Cinco Histórias Berberes
Cinco Histórias Berberes
Traduzido a partir da versão inglesa de G. Mercier e Chauncey C. Starkweather.
Djokhrane e os Gaios
O antepassado do avô de Mahomet Amokrane chamava-se Djokhrane. Era um romano dos tempos antigos, que vivia em T'kout na época dos romanos. Um de seus compatriotas levantou-se contra eles, e combateram. Esse romano levava vantagem, até que um pássaro da espécie chamada gaios veio em auxílio de Djokhrane e bicou os olhos do romano até salvar seu adversário.
Daquele tempo em diante, o pássaro permaneceu amigo de Djokhrane. Este disse a seus filhos:
"Enquanto viverdes, jamais comais esse pássaro. Se encontrardes alguém que traga um desses pássaros para comer, comprai-o e soltai-o."
Até hoje, quando alguém leva um gaio a um de seus descendentes, ele o compra por prata e lhe dá liberdade. Esta história é verdadeira, e não é mentira.
O Ogro e a Bela Mulher
Alguns caçadores partiram com seus camelos. Quando chegaram ao campo de caça, soltaram os camelos para que pastassem, caçaram até o pôr do sol e depois voltaram ao acampamento.
Certo dia, enquanto um deles seguia caminho, viu as marcas de um ogro, cada uma com três pés de largura, e começou a segui-las. Prosseguiu e encontrou o lugar onde o ogro havia feito recentemente sua toca. Voltou e disse aos companheiros:
"Encontrei rastros de um ogro. Vinde, vamos procurá-lo."
"Não", responderam. "Não iremos procurá-lo, porque não somos mais fortes que ele."
"Concedei-me catorze dias", disse o caçador. "Se eu voltar, vereis. Se não, levai de volta meu camelo com a caça."
No dia seguinte, partiu e começou a seguir os rastros do ogro. Caminhou quatro dias, até descobrir uma caverna, na qual entrou. Lá dentro encontrou uma bela mulher, que lhe disse:
"Que te traz aqui, onde serás devorado por este ogro?"
"Mas tu", respondeu o caçador, "qual é tua história, e como o ogro te trouxe para cá?"
"Há três dias ele me roubou", respondeu ela. "Eu estava prometida ao filho de meu tio; então o ogro me levou. Fiquei na caverna. Muitas vezes ele me traz comida. Permaneço aqui, e ele não me mata."
"Por onde ele entra", perguntou o caçador, "quando volta para cá?"
"É por este caminho", respondeu ela. O caçador foi para o meio da caverna, carregou a arma e esperou. Ao pôr do sol, o ogro chegou. O caçador mirou e atirou, atingindo o ogro entre os olhos no momento em que ele se sentava.
Aproximando-se dele, viu que trouxera consigo dois homens para cozinhar e comer. Pela manhã, passou o dia recolhendo a prata escondida, tomou o que pôde e iniciou o retorno. No décimo quarto dia chegou ao lugar onde deixara os companheiros e os encontrou ali.
"Deixai a caça que conseguistes e voltai comigo à caverna", disse-lhes. Quando chegaram, tomaram todas as armas e roupas, carregaram-nas nos camelos e partiram de volta à aldeia.
No meio do caminho, brigaram para decidir qual deles se casaria com a mulher. A pólvora falou entre eles. Nosso homem matou quatro, levou a mulher para casa e casou-se com ela.
O Falso Vizir
Um rei tinha uma esposa que lhe disse: "Gostaria de visitar meu pai."
"Muito bem", disse ele. "Espera hoje, e amanhã partirás com meu vizir."
No dia seguinte, partiram levando as crianças e uma escolta, para que não fossem atacados no caminho. Pararam ao pôr do sol e passaram a noite na estrada. O vizir disse aos guardas: "Vigiai para que não sejamos capturados, se os ladrões vierem nos agarrar." Eles guardaram a tenda.
O vizir pediu à esposa do rei que se casasse com ele, e matou um de seus filhos porque ela recusou. No dia seguinte, partiram de novo. Na noite seguinte, voltou a pedir à esposa do rei que se casasse com ele, ameaçando matar uma segunda criança se ela recusasse. Ela recusou, e ele matou o segundo filho.
Na manhã seguinte partiram, e quando pararam novamente à noite ele pediu outra vez à esposa do rei que se casasse com ele.
"Eu te matarei se recusares."
Ela pediu demora, tempo para fazer suas orações. Rezou a Deus, Senhor de todos os mundos, e disse: "Ó Deus, salva-me do vizir." O Senhor dos mundos ouviu sua oração. Deu-lhe asas de pássaro, e ela voou para o céu.
Ao amanhecer, pousou numa grande cidade e encontrou um homem à beira da estrada. Disse-lhe: "Pela face de Deus, dá-me tuas roupas, e eu te darei as minhas."
"Toma-as, e que Deus te honre", disse ele. Então ela estava bela. Essa cidade não tinha rei. Os membros do conselho disseram:
"Esta criatura é bela; faremos dele nosso rei." O canhão falou em sua honra e os tambores rufaram.
Quando ela voou para o céu, o vizir disse aos guardas: "Sereis minhas testemunhas de que ela foi para o céu, de modo que, quando eu vir o rei, ele não possa dizer: 'Onde está ela?'" Mas quando o vizir contou essa história, o rei disse:
"Irei procurar minha esposa. Mentiste. Irás comigo."
Partiram e foram de aldeia em aldeia. Perguntavam: "Foi encontrada aqui recentemente uma mulher? Nós a perdemos." E o povo das aldeias dizia: "Não a encontramos."
Foram então a outra aldeia e perguntaram. Nessa aldeia, a esposa do sultão os reconheceu, chamou seu servo e lhe disse: "Vai, traze-me esse homem." Ela disse ao rei: "Por que motivo vieste aqui?"
Ele disse: "Perdi minha esposa."
Ela respondeu: "Fica aqui e passa a noite. Daremos jantar e te interrogaremos."
Quando o sol se pôs, ela disse ao servo: "Vai, traze o jantar, para que os hóspedes comam." Depois que comeram, disse ao rei: "Conta-me tua história."
Ele respondeu: "Minha história é longa. Minha esposa partiu na companhia de um vizir de confiança. Ele voltou e disse: 'Por Deus, tua esposa foi para o céu.' Eu respondi: 'Não, mentiste. Irei procurá-la.'"
Ela lhe disse: "Eu sou tua esposa."
"Como vieste parar aqui?", perguntou ele.
Ela respondeu: "Depois de termos partido, teu vizir veio a mim e pediu que eu me casasse com ele, ou mataria meu filho. 'Mata-o', eu disse, e ele matou ambos."
Dirigindo-se ao vizir, ela disse: "E tua história? Vamos ouvi-la."
"Voltarei num momento", disse o vizir, pois a temia. Mas o rei cortou-lhe a cabeça.
No dia seguinte, reuniu o conselho da aldeia, e sua esposa disse: "Perdoai-me e deixai-me ir, pois sou uma mulher."
O Soufi e o Targui
Dois Souafa eram irmãos. Separando-se certo dia, um disse ao outro: "Ó meu irmão, casemos teu filho com minha filha." Assim os jovens primos se casaram, e o pai do jovem lhes deu uma casa separada.
Aconteceu que um homem entre os tuaregues ouviu falar dela como mulher notável. Montou seu camelo mais veloz, de dez anos, e foi à casa dela. Chegando perto da residência, encontrou alguns pastores.
"Quem sois?", disse.
"Somos Souafa."
Ele confiou em um deles e lhe disse: "Pela face do Senhor dos mundos, ó favorito das belas mulheres, homem de aparência notável, dize-me se a senhora tal, filha de tal, está aqui."
"Está aqui."
"Pois bem, se tens sentimentos de homem, desejo que a tragas aqui. Quero vê-la."
"Farei o que pedes. Se ela vier, eu a trarei. Se não, voltarei e te direi."
Ele partiu e, chegando à casa da senhora, viu algumas pessoas e lhes disse "boa noite".
"Vem jantar conosco", disseram-lhe.
"Acabei de comer e não tenho fome." Fingiu divertir-se com eles para encurtar a noite, mas na verdade para adormecer sua vigilância. Essas pessoas foram divertir-se, enquanto ele se encontrava com a senhora.
"Um homem me envia a ti", disse ele, "um Targui, que quer casar-se contigo. É tão belo quanto tu; seus olhos são belos, seu nariz é belo, sua boca é bela."
"Pois bem, eu me casarei com ele." Ela foi até ele, casou-se com ele, e partiram juntos num camelo.
Quando o primeiro marido voltou, viu que ela partira. Disse a si mesmo: "Ela está na casa de meu pai, ou talvez de meu tio." Quando amanheceu, disse à irmã: "Vai ver se ela está na casa de teu pai ou de teu tio." Ela foi e não a encontrou. Ele saiu à procura dela e percebeu os rastros do camelo. Então selou seu próprio camelo.
As mulheres saíram e disseram: "Fica! Não vás; daremos nossas próprias filhas para te casares."
"Não", respondeu ele. "Quero encontrar minha esposa."
Sai, segue os rastros do camelo, aqui, aqui, aqui, até o sol se pôr. Passa a noite na pista. Seu camelo é um corredor de cinco anos. Quando o sol nasce, parte e segue novamente o rastro.
Por volta das quatro horas, chega a um acampamento dos tuaregues e encontra alguns pastores com seus rebanhos. Confia em um desses homens e lhe diz: "Uma palavra, homem bravo, irmão de belas mulheres; quero dizer-te uma palavra que não repetirás."
"Fala."
"Chegou uma mulher a este lugar anteontem à noite?"
"Chegou."
"Tens sentimentos de homem de coração?"
"De fato."
"Desejo falar com ela."
"Eu te levarei a ela. Vai, esconde teu camelo; amarra-o. Troca de roupa. Assim não serás reconhecido entre as ovelhas. Traz teu sabre e vem. Andarás como as ovelhas andam."
"Caminharei em vossa direção, tomando a aparência de uma ovelha, para não ser percebido."
"A festa de casamento está marcada para esta noite, e todos estarão fora de suas casas. Quando eu chegar à tenda dessa senhora, baterei numa estaca com meu bastão. Onde eu bater, ali é onde ela mora."
Ele espera e se esconde entre os rebanhos, e as mulheres saem para ordenhar. Observa os grupos de tendas. Encontra a esposa e ordena que ela venha com ele.
"Não irei contigo; mas se tens fome, darei comida."
"Virás comigo, ou eu te matarei."
Ela vai com ele. Ele encontra seu camelo, desamarra-o, veste suas roupas comuns, põe a esposa no dorso do camelo consigo e parte. O dia amanhece. Ela diz:
"Ó tu, filho de meu tio paterno, estou com sede." Ora, ela tramava uma traição.
Ele lhe disse: "Há água aqui?"
"No dia em que o Targui me levou, encontramos alguma naquele desfiladeiro." Chegaram ao poço.
"Desce ao poço", disse o Soufi.
"Sou apenas uma mulher. Tenho medo. Desce tu mesmo." Ele desce. Tira água. Ela bebe. Ele tira mais água para o camelo, que está bebendo, quando ela derrama a água no chão.
"Por que despejas a água?"
"Não a despejei; teu camelo bebeu." E, no entanto, ela lança olhares e vê poeira ao longe. O Targui está chegando. A mulher diz:
"Agora eu o prendi para ti."
"Bravo!", grita ele, e, dirigindo-se ao Soufi: "Tira-me água para que eu beba." Ele tira a água, e o Targui bebe. A mulher lhe diz: "Mata-o no poço. Ele atira bem. Tu não és mais forte que ele."
"Não", respondeu. "Não quero sujar um poço das tribos. Farei com que suba." O Soufi sobe até aparecerem seus ombros. Eles o agarram, içam-no, amarram-no e prendem-lhe os pés. Depois agarram seu camelo e o matam.
"Traz madeira", diz o Targui à mulher. "Assaremos carne." Ela lhe traz madeira. Ele cozinha a carne e a come, enquanto ela assa pedaços de gordura até que pinguem sobre seu primo.
"Não faças isso", diz o Targui.
Ela diz: "Ele puxou a espada contra mim, gritando: 'Vem comigo ou eu te matarei.'"
"Nesse caso, faze como quiseres."
Ela deixou a gordura cair sobre seu peito, rosto e pescoço até que sua pele se queimasse. Enquanto fazia isso, o Targui sentiu o sono chegar e disse à mulher: "Vigia-o, para que não escape de nossas mãos."
Enquanto ele dormia, o Soufi falou: "Palavra de bondade, ó excelente mulher, inclina-te sobre mim para que eu beije tua boca, ou então tua face."
Ela disse: "Que Deus esvazie tua tenda. Morrerás em breve, e pensas em beijos?"
"De fato vou morrer, e morro por ti. Amo-te mais que o mundo inteiro. Deixa-me beijar-te uma vez. Terei um momento de alegria, e então morrerei."
Ela se inclinou sobre ele, e ele a beijou.
Ela disse: "Que queres?"
"Que me desamarres." Ela o desamarrou. Ele lhe disse: "Fica em silêncio. Não digas uma palavra." Então soltou os laços que prendiam seus pés, vestiu o manto, pegou a arma, retirou a carga velha e carregou-a de novo, examinou o fecho de pederneira e viu que funcionava bem. Depois disse à mulher: "Levanta o Targui." Este acordou.
"Por que", disse ele, "não me mataste enquanto eu dormia?"
"Porque tu não me mataste quando eu estava no poço. Levanta-te. Fica ali embaixo, enquanto eu fico aqui."
O Targui obedeceu e disse ao Soufi: "Atira primeiro."
"Não. Deixarei que atires primeiro."
A mulher falou: "Golpeia, golpeia, ó Targui; tu não és tão forte quanto o Soufi."
O Targui se ergueu, atirou, e então a mulher soltou um longo "iu-iu". O tiro atingiu as chechias que voaram acima da cabeça dele. Em sua vez, o Soufi preparou-se e disse:
"Fica em pé direito agora, como eu fiz por ti." Atirou e o atingiu na testa. Morto o inimigo, lançou-se sobre ele e cortou-lhe a garganta.
Depois foi ao camelo, cortou carne e disse à mulher: "Vai, busca-me madeira. Quero cozinhar e comer."
"Não irei", disse ela. Ele se aproximou, ameaçando-a, e a golpeou. Ela então se levantou e trouxe madeira. Ele cozinhou a carne e comeu até se fartar.
Pensou então em matar a mulher, mas temeu que o povo de sua tribo dissesse: "Não a trouxeste de volta." Por isso a pôs sobre o camelo e partiu para casa. Seus primos apascentavam os rebanhos numa colina. Quando ele quase chegara, ergueu-se poeira. Aproximou-se, e viram que era ele. Seu irmão falou: "Que te fizeram?"
Ele respondeu: "A filha de meu tio fez tudo isso."
Então mataram a mulher, cortaram sua carne em tiras e a jogaram sobre uma árvore de jujuba. E os chacais e as aves de rapina vieram e passaram o dia inteiro comendo-a, até que nada restasse.
Ahmed el Hilalieu e El Redah
Ahmed el Hilalieu não era amado pelo povo em geral. Seus inimigos foram procurar uma velha feiticeira e lhe falaram assim: "Ó feiticeira, queremos que expulses este homem de nosso país. Pede o que quiseres, e nós te daremos."
Ela lhes disse: "Que Deus alegre vossos rostos. Chamai em voz alta. Nosso homem sairá, e eu o verei." Obedeceram-lhe, gritando que um camelo escapara. Imediatamente Ahmed foi procurar o pai e contou sua intenção de juntar-se à busca. Saiu montado em seu cavalo e, no caminho, encontrou algumas pessoas que lhe disseram: "Não é nada." Fez meia-volta, sem esquecer de dar água ao cavalo, e encontrou na fonte a feiticeira, que tirava água.
"Deixa-me passar", disse-lhe, "e tira meu odre de couro do caminho."
"Podes passar", respondeu ela. Ele pôs o cavalo em movimento, que pisou no odre e o rasgou.
"Tu, que és tão bravo com uma pobre mulher", disse ela, "serias capaz de trazer de volta Redah Oum Zaid?"
"Pela religião Daquele que adoro, mostrar-me-ás onde vive essa Redah, ou eu te cortarei a cabeça."
"Sabe, então, que ela vive longe daqui, e que entre ela e ti há nada menos que quarenta dias de viagem."
Ahmed voltou para casa e tomou como provisões para a jornada quarenta tâmaras da variedade deglet-nour, colocando-as no bolso. Montou seu cavalo e partiu.
Segue e segue sem parar, até chegar ao país da areia. O cavalo lança os pés para a frente e afunda na areia até o peito, mas logo para, vencido e exausto de fadiga. Ahmed el Hilalieu então lhe dirige estas palavras:
Meu bom cavalo cinzento, de nobre aparência,
a areia, a areia cruel,
devoraria teus próprios olhos.
O ar já não carrega teus relinchos fortes;
não te resta força na cabeça nem no coração.
Dar-te-ei as pradarias de Khafour,
com os olhos de Nouna matarei tua sede, por Deus;
terás uma carga inteira de cevada de mula,
que Ben Haddjouna trará aqui para ti.
Por sua vez, o cavalo falou e disse: "Desmonta, solta a peitoral, aperta a cilha, pois algumas mulheres vêm mostrar-se a nós neste país." Ahmed soltou a peitoral, montou novamente e partiu.
Enquanto avança, vê diante de si o acampamento de uma tribo e percebe um cavaleiro chegando, montado numa égua branca, ocupado em guardar camelos.
"Bênçãos sobre ti!", gritou Ahmed. "Tu, atrás dos camelos!" O cavaleiro ficou calado e não respondeu às saudações.
"Saudações a ti", gritou Ahmed de novo, "tu que estás no meio dos camelos." O mesmo silêncio obstinado.
"Saudações a ti, tu que estás diante dos camelos." O cavaleiro continuou calado. Ahmed então disse: "Saudações a ti, dono da égua branca."
"Saudações a ti!", respondeu o cavaleiro.
"Como é que não respondeste às minhas saudações por tanto tempo?"
O cavaleiro respondeu: "Chamaste-me: 'Saudações a ti, tu que estás atrás dos camelos.' Ora, atrás deles estão suas caudas. Depois disseste: 'Saudações a ti, tu que estás no meio dos camelos.' No meio deles estão suas barrigas. Disseste ainda: 'Saudações a ti, tu que estás diante dos camelos.' Diante deles estão suas cabeças. Disseste: 'Saudações a ti, ó senhor da égua branca.' E então eu te respondi: 'Saudações também a ti.'"
Ahmed el Hilalieu perguntou ao pastor: "Qual é teu nome?"
"Chamam-me Chira."
"Pois bem, Chira, dize-me onde vive Redah. É na cidade das pedras ou no jardim das palmeiras?"
"Redah mora na cidade. Seu pai é o sultão. Sete reis combateram por ela, e um deles refrescou seu coração. Chama-se Chalau. Vai, procura a casa grande. Estarás com Redah quando eu te vir de novo."
Ahmed partiu e logo encontrou a esposa do pastor, que veio diante dele e disse: "Entra, sê bem-vindo, e que a boa sorte te acompanhe." Ela amarrou o cavalo, deu-lhe de beber e foi buscar tâmaras para Ahmed. Teve o cuidado de contá-las antes de servi-las. Ele tirou um caroço, fechou novamente a tâmara, juntou todas e pôs o caroço à parte. Não comeu nada e disse à mulher: "Retira estas tâmaras, pois comi até me fartar."
Ela olhou, pegou a bandeja, contou de novo as tâmaras e percebeu que nenhuma fora comida. No entanto, havia um caroço, e nenhuma tâmara faltava. Ela clamou:
Ai! Meu coração, por amor deste jovem,
está vazio de vida
como esta tâmara está vazia de caroço.
Então soltou um suspiro, e sua alma voou.
Ahmed permaneceu ali como num sonho até que o pastor voltou. "Tua esposa está morta", disse-lhe, "e se quiseres, darei a ti o peso dela em ouro e prata."
Mas o pastor respondeu: "Eu também sou filho de um sultão. Vim visitar esta mulher e desejo vê-la. Acalma-te. Não tomarei teu ouro nem tua prata. Esta é a estrada que deves seguir; vai, até chegares ao castelo onde ela está."
Ahmed partiu e, quando chegou ao castelo, ergueu-se nos estribos e lançou a sombra de sua lança sobre a janela.
Redah, dirigindo-se à sua negra, disse: "Vê agora o que projeta essa sombra. É uma nuvem, ou a lança de um árabe?"
A negra foi ver, voltou à senhora e lhe disse: "É um cavaleiro como jamais vi igual em toda a minha vida."
"Volta", disse Redah, "e pergunta quem ele é." Redah foi ver e disse:
Ó cavaleiro que vens diante de nossos olhos,
por que procuras tua morte?
Dize-me, por tua honra verdadeira,
qual é tua origem?
Ele respondeu:
Oh, sou chamado Ahmed el Hilalieu,
bem conhecido entre todas as tribos
das filhas de Hilal.
Trago na mão uma lança que ama matar;
quem me ataca conta com a fuga e morre.
Ela lhe disse:
Tu és Ahmed el Hilalieu?
Jamais uma ave nobre ronda a zeriba;
o falcão generoso não se volta para os ninhos.
Ó louco, por que tanto cuidado
com uma árvore que não dá tâmaras?
Ele respondeu:
Pedirei ao nosso grande Senhor de tudo
que nos dê chuva para cobrir toda a terra
de pastagens e flores.
E comeremos de todo tipo de fruto
que cresce sobre a terra.
Redah:
Nós, mulheres, somos como a seda.
E apenas os verdadeiros mercadores
sabem como nos manejar.
Ahmed el Hilalieu então disse:
Tenho, entre as moças de Hilal,
outras que valem mais que tu,
vestidas da seda mais delicada,
de cor mais rica,
ó Redah, ó quinto rito.
E, voltando a cabeça do cavalo, foi embora. Mas ela o chamou de volta:
Sou uma laranja; tu, o jardineiro.
Sou uma palmeira, e tu cortas meu fruto.
Sou uma fera, e tu me abates.
Eu sou... por tua honra,
ó cavalo cinzento,
volta a cabeça.
Pois daqui em diante somos amigos.
Ela disse à negra: "Vai abrir bem a porta, para que ele entre."
A negra o admitiu e amarrou seu cavalo. No terceiro dia, ele viu a negra rindo.
"Por que ris, negra?"
"Há três dias não fazes tuas orações."