Ato II — Cena VI. Cela de Frei Lourenço.
Ato II — Cena VI. Cela de Frei Lourenço.
Entram Frei Lourenço e Romeu.
FREI LOURENÇO.
Assim sorriam os céus sobre este santo ato,
Que as horas vindouras não nos censurem com tristeza.
ROMEU.
Amém, amém; mas venha a dor que vier,
Não poderá contrapesar a troca de alegria
Que um só breve minuto me concede à vista dela.
Basta que unas nossas mãos com palavras santas;
Então a morte, devoradora do amor, faça o que ousar:
É bastante que eu possa chamá-la minha.
FREI LOURENÇO.
Estes deleites violentos têm violentos fins
E, em seu triunfo, morrem; como fogo e pólvora,
Que ao se beijarem se consomem. O mel mais doce
Torna-se enjoativo em sua própria delícia,
E, no gosto, confunde o apetite.
Portanto, amai moderadamente: assim faz o amor duradouro;
Tão tarde chega o demasiado veloz quanto o demasiado lento.
Entra Julieta.
Eis que vem a dama. Oh, pé tão leve
Jamais gastará o sílex eterno.
Um amante pode cavalgar os fios de aranha
Que vagueiam no ar lascivo do verão
E ainda assim não cair; tão leve é a vaidade.
JULIETA.
Boa tarde, meu confessor espiritual.
FREI LOURENÇO.
Romeu te agradecerá, filha, por nós dois.
JULIETA.
E eu tanto a ele; senão, seu agradecimento é excessivo.
ROMEU.
Ah, Julieta, se a medida de tua alegria
Está tão cumulada quanto a minha, e se tua arte é maior
Para proclamá-la, adoça então com teu hálito
Este ar vizinho, e deixa que a língua da rica música
Desdobre a imaginada felicidade que ambos
Recebem um no outro por este caro encontro.
JULIETA.
O pensamento mais rico em substância que em palavras
Gloria-se de seu valor, não de seu ornamento.
São apenas mendigos os que podem contar sua riqueza;
Mas meu verdadeiro amor cresceu a tal excesso
Que não posso somar nem a soma da metade de meu tesouro.
FREI LOURENÇO.
Vinde, vinde comigo, e faremos breve a obra,
Pois, com vossa licença, não ficareis a sós
Até que a santa Igreja incorpore dois em um.
Saem.