O Príncipe: Capítulo XIII - Das tropas auxiliares, mistas e próprias O Príncipe: Tradução Literunico · Capítulo 14 de 32
Obra Menu

O Príncipe: Capítulo XIII - Das tropas auxiliares, mistas e próprias

As auxiliares, que são a outra arma inútil, são empregadas quando se chama um príncipe com suas forças para ajudar e defender, como fez o papa Júlio nos tempos mais recentes. Tendo tido, na empresa contra Ferrara, má prova de seus mercenários, voltou-se às auxiliares e ajustou com Fernando, rei da Espanha, sua ajuda em homens e armas. Essas armas podem ser úteis e boas em si mesmas, mas para quem as chama são sempre prejudiciais. Perdendo, estás desfeito. Vencendo, ficas prisioneiro delas.

Embora as histórias antigas estejam cheias de exemplos, não quero deixar de lado este exemplo recente do papa Júlio II, cujo perigo não pode deixar de ser percebido. Desejando tomar Ferrara, lançou-se inteiramente nas mãos do estrangeiro. Sua boa fortuna, contudo, produziu um terceiro resultado, de modo que ele não colheu o fruto de sua escolha temerária. Como suas tropas auxiliares foram derrotadas em Ravena, e os suíços se levantaram e expulsaram os vencedores contra toda expectativa, dele e dos outros, aconteceu que ele não ficou prisioneiro de seus inimigos, pois eles fugiram, nem de seus auxiliares, pois venceu por outras armas que não as deles.

Os florentinos, estando inteiramente sem armas, enviaram dez mil franceses para tomar Pisa, e com isso correram mais perigo que em qualquer outro momento de suas dificuldades.

O imperador de Constantinopla, para opor-se a seus vizinhos, enviou dez mil turcos à Grécia. Terminada a guerra, eles não quiseram partir, e esse foi o começo da servidão da Grécia aos infiéis.

Portanto, use essas armas quem não tem desejo de vencer, pois são muito mais perigosas que as mercenárias, porque com elas a ruína já vem pronta. São todas unidas e obedecem todas a outros. Com mercenários, depois que vencem, é preciso mais tempo e melhor ocasião para te prejudicar. Eles não são todos de uma mesma comunidade, são encontrados e pagos por ti, e um terceiro, que fizeste chefe deles, não pode assumir de repente autoridade bastante para te prejudicar. Em suma, nos mercenários o mais perigoso é a covardia. Nas auxiliares, a valentia. O príncipe sábio, portanto, sempre evitou essas armas e voltou-se às suas próprias. Preferiu perder com as suas a vencer com as dos outros, não julgando verdadeira a vitória conquistada com armas alheias.

Nunca hesitarei em citar Cesare Borgia e suas ações. Esse duque entrou na Romanha com auxiliares, levando para lá apenas soldados franceses, e com eles tomou Imola e Forlì. Depois, como tais forças não lhe pareceram confiáveis, voltou-se aos mercenários, vendo neles menor perigo, e alistou os Orsini e os Vitelli. Pouco depois, ao manejá-los e achá-los duvidosos, infiéis e perigosos, destruiu-os e voltou-se a seus próprios homens. A diferença entre essas forças pode ser vista facilmente quando se considera a reputação do duque: quando tinha os franceses, quando tinha os Orsini e os Vitelli, e quando se apoiou em seus próprios soldados, de cuja fidelidade podia sempre contar e que via crescer continuamente. Nunca foi mais estimado do que quando todos viram que era senhor completo de suas próprias forças.

Eu pretendia ficar nos exemplos italianos e recentes. Mesmo desse modo, não quero deixar de fora Hierão, o siracusano, um daqueles que nomeei acima. Esse homem, como disse, feito chefe do exército pelos siracusanos, logo percebeu que uma soldadesca mercenária, constituída como nossos condottieri italianos, não prestava. Parecendo-lhe que não podia conservá-la nem dispensá-la, mandou cortar todos em pedaços e depois fez guerra com suas próprias forças, não com as de outros.

Quero também recordar um exemplo do Antigo Testamento aplicável a esse assunto. Davi ofereceu-se a Saul para combater Golias, campeão filisteu, e, para lhe dar coragem, Saul o armou com suas próprias armas. Ao recebê-las sobre as costas, Davi as rejeitou, dizendo que não podia servir-se delas e que queria enfrentar o inimigo com sua funda e sua faca. Em conclusão, as armas dos outros caem de tuas costas, ou pesam sobre ti, ou te prendem.

Carlos VII, pai do rei Luís XI, tendo por boa fortuna e valentia libertado a França dos ingleses, reconheceu a necessidade de estar armado com forças próprias e estabeleceu em seu reino ordenações relativas a homens de armas e infantaria. Depois, seu filho, o rei Luís, aboliu a infantaria e começou a alistar os suíços. Esse erro, seguido de outros, é, como agora se vê, fonte de perigo para aquele reino, porque, tendo elevado a reputação dos suíços, diminuiu inteiramente o valor de suas próprias armas. Destruiu por completo a infantaria e subordinou seus homens de armas a outros, pois, estando acostumados a combater junto com suíços, não parece que agora possam vencer sem eles. Daí nasce que os franceses não conseguem resistir aos suíços, e sem os suíços não se saem bem contra outros. Os exércitos franceses tornaram-se, desse modo, mistos, em parte mercenários e em parte nacionais. Essas armas juntas são muito melhores que mercenárias sozinhas ou auxiliares sozinhas, mas muito inferiores às próprias. Esse exemplo o prova, pois o reino da França seria inconquistável se a ordenação de Carlos tivesse sido ampliada ou mantida.

Mas a pouca sabedoria dos homens, ao entrar em uma empresa que parece boa no começo, não consegue perceber o veneno escondido nela, como eu disse acima sobre as febres héticas. Portanto, se aquele que governa um principado não reconhece os males antes que estejam sobre ele, não é verdadeiramente sábio, e essa visão é dada a poucos. Se for examinada a primeira desgraça do Império Romano, será visto que começou apenas com o alistamento dos godos. Desde então, o vigor do Império Romano começou a declinar, e toda aquela valentia que o havia elevado passou para outros.

Concluo, portanto, que nenhum principado está seguro sem ter suas próprias forças. Sem elas, fica inteiramente dependente da boa fortuna, por não ter a valentia que o defenderia na adversidade. Sempre foi opinião e juízo dos homens sábios que nada é tão incerto ou instável quanto a fama ou o poder que não se funda na própria força. Forças próprias são aquelas compostas de súditos, cidadãos ou dependentes. Todas as outras são mercenárias ou auxiliares. O modo de preparar as próprias forças será encontrado facilmente se forem consideradas as regras sugeridas por mim, e se for observado como Filipe, pai de Alexandre, o Grande, e muitas repúblicas e príncipes se armaram e se organizaram. A essas regras me entrego por inteiro.

1/1
Menu

Fazer anotação