O Príncipe: Capítulo II - Dos principados hereditários
Deixarei de lado toda discussão sobre as repúblicas, pois tratei delas longamente em outro lugar, e me ocuparei apenas dos principados. Ao fazê-lo, seguirei a ordem indicada acima e examinarei como tais principados devem ser governados e conservados.
Digo, desde logo, que há menos dificuldade em manter Estados hereditários, acostumados há muito tempo à família de seu príncipe, do que Estados novos. Basta não violar os costumes dos antepassados e agir com prudência diante das circunstâncias que surgem. Com isso, um príncipe de capacidade comum se manterá em seu Estado, a menos que seja privado dele por alguma força extraordinária e excessiva. E, se for privado dele, tão logo aconteça alguma adversidade ao usurpador, irá recuperá-lo.
Temos na Itália, por exemplo, o duque de Ferrara, que não teria resistido aos ataques dos venezianos em 1484, nem aos do papa Júlio em 1510, se não estivesse há muito estabelecido em seus domínios. O príncipe hereditário tem menos motivo e menos necessidade de ofender. Por isso acontece que será mais amado. E, salvo quando vícios extraordinários o tornem odiado, é razoável esperar que seus súditos estejam naturalmente bem dispostos para com ele. Na antiguidade e na duração de seu governo, perdem-se as lembranças e os motivos que favorecem a mudança, pois uma mudança sempre deixa encaixe para outra.