias, botas, calças e roupa." Assim chegou ao pescoço do leão.

"Fica aqui", disse ele, "até que o couro seque. Quando o sol nascer, olha-o de frente. Quando a lua nascer também, olha-a de frente."

"Está bem", disse o leão, e o chacal foi embora.

O leão ficou e fez como o companheiro lhe dissera. Mas seus pés começaram a inchar, o couro endureceu, e ele não conseguia se levantar. Quando o chacal voltou, perguntou:

"Como estás, meu tio?"

"Como estou? Miserável, filho de miserável, tu me enganaste. Vai, vai; eu te recomendarei a meus filhos."

O chacal se aproximou, e o leão o agarrou pela cauda. O chacal fugiu, deixando a cauda na boca do leão.

"Agora", disse o leão, "não tens cauda. Quando meus pés sararem, eu te pegarei e te comerei."

O chacal chamou os primos e lhes disse: "Vamos encher a barriga de cebolas num jardim que conheço." Foram com ele. Chegando lá, amarrou as caudas deles aos ramos de uma palmeira nova e as torceu bem.

"Quem amarrou nossas caudas assim?", perguntaram.

"Ninguém virá antes que tenhais enchido a barriga. Se virdes o dono do jardim se aproximar, lutai e fugi. Vedes que eu também estou preso como vós."

Mas ele havia amarrado em si mesmo um talo de cebola. Quando o dono do jardim chegou, o chacal o viu vir. Eles lutaram, e suas caudas foram todas arrancadas, ficando presas aos ramos. Quando o chacal viu o homem, cortou o talo de cebola e escapou primeiro.

Quanto ao leão, quando os pés sararam, saiu para passear e encontrou seu amigo, o chacal. Agarrou-o e disse:

"Agora te peguei, filho de miserável."

O outro respondeu: "Que fiz eu, meu tio?"

"Cravaste espinhos na minha carne. Disseste: 'Farei sapatos para ti.' Agora, que farei contigo?"

"Não fui eu", disse o chacal.

"Foste tu, e a prova é que tens a cauda cortada."

"Mas todos os meus primos não têm cauda, como eu."

"Mentes, brincalhão."

"Deixa-me chamá-los, e verás."

"Chama-os."

Ao seu chamado, os chacais correram, todos sem cauda.

"Qual de vós é sapateiro?", perguntou o leão.

"Todos nós", responderam.

Ele lhes disse: "Vou trazer pimenta vermelha. Comereis dela, e aquele que disser 'ai!' será o que procuro."

"Vai buscá-la."

Ele trouxe pimenta vermelha, e iam comê-la quando o primeiro chacal fez barulho com os sapatos; mas disse ao leão: "Meu tio, eu não disse 'ai!'"

O leão mandou-os embora, e eles seguiram seus caminhos.

Contos Populares dos Berberes - Bloco 2

A Mulher Roubada

Conta-se que um homem dos Oulad Draabad casou-se com sua prima, a quem amava muito. Possuía um único escravo e alguns camelos. Temendo que alguém levasse sua esposa por causa da beleza dela, resolveu conduzi-la a um lugar onde ninguém a visse. Partiu, portanto, com o escravo, os camelos e a esposa, seguindo noite e dia até chegar à margem do grande mar salgado, sabendo que ninguém iria até ali.

Certo dia, quando saíra para ver os camelos e o escravo, deixando a esposa sozinha na tenda, ela viu um navio que acabara de chegar. Fora enviado por um sultão de país distante, para procurar nas ilhas do mar salgado uma esposa mais bela para ele do que as mulheres de sua terra. A mulher na tenda, vendo que o navio não viria primeiro até ela, saiu primeiro para a frente.

As pessoas disseram: "Vem a bordo para ver todo o navio." Ela subiu. Ao descobrirem que era exatamente aquela que procuravam, agarraram-na e a levaram ao sultão.

Quando voltou, o marido, não encontrando a esposa, percebeu que ela fora roubada. Partiu para encontrar o filho de Keij, o cristão. Havia amizade entre eles. O filho de Keij disse: "Traz um navio e sete homens, dos quais serei guia no mar. Eles não se perderão nem se assustarão. A cidade fica a três ou quatro meses de viagem daqui."

Embarcaram num navio para encontrar a cidade e ficaram em viagem pelo tempo que ele dissera. Chegando, lançaram âncora perto da cidade, situada no alto de uma montanha elevada. O chefe foi à terra e viu um fogo aceso por alguém. Seguiu naquela direção. Era uma velha, a quem contou sua história. Ela lhe deu notícias da esposa. Combinaram manter segredo entre si.

Então a velha acrescentou: "Neste lugar há dois pássaros que devoram pessoas. Ao lado deles há dois leões semelhantes, e dois homens. Todos eles guardam tua esposa."

Ele comprou uma ovelha e a matou; depois foi até os dois pássaros e lhes lançou uma parte dela. Enquanto disputavam a carne, passou por eles e chegou perto dos dois leões, aos quais fez o mesmo. Aproximando-se dos dois homens, encontrou-os dormindo. Foi até o lugar onde a esposa estava presa e chamou sua atenção arranhando-lhe o pé. Estava disfarçado e disse: "Procurei-te para te dizer algo."

Tomou-a pela mão. Ambos saíram, e ele jurou que, se ela fizesse o menor ruído, a mataria. Também lhe perguntou qual era o barco mais veloz para a viagem. Ela indicou o melhor barco que havia ali, e embarcaram nele. Havia algumas pedras a bordo; quando ele atirava uma contra um navio, este era esmagado da proa à popa, e todos a bordo pereciam.

Partiu para encontrar o filho de Keij. Enquanto estavam no mar, um monstro marinho os engoliu, juntamente com o navio em que navegavam. O chefe tomou piche e mandou fervê-lo num caldeirão. O monstro vomitou o navio na praia do mar. Eles continuaram a viagem, seguindo pela beira-mar.

Eis que, certo dia, chegaram a uma cidade deserta. Desejaram tomar o que ela continha de riquezas, prata e ouro. De repente apareceu-lhes a imagem de um homem armado. A princípio não conseguiram resistir-lhe nem matá-lo, mas finalmente o destruíram e tomaram todas as riquezas das casas.

Quando chegaram perto do filho de Keij, ele lhes disse: "Quero apenas o navio." Assim, o outro homem tomou os tesouros e voltou para casa com a esposa.

O Rei, o Árabe e o Monstro

Em tempos antigos havia um rei dos At Taberchant, filho de uma negra, cuja cidade ficava ao pé de uma montanha. Uma fera enorme veio contra eles, entrou na cidade e devorou todo o povo. A fera se estabeleceu na cidade e ali permaneceu um século.

Certo dia, estava com fome. Saiu para a planície e encontrou alguns árabes com suas tendas, ovelhas, bois, éguas e camelos. A fera caiu sobre eles à noite e os comeu todos, deixando a terra inteiramente branca com seus ossos; depois voltou para a cidade.

Um único homem escapou, graças à sua boa égua. Chegou a uma cidade dos At Taberchant e, faminto, começou a mendigar. O rei dos judeus lhe disse: "De onde vens para nosso país, tu que invocas o senhor dos homens, Maomé? Não sabes onde estás. Somos judeus. Se abraçares nossa religião, te daremos comida."

"Dai-me comida", disse o árabe, "e eu vos darei um bom conselho."

O rei o levou para casa, deu-lhe jantar e depois perguntou o que tinha a dizer.

"Um monstro enorme caiu sobre nós", disse o árabe. "Comeu todos. Eu vos mostrarei sua cidade. Ela tem dois portões, um ao norte e outro ao sul."

"Amanhã", disse o rei.

Quando despertou no dia seguinte, montaram cavalos e seguiram o caminho até o portão da cidade do monstro. Olharam para ela e foram embora.

"Que faremos?", disse o rei.

"Façamos uma grande armadilha do tamanho da entrada da cidade, no portão sul. No portão norte colocaremos uma carga de enxofre amarelo equivalente a quarenta mulas. Poremos fogo nela; depois fugiremos e veremos o que acontecerá."

"Teu conselho é bom", disse o rei.

Voltaram à cidade dos judeus, ordenaram aos ferreiros que fizessem uma grande armadilha e mandaram os cidadãos fornecer o enxofre. Quando tudo ficou pronto, carregaram as mulas, foram à cidade do monstro, puseram a armadilha no portão sul e, no portão norte, colocaram o enxofre, ao qual atearam fogo; depois fugiram.

O monstro saiu pelo portão sul. Metade de seu corpo ficou presa na armadilha que os dois homens haviam preparado. Ele foi cortado em dois, enchendo o rio de sangue. O rei e o árabe entraram na cidade e encontraram um tesouro considerável, que levaram em oitenta cargas para a cidade dos judeus.

Quando voltaram ao palácio, o rei disse ao companheiro: "Sê meu califa. Minha fortuna e a tua serão a mesma."

Sentaram-se e jantaram. O príncipe pôs veneno no cozido e virou-o para o árabe. Este observou o que ele fizera e disse: "De onde veio aquele pássaro?" Quando o rei dos judeus ergueu a cabeça para olhar, o árabe virou o prato, colocando o lado envenenado diante do rei. Ele não percebeu o truque e morreu no mesmo instante.

O árabe foi ao portão da cidade e disse aos habitantes: "Eu sou vosso rei. Estais em meu poder. Quem não aceitar minha religião, eu cortarei sua cabeça." Todos abraçaram o islamismo e praticaram o jejum e a oração.

O Leão, o Chacal e o Homem

Em tempos passados, quando os animais falavam, existia, dizem, um lavrador que possuía uma junta de bois, com a qual trabalhava. Tinha o costume de sair com eles cedo pela manhã e, à noite, voltava com um só boi. No dia seguinte comprava outro e ia à terra em pousio, mas o leão vinha e lhe tomava um boi, deixando-lhe apenas um.

Ele estava desesperado, procurando alguém que o aconselhasse, quando encontrou o chacal e lhe contou o que acontecera entre ele e o leão. O chacal perguntou:

"Que me darás se eu te livrar do leão?"

"Darei tudo que quiseres."

"Dá-me um cordeiro gordo", respondeu o chacal. "Seguirás meu conselho. Amanhã, quando o leão vier, estarei ali. Chegarei naquele morro do outro lado. Tu trarás teu machado muito bem afiado, e quando eu te disser: 'Que é isso que vejo agora contigo?', responderás: 'É um burro que trouxe comigo para carregar cevada.' Eu te direi: 'Procuro o leão, não um burro.' Então ele te perguntará: 'Quem está falando contigo?' Responde-lhe: 'É o nems.' Ele te dirá: 'Esconde-me, pois tenho medo dele.' Quando eu te perguntar: 'Quem é aquele estendido diante de ti?', responde: 'É um castor.' Eu direi: 'Pega teu machado e golpeia, para saber se não é o leão.' Tu pegarás o machado e baterás forte entre os olhos do leão. Então continuarei: 'Não ouvi muito bem. Bate mais uma vez, até que ele esteja realmente morto.'"

No dia seguinte, o leão veio como antes para comer um boi. Quando o chacal o viu, chamou o amigo e disse: "Quem é esse contigo?"

"É um castor que está diante de mim."

O chacal respondeu: "Onde está o leão? Estou procurando por ele."

"Quem fala contigo?", perguntou o leão ao lavrador.

"O nems."

"Esconde-me", gritou o leão, "pois tenho medo dele."

O lavrador lhe disse: "Estende-te diante de mim, fecha os olhos e não te mexas." O leão se estendeu diante dele, fechou os olhos e reteve o fôlego.

O camponês disse ao chacal: "Não vi o leão passar hoje."

"Que é isso estendido diante de ti?"

"É um castor."

"Pega teu machado", disse o chacal, "e golpeia esse castor." O lavrador obedeceu e atingiu violentamente o leão entre os olhos.

"Bate forte", disse de novo o chacal. "Não ouvi muito bem."

Ele o golpeou mais três ou quatro vezes, até matá-lo. Então chamou o chacal: "Vê, eu o matei. Vem, deixa-me abraçar-te por teu bom conselho. Amanhã deves vir aqui buscar o cordeiro que te darei."

Separaram-se, e cada um seguiu seu caminho. Quanto ao camponês, no dia seguinte, assim que amanheceu, tomou um cordeiro, colocou-o num saco, amarrou-o, foi ao pátio e o pendurou. Depois, enquanto ia buscar os bois para lavrar os campos, sua esposa abriu o saco, soltou o cordeiro e pôs um cão no lugar.

O camponês pegou o saco e foi ao trabalho. Atrelou os bois e começou a trabalhar, até a chegada do chacal. O chacal lhe disse: "Onde está a promessa que me fizeste?"

"Está no saco. Abre-o e encontrarás o cordeiro que te dou."

Ele seguiu o conselho, abriu o saco e viu dois olhos que brilhavam mais que os de um cordeiro. Disse ao lavrador: "Meu amigo, tu me enganaste."

"Como te enganei?", perguntou o outro. "Quanto ao cordeiro, eu o pus no saco. Abre bem; não minto."

O chacal seguiu o conselho, abriu o saco, e um cão saltou ferozmente. Quando o chacal viu o cão, fugiu, mas o cão o apanhou e o comeu.

Contos Populares dos Berberes - Bloco 3

Salomão e o Grifo

Um dia, nosso senhor Salomão conversava com os gênios. Disse-lhes:

“Nasceu uma menina em Dabersa, e um menino em Djaberka. Esse menino e essa menina hão de se encontrar.”

O grifo disse então aos gênios:

“Apesar da vontade do poder divino, jamais permitirei que eles se encontrem.”

O filho do rei de Djaberka veio à casa de Salomão; mas mal havia chegado, caiu doente. Então o grifo arrebatou a filha do rei de Djaberka e a colocou sobre uma grande árvore, à beira do mar.

O vento empurrou a embarcação do príncipe. Ele disse aos companheiros:

“Levem-me à terra.”

Desembarcou, foi até debaixo da grande árvore e adormeceu. A moça começou a lançar folhas sobre ele. O príncipe abriu os olhos, e ela lhe disse:

“Fora o grifo, estou aqui sozinha com minha mãe. De onde vens?”

“De Djaberka.”

“Por que”, continuou ela, “Deus criou outros seres humanos além de mim, de minha mãe e de nosso senhor Salomão?”

Ele respondeu:

“Deus criou toda sorte de seres humanos e de países.”

“Vai”, disse ela. “Traz um cavalo e mata-o. Traz também cânfora para secar a pele, que pendurarás no alto do mastro.”

O grifo veio, e ela começou a chorar, dizendo:

“Por que não me conduzes à casa de nosso senhor Salomão?”

“Amanhã te levarei.”

Ela disse ao filho do rei:

“Vai esconder-te dentro do cavalo.”

Ele se escondeu ali.

No dia seguinte, o grifo levou a carcaça do cavalo, e a jovem partiu também. Quando chegaram à casa de nosso senhor Salomão, este disse ao grifo:

“Eu te disse que a moça e o jovem seriam unidos.”

Cheio de vergonha, o grifo fugiu imediatamente e foi refugiar-se numa ilha.

* * *

A Aventura de Sidi Mahomet

Um dia, Mouley Mahomet convocou Sidi Adjille a vir a Marrocos; se não viesse, mandaria prendê-lo. O santo recusou-se a ir à cidade enquanto o príncipe não lhe enviasse seu rosário e seu dalil como garantias de segurança. Então pôs-se a caminho e chegou a Marrocos, onde não comeu nem bebeu durante três dias.

O sultão lhe disse:

“Que desejas em meu palácio? Eu te darei, seja o que for.”

Sidi Adjille respondeu:

“Peço-te apenas uma coisa: que encham de trigo o embornal da minha mula.”

O príncipe chamou o guardião e lhe disse:

“Enche o embornal da mula dele.”

O guardião foi, abriu a porta do primeiro celeiro e pôs trigo no embornal até que o celeiro inteiro ficou vazio. Abriu outro celeiro, que logo se esgotou do mesmo modo; depois um terceiro, e assim por diante, até que todos os celeiros do rei ficaram vazios. Então quis abrir os silos, mas o guardião destes foi falar ao sultão, juntamente com o guardião dos celeiros.

“Senhor”, disseram, “todos os celeiros reais estão vazios, e ainda assim não conseguimos encher o embornal da mula do santo.”

Vieram os almocreves de Fas e de todos os países, trazendo trigo em mulas e camelos. O povo lhes perguntava:

“Por que trazeis esse trigo?”

“É o trigo de Sidi Mahomet Adjille que estamos levando.”

A notícia chegou ao rei, que disse ao santo:

“Por que ages assim, agora que os celeiros reais estão vazios?”

Depois reuniu os membros de seu conselho e quis mandar cortar a cabeça de Sidi Mahomet.

“Sai”, disse-lhe.

“Espera até que eu faça minhas abluções”, respondeu o santo.

Os homens do makhzen que o cercavam ficaram vigiando-o, à espera de que terminasse as abluções, para levá-lo ao conselho do rei e cortar-lhe a cabeça. Quando Sidi Mahomet acabou de lavar-se, ergueu os olhos ao céu, entrou na tina em que se lavava e desapareceu completamente da vista de todos. Ao perceberem que ele já não estava ali, os guardas foram procurá-lo em vão em sua casa, em Tagountaft.

* * *

O Jardim Assombrado

Um homem que possuía muito dinheiro tinha duas filhas. O filho do califa do rei pediu uma delas em casamento, e o filho do cádi pediu a outra; mas o pai não consentiu que se casassem, embora elas o desejassem.

Ele tinha um jardim perto da casa. À noite, as moças iam para lá; os jovens vinham encontrá-las, e passavam a noite conversando. Certa noite, o pai as viu. Na manhã seguinte, matou as filhas, enterrou-as no jardim e partiu em peregrinação.

Assim se passaram as coisas até que, uma noite, o filho do cádi e o filho do califa foram procurar um jovem que sabia tocar flauta e rebab.

“Vem conosco”, disseram-lhe, “ao jardim do homem que não quer nos dar suas filhas em casamento. Tocarás teus instrumentos para nós.”

Combinaram encontrar-se ali naquela noite. O músico foi ao jardim, mas os dois jovens não apareceram. Ele ficou e tocou sozinho sua música. No meio da noite, surgiram duas lâmpadas, e as duas moças saíram da terra sob a luz delas.

Disseram ao músico:

“Somos duas irmãs, filhas do dono do jardim. Nosso pai nos matou e nos enterrou aqui. Tu serás nosso irmão por esta noite. Nós te daremos o dinheiro que nosso pai escondeu em três potes. Cava aqui.”

Ele obedeceu, encontrou os três potes, levou-os consigo e ficou rico, enquanto as duas moças voltaram a seus túmulos.

* * *

A Mulher e a Fada

Uma mulher chamada Omm Halima foi um dia ao riacho lavar roupa na velha fonte. Sozinha, no meio do dia, começou seu trabalho, quando uma mulher lhe apareceu e disse:

“Sejamos amigas, tu e eu, e façamos uma promessa. Quando vieres a esta fonte, traze-me um pouco de herma e perfumes. Lança-os na fonte que fica diante do qsar. Eu sairei dela e te darei dinheiro.”

Assim, a mulher de Ben Sernghown voltou todos os dias e encontrou a outra mulher, que lhe dava moedas. Omm Khalifah era pobre. Quando se “tornou amiga” da fada, enriqueceu de repente.

As pessoas ficaram curiosas para saber como ela havia adquirido fortuna tão depressa. Havia um homem rico, possuidor de muitos bens, chamado Mouley Ismail. Disseram a Omm Khalifah:

“Tu és amante de Mouley Ismail, e é ele quem te dá moedas.”

Ela respondeu:

“Nunca fui amante dele.”

Um dia, quando ela foi à fonte para banhar-se, as pessoas a seguiram até que chegou lá. A fada veio encontrá-la como de costume e lhe deu dinheiro. O povo surpreendeu as duas juntas. Mas a fada nunca mais saiu da fonte.

1/1
Menu

Fazer anotação