Um grau de diferenciação no Eu
Se examinarmos a vida de um homem individual de hoje, tendo em mente os relatos mutuamente complementares da psicologia das massas fornecidos pelas autoridades, poderemos perder a coragem, face às complicações que são reveladas, de tentar uma exposição abrangente. Cada indivíduo é parte componente de numerosas massas, está vinculado por laços de identificação em muitas direções e construiu seu ideal do Eu com base nos mais diversos modelos. Cada indivíduo, portanto, tem uma participação em numerosas almas das massas – as da sua raça, da sua classe, do seu credo, da sua nacionalidade, etc. – e também pode elevar-se acima delas ao ponto de ter um fragmento de independência e originalidade. Tais formações de massa estáveis e duradouras, com os seus efeitos uniformes e constantes, são menos impressionantes para um observador do que as massas rapidamente formadas e transitórias a partir das quais Le Bon fez o seu brilhante esboço psicológico da mente das massas. E é justamente nessas massas ruidosas e efêmeros, que estão, por assim dizer, sobrepostos aos outros, que nos deparamos com o prodígio do desaparecimento completo, ainda que apenas temporário, daquilo que reconhecemos exatamente como aquisições individuais.
Interpretamos este prodígio como significando que o indivíduo abandona o seu ideal do Eu e o substitui pelo ideal da massa, tal como corporificado no líder. E devemos acrescentar, a título de correção, que o prodígio não é igualmente grande em todos os casos. Em muitos indivíduos, a separação entre o Eu e o ideal do Eu não está muito avançada; os dois ainda coincidem facilmente; o Eu muitas vezes preservou a sua autocomplacência anterior. A seleção do líder é muito facilitada por esta circunstância. Ele precisa apenas possuir as qualidades típicas dos indivíduos envolvidos de uma forma particularmente claramente marcada e pura, e precisa apenas dar uma impressão de maior força e de mais liberdade de libido; e, nesse caso, a necessidade de um chefe forte irá muitas vezes encontrá-lo a meio caminho e investi-lo de uma predominância à qual, de outra forma, talvez não tivesse direito. Os outros membros da massa, cujo ideal do Eu não teria, fora isso, sido incorporado em sua pessoa sem alguma correção, são então levados junto com os demais por “sugestão”, isto é, por meio de identificação.
Estamos cientes de que o que pudemos contribuir para a explicação da estrutura libidinal das massas remete à distinção entre o Eu e o ideal do Eu e ao duplo tipo de vínculo que isso torna possível – a identificação e a substituição do ideal do Eu pelo objeto. A suposição desse tipo de grau diferenciador [Stufe] no Eu como um primeiro passo em uma análise do Eu deve gradualmente estabelecer sua justificação nas mais diversas regiões da psicologia. No meu artigo 'Zur Einführung des Narzissmus' juntei todo o material patológico que poderia neste momento ser usado em apoio a esta separação. Mas pode-se esperar que, quando penetrarmos mais profundamente na psicologia das psicoses, descobriremos que seu significado é muito maior. Reflitamos que o Eu aparece agora na relação de um objeto com o ideal do Eu que foi desenvolvido a partir dele, e que toda a interação entre um objeto externo e o Eu como um todo, com a qual nosso estudo das neuroses nos familiarizou, pode possivelmente ser repetida nesta nova cena de ação dentro do Eu.
Neste ponto apenas acompanharei uma das consequências que parecem possíveis deste ponto de vista, retomando assim a discussão de um problema que fui obrigado a deixar sem solução noutro local.[61] Cada uma das diferenciações mentais que conhecemos representa um novo agravamento das dificuldades do funcionamento mental, aumenta a sua instabilidade e pode tornar-se o ponto de partida para o seu colapso, ou seja, para o aparecimento de uma doença. Assim, ao nascermos, demos um passo de um narcisismo absolutamente autossuficiente para a percepção de um mundo exterior em mudança e para o início da descoberta de objetos. E a isso está associado o fato de que não podemos suportar por muito tempo o novo estado de coisas, de que periodicamente revertemos dele, durante o sono, à nossa antiga condição de ausência de estimulação e evitação de objetos. É verdade, porém, que nisso seguimos uma sugestão do mundo exterior, que, por meio da mudança periódica do dia e da noite, retira temporariamente a maior parte dos estímulos que nos afetam. O segundo exemplo, que é patologicamente mais importante, não está sujeito a qualquer qualificação desse tipo. No decurso do nosso desenvolvimento efetuámos uma separação da nossa existência mental num Eu coerente e numa porção inconsciente e reprimida que é deixada fora dele; e sabemos que a estabilidade desta nova aquisição está exposta a choques constantes. Nos sonhos e nas neuroses, o que é assim excluído bate nos portões para ser admitido, embora protegidos por resistências; e em nossa saúde desperta utilizamos artifícios especiais para permitir que o reprimido contorne as resistências e para recebê-lo temporariamente em nosso Eu para aumento de nosso prazer. A sagacidade e o humor, e até certo ponto o cômico em geral, podem ser considerados sob esta luz. Qualquer pessoa familiarizada com a psicologia das neuroses pensará em exemplos semelhantes de menor importância; mas apresso-me à aplicação que tenho em vista.
É perfeitamente concebível que a separação entre o ideal do Eu e o Eu também não possa ser suportada por muito tempo e tenha de ser temporariamente desfeita. Em todas as renúncias e limitações impostas ao Eu, uma violação periódica da proibição é a regra; isto é aliás demonstrado pela instituição das festas, que na sua origem nada mais são do que excessos previstos na lei e que devem o seu caráter alegre à libertação que trazem.[62] As Saturnálias dos romanos e o nosso carnaval moderno concordam nesta característica essencial com as festas dos povos primitivos, que geralmente terminam em libertinagens de todo tipo e na transgressão do que em outras épocas são os mandamentos mais sagrados. Mas o ideal do Eu compreende a soma de todas as limitações com as quais o Eu tem que concordar, e por essa razão a revogação do ideal seria necessariamente um festival magnífico para o Eu, que poderia então mais uma vez sentir-se satisfeito consigo mesmo.
Sempre há um sentimento de triunfo quando algo no Eu coincide com o ideal do Eu. E o sentimento de culpa (assim como o sentimento de inferioridade) também pode ser entendido como uma expressão de tensão entre o Eu e o ideal do Eu.
É bem sabido que há pessoas cujo humor geral oscila periodicamente de uma depressão excessiva, passando por algum tipo de estado intermediário, até uma sensação exaltada de bem-estar. Essas oscilações aparecem em graus de amplitude muito diferentes, desde o que é apenas perceptível até aqueles casos extremos que, na forma de melancolia e mania, fazem as incursões mais dolorosas ou perturbadoras na vida da pessoa em questão. Nos casos típicos desta depressão cíclica, as causas excitantes externas não parecem desempenhar nenhum papel decisivo; no que diz respeito aos motivos internos, nada mais (ou nada diferente) pode ser encontrado nesses pacientes do que em todos os outros. Conseqüentemente, tornou-se costume considerar esses casos como não psicogênicos. Mais tarde nos referiremos a esses outros casos exatamente semelhantes de depressão cíclica que, no entanto, podem ser facilmente atribuídos a traumas mentais.
Assim, a base destas oscilações espontâneas de humor é desconhecida; não temos compreensão do mecanismo do deslocamento de uma melancolia por uma mania. Portanto, somos livres para supor que estes pacientes são pessoas em quem a nossa conjectura pode encontrar uma aplicação real - o seu ideal do Eu pode ser temporariamente resolvido no seu Eu, depois de o ter previamente governado com especial rigor.
Mantenhamos o que está claro: com base na nossa análise do Eu, não há dúvida de que, em casos de mania, o Eu e o ideal do Eu se fundiram, de modo que a pessoa, num estado de espírito de triunfo e auto-satisfação, não perturbada por nenhuma autocrítica, pode desfrutar da abolição das suas inibições, dos seus sentimentos de consideração pelos outros e das suas auto-recriminações. Não é tão óbvio, mas mesmo assim muito provável, que a miséria do melancólico seja a expressão de um conflito agudo entre as duas faculdades do seu Eu, um conflito em que o ideal, num excesso de sensibilidade, exibe incansavelmente a sua condenação do Eu em delírios de inferioridade e em auto-depreciação. A única questão é se devemos procurar as causas destas relações alteradas entre o Eu e o ideal do Eu nas rebeliões periódicas, que postulamos acima, contra a nova instituição, ou se devemos responsabilizar outras circunstâncias por elas.
A mudança para mania não é uma característica indispensável da sintomatologia da depressão melancólica. Existem melancolias simples, algumas em ataques únicos e outras em ataques recorrentes, que nunca apresentam esse desenvolvimento. Por outro lado, existem melancolias em que a causa excitante desempenha claramente um papel etiológico. São aqueles que ocorrem após a perda de um objeto amado, seja por morte ou como resultado de circunstâncias que exigiram a retirada da libido do objeto. Uma melancolia psicogênica desse tipo pode terminar em mania, e esse ciclo pode ser repetido diversas vezes, tão facilmente quanto num caso que parece ser espontâneo. Assim, o estado das coisas é um tanto obscuro, especialmente porque apenas algumas formas e casos de melancolia foram submetidos à investigação psicanalítica.[64] Até agora só entendemos aqueles casos em que o objeto é abandonado porque se mostrou indigno de amor. É então reinstaurado dentro do Eu, por meio da identificação, e severamente condenado pelo ideal do Eu. As censuras e ataques dirigidos ao objeto vêm à tona na forma de autocensuras melancólicas.[65]
Uma melancolia desse tipo também pode terminar numa mudança para mania; de modo que a possibilidade de isso acontecer representa uma característica independente das demais características da sintomatologia.
No entanto, não vejo dificuldade em atribuir ao fator da rebelião periódica do Eu contra o ideal do Eu uma participação em ambos os tipos de melancolia, tanto a psicogênica como a espontânea. No tipo espontâneo, pode-se supor que o ideal do Eu tende a exibir uma rigidez peculiar, que então resulta automaticamente na sua suspensão temporária. No tipo psicogênico, o Eu seria incitado à rebelião através de maus-tratos por parte do seu ideal do Eu – maus-tratos que ele encontra quando há identificação com um objeto rejeitado.