O que é um signo? Semiótica: escritos fundamentais · Capítulo 7 de 14
Obra Menu

O que é um signo?

P001 · MS p. 31

§31. Esta é uma questão absolutamente necessária, pois todo raciocínio é uma interpretação de Signos de alguma espécie. Mas é também uma questão muito difícil, que exige profunda reflexão.

P002 · MS p. 31–32

É necessário reconhecer três estados mentais diferentes. Primeiro, imagine uma pessoa em estado de devaneio. Suponhamos que ela não esteja pensando em nada além de uma cor vermelha. Nem pensando sobre ela, isto é, sem fazer nem responder a qualquer pergunta a seu respeito, nem sequer dizendo a si mesma que ela lhe agrada, mas simplesmente contemplando-a, conforme a fantasia a faz surgir. Talvez, quando se cansar do vermelho, mude para alguma outra cor, digamos um azul-turquesa, ou um cor-de-rosa; mas, se o fizer, será no jogo da fantasia, sem razão alguma e sem qualquer compulsão. Isso é o mais próximo que se pode chegar de um estado mental em que algo está dado, sem compulsão e sem razão; chama-se Sentimento. Exceto numa hora de semivigília, ninguém realmente se encontra num estado de sentimento puro e simples. Mas, sempre que estamos despertos, algo se apresenta à mente, e aquilo que se apresenta, sem referência a qualquer compulsão ou razão, é sentimento.

P003 · MS p. 32

Segundo, imagine nosso sonhador ouvindo de repente um apito de vapor alto e prolongado. No instante em que começa, ele se sobressalta. Instintivamente tenta escapar; leva as mãos aos ouvidos. Não é tanto que o som seja desagradável, mas impõe-se a ele com tamanha força. A resistência instintiva é parte necessária disso: o homem não perceberia que sua vontade estava sendo subjugada se não tivesse uma autoafirmação a ser subjugada. O mesmo ocorre quando nos esforçamos contra uma resistência externa; não fosse essa resistência, não teríamos coisa alguma sobre a qual exercer força. Esse sentido de agir e de sofrer ação, que é nosso sentido da realidade das coisas, tanto das coisas exteriores quanto de nós mesmos, pode ser chamado de sentido de Reação. Ele não reside em nenhum Sentimento isolado; surge quando um sentimento é rompido por outro sentimento. Envolve essencialmente duas coisas agindo uma sobre a outra.

P004 · MS p. 32–34*

Terceiro, imaginemos que nosso sonhador, agora desperto, incapaz de excluir o som penetrante, levanta-se de um salto e procura escapar pela porta, que suporemos ter sido fechada por uma rajada com um estrondo justamente quando o apito começou. Mas digamos que, no instante em que nosso homem abre a porta, o apito cessa. Muito aliviado, pensa em voltar ao seu assento e, assim, fecha novamente a porta. Mal o faz, porém, o apito recomeça. Ele se pergunta se o ato de fechar a porta teve alguma relação com isso e mais uma vez abre o misterioso portal. Ao abri-lo, o som cessa. Ele se encontra agora num terceiro estado mental: está Pensando. Isto é, tem consciência de estar aprendendo, ou de estar passando por um processo pelo qual se descobre que um fenômeno é governado por uma regra, ou possui um modo geral e cognoscível de comportar-se. Ele descobre que uma ação é o meio, ou termo médio, para produzir outro resultado. Esse terceiro estado mental é inteiramente diferente dos outros dois. No segundo havia apenas um sentido de força bruta; agora há um sentido de governo por uma regra geral. Na Reação, apenas duas coisas estão envolvidas; mas no governo há uma terceira coisa que é um meio para um fim. A própria palavra meio significa algo que está no meio entre duas outras coisas. Além disso, esse terceiro estado mental, ou Pensamento, é um sentido de aprendizagem, e a aprendizagem é o meio pelo qual passamos da ignorância ao conhecimento. Assim como o sentido mais rudimentar de Reação envolve dois estados de Sentimento, veremos que o Pensamento mais rudimentar envolve três estados de Sentimento.

P005 · MS p. 34*

À medida que avançarmos no assunto, essas ideias, que nos parecem nebulosas ao primeiro vislumbre, irão se destacar com nitidez cada vez maior; e sua grande importância também se imporá às nossas mentes.

P006 · MS p. 34*

§32. Há três tipos de interesse que podemos ter por uma coisa. Primeiro, podemos ter por ela um interesse primário, por ela mesma. Segundo, podemos ter por ela um interesse secundário, em razão de suas reações com outras coisas. Terceiro, podemos ter por ela um interesse mediatório, na medida em que transmite a uma mente uma ideia acerca de uma coisa. Na medida em que faz isso, ela é um signo, ou representação.

P007 · MS p. 34*–35

§33. Há três tipos de signos. Em primeiro lugar, há semelhanças, ou ícones, que servem para transmitir ideias das coisas que representam simplesmente por imitá-las. Em segundo lugar, há indicações, ou índices, que mostram algo acerca das coisas em razão de estarem fisicamente ligados a elas. É o caso de um poste de sinalização, que aponta para a estrada a seguir, ou um pronome relativo, colocado logo depois do nome da coisa que se pretende denotar, ou uma exclamação vocativa, como “Ei! você aí!”, que atua sobre os nervos da pessoa a quem se dirige e força sua atenção. Em terceiro lugar, há símbolos, ou signos gerais, que se associaram aos seus significados pelo uso. Assim são a maioria das palavras, e frases, e discursos, e livros, e bibliotecas.

P008 · MS p. 35

Consideremos mais de perto os diversos usos desses três tipos de signos.

P009 · MS p. 35–37

§34. Semelhanças. As fotografias, especialmente as fotografias instantâneas, são muito instrutivas, porque sabemos que, sob certos aspectos, são exatamente semelhantes aos objetos que representam. Mas essa semelhança se deve ao fato de as fotografias terem sido produzidas em circunstâncias tais que foram fisicamente compelidas a corresponder ponto por ponto à natureza. Nesse aspecto, portanto, pertencem à segunda classe de signos, os que se dão por conexão física. O caso é diferente se eu conjecturo que as zebras provavelmente são animais obstinados ou, de algum outro modo, desagradáveis, porque parecem ter uma semelhança geral com os asnos, e os asnos são teimosos. Aqui o asno serve precisamente como uma semelhança provável da zebra. É verdade que supomos que a semelhança tenha uma causa física na hereditariedade; mas essa afinidade hereditária é, por sua vez, apenas uma inferência a partir da semelhança entre os dois animais, e não temos, como no caso da fotografia, qualquer conhecimento independente das circunstâncias de produção das duas espécies. Outro exemplo do uso de uma semelhança é o desenho que um artista faz de uma estátua, de uma composição pictórica, de uma elevação arquitetônica ou de uma peça de decoração, pela contemplação do qual pode verificar se aquilo que propõe será belo e satisfatório. A pergunta formulada é, assim, respondida quase com certeza, porque diz respeito a como o próprio artista será afetado. Veremos que o raciocínio dos matemáticos gira principalmente em torno do uso de semelhanças, que são as próprias dobradiças dos portões de sua ciência. A utilidade das semelhanças para os matemáticos consiste em sugerirem, de maneira muito precisa, novos aspectos de estados de coisas supostos. Por exemplo, suponhamos que tenhamos uma curva sinuosa, com pontos sucessivos em que a curvatura muda do sentido horário para o anti-horário e vice-versa, como na figura 1.

Figura 1 — manuscrito MS 404Suponhamos ainda que essa curva seja continuada de modo que, em cada ponto desse tipo em que a curvatura se inverte, ela se cruze com outro ponto do mesmo tipo. O resultado aparece na figura 2.

Figura 2 — manuscrito MS 404Ele pode ser descrito como um número de ovais comprimidos uns contra os outros, como se por pressão. Sem as figuras, não se perceberia que a primeira descrição e a segunda são equivalentes. Veremos, quando avançarmos mais no assunto, que todos esses diferentes usos da semelhança podem ser reunidos sob uma fórmula geral.

P010 · MS p. 37

Também na intercomunicação as semelhanças são absolutamente indispensáveis. Imagine dois homens que não conheçam nenhuma língua em comum e sejam lançados juntos num lugar afastado do restante da humanidade. Eles precisam comunicar-se; mas como o farão? Por sons imitativos, por gestos imitativos e por figuras. Essas são três espécies de semelhanças. É verdade que também usarão outros signos, como gestos de apontar com o dedo e coisas semelhantes. Mas, afinal, as semelhanças serão o único meio de descrever as qualidades das coisas e ações que têm em mente. A linguagem rudimentar, quando os homens começaram a falar uns com os outros, deve ter consistido em grande parte ou de palavras diretamente imitativas, ou de nomes convencionais que associavam a figuras. A língua egípcia é excessivamente rudimentar. Foi, até onde sabemos, a primeira a ser escrita; e a escrita é toda em figuras. Algumas dessas figuras passaram a representar sons, letras e sílabas. Outras, porém, representam diretamente ideias. Não são substantivos; não são verbos; são simplesmente ideias pictóricas.

P011 · MS p. 37–38

§35. Indicações. Mas figuras sozinhas, semelhanças puras, jamais podem transmitir a mínima informação. Assim, a figura 3 sugere uma roda.

Figura 3 — manuscrito MS 404Mas deixa o observador sem saber se é a cópia de algo que realmente existe ou um simples jogo da fantasia. O mesmo vale para a linguagem geral e para todos os símbolos. Nenhuma combinação de palavras (excluídos os nomes próprios e na ausência de gestos ou de outros concomitantes indicativos da fala) pode jamais transmitir a mínima informação. Isso pode soar paradoxal; mas o pequeno diálogo imaginário a seguir mostrará quanto isso é verdadeiro:

P012 · MS p. 38

Dois homens, A e B, encontram-se numa estrada rural, quando se trava a seguinte conversa.

P013 · MS p. 38

B. O dono daquela casa é o homem mais rico destas redondezas.

P014 · MS p. 38

A. Que casa?

P015 · MS p. 38

B. Ora, você não vê uma casa à sua direita, a cerca de sete quilômetros de distância, sobre uma colina?

P016 · MS p. 38

A. Sim, acho que consigo divisá-la.

P017 · MS p. 38

B. Muito bem; é aquela casa.

P018 · MS p. 38–40

Assim, A adquiriu informação. Mas, se ele caminhar até uma aldeia distante e disser “o dono de uma casa é o homem mais rico daquelas redondezas”, a observação não se referirá a coisa alguma, a menos que explique a seu interlocutor como proceder, a partir de onde está, para encontrar aquela região e aquela casa. Sem isso, ele não indica aquilo de que está falando. Para identificar um objeto, em geral declaramos seu lugar em um tempo determinado; e, em todos os casos, devemos mostrar como uma experiência desse objeto pode ser conectada à experiência anterior do ouvinte. Para indicar um tempo, devemos contá-lo a partir de uma época conhecida, seja o momento presente, seja o suposto nascimento de Cristo, seja algo do gênero. Quando dizemos que a época deve ser conhecida, queremos dizer que deve estar conectada à experiência do ouvinte. Também temos de contar em unidades de tempo; e não há modo de tornar conhecida a unidade que pretendemos usar senão apelando à experiência do ouvinte. Assim, nenhum lugar pode ser descrito senão relativamente a algum lugar conhecido; e a unidade de distância empregada deve ser definida por referência a alguma barra ou outro objeto que as pessoas possam efetivamente usar, direta ou indiretamente, na medição. É verdade que um mapa é muito útil para designar um lugar; e um mapa é uma espécie de figura. Mas, a menos que o mapa contenha uma marca de uma localidade conhecida, a escala de milhas e os pontos cardeais, ele não mostra onde um lugar está mais do que o mapa de As viagens de Gulliver mostra a localização de Brobdingnag. É verdade que, se uma nova ilha fosse descoberta, digamos, nos mares Árticos, sua localização poderia ser aproximadamente mostrada num mapa sem inscrições, meridianos ou paralelos; pois os contornos familiares da Islândia, de Nova Zemla, da Groenlândia etc. serviriam para indicar a posição. Nesse caso, recorreríamos ao nosso conhecimento de que dificilmente haveria nesta Terra um segundo lugar cujos contornos fossem como os das costas árticas e que algum ser viesse a mapear. Essa experiência do mundo em que vivemos torna o mapa algo mais que um mero ícone e lhe confere também as características de um índice. Assim, é verdade que um mesmo signo pode ser ao mesmo tempo uma semelhança e uma indicação. Ainda assim, as funções dessas ordens de signos são totalmente diferentes. Pode-se objetar que as semelhanças, tanto quanto os signos, se fundam na experiência; que uma imagem do vermelho não significa nada para quem não distingue cores, assim como uma imagem da paixão erótica não significa nada para uma criança. Mas essas são, na verdade, objeções que auxiliam a distinção; pois não é a experiência, mas a capacidade de experiência que elas mostram ser necessária para uma semelhança; e isso é necessário não para que a semelhança seja interpretada, mas para que possa, de algum modo, apresentar-se aos sentidos. Muito diferente é o caso da pessoa inexperiente e da experiente que encontram o mesmo homem e notam as mesmas peculiaridades, as quais indicam toda uma história para a pessoa experiente, mas nada revelam à inexperiente.

P019 · MS p. 41

Examinemos alguns exemplos de indicações. Vejo um homem com um andar bamboleante. Isso é uma indicação provável de que ele é marinheiro. Vejo um homem de pernas arqueadas, usando calças de veludo cotelê, polainas e um casaco. Essas são indicações prováveis de que ele é jóquei ou algo do gênero. Um catavento indica a direção do vento. Um relógio de sol ou um relógio indica a hora do dia. Os geômetras colocam letras junto às diferentes partes de seus diagramas e depois usam essas letras para indicar tais partes. As letras são usadas de modo semelhante por juristas e outros. Assim, podemos dizer: se A e B são casados entre si, C é filho deles e D é irmão de A, então D é tio de C. Aqui, A, B, C e D cumprem a função de pronomes relativos, mas são mais convenientes, pois não exigem nenhuma disposição particular das palavras. Uma batida à porta é uma indicação. Tudo aquilo que concentra a atenção é uma indicação. Tudo aquilo que nos sobressalta é uma indicação, na medida em que marca a junção entre duas porções da experiência. Assim, um raio violentíssimo indica que ocorreu algo de importância, embora talvez não saibamos precisamente qual foi o acontecimento. Mas pode-se esperar que ele se conecte com alguma outra experiência.

GAP42 · MS p. 42 · editorial gap marker

[A p. 42 de MS 404 está ausente segundo o instrumento de pesquisa de Houghton. Nenhum testemunho manuscrito dessa página foi estabelecido no presente projeto. Este aviso entre colchetes é editorial e não faz parte do texto de Peirce.]

P020 · MS p. 43–44

§36. Símbolos. A palavra símbolo tem tantos significados que seria um desserviço à língua acrescentar-lhe um novo. Não penso que a significação que lhe atribuo, a de um signo convencional, ou de um signo que depende de hábito (adquirido ou inato), seja propriamente um significado novo, e sim um retorno ao significado original. Etimologicamente, deveria significar uma coisa lançada conjuntamente, assim como εμβολον (embolum) é uma coisa lançada dentro de algo, um ferrolho; παραβολον (parabolum) é uma coisa lançada ao lado, uma garantia colateral; e υποβολον (hypobolum) é uma coisa lançada por baixo, um presente antenupcial. Costuma-se dizer que, na palavra símbolo, o lançar conjuntamente deve ser entendido no sentido de conjecturar; mas, se fosse assim, deveríamos descobrir que às vezes, pelo menos, ela significava uma conjectura, sentido que se pode procurar em vão na literatura. Mas os gregos usavam “lançar conjuntamente” (συμβαλλειν) com muita frequência para significar o estabelecimento de um contrato ou convenção. Ora, de fato encontramos símbolo (συμβολον), desde cedo e frequentemente, empregado para significar uma convenção ou contrato. Aristóteles chama um substantivo de “símbolo”, isto é, um signo convencional. Em grego, um fogo de sinalização é um “símbolo”, isto é, um sinal convencionado; um estandarte ou insígnia é um “símbolo”; uma senha é um “símbolo”; um distintivo é um “símbolo”; um credo eclesiástico é chamado símbolo porque serve como distintivo ou shibboleth; um bilhete de teatro é chamado “símbolo”; qualquer bilhete ou vale que dê direito a receber alguma coisa é um “símbolo”. Além disso, qualquer expressão de sentimento era chamada de “símbolo”. Esses eram os principais significados da palavra na língua original. O leitor julgará se são suficientes para fundamentar minha pretensão de que não estou torcendo seriamente a palavra ao empregá-la como proponho.

P021 · MS p. 44

Qualquer palavra comum, como “dar”, “pássaro”, “casamento”, é um exemplo de símbolo. Ela é aplicável a tudo aquilo em que se possa encontrar realizada a ideia ligada à palavra; por si mesma, não identifica essas coisas. Não nos mostra um pássaro, nem encena diante de nossos olhos um ato de dar ou um casamento, mas supõe que somos capazes de imaginar essas coisas e que associamos a palavra a elas.

P022 · MS p. 44–45

§37. Pode-se observar uma progressão regular de um, dois, três nas três ordens de signos: semelhança, Índice, Símbolo. A semelhança não tem conexão dinâmica com o objeto que representa; apenas acontece que suas qualidades se assemelham às desse objeto e despertam sensações análogas na mente para a qual ela é uma semelhança. Mas, na realidade, permanece desconectada dele. O índice está fisicamente conectado ao seu objeto; os dois formam um par orgânico. Mas a mente interpretante nada tem a ver com essa conexão, senão notá-la depois de estabelecida. O símbolo está conectado ao seu objeto em virtude da ideia da mente que usa símbolos, sem a qual tal conexão não existiria.

P023 · MS p. 45

Toda força física reage entre um par de partículas, qualquer uma das quais pode servir como índice da outra. Por outro lado, veremos que toda operação intelectual envolve uma tríade de símbolos.

P024 · MS p. 45

§38. Um símbolo, como vimos, não pode indicar nenhuma coisa particular; ele denota uma espécie de coisa. E não apenas isso: ele próprio é uma espécie, e não uma coisa singular. Você pode escrever a palavra “estrela”; mas isso não faz de você o criador da palavra, nem, se a apagar, terá destruído a palavra. A palavra vive nas mentes daqueles que a usam. Mesmo que todos estejam dormindo, ela existe em sua memória. Assim, podemos admitir, se houver razão para isso, que os gerais são meras palavras, sem de modo algum dizer, como supunha Ockham, que eles são realmente indivíduos.

P025 · MS p. 45

Os símbolos crescem. Passam a existir por desenvolvimento a partir de outros signos, particularmente de semelhanças ou de signos mistos que participam da natureza das semelhanças e dos símbolos. Pensamos somente em signos. Esses signos mentais têm natureza mista; suas partes simbólicas são chamadas conceitos. Se um homem cria um novo símbolo, isso ocorre por meio de pensamentos que envolvem conceitos. Assim, é somente a partir de símbolos que um novo símbolo pode crescer. Omne symbolum de symbolo. Uma vez existente, um símbolo se espalha entre os povos. No uso e na experiência, seu significado cresce. Palavras como força, lei, riqueza, casamento têm para nós significados muito diferentes daqueles que tinham para nossos ancestrais bárbaros. O símbolo pode, com a esfinge de Emerson, dizer ao homem,

P026 · MS p. 45

De teu olho sou o raio.

P027 · MS p. 46

§39. Em todo raciocínio, temos de usar uma mistura de semelhanças, índices e símbolos. Não podemos dispensar nenhum deles. O todo complexo pode ser chamado de símbolo, pois seu caráter simbólico e vivo é o predominante. Uma metáfora nem sempre deve ser desprezada: embora se possa dizer que um homem é composto de tecidos vivos, partes de suas unhas, dentes, cabelos e ossos, que lhe são de extrema necessidade, deixaram de sofrer os processos metabólicos que constituem a vida, e há líquidos em seu corpo que não são vivos. Ora, podemos comparar os índices que usamos no raciocínio às partes duras do corpo e as semelhanças que usamos ao sangue: aqueles nos mantêm rigidamente presos às realidades; estas, com suas rápidas mudanças, fornecem o nutrimento ao corpo principal do pensamento.

P028 · MS p. 46

Suponha que um homem raciocine da seguinte maneira: a Bíblia diz que Enoque e Elias foram arrebatados ao céu; então, ou a Bíblia erra, ou não é estritamente verdadeiro que todos os homens são mortais. O que é a Bíblia, e o que é o mundo histórico dos homens a que esse raciocínio se refere, deve ser mostrado por índices. Aquele que raciocina constrói algum tipo de diagrama mental pelo qual vê que sua conclusão alternativa deve ser verdadeira se a premissa for verdadeira; e esse diagrama é um ícone ou semelhança. O restante são símbolos; e o todo pode ser considerado um símbolo modificado. Não é uma coisa morta, mas conduz a mente de um ponto a outro. A arte de raciocinar é a arte de dispor tais signos e de descobrir a verdade.

1/1
Menu

Fazer anotação