Auto XV A Celestina · Capítulo 17 de 25
Obra Menu

Auto XV

Auto XV

Argumento do décimo quinto auto

Areúsa dirige palavras injuriosas a um rufião chamado Centurio. Ele se despede por causa da chegada de Elicia, que conta a Areúsa as mortes causadas pelos amores de Calisto e Melibea. Areúsa e Elicia combinam que Centurio vingará nos dois amantes a morte dos três. Por fim, Elicia despede-se de Areúsa e não aceita mudar-se para sua casa, para não perder o bom negócio que continuava em sua casa habitual.

AREÚSA, CENTURIO, ELICIA

ELICIA. Que gritaria é esta de minha prima? Se já soube das tristes notícias que trago, não terei as alvíssaras de dor que se ganham por tal mensagem. Chore, chore, derrame lágrimas, pois homens assim não se acham em cada esquina. Agrada-me que o sinta desse modo. Arranque os cabelos como eu, triste, fiz; saiba que perder a boa vida dá mais trabalho que a própria morte. Ó, quanto mais a quero agora que antes, pelo grande sentimento que mostra!

AREÚSA. Sai de minha casa, rufião, canalha, mentiroso, zombador, que me trazes enganada, tola, com tuas ofertas vazias. Com teus agrados e lisonjas roubaste tudo quanto tenho. Eu te dei, canalha, gibão e capa, espada e broquel, camisas aos pares bordadas às mil maravilhas. Dei-te armas e cavalo, pus-te a serviço de senhor cujos sapatos não merecias tirar; agora, uma coisa que te peço por mim, inventas mil desculpas.

CENTURIO. Irmã minha, manda-me matar dez homens por teu serviço, mas não me mandes andar uma légua a pé.

AREÚSA. Por que jogaste o cavalo, jogador canalha? Se não fosse por mim, já estarias enforcado. Três vezes te livrei da justiça, quatro te resgatei das mesas de jogo. Por que faço isso? Porque sou louca? Porque confio neste covarde? Porque acredito em suas mentiras? Porque o deixo entrar por minhas portas? Que tem ele de bom? Cabelos crespos, rosto cortado, duas vezes açoitado, mão da espada aleijada, trinta mulheres no bordel. Sai já daí. Não te veja mais, não me fales nem digas que me conheces, ou, pelos ossos do pai que me fez e da mãe que me pariu, mandarei dar mil pancadas nessas costas de moleiro. Sabes que tenho quem saiba fazer e, feito, escapar sem culpa.

CENTURIO. Enlouquece, bobinha! Pois, se eu me enfurecer, alguma haverá de chorar. Mas prefiro ir embora e suportar-te, pois não sei quem entra e não quero que nos ouçam.

ELICIA. Vou entrar, pois não é som de bom pranto aquele em que há ameaças e insultos.

AREÚSA. Ai, triste de mim! És tu, minha Elicia? Jesus, Jesus, não posso acreditar. Que é isto? Quem te cobriu de dor? Que manto de tristeza é esse? Olha que me assustas, irmã minha. Dize depressa o que houve, pois estou fora de mim; não deixaste uma gota de sangue em meu corpo.

ELICIA. Grande dor, grande perda! É pouco o que mostro diante do que sinto e escondo. Trago mais negro o coração que o manto, e as entranhas mais que a touca. Ai, irmã, irmã, não posso falar! De tão rouca, não consigo tirar a voz do peito.

AREÚSA. Ai, triste! Por que me manténs suspensa? Conta, não arranques os cabelos, não te arranhes nem te maltrates. Esse mal é comum a nós duas? Toca também a mim?

ELICIA. Ai, prima minha e meu amor! Sempronio e Pármeno já não vivem, já não estão no mundo. Suas almas já estão purgando o erro. Já estão livres desta triste vida.

AREÚSA. Que me contas? Não me digas. Cala, por Deus, ou cairei morta.

ELICIA. Há ainda mais mal do que soa. Ouve esta triste, que te contará mais queixas. Celestina, aquela que conheceste bem, aquela que eu tinha por mãe, aquela que me mimava, aquela que me encobria, aquela com quem eu me honrava entre minhas iguais, aquela por quem eu era conhecida em toda a cidade e nos arrabaldes, já está dando conta de suas obras. Vi darem-lhe mil punhaladas diante de meus olhos. Mataram-na em meu colo.

AREÚSA. Ó forte tribulação! Ó notícias dolorosas, dignas de pranto mortal! Ó desastres tão rápidos! Ó perda sem cura! Como a fortuna girou tão depressa sua roda? Quem os matou? Como morreram? Estou atônita, fora de mim, como quem ouve coisa impossível. Não faz oito dias que os vi vivos, e já podemos dizer: Deus os perdoe. Conta-me, amiga minha, como aconteceu caso tão cruel e desastrado.

ELICIA. Saberás. Já ouviste falar, irmã, dos amores de Calisto e da louca Melibea. Bem viste como Celestina havia assumido, por intercessão de Sempronio, o encargo de ser medianeira, recebendo pelo trabalho. E empregou tamanha diligência que, à segunda enxadada, tirou água. Como Calisto viu tão depressa bom resultado em coisa que jamais esperava, entre outras coisas deu à desditosa de minha tia uma corrente de ouro. E, como aquele metal tem tal natureza que, quanto mais bebemos dele, mais sede nos dá, ela, quando se viu tão rica, tomada por fome sacrílega, apoderou-se do ganho e não quis dar parte a Sempronio nem a Pármeno, embora tivesse combinado com eles que repartiriam o que Calisto desse. Então, vindo eles certa manhã, cansados de acompanhar o amo a noite inteira e muito irados por certas questões que dizem ter tido, pediram a Celestina sua parte da corrente, para remediarem suas necessidades. Ela começou a negar o acordo e a promessa, dizendo que tudo quanto ganhara era seu, e ainda descobrindo pequenas coisas secretas, pois, como dizem, quando as comadres brigam, descobrem-se as verdades. Eles ficaram muito irritados. De um lado, apertava-os a necessidade, que priva todo amor; de outro, a grande ira e o cansaço que traziam, que causam alteração; de outro, estava quebrada a fé de sua maior esperança. Não sabiam o que fazer. Ficaram muito tempo em palavras. Por fim, vendo-a tão cobiçosa e persistente na negação, puxaram as espadas e deram-lhe mil golpes.

AREÚSA. Ó desditosa mulher! Era assim que sua velhice havia de terminar? E deles, que me dizes? Como acabaram?

ELICIA. Depois de cometerem o delito, para fugir da justiça que por acaso passava por ali, saltaram das janelas. Quase mortos, foram presos e, sem demora, degolados.

AREÚSA. Ó meu Pármeno e meu amor! Quanta dor me causa sua morte! Pesa-me o grande amor que pus nele por tão pouco tempo, pois não havia de durar mais. Mas, como esse mau fim já aconteceu e essa desgraça não pode ser desfeita, como lágrimas não compram nem restauram vidas, não te fatigues tanto, ou cegarás de tanto chorar. Creio que pouco me superas em sentimento, e vês com quanta paciência o suporto.

ELICIA. Ai, que raiva! Ai, miserável, estou perdendo o juízo! Ai, não encontro quem sinta como eu! Ninguém perde o que eu perco. Ó, quanto melhores e mais honestas seriam minhas lágrimas pela dor alheia do que por minha própria! Para onde irei, se perco mãe, manto e abrigo; perco amigo, e tal que nunca faltava como marido? Ó Celestina sábia, honrada e respeitada, quantas faltas me encobrias com teu saber! Tu trabalhavas, eu descansava; tu saías, eu ficava encerrada; tu, esfarrapada, eu, vestida; tu entravas sem cessar pelas casas como abelha, eu destruía, pois outra coisa não sabia fazer. Ó bem e prazer mundano, enquanto és possuído és desprezado, e nunca consentes que te conheçamos até te perdermos! Ó Calisto e Melibea, causadores de tantas mortes! Tenham mau fim vossos amores, convertam-se em gosto amargo vossos doces prazeres! Torne-se choro vossa glória, trabalho vosso descanso. As ervas deleitosas onde tomais vossos prazeres roubados convertam-se em cobras; os cantos se tornem pranto; as árvores sombrias do jardim sequem diante de vossa vista; suas flores perfumadas tornem-se negras.

AREÚSA. Cala, por Deus, irmã. Põe silêncio em tuas queixas, contém as lágrimas, limpa os olhos, volta a cuidar da vida. Quando uma porta se fecha, a fortuna costuma abrir outra, e este mal, embora duro, há de soldar-se. Muitas coisas podem ser vingadas quando é impossível remediá-las, e esta tem remédio duvidoso, mas vingança na mão.

ELICIA. De quem se há de exigir reparação, se a morta e os matadores me trouxeram esta dor? A punição dos delinquentes não me aflige menos que o erro cometido. Que mandas que eu faça, se tudo cai sobre mim? Quisera Deus que eu tivesse ido com eles e não ficasse para chorar todos. E o que mais me dói é ver que, por isso, aquele vil sem sentimento não deixa de ir visitar e festejar toda noite seu monte de esterco, Melibea, enquanto ela se mostra soberba ao ver sangue derramado por seu serviço.

AREÚSA. Se isso é verdade, de quem se pode tomar melhor vingança? Quem comeu que pague a conta. Deixa comigo: se eu descubro quando se veem, como, por onde e a que hora, não me tenhas por filha da velha pasteleira que conheceste se não fizer seus amores amargarem. E, se meto nisso aquele com quem me viste brigando quando entraste, não seja ele pior carrasco para Calisto do que Sempronio foi para Celestina. Que prazer teria agora se eu lhe desse uma tarefa a meu serviço! Ele saiu muito triste por eu tê-lo tratado mal. Veria os céus abertos se eu tornasse a falar-lhe e mandar nele. Portanto, irmã, dize-me de quem posso saber como se passa o negócio, e armarei um laço que faça Melibea chorar quanto agora goza.

ELICIA. Conheço, amiga, outro companheiro de Pármeno, moço de cavalos chamado Sosia, que acompanha Calisto todas as noites. Vou trabalhar para tirar dele todo o segredo. Será bom caminho para o que dizes.

AREÚSA. Faz-me então este favor: manda Sosia vir aqui. Eu o adularei, direi mil lisonjas e farei mil promessas, até não lhe deixar no corpo segredo do feito nem do que está por fazer. Depois farei a ele e a seu amo vomitarem o prazer comido. E tu, Elicia, alma minha, não te aflijas. Traz tuas roupas e coisas para minha casa e vem fazer-me companhia, pois ficarás muito sozinha, e a tristeza é amiga da solidão. Com amor novo esquecerás os velhos. Um filho que nasce restaura a falta de três mortos; com novo sucessor perde-se a memória alegre e o prazer perdido do passado. De um pão que eu tiver, terás a metade. Tenho mais pena de tua aflição que daqueles que a causam. Verdade é que dói mais perder o que se tem do que alegra a esperança de outro igual, ainda que certa. Mas o feito não tem remédio, e os mortos não voltam. Como dizem: que morram eles e vivamos nós. Deixa os vivos por minha conta, e darei a eles xarope tão amargo quanto o que te deram. Ai, prima, prima, como sei eu, quando me irrito, revolver estas tramas, embora moça! E das outras coisas me vingue Deus, pois de Calisto há de vingar-me Centurio.

ELICIA. Olha que, mesmo que eu chame quem mandas, creio que não terá efeito o que queres, pois a pena dos que morreram por descobrir o segredo porá silêncio no vivo, para que o guarde. Quanto ao que dizes de eu vir para tua casa, agradeço muito. Deus te ampare e alegre em tuas necessidades, pois bem mostras que parentesco e irmandade não são vento, antes aproveitam nas adversidades. Mas, ainda que eu quisesse vir para gozar de tua doce companhia, não poderia, pelo dano que me viria. Não é preciso dizer a causa, pois falo com quem me entende. Lá, irmã, sou conhecida; lá pertenço à paróquia. Aquela casa jamais perderá o nome de Celestina, Deus a tenha. Sempre aparecem moças conhecidas e chegadas, meio parentes das que ela criou. Lá fazem seus acordos, de onde me virá algum proveito. E os poucos amigos que me restam não conhecem outra morada minha. Sabes como é duro deixar o costume, que mudar de hábito é quase morrer, e pedra que se move nunca cria musgo. Quero ficar ali, nem que seja para que não se perca o aluguel da casa, já pago por este ano. Assim, embora cada razão não bastasse sozinha, juntas ajudam. Parece-me hora de ir. Levo comigo o encargo do que disseste. Deus fique contigo, pois vou embora.

* * *

1/1
Menu

Fazer anotação