Poemas do Magrebe Literatura Mourisca · Capítulo 9 de 13
Obra Menu

Poemas do Magrebe

Poemas do Magrebe - Bloco 1

Traduzido a partir da versão inglesa de M. C. Sonneck e Chauncey C. Starkweather.

A Resposta de Ali

Argumento. Conta-se que um jovem chamado Aly ben Bou Fayd, apaixonando-se por uma jovem, pediu ao pai que a pedisse em casamento para ele. O pai recusou. Irritado, Aly conseguiu uma arma, gravou nela seu nome e entregou-se à caça. Quando o pai reclamou essa arma, ele respondeu:

Pedes a arma que tenho,

aquela que leva meu nome.

Não a darei,

salvo contra minha vontade.

Como é, meu pai,

que me tratas assim?

Dizes: "Traz de volta a arma,

para que eu a ponha em penhor."

Que Deus te perdoe

por agir desse modo.

Deixo-te em tua terra,

e por tua causa,

juro por Deus,

jamais voltarei.

Tua conduta não é sábia.

Nossos inimigos me insultam,

ó meu pai.

E penso que entregarás

a casa de teus antepassados

e também o jardim.

E depois disso,

poderei eu recuperar

minha boa arma?

Não ficarei enfraquecido

por já não estar contigo.

Já não és pai para mim,

e eu já não serei

teu filho querido.

Penso, meu senhor,

que estás envelhecendo.

Teus dentes caem

dia após dia.

Aqueles que visitas

já não te servirão.

Teus amigos não te servirão mais;

e teu pai,

aquele que te gerou,

não te ajudará agora.

Em tua adversidade

nenhum auxílio virá

de toda a alta nobreza

de tua parentela.

Que Deus torne fáceis

todos os caminhos

que percorres.

Seu tio o ameaçou de morte, e ele respondeu:

Mantém-te longe daquele

que não veio a ti

em sua desgraça.

Deixa-o livre.

Meu tio me escreve

neste mesmo dia

que, se tivesse em suas mãos

a folha do destino da minha vida,

ele a apagaria.

Se tem essa folha nas mãos,

dizei-lhe:

que a apague abertamente,

sem se esconder.

Não podereis suportar

a separação,

salvo com a ajuda

do próprio Deus.

Quanto aos que são tão maus,

por ora os pouparemos.

O cano desta arma

está vermelho de ferrugem.

O fecho está sem força,

já não age.

Que a desgraça alcance

o homem que deixa

seu filho perecer.

Pela menor das coisas

ele me diz:

"Vem, entrega-me esta arma."

Vou buscar o deserto.

Irei para a tribo

chamada Oulad Azyz,

e viverei pela força.

Mas, peço-vos,

dizei a ela,

à bela de cabelos

habilmente trançados:

deixo a tribo,

mas voltarei por ela.

Desapareço,

mas voltarei por ela.

E enquanto eu viver,

jamais esquecerei.

Juro-o pela cabeça

daquela doce mulher

que por causa de Ali

foi acusada.

A taça da paixão

que lhe ofereci

venceu a ternura

de seu belo espírito.

A taça do amor

a embriagou.

Ó Deus,

Criador de todos nós,

dá-lhe força

para suportar minha ausência.

Triste para mim

é a hora em que sonho

com aquela que tanto amo.

Seu amor está em meu coração

e o consome.

Meu coração está triste.

É o amor que o esmaga.

Ele deixa meu coração

reduzido a nada,

senão pó.

Assim sou consumido

por longas vigílias,

e jamais provo

o sono que refresca.

Sou como um pássaro

de asas quebradas,

como um pássaro

que tenta erguer as asas.

E assim meu espírito

não se cura.

Não me vem conforto,

nem alívio.

Os olhos da minha amada

são claros como o dia.

Uma palavra dela

enviaria os amigos

à morte.

Em Honra de Lalla Aycha-el-Mannoubyya

Um fogo arde

no fundo do meu coração,

pois o amor me venceu,

e agora sou seu refém

e seu prisioneiro.

Minha alma

foi arrancada do corpo,

e o doce sono

se mantém longe

da necessidade

de minhas pálpebras cansadas.

É Aycha quem causa isso,

a bela,

Aycha dos olhos mais negros,

a pura,

de quem estou agora separado,

cujo nome é ouro finíssimo.

Por quê? Por quê?

Oh, dize-me,

El Mannoubyya.

Por que toda essa frieza,

ó minha mais amada?

Por teu caro amor

bebi profundamente

o desprezo.

Por teu amor,

donzela de olhares sombrios,

murcho enquanto ostentas

porte de carvalho.

O fogo que me queima

devora minha própria alma.

Meu espírito se extravia

diante dessas provas.

Ó tu,

rebelde aos meus desejos ardentes,

minha beleza de olhos negros,

se estás irritada comigo,

farei desculpas

diante do mundo.

Trarei imediatamente

uma oferenda a ti,

símbolo da minha homenagem.

Que ela te agrade.

Instrui-me,

compadece-te da minha dor.

Não disseste:

"Logo te trarei boas novas"?

Oh, vem,

para que em meu sono

meus olhos te vejam

caminhando em minha direção,

minha mulher de pupilas negras.

À espera de tua bela imagem,

sou consumido,

estou exausto.

Por quê,

El Mannoubyya?

Há muito espero ver-te,

ó minha doce.

E cada vez mais distante

aparece o fim

da minha espera.

Todas as minhas noites

passam em clamores por ti,

como um pobre marinheiro

clama às águas furiosas

que se erguem e se quebram.

Por ti enlouqueço de amor,

minha bela,

ferido por teu porte

tão cheio de nobreza.

E eu sozinho devo murchar

entre meus amigos.

Ó inconquistável,

de olhos que provocam,

estou em estado

digno de piedade.

Já que me repeles

e recusas manter

tua promessa a mim,

não hesitarei

em chamar-te

diante de Deus.

A menos que te dignes

lançar teus olhos sobre mim

no dia que vem,

eu, vestido com trajes ricos,

apresentarei queixa

ao enviado de nosso Deus,

o último

de todos os profetas.

Pois me disseste:

"Eu te tirarei

do mar do teu desespero."

Adoro em teu santuário,

doce beleza minha,

de grandes olhos

da noite mais escura.

Por quê? Por quê?

El Mannoubyya,

dize-me por quê.

Deixa-te dobrar

e chama teu servidor,

habitante de Túnis,

cidade verde.

Pedirei desculpas

e virei a ti,

ó cruel,

de pesadas frontes escuras.

Ouvimos a história

de teus feitos tão belos.

Do bronze comum,

sempre que caminhas fora,

extrais prata pura,

rainha de teu tempo

entre homens iluminados

por tua piedade.

O miserável,

conduzido pelo amor,

aproximou-se de ti.

Recebendo graça,

apesar de seu desígnio baixo,

foi ainda assim perdoado

e salvo do pecado.

Assim estava decretado

desde a eternidade.

Todos te consultaram,

rainha de teu dia,

e tu respondeste:

"Este homem amou de verdade.

Derramai-lhe uma taça de vinho."

Por ti ele chegou

ao cume da perfeição,

passo a passo.

Nosso Senhor,

todo-poderoso,

deu-te esse poder.

Estes são teus méritos,

mais bela cidadã,

a quem Deus deu

força irresistível.

Ó beleza de olhos encantadores,

Aycha,

nossa rainha.

Si Alimed Khoudja,

maior bardo

de todo aquele tempo,

disse:

"Escrevi estas palavras

no ano mil e cem justo;

mas tu que lês estas linhas,

onde quer que estejas,

acrescenta a estes números

depois de noventa e oito."

Agora saúdo

todos os que aqui estão reunidos,

e aquele que aqui me odeia

eu mergulho em desprezo.

Por quê? Por quê?

El Mannoubyya.

Por quê?

Poemas do Magrebe

Sayd e Hyzyya

Dai-me vosso consolo,

nobres amigos;

a rainha das belezas

dorme dentro do túmulo.

Um fogo ardente consome

meu peito dolorido;

estou desfeito.

Ai de mim, ó destino cruel.

Meu coração está com a esguia Hyzyya

dentro da sepultura.

Ai de nós,

éramos tão felizes

há tão pouco tempo,

como as flores da pradaria

na primavera.

Como era doce para nós a vida

naqueles dias queridos.

Agora, como sombra de fantasma,

ela se foi,

jovem gazela

de perfeita formosura,

levada pelo destino severo

e inevitável.

Quando caminhava,

sem olhar à direita

nem à esquerda,

minha bela amada

fazia dos sábios tolos.

Assim ficou impressionado

o grande bei do acampamento.

Um punhal reluzente

repousava em seu cinto.

Ele seguia cercado de soldados

e de uma multidão de cavaleiros,

felizes por acompanhá-lo

aonde ele os conduzisse.

Todos se apressavam

em trazer-lhe presentes custosos.

Ele trazia um sabre da Índia,

e com um só golpe

fenderia uma barra de ferro,

partiria uma rocha.

Quantos rebeldes caíram

sob seu golpe.

Altivo e orgulhoso,

desafiava todos que vinham.

Basta agora

de glorificar o bei.

Fala, cantor,

em canção doce e nova,

os louvores da delicada moça

que amei,

a filha do bom

Ahmed ben el Bey.

Dai-me vosso consolo,

nobres amigos;

a rainha das belezas

dorme dentro do túmulo.

Um fogo ardente consome

meu peito dolorido;

estou desfeito.

Ai de mim, ó destino cruel.

Ela deixa as tranças correrem

em todo vento,

exalando doce perfume.

Tuas sobrancelhas são arqueadas

na curva da beleza.

Teu olhar é como bala

disparada da arma de um cristão:

atinge o alvo.

Tua face é bela

como a rosa da manhã,

ou como cravo luminoso;

e teu sangue rubi

lhe dá o brilho

resplandecente do sol.

Teus dentes são brancos como marfim,

e teu beijo quente

é doce como leite

ou mel amado por todos.

Vede esse pescoço,

mais branco que o coração da palmeira,

bainha de cristal

cingida por faixas de ouro.

Teu peito é mármore,

e teus seios tenros

são maçãs cujo perfume doce

cura o enfermo.

Teu corpo é como papel:

brilhante, branco;

ou como algodão,

ou linho fino,

ou ainda como a neve

que cai numa noite escura.

Hyzyya deixa a faixa

pender graciosamente,

descendo até a terra

em dobra sobre dobra.

Seus membros finos tilintam

com as joias que usa;

suas sandálias ressoam

com pares de argolas de ouro.

Estávamos acampados em Bazer.

Todos os dias, ao amanhecer,

eu via a bela,

e éramos tão felizes juntos.

A cada aurora

eu levava meus desejos

ao meu amor

e seguia o destino,

mais feliz do que se eu sozinho

possuísse todas as riquezas

e todos os tesouros da terra.

A riqueza não iguala

o tilintar de suas joias.

Quando cruzei a montanha,

ali encontrei Hyzyya,

e ela caminhava pelos campos

com toda graça,

fazendo soar seus braceletes.

Minha razão se extraviou;

coração e cabeça

ficaram perturbados.

Depois de um verão feliz

passado em Tell,

viemos, minha querida e eu,

em direção ao Saara.

As liteiras estão fechadas,

a pólvora soa.

Meu cavalo cinzento

leva-me veloz até Hyzyya.

O palanquim da minha coquete

segue viagem.

Em Azal,

quando chega a noite,

armamos nossas tendas.

Sydy-l-Ahsen

está agora diante de nós;

Ez-Zerga também.

Depois, continuando a jornada,

seguimos para Sydy Sayd

e Elmetkeouk,

e Medoukal das palmeiras,

onde chegamos

ao cair da tarde.

Selamos ao amanhecer,

quando a brisa começa.

Nosso lugar de parada,

Sydy Mehammed,

enfeita esta terra pacífica.

Dali as liteiras

buscam El Mekheraf.

Meu cavalo cinzento

vai reto como águia.

Sigo para Ben Seryer

com meu amor,

de braços tatuados.

Quando cruzamos Djedy,

atravessamos a vasta planície

e passamos a noite

em Rous-et-toual,

perto das areias brilhantes.

Ben Djellal foi nosso repouso

no dia seguinte;

e, partindo dali,

acampei em El Besbas,

e por fim em El-Herymek,

com meu amor.

Quantas festas

nos viram então.

Na arena,

meu bom cavalo cinzento

fugia como fantasma.

E a doce Hyzyya,

alta como mastro de bandeira,

fixava em mim seu olhar,

o sorriso descobrindo dentes

de puríssima pérola.

Ela falava apenas por alusões,

fazendo assim

que eu entendesse

tudo quanto queria dizer.

A filha de Hamyda

podia então ser comparada

à estrela da manhã

ou a uma alta palmeira,

sozinha, ereta,

entre as outras árvores.

O vento a arrancou pela raiz

e a lançou por terra.

Eu não esperava ver cair

essa árvore

que esperava proteger para sempre.

Pensei que Deus,

divinamente bom,

a deixaria viver.

Mas Deus, o Mestre,

lançou-a à terra.

Retomo agora minha canção.

Fizemos apenas um acampamento

em Oued Itel.

Foi ali que minha amiga,

rainha das donzelas,

disse adeus.

Foi durante a noite

que pagou a dívida da morte.

Foi ali que minha beleza

de olhos escuros

passou.

Apertou seu coração ao meu

e, suspirando,

morreu.

Minhas faces se inundaram

de um mar de lágrimas.

Pensei perder a razão.

Saí e vaguei

pelos campos,

barrancos e colinas.

Ela levou minha alma,

meu amor de olhos negros,

filha de raça nobre.

Ai de mim,

ela ainda aumentava

as queimaduras do meu coração.

Envolveram-na numa mortalha,

meu nobre amor.

A febre me tomou,

queimando meu cérebro.

Puseram-na num esquife,

todo ornado de joias.

E eu estava em torpor,

incapaz de ver

tudo que acontecia

naquele dia terrível.

Levaram minha beleza

num palanquim,

seu belo palanquim,

essa moça adorável,

causa de minhas dores,

alta como haste reta.

Sua liteira era adornada

de desenhos estranhos,

brilhante como a estrela da manhã,

e como o arco-íris

resplandecendo entre nuvens,

toda pendurada de seda

e damasco lavrado.

E eu,

como uma criança,

estava em desespero,

chorando Hyzyya.

Oh, que dores senti

por aquela

cujo perfil era tão puro.

Ela nunca mais aparecerá

sobre esta terra.

Morreu a morte dos mártires,

meu doce amor,

minha mais bela,

de pálpebras tingidas de kohol.

Levaram-na para um país

chamado Sydy Kaled,

e enterraram-na à noite,

minha beleza tatuada.

E seus olhos formosos,

como os de uma gazela,

jamais deixaram minha vista.

Ó coveiro,

cuida agora

da minha doce gazela,

e que nenhuma pedra caia

sobre o túmulo de Hyzyya.

Eu te conjuro

pelo Livro Sagrado

e pelas letras

que formam o nome de Deus,

Doador de todo bem:

que nenhuma terra caia

sobre a dama

adornada de espelho.

Se fosse para tomá-la

dos braços de um rival,

eu atacaria três tropas

de guerreiros.

Eu a tomaria à força

de uma tribo inimiga.

Se pudesse jurar

por sua cabeça querida,

meu amor,

minha beleza de olhos negros,

eu nunca contaria

meus inimigos,

ainda que fossem cem.

Se ela pertencesse ao mais forte,

juro que jamais

seria arrancada de mim.

No doce nome de Hyzyya,

eu atacaria

e lutaria contra cavaleiros

incontáveis.

Se ela fosse espólio de vencedor,

ouviríeis por toda parte

a história de meus feitos.

Eu a tomaria pela força principal

de todos que disputassem.

Se ela fosse prêmio

de combates furiosos,

eu lutaria por anos por ela,

e por fim venceria.

Pois sou bravo.

Mas já que é vontade

de Deus,

o poderoso e compassivo,

não posso afastar de mim

este golpe.

Esperarei com paciência

o dia feliz

em que me juntarei a ti.

Pois penso apenas em ti,

meu amor mais querido,

somente em ti.

Meu cavalo cinzento

caiu morto ao saltar.

Ó amigos,

depois de meu amor,

também ele se foi

e me deixou.

Meu cavalo,

entre estas colinas,

era de todos os corcéis

o mais veloz.

No ataque da guerra mais feroz,

todos o viam

à frente do pelotão.

Que prodígios realizou

no campo vermelho da guerra.

Mostrava-se à frente

de todos os seus pares.

Uma égua de sangue

foi sua mãe.

Ele se destacava

em todos os concursos

entre os acampamentos errantes.

Com ele eu torneava,

descuidado de meu destino.

Quando apenas um mês se passou,

perdi o cavalo.

Hyzyya primeiro,

depois este nobre corcel.

Ele não sobreviveu muito

à minha bem-amada.

Ambos se foram,

deixando seus últimos adeuses.

Ó dor,

as rédeas do meu cavalo

caíram.

Deus fez de minha vida

uma morte,

deixando-me para trás.

Por eles eu morro.

Oh, ferida cruel.

Choro por isso

como chora um amante.

A cada dia

meu coração arde mais feroz,

e minha alegria fugiu.

Agora dizei-me,

ó meus olhos,

por que derramais tantas lágrimas?

Sem dúvida,

os prazeres do mundo

vos capturarão.

E não concedereis misericórdia?

Minha alma triste

vê apenas crescerem

seus tormentos.

Minha bela,

de cílios negros,

que era o deleite do meu coração,

dorme agora sob a terra.

Eu apenas choro,

e minha cabeça embranquece

pela formosa

de dentes de pérola.

Meus olhos já não podem suportar

a separação

de sua amiga.

O sol que nos ilumina

sobe ao zênite,

depois alcança o oeste.

Desaparece da vista

quando chega ao alto

da abóbada celeste.

E a lua,

que vem e brilha no Ramadã,

vê aproximar-se

a hora do sono

e diz adeus

a todo o mundo.

A estes eu compararia

a amável rainha

de toda esta idade,

a filha de Ahmed,

descendente de raça ilustre,

filha de Donaonda.

Tal é a vontade de Deus,

Senhor todo-poderoso dos homens.

O Senhor mostrou sua vontade

e levou Hyzyya.

Dá-me paciência,

ó meu Senhor.

Meu coração morre

de sua ferida.

O amor de Hyzyya

o arrancou de mim

quando ela deixou a terra.

Ela vale cem corcéis

de raça nobre,

mil camelos

e um bosque de palmeiras

em Zyban.

Sim, todo Djryd ela vale,

de perto e de longe.

O país dos negros,

Haoussa e seu povo,

ela vale.

Os árabes de Tell

e do Saara seco,

os acampamentos das tribos

até onde as caravanas alcançam

por todos os caminhos,

todos os nômades,

todos os viajantes,

e aqueles que se fixam como cidadãos:

ela vale tudo isso.

Ela vale o tesoureiro

de todas as riquezas,

minha beleza de olhos negros.

E se pensas que tudo isso é pouco,

acrescenta o povo de todas as cidades.

Ela vale todos os rebanhos

e o ouro finamente cinzelado.

Ela vale as palmeiras de Dra

e de Chaouyya.

Tudo que o mar contém

meu amor vale.

Os campos e cidades

para além de Djebel Amour,

até Ghardaya:

ela vale tudo.

Todo Mzab,

as planícies de Zab,

ela vale.

Agrada também

ao povo da Goubba,

gente santa

e amigos de Deus.

Ela vale todos os nobres corcéis,

por mais ricamente ajaezados,

ou a estrela da tarde

quando chega o crepúsculo.

Pouco demais,

tudo isso é pouco demais

para meu doce amor,

única cura

de todos os meus males.

Ó Deus majestoso,

perdoa este pobre infeliz.

Perdoa, ó Senhor e Mestre,

aquele que sofre.

Vinte e três anos apenas:

essa era a idade

daquela que usava

a faixa de seda.

Meu amor a seguiu

para nunca reviver

dentro do meu coração viúvo.

Consolai-me, muçulmanos,

meus irmãos,

pela perda da minha doce,

gazela de todas as gazelas,

que agora habita

sua morada fria,

escura e eterna.

Consolai-me,

jovens amigos,

por ter perdido aquela

que chamaríeis falcão em seu ninho.

Nada deixou para trás

senão um nome,

que dei ao acampamento

onde ela morreu.

Consolai-me, homens,

pois perdi minha bela,

minha querida,

que usava khelkals de prata.

Agora está coberta

por um véu de pedra,

assentado sobre forte fundamento.

Consolai-me, amigos,

por toda essa perda,

pois ela não amava ninguém

senão a mim.

Com minhas próprias mãos

tatuei o peito do meu amor,

e também seus pulsos,

com estranhos desenhos quadriculados,

azuis como o colar

da pomba mansa.

Seus traços não se chocavam,

tão habilmente foram desenhados,

embora sem galam:

obra de minhas mãos.

Desenhei-os entre seus seios

e em seus pulsos

marquei meu nome.

Tal é o jogo do destino.

Agora Sayd,

sempre tão profundamente

apaixonado por ti,

jamais tornará a te ver.

A memória de teu nome querido

enche todo o seu coração,

minha doce.

Oh, perdoa,

Deus compassivo,

perdoa-nos a todos.

Sayd está triste;

chora por alguém

tão querida quanto sua alma.

Perdoa este amor, Senhor.

Hyzyya,

une-os em seu sono,

ó Deus altíssimo.

Perdoa o autor

destes versos.

É Mahomet

quem recita esta história.

Ó Tu que tens o futuro

em tua mão,

dá resignação

a quem enlouqueceu de amor.

Como alguém exilado de casa,

choro e me lamento.

Meus inimigos

poderiam agora ter piedade de mim.

Toda comida perdeu o gosto,

e não consigo dormir.

Escrevo isto

com meu amor morto

há apenas três dias.

Ela me deixou,

disse adeus

e não voltou.

Esta canção,

ó vós que escutais,

foi composta

no ano mil duzentos já completo,

a data acrescida

de mais noventa e cinco anos.

Esta canção de Ould-es-Serge

nós cantamos

em Ayd-el-Rebye,

no mês do canto,

em Sydy-Khaled-ben Sinan.

Um homem,

Mahomet ben Guytoun,

cantou esta canção

daquela que nunca mais vereis

viva outra vez.

Meu coração jaz ali,

no túmulo

da esguia Hyzyya.

Poemas do Magrebe - Bloco 2

A Aïssaoua em Paris

Nota. Qaddour ben Omar ben Beuyna, antigo estudante da Medersa de Argel, encadernador, fabricante de alaúdes e copista de manuscritos, mais conhecido entre seus correligionários como Qaddour el Hadby, "o corcunda", cantou durante trinta anos os notáveis de sua cidade. Este poema vivo foi composto por ocasião da partida para Paris de um grupo de músicos, cantores e Aïssaoua que figuraram na Exposição de 1867, sob a direção do professor de música Salvador Daniel. O original está em dísticos de seis hemistíquios.

Vinde ver o que aconteceu

neste ano ruim.

O terremoto derrubou as casas,

gafanhotos e grilos

nada deixaram para trás.

Ouvi o que aconteceu

àqueles músicos,

trapaceiros e Aïssaoua.

Não falavam de outra coisa

senão de seu grande projeto.

Má sorte a quem não tem sinceridade.

Ao saberem da turnê de Rayyato,

começaram todos a gritar

e a correr de um lado para outro,

alguns descalços,

outros calçados.

O Senhor os aflige muito

neste nosso mundo.

O cristão Salvador

pôs todos no navio.

Um sentiu o peito embrulhar

e exclamou: "Estou doente."

Uma mulher despejou aromas no fogo

e assim perfumou o ar.

Agora partem para Paris,

para ver o grande Abd-el-Azyz.

Os cristãos os comprimiram

como enxame de grilos.

Entre o mar e a igreja,

no cais,

ele os reuniu,

prometendo maravilhas,

e os conduziu apenas à miséria.

Leva-os para sua terra

a fim de mostrá-los

ao chefe de todos os seus mestres,

ao imperador.

Espera receber um presente

e assim recuperar o que adiantou,

guardando para si

todo o dinheiro.

Talvez se apresentem

em algum palco,

ou em outro lugar

conforme sua fantasia conduzir.

Começam a dançar

ao som das castanholas,

e os cristãos apostam

no que acontecerá depois.

Dizem que chegou uma carta

afirmando que suprimiram

as abluções e as orações.

Um deles esteve muito doente:

"Não sei o que tenho."

Mas a causa de toda a doença

foi ter caído

sobre os braseiros de perfume

que tinham levado.

Tomaram por imã

a dançarina que dirige as danças,

com suas pequenas caixas

no cesto feito de capim:

belo quadro.

Vinde ver;

pensaríeis que era um fantasma.

O cristão os faz trabalhar a todos,

e a maior parte está tomada de loucura.

Quereis saber o primeiro de todos?

Pois, senhores, é Et-Try,

filho de Et-Germezlyya.

Jamais pensou em agir bem;

vive para o crime.

O astuto "Merkanty"

lucrou com eles.

Et-Try serviu-lhes de intérprete.

O cristão deveria fazê-los ganhar

mil doros este ano;

mas peço a Deus

que envie esses dois homens

aos fogos do inferno.

Agora Aly Et-Try

é o gerente deles.

Corre o dia inteiro

sem conseguir nada.

O cristão os manteve

fechados num estábulo

e os levou para fora

como esquadrão de soldados.

Conduziu-os como bois;

só faltavam os gritos fortes

do boiadeiro.

Considerai agora a situação

de Ould Sayyd,

o de grandes mandíbulas.

Ganhou dez mil francos

e perdeu tudo no jogo.

Nada restou,

salvo os bancos

e algumas borras de café.

O chefe dos músicos,

completamente desvairado,

cuja barba é mais branca

que a lã mais branca,

foi alegre a Paris

para ver as atrações.

Se voltar enganado,

ao menos dirá

que esteve no estrangeiro

e deslumbrará os amigos.

Sydy Ali, tocador de oboé,

era barbeiro e dono de café,

ansioso por mudança

e louco por ouro.

"Esta viagem", disse aos amigos,

"é apenas uma peregrinação."

Só falta a telbyya.

"Já viajei antes

e com boa sorte.

Eu era o mestre,

aclamado por minha arte.

Fui diretor da Nouba na corte,

quando a Turquia detinha as rédeas do poder.

Fui bobo de corte

e parti meu coração.

Ó Senhor,

por que não envias morte ao teu servo?"

Deixou um operário na loja

para não perder o ofício.

Foi mostrar seu oboé,

pois alguém poderia pedi-lo.

Costumava viajar

com músicos.

Deus o abençoe,

que trabalhador.

Conversava com todos os fregueses,

levava-os à loja

e contava seu caso:

"Estou aqui por pouco tempo."

Depois passava a elogiar

seu patrono,

que, dizia ele,

teria um presente para si.

Seu tenente,

chamado Oulyd-el-Hadj Oualy,

é um tolo

que julga sua palavra

superior a todas,

e pensa que não há

ninguém como ele no mundo.

Quando for e voltar,

será perfeito.

Contradiz todos os que lhe falam

e não os deixa levantar um dedo.

Pouco amor tem

por quem fala com franqueza;

gosta muito dos mentirosos

e sempre os chama para perto.

"Minha infância foi tão mimada",

observa ele,

e se enfurece

se alguém duvida.

Vive apenas de sêmola grossa,

com a barriga vazia,

frouxa e caída;

no entanto, todos os dias

conta como jantou.

"Descobri", costuma dizer,

"uma certa sêmola

trazida há pouco por um maltês

que mora a alguma distância.

Nunca vistes coisa igual.

Mandarei fazer dela

bolos finos

e meqrout."

El-Hadj Mostefa

foi arrastado por essas mentiras

e pelo amor do ganho.

Se Deus não o tivesse abandonado,

ainda estaria fazendo formas.

Mas foi a multidão que o levou,

e assim aconteceu.

Com eles está Hamyda,

de rosto de burro,

que vendia flores no mercado.

Não deixou moedas à família

para viver,

mas apenas lhes disse:

"Moderai vosso passo.

Comprarei uma casa para vós

quando voltar,

e viveremos para sempre

em abundância."

Sydy Ahmed et Tsoqba

tinha timbales

grandes como odres de pele de cabra.

Queria tocar em uníssono,

mas todos os músicos o detestavam,

pois não conseguia manter o compasso.

O coração de Sydy Ahmed

arde de amor

por Ayn-bou-Sellouf,

que é muito bela.

Espero que cuidados e desmaios

o façam inchar,

e que logo fique amarelo,

amarelo como cenoura no campo.

Amo Sydy-t-Tayyeb

quando canta

e toca pandeiro.

Tamanha feiura

meus olhos nunca viram.

Diríeis que é um palhaço.

Ele diz:

"Ninguém me venceria

se eu não estivesse

um pouco adoentado hoje."

Qaddour, o galinho,

tamborileiro,

que se pendura nas paredes

e pinta casas aqui,

ou passa alcatrão nos telhados

com seus companheiros,

exclama:

"Fiz esta viagem

só para tomar um pouco de ar."

Koutchouk ficou aqui,

não partiu.

Vende damascos frescos

na praça.

"O repouso", murmura,

"é o melhor dos alimentos,

e aqui meu pequeno coração

ficará em paz."

Quando Abd-el-Quader,

filho do agente funerário,

cai em seus acessos de loucura,

amarra uma corda em torno do corpo

e não fica inerte e rígido.

Mas ainda veem escorpiões

na mão de Altai,

chaouch da Aïssaoua.

Faradjy, o janota,

come fogo e folhas de figueira,

enquanto Hasan, o Rato,

o incita a feitos valentes

com seu pandeiro alto,

tocando com toda força

e toda alma.

Arrancaram as sebes verdes

de El Qettár

para pagar esse tributo

ao imperador.

Ben Zerfa,

o janota que picava sementes de haxixe

entre nós, disse:

"Tivemos sorte neste verão,

e pagarei minhas dívidas.

Executarei meus exercícios

com bastão e espada

e servirei meu xeique

o melhor que puder."

Se tivésseis visto Ben Zerfa

correndo tão leve,

levando nas costas robustas

uma cesta cheia

sabe Deus de quê.

Pareciam figos-da-índia,

a cesta fechada.

El Hadj Batâta:

vede seu transe tolo.

Camisa desabotoada,

gola aberta,

boné sobre os olhos;

ao bater dos tambores,

mostra o tufo

já sem cabelo.

Até Móstafa ben el Meddâh

quis ir a Paris

fazer fortuna.

"Quando eu voltar", disse,

"comprarei uma lâmpada,

uma bandeja de café

e uma bela açucareira;

comprarei também

um colchão grande e outro pequeno,

um tapete e uma esteira

tão macia e fina."

Es Snybla,

rosto de fole,

que trabalhava

para nosso bom prefeito,

foi a Paris

preparar café para os soldados.

Quando voltar para casa,

tanto terá ganhado

que será mais rico

que um grande comerciante.

Oh, bem-vindo, Sydy Omar.

Toda Paris se encanta ao ver-te,

meu caro Snybla.

Se ao menos fosse ao México

e lá ficasse,

seria bom livramento.

Ele é dono de café,

e seu filho, padeiro.

Tem por sócio

Sydy Aly Mehraz,

que faz seu trabalho

montado num espinho;

decerto merece

nossos cumprimentos.

Todos os três se vestem

de brim,

à moda dos cristãos.

Ali está de Merzong:

dizem que é bom,

mas ainda o temem,

de tão grosseiro que é.

Bom Deus,

quando começa a gritar

em sudanês,

é bastante para fazer alguém

fugir aos antípodas.

Oulyd ben Zamoum

viu aumentarem seus cuidados.

Como pensa ser músico,

o mundo está livre dele.

E quando começa

a tocar a primeira corda

do violino,

a judia começa a cantar.

Com ele partiram dois judeus,

e iguais nunca se viram na terra:

o primeiro parecia porco-espinho,

e o outro era caolho.

Devíeis ouvi-los

tocar alaúde.

Algumas pessoas ouviram

minha história de longe:

Oulyd Sydy Sáyd entre elas,

e Brymat,

que riu abundantemente.

Com eles estava

o chefe de Miliana.

Todos sentados

num banco de ferro,

na loja da direita.

Chamaram-me ao seu lugar,

onde tomei café e doces.

Mas quando disseram:

"Vem fumar",

fiquei confuso.

"Impossível", respondi,

"pois estudei com Sydy Hasan,

Sydy Khelyl

e a Senousyya.

Portanto, não posso."

Ben Aysa veio a mim

com ar irritado:

"O Anticristo", disse,

"sairá de ti.

Vi no livro que tens em casa

sua história verdadeiramente contada."

"Tens razão", respondi.

"Muito obrigado."

E ri ao vê-lo

virar os olhos de cólera.

Ele me disse

que isso não era ação

digna de homem.

Encarou-me com olhos

grandes como taças

e rosto azul de berinjela.

Queria alcançar-me,

em sua raiva,

e fazer-me mal.

Com ele estava meu tio,

Mahomet-ben-El-Haffaf,

que permanece o dia todo em oração.

Ouviu esse prelúdio

e disse a eles:

"Não é coisa grave."

"Não temas", disseram,

"pois também te porão na canção."

Ele se alegra

com os elogios dos meninos,

que o louvam

como mestre da chicana.

"Acabou para ti

subir em mastros", acrescentam.

"És apenas motivo de riso.

Já ficaste aqui tempo bastante.

Melhor ires ensinar

bois do Saara a ler."

Quando recitei todos estes versos

a Sy Mahomet Oulyd el-Isnam,

que possui em grau supremo

o dom de ser tedioso,

ele me disse:

"Ora, esta canção é muito sem graça."

Em sua loja,

ratos em bandos

comeram uma onça de lã.

Ele se instalou

no quarto de El Boukhary,

em postura de estudante,

com lã azul-celeste nas mãos.

"É", diz ele,

"para fazer meias

para crianças pequenas,

pois tenho pouca lã."

Quando terminei completamente

este ditirambo,

e El-Hadj-ben-er-Rebha

o conheceu,

começou a rir,

contando as contas do rosário,

e tirou da carteira

sua condecoração,

que ali estava guardada.

Minha canção se espalhou.

Acharam-na saborosa.

Respeitados senhores,

foi na última sexta-feira

do mês de El Mouloud,

no ano que chamamos

mil duzentos e noventa e quatro,

que completei

esta narrativa fantástica.

Quereis saber meu nome?

Sou Qaddour,

conhecido de todo o mundo,

encadernador de Sydy Boû Gdour,

vestido com blusa gechchabyya.

E se minhas costas

não fossem deformadas,

ninguém poderia competir comigo.

Disseram-me:

"Quando essa gente voltar,

é melhor que te escondas,

por medo de mal.

Quebrarão tua corcunda

e te mandarão ao céu."

"Oh, eu me protegerei", disse,

"ou então farei queixa

à polícia."

Se eu não estivesse tão ocupado,

ainda teria muitas outras coisas

a dizer.

Os que ouviram minha tagarelice

dizem que é boa;

assim dizem também

os cantores e músicos,

entre eles Ez Zohra ben-el-Foul,

que me elogia

do assento da janela.

Quem nada encontrou de útil aqui

encontrará em minha canção

o que melhor lhe convém.

Mas, se quiser ver aqui

alguma coisa mais,

estendam-no sob o bastão

e deem-lhe logo

mil golpes na barriga;

depois levem-no ao médico,

que o sangrará bem.

E agora,

que os corações não se entristeçam

pelo que disse tão levianamente.

Coloquei-me entre vós

para não incorrer

em vossa censura,

ó meus irmãos.

Contei-vos minha deformidade

e todas as minhas misérias

revelei diante de vossos olhos.

Canção de Fátima

Nota. Esta elegia é obra de um célebre xeique de Tlemcen, Mahomet-Ben-Sahla, cuja época foi a primeira metade do século XVIII. Deixou um filho, Ben Medien, também poeta, e seus descendentes ainda vivem perto de Tlemcen, numa aldeia chamada Feddan-es-Seba.

Meu espírito está em dor,

pois não consegue esquecer

minha doce gazela,

de olhos tão negros.

Um fogo arde em meu coração,

e todo o meu corpo

se gasta e murcha.

Onde está tua cura,

ó Taleb?

Não encontro remédio

que cure o amor;

em vão procuro.

A doce Fátima

é causa de todos os meus males,

com seu khelkal tingido de azul.

Meu coração suporta

as dores da paixão;

minha tristeza continua.

Onde está teu remédio,

ó Taleb?

Teu remédio se perdeu,

meu bom senhor Taleb.

Ora por mim,

ó Taleb,

eu te imploro.

Mas como curar

a doença do amor?

Não há remédio,

e tudo está perdido.

Morro por falta de força

para suportar minhas provas.

É a ti que me entrego,

curador que deve trazer

repouso ao meu coração;

pois agora uma brasa viva

arde em meu peito.

Se és hábil,

encontra uma cura para mim.

Olha em teu livro

e calcula para mim

se podes apagar

a brasa ardente dentro de mim.

Tornarei-me teu escravo,

e poderás conservar-me

ou vender-me em leilão.

Onde está tua cura?

Teu remédio se perdeu,

meu bom senhor Taleb.

O Taleb olhou para mim

e disse:

"Toma coragem,

ó amante, coragem.

Vejo que já provaste

a taça da morte,

e que não tens

muito tempo de vida.

Mas ouve agora

meu conselho.

Tem paciência.

É a única coisa

que te sustentará.

Assim obterás os dons

Daquele que sozinho conhece

teus dias futuros.

Teu destino se desenrolará

segundo a vontade de Deus,

Senhor soberano e altíssimo.

Volta-te para teu Deus.

Suplica-lhe sempre.

Ele ouve com misericórdia

e conhece todas as almas.

Não afasta ninguém

que venha a ele.

Vê o fundo dos corações

e escuta.

Suporta seus decretos

com a paciência dos camelos.

Eles caminham

de terra em terra

e esperam, por fim,

perder seus fardos."

Onde está tua cura,

ó Taleb?

Teu remédio se perdeu,

meu bom senhor Taleb.

Ó Taleb,

procura em teu livro

e encontra as letras

que dão nascimento

à doce amizade.

Escreve-as para mim,

e sê hábil, eu te peço,

para que Deus me dê

felicidade por meio delas,

e faça minha querida gazela

perdoar-me,

e afaste todas as minhas

amargas tristezas.

Meu castigo durou demais.

Estou cansado de esperar.

Nunca houve aventura

mais estranha que a minha.

Meus cuidados continuam,

e estou fatigado

por esforços obstinados.

O trabalho que tomei

para merecer aquela bela

foi para mim como o do comerciante ousado

que empreende uma aventura

e nada recebe de volta

senão perda e cansaço.

Onde está tua cura,

ó Taleb?

Teu remédio se perdeu,

meu bom senhor Taleb.

O Taleb respondeu-me e disse:

"Suporta seus rigores.

Escuta-me agora,

e te darei conselho

sensato e bom.

Afasta teu coração verdadeiro

da lembrança.

Esquece teu amor

como ela te esqueceu.

Coragem.

A perda dela agora

te consome e empalidece.

Por ela negligenciaste tudo

e sacrificaste

boa parte de teus dias.

Atende meus conselhos

e não me afastes.

Ouve o que dizem os sábios

em seus provérbios:

'Aquilo que é amargo

nunca pode tornar-se doce.'

'Deixa aquele

cujo convívio é penoso,

e une-te a quem possui

caminho fácil.'

'Suporta as dores do amor

até que passem.'"

Onde está tua cura,

ó Taleb?

Dize-me onde.

Teu remédio se perdeu,

meu bom senhor Taleb.

Se és poderoso, Taleb,

aceita minha desculpa

e ajuda minha causa.

Tuas palavras são todas vãs;

apenas aumentam meus males.

Pois jamais poderei esquecer

meu amor,

minha querida beleza perfeita.

Enquanto eu viver,

eu a amo,

rainha das belezas.

Ela é alma da minha alma,

luz dos meus olhos,

minha doce.

E, oh,

como cresce meu amor.

Eu seria escravo,

obediente a um homem desprezado.

Talvez aquilo que está distante

venha a ser o mais próximo.

E se o momento chega,

bem sabes,

tu que conheces todos os provérbios:

quem está são perecerá,

e o inválido será curado.

Onde está tua cura,

ó Taleb?

Dize-me onde.

Teu remédio se perdeu,

meu bom senhor Taleb.

Então o Taleb lhe respondeu

e disse:

"Estás preso

nas armadilhas de Qeys,

bem sabes.

Ele sitiou fortemente

o coração de Leyla

e depois esperou,

tremendo,

no lugar do encontro.

Tu agora cortejas teu amor

há dois longos anos,

e ela não se abranda,

nem fala contigo.

Que Deus nos abençoe a ambos."

O Senhor é generoso.

Ele vê.

Se vem a aflição,

ele a fará passar.

Minha sorte é triste,

e estou cheio de medo.

As altas montanhas

derreteriam

e se tornariam areia

se eu lhes contasse

minhas dores.

Onde está tua cura,

ó Taleb?

Dize-me onde.

Teu remédio se perdeu,

meu bom senhor Taleb.

Ó Taleb,

se eu contasse minha história de dor

a um sabre da Índia,

ele derreteria

ao ouvir meus lamentos.

Meu coração não pode suportar

estas torturas,

e meu peito está em fogo.

Minha história terminou;

aqui encerro minha canção

e publico com ela

o meu nome.

É Ben Sahla.

Não oculto

como sou chamado,

e em meu negro desespero

não cesso meus altos lamentos.

Ó vós que experimentastes

os ferrões do amor,

desculpai-me agora

e não me censureis

neste caso.

Sei que morrerei,

vencido pela dor.

O médico do meu coração

prolonga meu sofrimento.

Não me cura,

nem corta o fio

da minha triste vida.

Onde está tua cura,

ó Taleb?

Dize-me onde.

Teu remédio se perdeu,

meu bom senhor Taleb.

Poemas do Magrebe - Bloco Final

A Moça da Cidade e a Moça do Campo

Ó tu que me escutas,

recitarei uma destas histórias

de que sou mestre,

uma história verdadeira.

Com elas movo os corações

dos amantes semelhantes a ti,

e distraio seus espíritos

com narrativas agradáveis.

Como as ouço,

assim as relato,

e elas agradam meus amigos

pelo fluxo do engenho

e pela eloquência do pensamento.

Conto a batalha das belezas.

Minha canção está escrita

com perfeição,

reta e clara.

Sem pensar em nada,

eu caminhava certo dia,

quando fui ver algumas belezas formosas,

tais como nunca vira

nem na cidade

nem no campo.

Eu deveria ter dito

que eram sol e lua,

e que as moças daquele tempo

eram estrelas brilhantes,

superando de longe

as Plêiades.

As estrelas sentem inveja

em seus firmamentos distantes,

umas das outras.

É por isso que vemos

eclipses do sol e da lua.

Minha história é verdadeira.

As mulheres,

como as estrelas,

também têm ciúmes.

Duas jovens virgens se encontraram

no dia em que as vi,

dia triste para elas,

pois uma tinha ciúme da outra.

A moça da cidade disse à beduína:

"Olha para as tuas semelhantes

e verás nelas apenas rústicas,

verdadeiras cadelas do acampamento.

Ora, que és tu

diante de uma moça da cidade?

És uma beduína.

Não sonhas com odres de pele de cabra

para encher ao amanhecer?

E com cargas de lenha

que deves cortar todos os dias?

E como estás condenada

a girar o moinho a noite inteira,

fatigada, atormentada?

Teus pés, descalços,

estão rachados

e cheios de fendas.

Tua cabeça jamais sente

o alívio de se descobrir.

E tu, toda quebrada de fadiga,

deves dormir no chão,

deitada em fuligem e poeira,

como serpente enrolada sobre si mesma.

Tua cobertura

são os farrapos de velhas tendas;

teu travesseiro,

as pedras do fogão.

Toda vestida de trapos,

dormes um sono pesado

e acordas para outro dia estúpido.

Tal é a vida

de todos vós,

gente do campo.

Que és tu, então,

comparada aos que vivem

à sombra dos muros,

que têm mesquitas para rezar,

onde questões são discutidas

e atos são redigidos?"

A mulher árabe respondeu

à moça da cidade:

"Sai daqui.

És como coruja de caverna.

E quem és tu

diante das moças árabes,

filhas daquelas tribos

cujos estandartes ondulam

sobre bravos bandos de cavaleiros

enquanto avançam?

Olha para tuas semelhantes.

O médico nunca pode

deixar-lhes o lado.

Sem que se conheça doença,

estão desbotadas,

pálidas,

amareladas.

A cal áspera

encheu teu sangue de veneno.

Estás morta,

embora pareças viva.

Nunca viste nossos nobres árabes

e seus feitos de força,

que levam prosperidade ao deserto

com suas espadas afiadas.

Se pudesses ver nossa tribo

quando todos os cavaleiros

investem contra um bando inimigo,

armados de lanças brilhantes

e escudos para quebrar

o golpe forte do adversário.

Os que são como eles

têm fama longínqua

e são glorificados.

São anfitriões generosos

e homens de natureza livre.

Nas mesquitas que construíram

fizeram alojamentos

para tolba e hóspedes.

Todos os que vêm visitá-los

levam presentes

e lhes dão louvores.

Por que deveriam morar na cidade,

onde tudo é comprado

a preço de prata?"

A moça da cidade respondeu:

"Ó beduína,

esqueces tudo

que tens de fazer.

Vais de casa em casa

com alcachofras,

malvas,

cercefi

e coisas assim,

com as roupas encharcadas

de gordura.

Essa é tua vida diária.

Não falo

do que está oculto à vista.

Cessa tuas calúnias.

Que podes dizer de mim?

Melhor que tu

sigo todos os preceitos

da Suna

e observo com mais fidelidade

as horas sagradas.

Oculta pelo véu,

nenhum olho viu meu rosto.

Não sou como tu,

sempre no campo.

Tenho ruas para seguir

quando caminho fora.

Que és tu, então,

diante de mim?

Não apascento vacas

nem as sigo o dia inteiro.

Comes azedinha selvagem

e palmito de palmeira anã.

Teus pés se cansam

de andar longe,

e tuas mãos ásperas

de cavar a terra."

"O que te impele,

e o que te conduz",

perguntou a moça do campo

à moça da cidade,

"a ultrajar-nos assim

e dizer tais palavras contra nós,

tu que és a pior das criaturas,

em quem todos os vícios

estão reunidos?

Sois todas pecadoras perversas,

e Satã não ousaria

contar vossos atos.

Sois todas feiticeiras.

Trairíeis vosso irmão,

para não falar de maridos.

Caminhais sem guarda,

sozinhas pela rua,

contra a vontade de vosso marido.

E renegais vossa santa fé.

A maldição do céu

pesará sobre vós

quando fordes encontrar vosso Deus.

Nenhuma de vós é honesta.

Ó cegas,

que não quereis ver,

de onde vem vossa cegueira?

Violais a lei divina,

e poucas entre vós

temem o Senhor.

É no campo,

entre os campos,

que as mulheres adoram a Deus.

Por que dizes

que só as mulheres da cidade

são piedosas?

Podes fazer minhas orações

por mim?"

"Que prazer têm

as moças do campo?",

respondeu a moça da cidade.

"Não há divertimentos ali.

Nada existe

para distrair os olhos.

Não tingem as mãos com henna

para realçar

um braço arredondado.

Não usam trajes ricos,

que custam centenas

de peças de prata cada um,

nem muitas roupas

ornadas de pedras preciosas.

Não se penteiam

com lenços de foulard

brocados de flores.

Nem têm véus

ou lenços de seda

bordados de ouro.

Jamais têm uma ama negra

para criar os filhos

e correr em serviços

por toda a casa.

E ainda assim se gabam

tão alto quanto qualquer fanfarrão.

Por que me acusas

de levar vida censurável,

enquanto a tua

merece reprovação?

A sujeira no campo

reina soberana.

A água mal basta

para beber,

sem sobrar para o banho.

O chão vos serve de cama,

e painço é vosso alimento,

ou trigo podre

e cevada."

Então tomou a palavra

e falou a mulher árabe escura:

"Quem são teus ancestrais?

Qual é tua tribo

entre todas as que enchem

o mundo poderoso?

Não sois senão Beny Leqyt,

escória de povos de toda espécie.

Chamas a ti mesma

mulher da cidade.

Que são os homens da cidade?

Teus senhores

não caluniam os outros.

Somente aqueles

que vêm de onde ninguém sabe

têm língua tão rude.

Querias insultar-me,

tu, de estirpe como a tua,

com tal nome espalhado?

E querias provocar

uma Qorechyte,

uma Hachemite,

de ancestrais gloriosos

que conquistaram sua fama?

Convém a uma mulher

nascida de tal linhagem ilustre

orgulhar-se de sua origem.

Mas tu,

descendente vil

de raça conquistada.

Chamas-te sunita,

mas não conheces

as três grandes coisas

que seu Autor nos deu:

Ele conhece todos os segredos.

Primeiro, o Paraíso;

depois, o Corão;

e então nosso grande Profeta,

destruidor das falsas crenças

e intercessor

por todos os homens.

Quem o ama

ama também os árabes

e se une a eles.

E quem os odeia,

odeia também, em verdade,

o escolhido de Deus.

Tu o odeias,

pois insultas meus ancestrais,

procuras abaixar sua posição

e aviltar sua fama.

Pensa em teus maus atos

para o dia

em que jazerás no túmulo,

e também para aquele

em que te erguerás outra vez,

insultadora dos árabes,

rei dos povos da terra."

"Os árabes eu não desprezo

de modo algum",

disse a mulher da cidade,

"nem diminuo sua honra.

Foi apenas por tua causa

que falei contra eles.

Mas foste tu

que insultaste toda a minha família

e colocaste tua raça acima.

Quem começa

está sempre em falta,

não quem responde.

Tu começaste a disputa.

Roga a Deus,

nosso Senhor,

que me perdoe,

como também eu rogarei a ele.

E não atacarei mais

os árabes.

Se me ofenderem,

eu os perdoarei

e os amarei

por causa de nosso santo Profeta.

Um dia despertarei

no Paraíso.

Dele isso é dado,

muito além de todo preço.

Francamente,

eu os amo mais

do que amo a mim mesma.

Amo-os

do fundo do coração.

Quem ama um povo

ressuscitará com ele.

E aqui ponhamos fim

a todas as nossas palavras

de disputa

e injúria mútua."

Eu lhes disse

que era meu dever claro

reconciliá-las.

Atribuí a ambas

intenções puríssimas.

Depois as mandei para casa

e tornei agradável o caminho.

Afastei seus cuidados

com palavras de mel.

Compus os versos desta peça

com sentido mais delicado

que o raro perfume

da flor de laranjeira,

ou que açúcar doce,

para os corações bondosos

que sabem perdoar.

Quanto aos de mau espírito,

que provem o zeqqoum.

Com as flores da retórica

minha canção está ornada,

como o peito

de uma bela virgem

todo coberto de pedras,

que brilham como estrelas luminosas

no firmamento.

Algumas de suas palavras

parecerão severas

aos que criticam.

Colhi-as como um ramalhete

no jardim das alusões.

Que homens de coração de leão

e espírito penetrante,

amados por Deus

e objetos de seu cuidado,

recebam minhas saudações

enquanto viverem,

minhas incontáveis saudações.

Devo deixar meu nome conhecido

àquele que está sujeito aos Cherfa

e obedece a seu poder poderoso.

O mym precede;

depois vem o ha escrito.

O mym e o dal

completam o círculo

e o tornam compreensível

a quem lê:

Mahomet.

Que Deus me perdoe

esta obra tão frívola,

e também todas as minhas faltas

e erros.

Nele deposito confiança,

Criador de todos os homens,

com perdão livre

para todos os nossos pecados,

e em sua misericórdia confio,

pois ele a concede

a quem a busca.

A moça do campo

e a moça da cidade

compareceram diante do juiz,

exigindo sentença justa.

Por algum tempo

uniram-se em invectivas ferozes,

mas, ao fim,

deixei-as reconciliadas.

1/1
Menu

Fazer anotação