Contos Populares dos Berberes II
Contos Populares dos Berberes - Bloco 4
Hamed-ben-Ceggad
Havia numa cidade um homem chamado Hamed-ben-Ceggad. Vivia sozinho com sua mãe. Não se sustentava senão pela caça. Um dia, os habitantes da cidade disseram ao rei:
“Hamed-ben-Ceggad está levando vantagem sobre ti.”
O rei lhes respondeu:
“Dizei-me por que falais assim comigo, ou mandarei cortar vossas cabeças.”
“Como ele só come carne de aves, aproveita-se de ti para obter alimento.”
O rei mandou chamar Hamed e lhe disse:
“Caçarás para mim, e eu fornecerei alimento para ti e para tua mãe.”
Todos os dias Hamed levava caça ao príncipe, e o príncipe se enchia de orgulho por causa dele.
Os habitantes da cidade tiveram inveja de Hamed. Foram ao sultão e disseram:
“Hamed-ben-Ceggad é valente. Ele seria capaz de trazer-te a árvore de madeira de coral e a palmeira das feras.”
O rei disse a Hamed:
“Se não tens medo, traz-me a árvore de madeira de coral e a palmeira das feras.”
“Está bem”, disse Hamed.
No dia seguinte, levou consigo toda a gente da cidade. Quando chegou à árvore, matou todas as feras, cortou a palmeira, carregou-a sobre os ombros do povo, e o sultão construiu uma casa de madeira de coral.
Vendo que ele tinha sucesso em tudo, disseram ao rei:
“Já que realiza tudo aquilo que tenta, manda que te traga a mulher dos adornos de prata.”
O príncipe repetiu essas palavras a Hamed, que respondeu:
“A tarefa que me dás é dura; ainda assim, eu a trarei para ti.”
Pôs-se a caminho e chegou a um lugar onde encontrou um homem pastoreando um rebanho de ovelhas, com uma mó pendurada ao pescoço e tocando flauta. Hamed disse:
“Pelo Senhor, eu não consigo levantar uma pequena pedra, e este homem pendura uma mó ao pescoço.”
O pastor disse:
“Tu és Hamed-ben-Ceggad, que construiu a casa de madeira de coral?”
“Quem te contou isso?”
“Um pássaro que voou pelo céu.”
E acrescentou:
“Irei contigo.”
“Vem”, disse Hamed.
O pastor tirou a mó do pescoço, e as ovelhas se transformaram em pedras.
No caminho, encontraram um homem nu, que rolava na neve. Disseram entre si:
“O frio nos fere, e no entanto esse homem rola na neve sem que o frio o mate.”
O homem lhes disse:
“Tu és Hamed-ben-Ceggad, que construiu a casa de madeira de coral?”
“Quem te contou isso?”
“Um pássaro que passou voando pelo céu me contou. Eu te acompanharei.”
“Vem”, disse Hamed.
Depois de prosseguirem por algum tempo, encontraram um homem de orelhas compridas.
“Pelo Senhor”, disseram, “nós temos apenas orelhas pequenas, e este homem as tem imensas.”
“Foi o Senhor quem as criou assim; mas, se Deus quiser, eu vos acompanharei, pois tu és Hamed-ben-Ceggad.”
Chegaram à casa da mulher dos adornos de prata, e Hamed disse aos moradores:
“Entregai-nos esta mulher, para que a levemos embora.”
“Muito bem”, disse o irmão dela, o ogro.
Mataram um boi, puseram-no sobre uma padiola, que erguiam e pousavam com a ajuda de noventa e nove homens.
“Dai-nos um dos vossos homens que consiga levantar esta padiola.”
Aquele que trazia mós penduradas ao pescoço disse:
“Eu consigo levantá-la.”
Quando a colocou no chão, serviram um cuscuz com aquele boi. O ogro disse:
“Comei tudo o que vos damos.”
Eles comeram um pouco, e o homem das orelhas compridas escondeu o restante da comida. O irmão continuou:
“Dai-nos um de vós que vá colher um ramo de uma árvore que fica sozinha no alto de uma montanha, a dois dias de marcha pela neve.”
Aquele que rolara na neve partiu e trouxe de volta o ramo.
“Resta uma prova”, disse o ogro. “Uma perdiz voa no céu; que um de vós a acerte.”
Hamed-ben-Ceggad a matou.
Deram-lhe a mulher. Mas, antes da partida, o irmão entregou a ela uma pena e lhe disse:
“Quando alguém tentar fazer contigo qualquer coisa contra tua vontade, lança esta pena no fogo da lareira, e nós viremos a ti.”
Disseram à mulher:
“O velho sultão vai casar contigo.”
Ela respondeu:
“Um velho jamais se casará comigo.”
E lançou a pena ao fogo. Seu irmão apareceu, matou todos os habitantes da cidade, assim como o rei, e entregou a mulher a Hamed-ben-Ceggad.
* * *
O Guardanapo Mágico
Um taleb fez uma proclamação nestes termos:
“Há alguém que queira vender a si mesmo por cem mitquals?”
Um homem aceitou vender-se. O estrangeiro levou-o ao cádi, que escreveu o contrato de venda. O homem recebeu os cem mitquals, entregou-os à mãe e partiu com o taleb.
Foram a um lugar onde este começou a repetir certas fórmulas. A terra se abriu, e o homem entrou por ela. O outro lhe disse:
“Traz-me o castiçal de junco e a caixa.”
Ele pegou aquilo e saiu, guardando a caixa no bolso.
“Onde está a caixa?”, perguntou o taleb.
“Não a encontrei.”
“Pelo Senhor, vamos embora.”
Levou-o às montanhas, atirou-lhe uma pedra e foi embora. O homem ficou estendido no chão durante três dias. Depois voltou a si, regressou ao seu país e alugou uma casa. Abriu a caixa e encontrou dentro dela um guardanapo de seda. Ao abri-lo, viu que tinha sete dobras. Desdobrou uma delas. Gênios vieram ao redor do quarto, e uma jovem dançou até o amanhecer.
O homem permaneceu ali todo aquele dia, até a noite. Nessa noite, o rei saiu e, ao ouvir o ruído da dança, bateu à porta com seu vizir. Receberam-no com um haik vermelho. Ele se divertiu até o amanhecer. Depois voltou para casa com o vizir.
Este mandou chamar o homem e disse:
“Dá-me a caixa que tens em casa.”
O homem levou-a ao rei, que lhe disse:
“Dá-me a caixa que tens, para que eu me divirta com ela, e eu te casarei com minha filha.”
O homem obedeceu e casou-se com a filha do sultão. O sultão se divertiu com a caixa e, depois de sua morte, o genro o sucedeu.
* * *
A Criança e o Rei dos Gênios
Havia um xeque que ensinava dois talebs. Um dia, trouxeram a um deles um prato de cuscuz com carne. O gênio o roubou e o levou embora. Quando chegaram lá embaixo, ensinou-lhe.
Um dia, a criança estava chorando. O rei dos gênios lhe perguntou:
“Por que choras?”
“Choro por meu pai e por minha mãe. Não quero mais ficar aqui.”
O rei perguntou a seus filhos:
“Quem o levará de volta?”
“Eu”, disse um deles. “Mas como devo levá-lo?”
“Leva-o de volta depois de lhe entupires os ouvidos com lã, para que não ouça os anjos adorando o Senhor.”
Quando chegaram a certo lugar, a criança ouviu os anjos adorando o Senhor e fez como eles. Seu guia a soltou, e ela permaneceu três dias sem despertar.
Quando voltou a si, retomou o caminho e encontrou uma cadela-mãe que dormia enquanto seus filhotes latiam, embora ainda não tivessem nascido. Prosseguiu e encontrou em seguida um asno atacado por uma nuvem de moscas. Mais adiante, viu duas árvores; sobre uma delas estava pousado um pássaro azul. Depois ele voou para a outra árvore e começou a cantar. Encontrou então uma fonte cujo fundo era de prata, a abóbada de ouro e as águas brancas. Seguiu adiante e encontrou um homem que permanecia de pé havia três dias, sem dizer palavra. Por fim, chegou a uma aldeia protegida por Deus, mas na qual ninguém entrava.
Encontrou um sábio e lhe disse:
“Quero fazer-te algumas perguntas.”
“Que desejas perguntar?”
“Encontrei uma cadela-mãe que dormia enquanto seus filhotes latiam, embora ainda não tivessem nascido.”
O sábio respondeu:
“É o bem do mundo: que o velho se cale, pois tem vergonha de falar.”
“Vi um asno atacado por uma nuvem de moscas.”
“São Pjoudj e Madjoudj de Deus, Gog e Magog, e o Anticristo.”
“Encontrei duas árvores; sobre uma delas pousava um pássaro azul, que depois voou para a outra e começou a cantar.”
“É a imagem do homem que tem duas esposas. Quando fala com uma, a outra se irrita.”
“Vi uma fonte cujo fundo era de prata, a abóbada de ouro e as águas brancas.”
“É a fonte da vida. Quem beber dela não morrerá.”
“Encontrei um homem que estava rezando. Fiquei três dias, e ele não falou.”
“É aquele que nunca rezou sobre a terra e agora faz reparação.”
“Envia-me a meus pais”, concluiu a criança.
O velho viu uma nuvem clara e lhe disse:
“Leva esta criatura humana ao Egito.”
E a nuvem a levou a seus pais.
* * *
Os Sete Irmãos
Eis uma história que aconteceu certa vez. Um homem tinha sete filhos, que possuíam sete cavalos, sete espingardas e sete pistolas para a caça. A mãe deles estava prestes a aumentar a família. Disseram ao pai:
“Se tivermos uma irmãzinha, ficaremos. Se tivermos um irmãozinho, partiremos.”
A mulher teve um menino. Eles perguntaram:
“O que é?”
“Um menino.”
Montaram seus cavalos e partiram, levando provisões. Chegaram a uma árvore, dividiram o pão e comeram. No dia seguinte, seguiram viagem até um lugar onde encontraram um poço, de onde tiraram água. O mais velho disse:
“Vamos, ponhamos o mais novo no poço.”
Uniram-se contra ele, puseram-no ali dentro e partiram, deixando-o no fundo. Depois chegaram a uma cidade.
O jovem permaneceu algum tempo no poço em que o haviam colocado, até que, um dia, uma caravana que passava por ali parou para tirar água. Enquanto as pessoas bebiam, ouviram algo se mexer no fundo do poço.
“Esperai um momento”, disseram.
Baixaram uma corda, o jovem agarrou-se a ela e subiu. Estava negro como um negro. As pessoas o levaram e o venderam a um homem, que o conduziu para sua casa. Ele ficou ali um mês e tornou-se branco como a neve.
A mulher do homem disse:
“Vem, vamos embora juntos.”
“Nunca!”, respondeu ele.
Ao anoitecer, o homem voltou e perguntou:
“O que está fazendo o negro?”
“Vende-o”, disse a mulher.
Ele disse ao jovem:
“Estás livre. Vai para onde quiseres.”
O jovem partiu e chegou a uma cidade onde havia uma fonte habitada por uma serpente. Não podiam tirar água dessa fonte sem que ela comesse uma mulher. Naquele dia, era a vez da filha do rei ser devorada.
O jovem perguntou a ela:
“Por que choras?”
“Porque hoje é minha vez de ser devorada.”
O estrangeiro respondeu:
“Coragem. Matarei a serpente, se Deus quiser.”
A jovem entrou na fonte. A serpente lançou-se contra ela; mas, assim que mostrou a cabeça, o jovem a golpeou com seu bastão e a fez voar longe. Fez o mesmo com a cabeça seguinte, até que a serpente morreu. Todo o povo da cidade veio tirar água.
O rei disse:
“Quem fez isto?”
“Foi ele”, gritaram, “o estrangeiro que chegou ontem.”
O rei deu-lhe sua filha e o nomeou seu lugar-tenente. A festa de casamento durou sete dias. Minha história terminou antes que meus recursos se esgotassem.
Contos Populares dos Berberes - Bloco 5
Meio-Galo
Em tempos passados, havia um homem que tinha duas mulheres: uma era sensata, a outra, tola. Possuíam em comum um galo. Um dia, brigaram por causa dele, cortaram-no em dois, e cada uma ficou com uma metade. A mulher tola cozinhou sua parte. A sensata deixou a sua viver, e ela andava sobre uma só pata e tinha apenas uma asa.
Assim se passaram alguns dias. Então Meio-Galo levantou-se cedo e partiu em peregrinação. Ao meio-dia, cansou-se e foi até um riacho para descansar. Um chacal veio beber ali. Meio-Galo saltou sobre suas costas, arrancou-lhe um pelo, guardou-o debaixo da asa e retomou a viagem.
Seguiu até o anoitecer e parou debaixo de uma árvore para passar a noite. Não fazia muito tempo que descansava quando viu um leão passar perto da árvore onde estava deitado. Assim que percebeu o leão, saltou-lhe às costas e arrancou-lhe um pelo, que guardou junto ao do chacal.
Na manhã seguinte, levantou-se cedo e retomou o caminho. Ao chegar ao meio de uma floresta, encontrou um javali e disse:
“Dá-me um pelo de teu lombo, como fizeram o rei dos animais e o mais astuto deles: o leão e o chacal.”
O javali respondeu:
“Se esses dois personagens, tão importantes entre os animais, fizeram isso, também te darei o que pedes.”
Arrancou um pelo do lombo e o deu a Meio-Galo. Este seguiu seu caminho e chegou ao palácio de um rei. Começou a cantar e a dizer:
“Amanhã o rei morrerá, e eu tomarei sua mulher.”
Ao ouvir essas palavras, o rei ordenou a seus negros que agarrassem Meio-Galo e o lançassem no meio do curral das ovelhas e cabras, para que fosse pisoteado e morto por elas; assim o rei se livraria daquele canto. Os negros o agarraram e o atiraram no curral para que perecesse.
Quando chegou ali, Meio-Galo tirou debaixo da asa o pelo do chacal e o queimou no fogo. Assim que o pelo chegou perto do fogo, o chacal apareceu e disse:
“Por que estás queimando meu pelo? Assim que senti o cheiro, vim correndo.”
Meio-Galo respondeu:
“Vês em que situação estou. Tira-me dela.”
“Isso é fácil”, disse o chacal.
Imediatamente soprou para chamar seus irmãos. Eles se reuniram ao redor dele, e o chacal lhes deu esta ordem:
“Meus irmãos, salvai-me de Meio-Galo, pois ele tem um pelo do meu lombo e o pôs no fogo. Não quero queimar. Tirai Meio-Galo do curral das ovelhas, e podereis tomar de suas mãos o meu pelo.”
No mesmo instante, os chacais avançaram contra o curral, estrangularam tudo o que havia ali e resgataram Meio-Galo. No dia seguinte, o rei encontrou os estábulos vazios e os animais mortos. Procurou Meio-Galo, mas em vão.
No dia seguinte, à hora da ceia, Meio-Galo começou a cantar como da primeira vez. O príncipe chamou seus negros e lhes disse:
“Agarrai Meio-Galo e lançai-o no curral do gado, para que seja esmagado sob as patas dos animais.”
Os negros pegaram Meio-Galo e o atiraram no meio do curral das vacas. Assim que chegou ali, ele tomou o pelo do leão e o pôs no fogo. O leão veio rugindo e disse:
“Por que queimas meu pelo? Senti de minha caverna o cheiro de pelo queimado e vim correndo saber o motivo de tua ação.”
Meio-Galo respondeu:
“Vês minha situação. Ajuda-me a sair dela.”
O leão saiu e rugiu para chamar seus irmãos. Eles vieram com grande pressa e lhe disseram:
“Por que nos chamas agora?”
“Tirai Meio-Galo do curral dos bois, pois ele tem um dos meus pelos, que pode pôr no fogo. Se não resgatardes Meio-Galo, ele queimará o pelo, e não quero sentir cheiro de pelo queimado enquanto eu viver.”
Seus irmãos obedeceram. Mataram imediatamente todo o gado do curral. O rei viu que todos os seus animais estavam mortos e caiu em tamanha fúria que quase se estrangulou. Procurou Meio-Galo para matá-lo com as próprias mãos. Procurou por muito tempo sem encontrá-lo e, por fim, voltou para casa para descansar.
Ao pôr do sol, Meio-Galo veio a seu lugar de costume e cantou como nas outras ocasiões. O rei chamou seus negros e lhes disse:
“Desta vez, quando pegardes Meio-Galo, ponde-o numa casa e fechai todas as portas até de manhã. Eu mesmo o matarei.”
Os negros o agarraram imediatamente e o puseram na sala do tesouro. Quando chegou ali, Meio-Galo viu dinheiro debaixo dos pés. Esperou até nada mais temer dos donos da casa, que dormiam profundamente; então tirou debaixo da asa o pelo do javali, acendeu um fogo e colocou nele o pelo.
No mesmo instante, o javali veio correndo e sacudindo a terra. Empurrou a cabeça contra a parede. A parede tremeu, metade dela caiu, e o javali, indo até Meio-Galo, disse:
“Por que queimas meu pelo neste momento?”
“Perdoa-me. Vês a situação em que estou, sem contar o que me espera de manhã, pois o rei vai matar-me com as próprias mãos se não me tirares desta prisão.”
O javali respondeu:
“A coisa é fácil. Não temas; abrirei a porta para que possas sair. De fato, já ficaste aqui tempo bastante. Levanta-te, vai e toma dinheiro suficiente para ti e para teus filhos.”
Meio-Galo obedeceu. Rolou no ouro, tomou tudo o que grudou em sua asa e em sua pata, e engoliu tanto quanto pôde comportar. Tomou o caminho que seguira no primeiro dia e, ao chegar perto de casa, chamou sua senhora e disse:
“Bate agora, não tenhas medo de me matar.”
Sua senhora começou a bater, até que Meio-Galo chamou debaixo da esteira:
“Basta agora. Enrola a esteira.”
Ela obedeceu e viu a terra toda brilhando de ouro.
No tempo em que Meio-Galo voltou de sua peregrinação, as duas mulheres possuíam em comum um cão. A tola, vendo que sua companheira havia recebido muito dinheiro, disse-lhe:
“Vamos dividir o cão entre nós.”
A mulher sensata respondeu:
“Não podemos fazer nada com ele. Deixa-o viver; eu te dou minha metade. Fica com ele para ti. Não preciso dele.”
A tola disse ao cão:
“Vai em peregrinação como Meio-Galo e traz-me ouro.”
O cão partiu para cumprir as ordens de sua senhora. Começou sua viagem pela manhã e chegou a uma fonte. Como tinha sede, pôs-se a beber. Ao parar, viu no meio da fonte uma pedra amarela. Tomou-a na boca e correu de volta para casa.
Quando chegou, chamou sua senhora e lhe disse:
“Prepara as esteiras e as varas; vês que voltei da peregrinação.”
A tola preparou as esteiras, sob as quais o cão correu assim que ouviu a voz da senhora, e disse:
“Bate devagar.”
A mulher pegou as varas e bateu com toda a força possível. O cão gritou por muito tempo para que ela parasse os golpes. A senhora recusou-se a parar até que o animal ficou frio. Ela levantou as esteiras e encontrou o cão morto, com a pedra amarela na boca.
* * *
Encontros Estranhos
Era uma vez um homem que estava em viagem e encontrou uma égua pastando no campo. Ela era magra, seca, só pele e osso. Ele seguiu adiante até chegar a um lugar onde encontrou uma égua gorda, embora não comesse. Prosseguiu mais e encontrou uma ovelha que dava coices numa pedra até o anoitecer, para passar ali a noite. Avançando, encontrou uma serpente pendurada num buraco, de onde não conseguia sair. Mais longe, viu um homem que brincava com uma bola, e seus filhos eram velhos. Chegou então a um ancião, que lhe disse:
“Eu te explicarei tudo isso. A égua magra que viste representa o rico cujos irmãos são pobres. A égua gorda representa o pobre cujos irmãos são ricos. A serpente que oscila, incapaz de entrar ou sair do buraco, é a imagem da palavra que, uma vez dita e ouvida, nunca mais pode voltar. A ovelha que dá coices na pedra para passar a noite ali é o homem que tem uma casa ruim. Quanto àquele cujos filhos viste envelhecidos enquanto ele brincava com a bola, o que representa? É o homem que tomou uma esposa bonita e não envelhece. Seus filhos tomaram esposas más.”
* * *
O Rei e Sua Família
Em tempos passados, um rei reinava sobre o Magrebe. Tinha quatro filhos. Partiu, ele, sua mulher e seus filhos, para o Oriente. Embarcaram, mas o navio afundou com todos eles. As ondas os levaram em direções separadas. Uma onda levou a esposa; outra levou o pai sozinho para o meio do mar, até uma ilha onde ele encontrou uma mina de prata.
Ele extraiu bastante prata, até reunir grande quantidade, e estabeleceu-se naquele país. Depois, seu povo ouviu falar dele e soube que vivia no meio do mar. Construíram casas até que surgiu uma grande cidade. Ele era o rei daquele país. A todo pobre que vinha até ele, dava moedas.
Um homem pobre casou-se com sua esposa. Quanto aos filhos, dedicaram-se aos estudos, cada um em um país diferente. Todos se tornaram homens instruídos e tementes a Deus.
O rei mandou procurar tolbas que adorassem a Deus. O primeiro dos irmãos foi recomendado a ele, e o rei mandou chamá-lo. Procurou também um khodja. O segundo irmão foi indicado, e ele o convocou à corte. O príncipe quis ainda, especialmente, um adel. Outro irmão lhe foi apontado, e ele o fez vir, como fez também com o imã, que não era outro senão o quarto irmão.
Eles chegaram à presença do pai sem reconhecê-lo e sem serem reconhecidos por ele. A esposa e o homem que a desposara também vieram ao rei para apresentar queixa. Quando chegaram, a mulher foi sozinha, naquela noite, ao palácio. O príncipe mandou chamar os quatro tolba para passarem a noite com ele até a manhã. Durante a noite, espiou-os para descobrir quem eram.
Um deles disse aos outros:
“Já que o sono não vem sobre nós, que cada um dê a conhecer quem é.”
Um disse:
“Meu pai era rei. Tinha muito dinheiro e quatro filhos cujos nomes eram como os vossos.”
Outro disse:
“Meu pai era rei. Meu caso é como o teu.”
Outro disse:
“Meu pai era rei. Meu caso é como o teu.”
O quarto disse, por sua vez:
“Meu pai também era rei. Meu caso é como o dos três. Vós sois meus irmãos.”
A mãe deles os ouviu e pôs-se a chorar até o dia amanhecer.
Levaram-na ao príncipe, que perguntou:
“Por que choras?”
Ela respondeu:
“Fui outrora esposa de um rei, e tínhamos quatro filhos. Embarcamos, ele, nossos filhos e eu. O navio que nos levava naufragou. Cada um foi levado sozinho, até ontem, quando eles falaram diante de mim durante a noite e revelaram o que lhes acontecera, a eles, a seu pai e a sua mãe.”
O rei disse:
“Dai-me a conhecer vossa aventura.”
Contaram-lhe tudo o que havia acontecido. Então o príncipe se levantou chorando e disse:
“Vós sois meus filhos.”
E à mulher:
“Tu és minha esposa.”
Deus os reuniu novamente.
Contos Populares dos Berberes - Bloco 6
Beddou
Dois homens, um chamado Beddou e o outro Amkammel, foram ao mercado levando um cesto de figos. Encontraram um homem que trabalhava e lhe disseram:
“Que Deus te ajude!”
“Amém!”, respondeu ele.
Um deles quis lavar-se, mas não havia água. O trabalhador disse ao que estava com ele:
“Qual é o teu nome?”
“Beddou.”
“Pelo Senhor, Beddou, vigia meus bois enquanto vou beber.”
“Vai!”
Quando ele se foi, Beddou levou um dos bois. Ao voltar, o trabalhador viu que faltava um. Foi até o outro viajante e perguntou:
“Por meu pai, qual é o teu nome?”
“Amkammel Ouennidhui”, respondeu ele, isto é, “o Finalizador”.
“Pelo Senhor, Amkammel Ouennidhui, vigia este boi para mim enquanto vou procurar o que desapareceu.”
“Vai!”
Ele roubou o outro. Quando o trabalhador voltou, já não encontrou nem mesmo o segundo.
Os dois ladrões foram embora levando os bois. Mataram-nos para assá-los. Um bebeu toda a água do mar; o outro, toda a água doce, para fazer descer a comida. Quando terminaram, um ficou ali para dormir, e o outro o cobriu de cinzas. O primeiro levantou-se para beber, e as cinzas caíram pelo caminho. Quando voltou, o segundo cobriu-se com a cabeça de um boi. O companheiro, que havia ido beber, teve medo e fugiu.
Dividiram o outro boi para comê-lo. Aquele que bebera a água do mar bebeu agora água doce; e aquele que bebera água doce bebeu agora água do mar. Quando terminaram a refeição, retomaram a viagem.
Encontraram uma velha que tinha algum dinheiro, sobre o qual estava sentada. Quando chegaram, puseram-se a brigar. Ela se levantou para separá-los. Um deles tomou seu lugar para passar a noite e fingiu estar morto. A velha lhe disse:
“Levanta-te, meu filho.”
Ele recusou. À noite, um deles roubou o dinheiro e disse ao companheiro:
“Levanta-te! Vamos embora!”
Foram para um lugar onde dormia aquele que havia tomado o dinheiro. O outro levou os dirhams e partiu, deixando o primeiro adormecido. Quando este acordou, não encontrou nada. Saiu em perseguição do outro; ao alcançá-lo, encontrou-o morrendo de doença. Este havia dito à mulher:
“Enterra-me.”
Ela o enterrou. Aquele que primeiro roubara o dinheiro foi embora. Disse:
“É um boi.”
“Sou eu, meu amigo!”, gritou o outro. “Louvado seja Deus, meu amigo! Que teus dias passem em felicidade!”
Beddou lhe disse:
“Vamos caçar.”
Foram embora sozinhos. Beddou acrescentou:
“Vou barbear-te.”
Barbeou-o e, ao chegar à garganta, matou-o e enterrou-lhe a cabeça. Nesse lugar nasceu uma romãzeira. Um dia, Beddou encontrou um fruto e o levou ao rei. Ao chegar, sentiu que estava pesado. Era uma cabeça. O rei perguntou:
“O que é isso?”
“Uma romã.”
“Sabemos o que fizeste”, disse o rei.
E mandou cortar-lhe a cabeça. Minha história terminou.
* * *
A Linguagem dos Animais
Era uma vez um homem que possuía muitos bens. Um dia, foi ao mercado. Apareceu um galgo, que comeu um pouco de carne. O açougueiro deu-lhe um golpe, fazendo-o ganir. Ao ver isso, o coração do homem se encheu de compaixão. Comprou do açougueiro meia peça de carne e a lançou ao galgo. O cão a tomou e foi embora. Era filho de um rei do mundo subterrâneo.
A sorte do homem mudou. Perdeu todos os seus bens e passou a lavar roupa para os outros. Um dia, depois de lavar alguma peça, estendeu-a sobre a areia para secar. Apareceu um jerboa com um anel na orelha. O homem correu atrás dele, matou-o, escondeu o anel, fez fogo, cozinhou o jerboa e o comeu. Uma mulher saiu da terra, agarrou-o e perguntou:
“Não viste meu filho, com um brinco na orelha?”
“Não vi ninguém”, respondeu ele. “Mas vi um jerboa que tinha um anel na orelha.”
“Era meu filho.”
Ela o puxou para debaixo da terra e lhe disse:
“Comeste meu filho, separaste-me dele. Agora eu te separarei de teus filhos, e trabalharás no lugar de meu filho.”
Aquele que fora transformado em galgo viu esse homem naquele dia e lhe disse:
“És tu quem comprou carne para um galgo e a lançou para ele?”
“Sou eu.”
“Eu sou aquele galgo. Quem te trouxe aqui?”
“Uma mulher”, respondeu o homem.
E contou toda a sua aventura.
“Vai apresentar queixa ao rei”, respondeu o outro. “Sou filho dele. Eu lhe direi: ‘Este homem me prestou um bom serviço.’ Quando ele te mandar ir ao tesouro e tomar quanto dinheiro quiseres, responde: ‘Não quero dinheiro algum. Quero apenas que cuspas uma bênção em minha boca.’ Se ele perguntar: ‘Quem te disse isso?’, responde: ‘Ninguém.’”
O homem foi procurar o rei e queixou-se da mulher. O rei chamou-a e lhe perguntou:
“Por que fizeste este homem prisioneiro?”
“Ele comeu meu filho.”
“Por que teu filho foi metamorfoseado em jerboa? Quando os homens veem um desses animais, matam-no e o comem.”
Depois, dirigindo-se ao homem, disse:
“Devolve-lhe o brinco.”
Ele o devolveu.
“Vai”, disse o rei à mulher, “leva este homem de volta ao lugar de onde o trouxeste.”
Então o filho do rei disse ao pai:
“Este homem me fez um favor; deves recompensá-lo.”
O rei disse ao homem:
“Vai ao tesouro e toma quanto dinheiro puderes.”
“Não quero dinheiro”, respondeu ele. “Quero que cuspas em minha boca uma bênção.”
“Quem te disse isso?”
“Ninguém.”
“Não poderás suportá-la.”
“Poderei.”
“Quando eu cuspir em tua boca, compreenderás a linguagem dos animais e dos pássaros; saberás o que dizem quando falam. Mas, se revelares isso às pessoas, morrerás.”
“Não revelarei.”
Então o rei cuspiu em sua boca e o mandou embora, dizendo à mulher:
“Vai e leva-o de volta ao lugar onde o encontraste.”
Ela partiu e o levou de volta.
Ele montou seu asno e retornou para casa. Arrumou a carga e devolveu às pessoas a roupa que havia lavado. Depois montou novamente o animal para ir buscar terra. Estava prestes a cavar quando ouviu um corvo dizer no ar:
“Cava embaixo; cantarás quando Deus te fizer rico.”
Ele compreendeu o que o corvo dizia, cavou embaixo e encontrou um tesouro. Encheu um cesto com ele. Por cima, pôs um pouco de terra e voltou para casa; mas retornou muitas vezes ao mesmo lugar. Numa dessas ocasiões, seu asno encontrou uma mula, que disse:
“Ainda estás trabalhando?”
O asno respondeu:
“Meu dono encontrou um tesouro e o está levando embora.”
A mula disse:
“Quando estiveres no meio de uma multidão, empaca e joga o cesto no chão. As pessoas verão tudo, tudo será descoberto, e teu dono te deixará em paz.”
O homem ouviu cada palavra. Encheu então seu cesto apenas com terra. Quando chegaram a um grupo de pessoas, o asno deu coices e derrubou a carga no chão. Seu dono bateu nele até que se fartasse. Depois se dedicou a recolher o tesouro e tornou-se um rico mercador.
Em casa, ele tinha galinhas e um cão. Um dia, entrou no celeiro, e uma galinha o seguiu e comeu o grão. Um galo lhe disse:
“Traz um pouco para mim.”
Ela respondeu:
“Come tu mesmo.”
O dono começou a rir. Sua mulher lhe perguntou:
“De que estás rindo?”
“De nada.”
“Estás rindo de mim.”
“De modo algum.”
“Tens de me dizer de que estás rindo.”
“Se eu te disser, morrerei.”
“Tu me dirás, e morrerás.”
“Esta noite.”
Ele trouxe algum grão e disse à esposa:
“Dá esmolas.”
Convidou as pessoas, mandou que comessem e, quando partiram, levou comida ao cão; mas o cão não quis comer. O cão do vizinho veio, como fazia todos os dias, para comer com o dele. Naquele dia encontrou a comida intacta.
“Vem comer”, disse.
“Não”, respondeu o cão.
“Por que não?”
Então o cão contou ao outro:
“Meu dono, ouvindo as galinhas falarem, começou a rir. Sua mulher perguntou: ‘Por que estás rindo?’ ‘Se eu te disser, morrerei.’ ‘Dize-me e morre.’ É por isso”, continuou o cão, “que ele deu esmolas; pois, quando revelar seu segredo, morrerá, e nunca mais encontrarei alguém que aja como ele.”
O outro cão respondeu:
“Já que ele conhece nossa língua, que pegue um bastão e bata em sua mulher até que ela se farte. Enquanto bate, que diga: ‘Era disso que eu ria. Era disso que eu ria. Era disso que eu ria’, até que ela lhe diga: ‘Não me reveles nada.’”
O homem ouviu a conversa dos cães, foi buscar um bastão. Quando ele e a mulher foram deitar-se, ela lhe disse:
“Conta-me agora.”
Então ele tomou o bastão e bateu nela, dizendo:
“Era disso que eu ria. Era disso que eu ria. Era disso que eu ria.”
Até que ela gritou:
“Não me contes. Não me contes. Não me contes.”
Ele a deixou em paz. Quando os cães ouviram isso, alegraram-se, correram para o terraço, brincaram e comeram sua comida. Desde aquele dia, a mulher nunca mais disse ao marido: “Conta-me isso!” Viveram felizes dali em diante. Se omiti alguma coisa, que Deus me perdoe por isso.
* * *
A Maçã da Juventude
Vivia certa vez um rei que tinha cinco filhas e nenhum filho. Elas cresceram. Ele queria que se casassem, mas elas não aceitaram nenhum dos jovens da cidade. Um rapaz veio de um país distante e ficou sob o castelo, debaixo da janela da filha mais nova. Ela o viu e disse ao pai que se casaria com ele.
“Trazei-o para dentro”, disse o rei.
“Ele virá amanhã.”
“Louvado seja Deus”, disse o rei, “por estares satisfeita conosco.”
O jovem respondeu:
“Dá-me tua filha por esposa.”
“Aconselha-me”, disse o rei.
O estrangeiro disse:
“Vai e espera até amanhã.”
No dia seguinte, o jovem disse ao rei:
“Faz sair todos os habitantes da cidade. Tu ficarás com os escrivães à entrada da porta. Veste tuas filhas e deixa que elas mesmas escolham seus maridos.”
O povo começou a sair. A filha mais velha acertou um deles no peito com uma maçã, e disseram:
“Essa filha escolheu marido. Bravo!”
Cada uma das filhas escolheu assim um marido, e a mais nova conservou o seu. Pouco tempo depois, o rei recebeu a visita de um dos genros, que lhe disse:
“Que queres que te demos?”
“Verei o que minhas filhas desejam”, respondeu ele. “Voltai dentro de seis dias.”
Quando foram ver suas esposas, o rei lhes disse:
“Pedirei a vós uma coisa sobre a qual elas me falaram.”
“O que é? Estamos ansiosos por saber.”
“É uma maçã cujo odor dá juventude a quem a respira, seja qual for sua idade.”
“É difícil”, responderam. “Não sabemos onde pode ser encontrada.”
“Se não a trouxerdes para mim, não podereis casar com minha filha.”
Ficaram em silêncio e depois consultaram uns aos outros. O mais novo lhes disse:
“Procurai um meio de satisfazer o rei.”
“Dá-nos teu conselho...”
“Sogro, amanhã te traremos a maçã.”
Seus cunhados acrescentaram:
“Sai. Amanhã nos encontraremos fora da cidade.”
No dia seguinte, os cinco se reuniram. Quatro deles disseram ao outro:
“Aconselha-nos, ou te mataremos.”
“Cortai os dedos”, disse ele.
O primeiro começou, e os outros três fizeram o mesmo. O mais novo tomou os dedos e os pôs em seu bornal de caça; depois acrescentou:
“Esperai perto da cidade até que eu volte.”
Saiu para o deserto e chegou à cidade da ogra. Entrou e a encontrou pronta para moer trigo. Disse à ogra:
“Mostra-me a maçã cuja cor dá juventude eterna ao velho que a cheira.”
“Estás entre a família dos ogros”, disse ela. “Corta um pelo do cavalo do rei deles. Quando entrares no jardim, lança esse pelo ao fogo. Encontrarás uma árvore, da qual deves colher cinco frutos. Ao colhê-los, não digas palavra, e conserva o silêncio no retorno. É o fruto menor que possui o poder mágico.”
Ele tomou a maçã e voltou à cidade, onde encontrou seus companheiros. Escondeu no peito o fruto maravilhoso e deu os outros a seus cunhados, um para cada um. Entraram no palácio do rei, que se alegrou muito ao vê-los, ofereceu-lhes assentos e perguntou:
“Trouxestes ou não?”
“Trouxemos”, responderam.
Ele disse ao mais velho:
“Dá-me primeiro tua maçã.”
Tomou um espelho na mão esquerda e o fruto na direita, inclinou-se e inalou o odor da maçã, mas sem resultado. Atirou-a ao chão. Os outros lhe deram suas maçãs, sem maior sucesso.
“Vós me enganastes”, disse-lhes. “As maçãs não produzem o efeito que eu buscava.”
Dirigindo-se então ao estrangeiro, disse:
“Dá-me tua maçã.”
O outro genro respondeu:
“Não sou deste país. Não te darei meu fruto.”
“Dá-me para olhar”, disse o rei.
O jovem lhe deu, dizendo:
“Toma um espelho na mão direita e a maçã na esquerda.”
O rei levou a maçã ao nariz e, olhando para a barba, viu que ela se tornava negra. Seus dentes ficaram brancos. Ele voltou a ser jovem.
“Tu és meu filho”, disse ao jovem.
E fez uma proclamação a seus súditos:
“Quando eu morrer, ele me sucederá no trono.”
O genro permaneceu algum tempo com ele e, depois da morte do rei, reinou em seu lugar; e não casou as outras filhas do rei com seus companheiros.