Ato IV — Cena III. Quarto de Julieta. Romeu e Julieta · Capítulo 21 de 26
Obra Menu

Ato IV — Cena III. Quarto de Julieta.

Ato IV — Cena III. Quarto de Julieta.

Entram Julieta e a Ama.

JULIETA.

Sim, esses trajes são os melhores. Mas, gentil Ama,

Peço-te que me deixes comigo mesma esta noite;

Pois tenho necessidade de muitas preces

Para mover os céus a sorrirem sobre meu estado,

Que, bem sabes, é adverso e cheio de pecado.

Entra a Senhora Capuleto.

SENHORA CAPULETO.

Como, estais ocupadas? Precisais de minha ajuda?

JULIETA.

Não, senhora; escolhemos tais coisas necessárias

Como convêm ao nosso estado de amanhã.

Se vos apraz, deixai-me agora ficar sozinha,

E que a Ama esta noite vele convosco,

Pois estou certa de que tendes as mãos cheias

Neste negócio tão súbito.

SENHORA CAPULETO.

Boa noite.

Vai para o leito e repousa, pois tens necessidade.

Saem a Senhora Capuleto e a Ama.

JULIETA.

Adeus. Deus sabe quando nos encontraremos de novo.

Tenho um frio medo lânguido que me atravessa as veias

E quase congela o calor da vida.

Vou chamá-las de volta para me consolarem.

Ama! — Que faria ela aqui?

Minha cena lúgubre devo, por força, representar sozinha.

Vem, frasco.

E se esta mistura não fizer efeito algum?

Casar-me-ei então amanhã de manhã?

Não, não! Isto há de impedi-lo. Jaz aí.

Depondo seu punhal.

E se for um veneno, que o Frei

Astutamente me ministrou para me ter morta,

Para que neste casamento ele não fosse desonrado,

Por me haver casado antes com Romeu?

Temo que seja. E, contudo, parece-me que não deve ser,

Pois ele sempre foi provado homem santo.

E se, quando eu for posta no túmulo,

Eu despertar antes do tempo em que Romeu

Venha resgatar-me? Aí está ponto temeroso!

Não serei então sufocada na abóbada,

A cuja boca imunda nenhum ar salubre respira,

E ali morrerei estrangulada antes que meu Romeu venha?

Ou, se eu viver, não é muito provável

Que a horrível imaginação da morte e da noite,

Junto com o terror do lugar,

Como numa abóbada, antigo receptáculo,

Onde por tantos centos de anos os ossos

De todos os meus antepassados sepultos jazem amontoados,

Onde o sangrento Tebaldo, ainda fresco na terra,

Apodrece em seu sudário; onde, como dizem,

A certas horas da noite acorrem espíritos —

Ai, ai, não é provável que eu,

Despertando tão cedo, entre cheiros repugnantes

E guinchos como de mandrágoras arrancadas da terra,

Que os mortais vivos, ao ouvi-los, enlouquecem —

Oh, se eu despertar, não ficarei transtornada,

Cercada de todos esses medos horrendos,

E loucamente brincarei com os ossos de meus antepassados?

E arrancarei o mutilado Tebaldo de seu sudário?

E, nesse furor, com o osso de algum grande parente,

Como com uma clava, despedaçarei meus miolos desesperados?

Oh, olhai, parece-me ver o fantasma de meu primo

À procura de Romeu, que espetou seu corpo

Na ponta de um florete. Fica, Tebaldo, fica!

Romeu, Romeu, Romeu, eis a bebida! Bebo por ti.

Atira-se sobre o leito.

1/1
Menu

Fazer anotação