Transição Os Últimos e os Primeiros Homens · Capítulo 6 de 16
Obra Menu

Transição

VI

Transição

I

Os Primeiros Homens Encurralados

Por uma daquelas raras artimanhas da fortuna, tão frequentemente favoráveis quanto hostis à humanidade, um navio de exploração ártica havia pouco fora preso na banquisa para uma longa deriva pelo mar Polar. Estava abastecido para quatro anos, e, quando ocorreu a catástrofe, já se encontrava no mar havia seis meses. Era um veleiro; a expedição fora lançada antes que fosse praticável usar a nova fonte de energia. A tripulação consistia em vinte e oito homens e sete mulheres. Indivíduos de uma espécie anterior e mais sexual, proporcionados assim, em tal proximidade e isolamento, quase certamente teriam entrado em conflito uns com os outros mais cedo ou mais tarde. Mas, para os patagônios, o arranjo não era intolerável. Além de administrar todo o lado doméstico da expedição, as sete mulheres podiam oferecer deleite sexual moderado a todos, pois nesse povo a sexualidade feminina era muito menos reduzida que a masculina. Havia, de fato, ciúmes e feudos ocasionais na pequena comunidade, mas estes eram subordinados a um forte espírito de corpo. Toda a companhia fora, naturalmente, escolhida com grande cuidado por camaradagem, lealdade e saúde, além de habilidade técnica. Todos reivindicavam descendência do Menino Divino. Todos pertenciam à classe governante. Uma expressão curiosa do temperamento fortemente parental dos patagônios foi o fato de que um par de pequenos macacos de estimação foi levado com a expedição.

O primeiro indício da catástrofe recebida pela tripulação foi um furioso vento quente que derreteu a superfície do gelo. O céu se tornou negro. O verão ártico virou uma noite estranha e abafada, rasgada por tempestades fantásticas. A chuva desabava no convés do navio como uma cascata contínua. Nuvens de fumaça acre e poeira irritavam olhos e nariz. Terremotos submarinos vergavam a banquisa.

Um ano depois da explosão, o navio lutava em águas tempestuosas e cheias de icebergs perto do Polo. A pequena companhia aturdida começou então a tatear seu caminho para o sul; mas, à medida que avançavam, o ar se tornava mais ferozmente quente e acre, e as tempestades mais selvagens. Outros doze meses foram gastos a bordejar pelo mar Polar, sempre e de novo recuando para o norte diante do clima meridional impossível. Mas por fim as condições melhoraram ligeiramente, e com grande dificuldade esses poucos sobreviventes da espécie humana se aproximaram de seu objetivo original na Noruega, para descobrir que as terras baixas eram um deserto crestado e sem vida, enquanto nas alturas a vegetação dos vales já lutava para se estabelecer, em manchas de verde doentio. Sua cidade-base fora achatada por um furacão, e os esqueletos de sua população ainda jaziam nas ruas. Costearam mais ao sul. Em toda parte a mesma desolação. Esperando que a perturbação fosse apenas local, contornaram as Ilhas Britânicas e voltaram em direção à França. Mas a França revelou-se um caos apavorante de vulcões. Com uma mudança de vento, o mar ao redor deles se encapelou sob detritos em queda, muitas vezes incandescentes. Por milagre conseguiram escapar e fugiram novamente para o norte. Depois de rastejar ao longo da costa siberiana, enfim conseguiram encontrar um lugar tolerável de repouso na foz de um dos grandes rios. O navio foi ancorado, e a tripulação descansou. Eram uma companhia diminuída, pois seis homens e duas mulheres haviam sido perdidos na viagem.

Mesmo ali, as condições deviam ter sido muito mais severas havia pouco, pois grande parte da vegetação fora crestada e animais mortos eram frequentes. Mas era evidente que a primeira fúria da vasta explosão começava agora a diminuir.

A essa altura, os viajantes começavam a compreender a verdade. Recordaram as profecias meio jocosas de que a nova energia, mais cedo ou mais tarde, destruiria o planeta, profecias que evidentemente haviam sido muito bem fundadas. Houvera um desastre mundial; e eles próprios haviam sido salvos apenas por sua distância e pelo gelo ártico de um destino que provavelmente esmagara todos os seus semelhantes.

Tão desesperadora era a perspectiva para um punhado de pessoas exaustas num planeta devastado que alguns defenderam o suicídio. Todos flertaram com a ideia, salvo uma mulher, que inesperadamente engravidara. Nela, a forte disposição parental de seu povo agora despertara, e ela implorou ao grupo que lutasse pelo bem de sua criança. Quando lhe lembraram que o bebê nasceria apenas para uma vida de dureza, ela reiterou, com mais persistência que razão: “Meu bebê deve viver.”

Os homens deram de ombros. Mas, à medida que seus corpos fatigados se recuperavam depois da luta recente, começaram a perceber a solenidade de sua posição. Foi um dos biólogos que exprimiu um pensamento já presente em todos. Havia ao menos uma possibilidade de sobrevivência, e, se alguma vez homens e mulheres tiveram um dever sagrado, certamente estes tinham. Pois eram agora os únicos depositários do espírito humano. A qualquer custo de trabalho e miséria, deveriam povoar de novo a Terra.

Esse propósito comum começou agora a exaltá-los e os levou a uma rara intimidade. “Somos gente comum”, disse o biólogo, “mas de algum modo precisamos nos tornar grandes.” E, de fato, foram de certo modo engrandecidos por sua posição única. Em mentes generosas, um propósito comum e um sofrimento comum geram profunda paixão de camaradagem, expressa talvez não em palavras, mas em atos de devoção. Estes, em sua solidão e em seu senso de obrigação, experimentaram não apenas camaradagem, mas uma vívida comunhão uns com os outros como instrumentos de uma causa sagrada.

O grupo começou então a construir um assentamento junto ao rio. Embora toda a área tivesse sido, naturalmente, devastada, a vegetação logo revivera, a partir de raízes e sementes, enterradas ou trazidas pelo vento. A região estava agora verde de plantas que haviam conseguido ajustar-se ao novo clima. Os animais sofreram muito mais seriamente. Salvo a raposa-do-ártico, alguns pequenos roedores e uma manada de renas, nenhum restava além dos habitantes dos mares árticos propriamente ditos: o urso-polar, vários cetáceos e focas. Peixes havia em abundância. Pássaros em grande número haviam afluído do sul e morrido aos milhares por falta de alimento, mas certas espécies já se ajustavam ao novo ambiente. De fato, toda a fauna e flora remanescentes do planeta passavam por uma fase de reajuste rápido e muito doloroso. Muitas espécies bem estabelecidas fracassaram por completo em firmar-se no novo mundo, enquanto certos tipos até então insignificantes conseguiram avançar.

O grupo descobriu ser possível cultivar milho e até arroz a partir de sementes trazidas de um depósito arruinado na Noruega. Mas o grande calor, as chuvas torrenciais frequentes e a falta de luz solar tornavam a agricultura laboriosa e precária. Além disso, a atmosfera se tornara seriamente impura, e o organismo humano ainda não se adaptara. Consequentemente, o grupo estava permanentemente cansado e sujeito a doenças.

A mulher grávida morreu no parto, mas seu bebê viveu. Ele se tornou o objeto mais sagrado do grupo, pois acendeu em cada mente a forte disposição parental tão característica dos patagônios.

Pouco a pouco, a população do assentamento foi reduzida por doenças, furacões e gases vulcânicos. Mas com o tempo alcançou certo equilíbrio com seu ambiente, e até certa amenidade dura de vida. À medida que sua prosperidade aumentava, contudo, sua unidade diminuía. Diferenças de temperamento começaram a tornar-se perigosas. Entre os homens, surgiram dois líderes, ou antes um líder e um crítico. O chefe original da expedição se mostrara inteiramente incapaz de lidar com a nova situação, e por fim cometera suicídio. A companhia escolhera então como chefe o segundo oficial de navegação, e o escolhera unanimemente. O outro líder nato do grupo era um jovem biólogo, de tipo muito diferente. As relações entre esses dois contribuíram muito para determinar a história futura da humanidade, e são dignas de estudo em si mesmas; aqui, porém, só podemos lançar-lhes um olhar. Em todos os momentos de tensão, a autoridade do navegador era absoluta, pois tudo dependia de sua iniciativa e de seu exemplo heroico. Mas em períodos menos árduos surgiam murmúrios contra ele, por exigir disciplina quando a disciplina parecia desnecessária. Entre ele e o jovem biólogo cresceu uma estranha mistura de hostilidade e afeição; pois este último, embora crítico, amava e admirava o outro, e declarava que a sobrevivência do grupo dependia do gênio prático daquele único homem.

Três anos depois do desembarque, a comunidade, embora reduzida em número e vitalidade, estava bem estabelecida numa rotina de caça, agricultura e construção. Três bebês razoavelmente saudáveis alegravam e exasperavam os mais velhos. Com a segurança, o gênio do navegador para a ação encontrou menos espaço, enquanto o conhecimento dos cientistas se tornou mais valioso. O cultivo de plantas e a criação de aves estavam fora do alcance do líder heroico, e na prospecção de minerais ele era igualmente impotente. Inevitavelmente, com o passar do tempo, ele e os outros navegadores ficaram inquietos e irritadiços; e por fim, quando o líder decretou que o grupo deveria tomar o navio e explorar em busca de terra melhor, ocorreu uma disputa séria. Todos os marinheiros aplaudiram; mas os cientistas, em parte por compreensão mais clara da calamidade que se abatera sobre o planeta, em parte por repugnância diante da dureza envolvida, recusaram-se a partir.

Emoções violentas foram despertadas; mas ambos os lados se contiveram por respeito mútuo longamente provado e lealdade à comunidade. Então, subitamente, a paixão sexual acendeu o pavio. A mulher que, por consenso geral, viera a ser rainha do assentamento, e era considerada sagrada para o líder, afirmou sua independência deitando-se com um dos cientistas. O líder os surpreendeu e, em súbita fúria, matou o jovem. A pequena comunidade caiu imediatamente em duas facções armadas, e mais sangue foi derramado. Muito cedo, porém, a loucura e o sacrilégio dessa briga se tornaram evidentes para esses poucos sobreviventes de uma espécie civilizada, e, depois de uma conferência, tomou-se uma decisão grave.

A companhia seria dividida. Um grupo, composto de cinco homens e duas mulheres, sob o jovem biólogo, permaneceria no assentamento. O próprio líder, com os nove homens e as duas mulheres restantes, conduziria o navio em direção à Europa, em busca de uma terra melhor. Prometeram enviar notícia, se possível, durante o ano seguinte.

Tomada essa decisão, os dois grupos se tornaram outra vez amistosos. Todos trabalharam para equipar os pioneiros. Quando finalmente chegou a hora da partida, houve uma despedida solene. Todos se sentiam aliviados com o fim de uma incompatibilidade dolorosa; mas mais pungente que o alívio era a afeição aflita daqueles que por tanto tempo haviam sido camaradas em um empreendimento sagrado.

Foi uma separação ainda mais momentosa do que se supunha. Pois desse ato surgiram, ao cabo, duas espécies humanas distintas.

Os que ficaram para trás nada mais ouviram dos errantes, e finalmente concluíram que haviam perecido. Mas, na verdade, eles foram levados para oeste e sudoeste, além da Islândia, agora um aglomerado de vulcões, até Labrador. Nessa viagem por tempestades fantásticas e convulsões oceânicas, perderam quase metade de seu número, e por fim ficaram incapazes de manobrar o navio. Quando finalmente naufragaram numa costa rochosa, apenas o ajudante de carpinteiro, duas mulheres e o par de macacos conseguiram trepar à terra.

Estes se viram em um clima muito mais abafado que o da Sibéria; mas, como a Sibéria, Labrador continha terras altas de vegetação luxuriante. O homem e as duas mulheres tiveram a princípio grande dificuldade em encontrar alimento, mas com o tempo se adaptaram a uma dieta de bagas e raízes. Com o passar dos anos, porém, o clima minou sua mentalidade, e seus descendentes afundaram em selvageria abjeta, degenerando por fim num tipo humano apenas quanto à sua ancestralidade.

O pequeno assentamento siberiano estava agora duramente pressionado, mas unificado em propósito. O cálculo convencera os cientistas de que o planeta não retornaria ao estado normal por alguns milhões de anos; pois, embora a primeira e superficial fúria do desastre já tivesse cessado, a imensa energia represada das explosões centrais levaria milhões de anos para escapar pelos respiradouros vulcânicos. O líder do grupo, por rara sorte um gênio, concebeu sua situação assim. Durante milhões de anos o planeta seria inabitável, salvo por uma franja de costa siberiana. A espécie humana estava condenada por eras a um ambiente muito restrito e pouco congenial. Tudo que se podia esperar era a persistência de um mero remanescente da humanidade civilizada, que pudesse jazer dormente até uma época mais favorável. Com esse fim em vista, o grupo deveria propagar-se e criar alguma possibilidade de vida culta para sua prole. Acima de tudo, deveria registrar em alguma forma permanente tanto quanto pudesse lembrar da cultura patagônia. “Somos o germe”, disse ele. “Devemos jogar pelo seguro, marcar passo, preservar a herança humana. As chances contra nós são quase esmagadoras, mas é apenas possível que consigamos atravessar.”

E assim, de fato, fizeram. Várias vezes quase exterminados no início, esses poucos indivíduos perseguidos preservaram sua centelha de humanidade. Uma inspeção detida de suas vidas revelaria intenso drama pessoal; pois, apesar do propósito sagrado que os unia quase como músculos de um único membro, eram indivíduos de temperamentos diferentes. As crianças, além disso, provocavam ciúme entre os mais velhos sedentos de paternidade e maternidade. Havia sempre uma rivalidade contida, e às vezes aberta, para conquistar a afeição dessas pequenas criaturas jovens, desses poucos e preciosos brotos no caule humano. Também havia viva discordância quanto à sua educação. Pois, embora todos os mais velhos as adorassem simplesmente por sua infância, ao menos um, o líder visionário do grupo, pensava nelas sobretudo como vasos potenciais do espírito humano, a serem moldados com rigor para sua grande função. Nesse antagonismo perpétuo e contido de fins e temperamentos, a pequena sociedade vivia dia a dia, muito como um membro funciona pelo antagonismo de seus músculos.

Os adultos do grupo dedicavam boa parte de seu lazer, durante os longos invernos, ao labor heroico de registrar o esboço de todo o conhecimento humano. Essa tarefa era muito cara ao líder, mas os outros frequentemente se cansavam dela. A cada pessoa era designada uma esfera de cultura; e, depois que ele ou ela havia pensado uma seção e a rabiscado em ardósia, ela era submetida à crítica da companhia e finalmente gravada em profundidade sobre tábuas de pedra dura. Muitos milhares dessas tábuas foram produzidos ao longo dos anos e armazenados numa caverna cuidadosamente preparada para elas. Assim foi registrado algo da história da Terra e da humanidade, os contornos da física, da química, da biologia, da psicologia e da geometria. Cada escriba registrou também, com algum detalhe, um resumo de seu próprio estudo especial, e acrescentou um manifesto pessoal de suas próprias opiniões sobre a existência. Muito engenho foi gasto na criação de um vasto dicionário e gramática pictóricos, com os quais se esperava que o futuro remoto pudesse interpretar toda a biblioteca.

Os anos passaram enquanto esse imenso registro do pensamento humano ainda prosseguia. Os fundadores do assentamento ficaram mais fracos enquanto os mais velhos da geração seguinte ainda eram adolescentes. Das duas mulheres, uma morrera e a outra era quase inválida, ambas mártires da tarefa da maternidade. Um rapaz, um menino pequeno e quatro meninas de várias idades: destes dependia agora o futuro da humanidade. Infelizmente, esses seres preciosos haviam sofrido por sua própria preciosidade. Sua educação fora mal conduzida. Haviam sido ao mesmo tempo mimados e oprimidos. Nada era considerado bom demais para eles, mas eram esmagados por cuidados e ensinamentos. Assim passaram a manter os mais velhos à distância e a cansar-se dos ideais impostos a eles. Trazidos a um mundo arruinado sem consentimento próprio, recusavam aceitar a obrigação esmagadora para com um futuro improvável. A caça e a luta diária de uma era pioneira ofereciam a seus espíritos pleno exercício de coragem, lealdade mútua e interesse pela personalidade uns dos outros. Viveriam apenas para o presente e para a realidade tangível, não para uma cultura que conheciam somente de ouvir dizer. Em particular, detestavam a dureza de gravar palavreado interminável em lajes de granito.

A crise veio quando a menina mais velha atravessou o limiar da maturidade física. O líder disse-lhe que era seu dever começar imediatamente a gerar filhos, e ordenou-lhe que tivesse relações com seu meio-irmão, filho dele próprio. Tendo ela mesma assistido ao último parto, que destruíra sua mãe, recusou; e, quando pressionada, largou sua ferramenta de gravação e fugiu. Esse foi o primeiro ato sério de rebelião. Em poucos anos, a geração mais velha foi deposta da autoridade. Um novo modo de vida, mais ativo, mais perigoso, cheio de gosto e descuidado, resultou em rebaixamento do padrão de conforto e organização da comunidade, mas também em maior saúde e vitalidade. Os experimentos de cultivo de plantas e criação de animais foram negligenciados, os edifícios caíram em ruína; mas grandes feitos de caça e exploração foram empreendidos. O lazer foi entregue a jogos de acaso e cálculo, à dança, ao canto e à narrativa romântica. Música e romance, de fato, eram agora a principal expressão da natureza mais fina desses seres, e tornaram-se veículos de obscura experiência religiosa. O intelectualismo dos mais velhos era ridicularizado. Que poderiam suas pobres ciências dizer da realidade, do Real de muitas faces, jamais igual por um só momento, soberbamente inconsequente e sempre vivo? A inteligência humana servia muito bem para a caça e a lavoura no mundo do senso comum; mas, se o homem a cavalgasse para mais longe, ver-se-ia num deserto, e sua alma passaria fome. Que vivesse como a natureza o impelia. Que mantivesse vivo no coração o jovem deus. Que desse livre curso à vitalidade lutadora, irracional e escura que buscava realizar-se nele não como lógica, mas como beleza.

As tábuas eram agora gravadas apenas pelos idosos.

Mas, um dia, depois que o menino pequeno alcançou a adolescência patagônia inicial, sua curiosidade foi despertada pelos membros posteriores de uma foca, semelhantes a uma cauda. Os velhos o encorajaram timidamente. Ele fez outras observações biológicas e foi levado a vislumbrar todo o drama da vida no planeta, e a conceber lealdade à causa que eles haviam servido.

Enquanto isso, a natureza sexual e parental triunfara onde a instrução falhara. As jovens criaturas inevitavelmente se apaixonaram umas pelas outras, e com o tempo surgiram vários bebês.

Assim, geração após geração, o pequeno assentamento se manteve com sucesso variável, vigor variável e lealdade variável ao futuro. Com as mudanças de condições, a população flutuou, afundando até dois homens e uma mulher, mas aumentando gradualmente até alguns milhares, o limite imposto pela capacidade alimentar de sua faixa de costa. No longo prazo, embora as circunstâncias não impedissem a sobrevivência material, favoreciam o declínio mental. Pois a costa siberiana continuou sendo uma terra tropical, limitada ao sul por uma floresta de vulcões; e, consequentemente, no longo prazo as gerações declinaram em vigor e sutileza mental. Esse resultado talvez se devesse em parte a uma endogamia demasiado intensa; mas esse fator também teve um bom efeito. Embora o vigor mental minguasse, certas características desejáveis foram consolidadas. Os fundadores do grupo representavam o melhor estoque remanescente da primeira espécie humana. Haviam sido escolhidos por sua resistência e coragem, sua lealdade nativa, seu forte interesse cognitivo. Consequentemente, apesar de fases de depressão, a linhagem não apenas sobreviveu, mas conservou sua curiosidade e seu sentimento de grupo. Mesmo enquanto a capacidade humana diminuía, sua vontade de compreender e seu senso de unidade coletiva permaneceram. Embora sua concepção da humanidade e do universo gradualmente afundasse em mito grosseiro, preservaram uma forte lealdade irracional ao futuro e à biblioteca de pedra, agora sagrada, que se tornava rapidamente ininteligível para eles. Durante milhares e mesmo milhões de anos, depois que a espécie mudara materialmente sua natureza, permaneceu uma vaga admiração pela proeza mental, uma tradição confusa de um passado nobre e uma lealdade patética a um futuro ainda mais nobre. Acima de tudo, o conflito intestino era tão raro que servia apenas para fortalecer a clara vontade de preservar a unidade e a harmonia da espécie.

II

A Segunda Idade das Trevas

Devemos agora passar rapidamente pela Segunda Idade das Trevas, observando apenas aquelas influências que afetariam o futuro da humanidade.

Século após século, a energia represada da vasta explosão se dispersou; mas só depois de muitas centenas de milhares de anos os enxames de vulcões novos começaram a morrer, e só depois de milhões de anos o grosso do planeta tornou-se mais uma vez possível morada para a vida.

Durante esse período muitas mudanças ocorreram. A atmosfera se tornou mais clara, mais pura e menos turbulenta. Com a queda da temperatura, geada e neve apareceram ocasionalmente nas regiões árticas, e com o tempo as calotas polares se formaram de novo. Enquanto isso, processos geológicos ordinários, aumentados pelas tensões a que o planeta era submetido pela pressão interna acrescida, começaram a alterar os continentes. A América do Sul colapsou em grande parte para dentro das cavidades abertas sob ela, mas uma nova terra se ergueu para unir o Brasil à África Ocidental. As Índias Orientais e a Austrália tornaram-se um continente contínuo. A enorme massa do Tibete afundou profundamente em suas fundações perturbadas, arremessou-se para oeste e amarrotou o Afeganistão numa cadeia de picos de quase quarenta mil pés acima do mar. A Europa afundou sob o Atlântico. Rios se contorciam aqui e ali sobre os continentes, como vermes torturados. Novas áreas aluviais foram formadas. Novos estratos foram depositados uns sobre os outros sob novos oceanos. Novos animais e plantas se desenvolveram a partir das poucas espécies árticas sobreviventes e se espalharam para o sul pela Ásia e pela América. Nas novas florestas e pradarias apareceram vários descendentes especializados da rena, e enxames de roedores. Sobre estes caçavam os descendentes grandes e pequenos da raposa-do-ártico, dos quais uma espécie, criatura gigantesca semelhante a um lobo, tornou-se rapidamente o “Rei dos Animais” na nova ordem, e assim permaneceu até ser desalojada pela prole mais lentamente modificada dos ursos-polares. Certo gênero de focas, revertendo ao antigo hábito terrestre, desenvolveu um corpo esguio, semelhante ao de serpente, e um modo de locomoção quase veloz e muito serpentino entre as dunas costeiras. Ali costumava espreitar sua presa roedora e até segui-la para dentro das tocas. Em toda parte havia aves. Muitos dos lugares deixados vazios pela destruição da antiga fauna foram agora preenchidos por aves que haviam abandonado o voo e desenvolvido hábitos pedestres. Os insetos, quase exterminados pela grande conflagração, haviam depois aumentado tão rapidamente e remodelado seus tipos com tal versatilidade que logo chegaram quase à antiga profusão. Ainda mais rápido foi o estabelecimento dos novos microrganismos. Em geral, entre todos os animais e plantas da Terra, houve uma grande mudança de hábito e, em consequência, uma substituição de formas corporais antigas por novas formas adaptadas a um novo modo de vida.

Os dois assentamentos humanos tiveram destinos muito diferentes. O de Labrador, oprimido por clima mais sufocante e sem apoio da vontade siberiana de preservar a cultura humana, afundou na animalidade; mas por fim povoou todo o Oeste com tribos enxameantes. Os seres humanos na Ásia permaneceram um mero punhado durante os dez milhões de anos da Segunda Idade das Trevas. Uma incursão do mar os separou do sul. A antiga Península de Taimir, onde seus assentamentos se agrupavam, tornou-se o promontório norte de uma ilha cujas costas eram as antigas bordas dos vales do Ienissei, do Baixo Tunguska e do Lena. À medida que o clima se tornava menos opressivo, as famílias se espalharam para a costa sul da ilha, mas ali o mar as deteve. Condições temperadas lhes permitiram recuperar certo grau de cultura. Mas já não tinham capacidade para lucrar muito com a nova clemência da natureza, pois as eras anteriores de condições tropicais os haviam minado. Além disso, perto do fim dos dez milhões de anos da Segunda Idade das Trevas, o clima ártico avançou para o sul até sua ilha. As lavouras falharam, os roedores que formavam seu principal gado minguaram, seus poucos rebanhos de cervos desapareceram por falta de alimento. Pouco a pouco, essa escassa linhagem humana degenerou em mero remanescente de selvagens árticos. E assim permaneceram por um milhão de anos. Psicologicamente estavam tão aleijados que haviam quase perdido por completo o poder de inovação. Quando suas pedreiras sagradas nas colinas foram cobertas pelo gelo, não tiveram engenho para usar pedra dos vales, mas foram reduzidos a fabricar instrumentos de osso. Sua língua degenerou em alguns grunhidos para significar atos importantes, e num sistema mais complexo de expressões emocionais. Pois, emocionalmente, essas criaturas ainda preservavam certo refinamento. Além disso, embora houvessem perdido quase por inteiro o poder de inovação inteligente, suas respostas instintivas eram muitas vezes tais como uma inteligência mais esclarecida justificaria. Eram fortemente sociais, profundamente respeitosos da vida humana individual, profundamente parentais e muitas vezes terrivelmente sérios em sua religião.

Somente muito depois que o resto do planeta estava mais uma vez coberto de vida, quase dez milhões de anos depois do desastre patagônio, um grupo desses selvagens, à deriva num iceberg, foi soprado para o sul através do mar até o continente da Ásia. Isso foi providencial, pois as condições árticas se agravavam, e com o tempo os ilhéus foram extintos.

Os sobreviventes se estabeleceram na nova terra e se espalharam, século após século, para o coração da Ásia. Seu aumento foi muito lento, pois eram um povo infértil e inflexível. Mas as condições eram agora extremamente favoráveis. O clima era temperado; pois Rússia e Europa eram agora um mar raso aquecido por correntes vindas do Atlântico. Não havia animais perigosos salvo os pequenos ursos cinzentos, uma ramificação da espécie polar, e as grandes raposas semelhantes a lobos. Vários tipos de roedores e cervos forneciam carne em abundância. Havia aves de todos os tamanhos e hábitos. Madeira, frutas, grãos silvestres e outras plantas nutritivas prosperavam no solo vulcânico bem regado. As erupções prolongadas, além disso, haviam enriquecido outra vez as camadas superiores da crosta rochosa com metais.

Algumas centenas de milhares de anos nesse novo mundo bastaram para que a espécie humana aumentasse de um punhado de indivíduos para um enxame de linhagens. Foi no conflito e na interfusão dessas linhagens, e também pela absorção de certos elementos químicos do novo solo vulcânico, que a humanidade enfim recuperou sua vitalidade.

1/1
Menu

Fazer anotação