Grandes Perturbações na Casa Sesemann
Pouco depois de o preceptor chegar na manhã seguinte, a campainha da porta tocou com tanta violência que Sebastian pensou que só podia ser o próprio senhor Sesemann. Qual não foi sua surpresa quando viu diante de si um menino de rua sujo, com um realejo às costas!
— O que você quer dizer tocando a campainha desse jeito? — disse o mordomo.
— Quero ver Clara.
— Não sabe ao menos dizer “senhorita Clara”, seu moleque esfarrapado? — disse Sebastian, com aspereza.
— Ela me deve quarenta centavos — disse o menino.
— Você está louco! Como sabe que a senhorita Clara mora aqui?
— Mostrei-lhe o caminho ontem, e ela prometeu me dar quarenta centavos.
— Que absurdo! A senhorita Clara nunca sai. É melhor dar o fora antes que eu o mande embora!
O menino, porém, nem se mexeu, e disse:
— Eu a vi. Ela tem cabelos encaracolados, olhos negros e fala de um jeito engraçado.
— Oh — murmurou Sebastian consigo mesmo, divertindo-se —, era a senhoritazinha.
Puxando o menino para dentro da casa, disse:
— Muito bem, pode me seguir. Espere à porta até eu chamá-lo, e então poderá tocar alguma coisa para a senhorita Clara.
Batendo à porta da sala de estudos, Sebastian disse, depois de entrar:
— Há aqui um menino que deseja ver a senhorita Clara.
Clara, encantada com a interrupção, disse:
— Ele não pode subir logo, senhor Candidato?
Mas o menino já estava dentro e começou a tocar. A senhorita Rottenmeier estava no aposento vizinho quando ouviu os sons. De onde vinham? Apressando-se para a sala de estudos, viu o menino de rua tocando para as crianças encantadas.
— Pare! Pare! — gritou, mas em vão, pois a música abafava sua voz.
De repente, deu um grande salto, pois ali, entre seus pés, rastejava uma tartaruga preta. Só quando gritou por Sebastian é que sua voz pôde ser ouvida. O mordomo entrou diretamente, pois vira tudo atrás da porta, e que grande cena fora aquela! Pregada a uma cadeira em seu susto, a senhorita Rottenmeier chamou:
— Mande o menino embora! Tire-os daqui!
Sebastian, obediente, puxou o menino consigo; depois disse:
— Aqui estão quarenta centavos da senhorita Clara e mais quarenta por tocar. Foi bem feito, meu rapaz.
Com isso, fechou a porta atrás dele. A senhorita Rottenmeier achou mais prudente permanecer na sala de estudos para impedir novas perturbações. De repente, houve outra batida à porta. Sebastian apareceu com uma grande cesta, que fora trazida para Clara.
— Seria melhor termos nossa lição antes de inspecioná-la — disse a senhorita Rottenmeier.
Mas Clara, voltando-se para o preceptor, perguntou:
— Oh, por favor, senhor Candidato, não podemos apenas espiar para ver o que é?
— Receio que vocês não pensarão em outra coisa — começou o professor.
Nesse instante, alguma coisa dentro da cesta, que fora apenas levemente presa, moveu-se, e um, dois, três e ainda mais gatinhos saltaram para fora, disparando pelo quarto com a maior velocidade. Pularam sobre as botas do preceptor e morderam suas calças; subiram pelo vestido da senhorita Rottenmeier e rastejaram em torno de seus pés. Miando e correndo, causaram uma confusão terrível. Clara gritou, encantada:
— Oh, vejam essas criaturinhas espertas; vejam como saltam! Heidi, olhe aquele, e oh, veja aquele ali!
Heidi os seguia de um lado para o outro, enquanto o professor tentava afastá-los. Quando a governanta recuperou o juízo depois do grande susto, chamou os criados. Eles logo chegaram e acomodaram os pequenos gatinhos em segurança na nova cama.
Também naquele dia não se encontrou tempo para bocejos!
Quando a senhorita Rottenmeier, que descobrira a culpada, ficou sozinha com as crianças à noite, começou severamente:
— Adelheid, há apenas um castigo para você. Vou mandá-la para a adega, para refletir sobre suas terríveis malfeitorias, em companhia dos ratos.
Uma adega não inspirava nenhum terror em Heidi, pois na adega de seu avô guardavam-se leite fresco e bom queijo, e ali não moravam ratos.
Mas Clara gritou:
— Oh, senhorita Rottenmeier, deve esperar até papai voltar para casa, e então ele poderá castigar Heidi.
A senhora respondeu de má vontade:
— Muito bem, Clara, mas também direi algumas palavras ao senhor Sesemann.
Com essas palavras, deixou o quarto. Desde a chegada da criança, tudo fora transtornado, e a senhora muitas vezes se sentia desanimada, embora nada de notável acontecesse durante alguns dias.
Clara, ao contrário, apreciava a companhia de sua nova amiga, pois ela sempre fazia coisas engraçadas. Na lição, nunca conseguia pôr as letras em ordem. Elas não significavam absolutamente nada para ela, exceto quando lhe recordavam cabras e águias. As meninas passavam sempre as noites juntas, e Heidi entretinha a amiga com histórias de sua vida anterior, até que sua saudade crescia tanto que acrescentava:
— Preciso ir para casa agora. Tenho de ir amanhã.
As palavras tranquilizadoras de Clara e a perspectiva de mais pãezinhos para a avó retinham a criança. Todos os dias, depois do jantar, ela era deixada sozinha em seu quarto por algumas horas. Pensando nos campos verdes de casa, nas flores cintilantes das montanhas, sentava-se num canto até que o desejo de todas aquelas coisas se tornava grande demais para suportar. Sua tia lhe dissera claramente que poderia voltar se assim desejasse, por isso um dia resolveu partir para a cabana da Alm. Com grande pressa, embrulhou o pão no xale vermelho e, pondo seu velho chapéu de palha, saiu.
A pobre criança não foi muito longe. À porta, encontrou a senhorita Rottenmeier, que ficou olhando para Heidi em muda surpresa.
— O que você pretende fazer? — explodiu ela. — Não a proibi de fugir? Você parece uma vagabunda!
— Eu só estava indo para casa — sussurrou a criança assustada.
— O quê, você quer fugir desta casa? O que diria o senhor Sesemann? O que não lhe convém aqui? Não recebe tratamento melhor do que merece? Já teve antes comida, serviço e quarto como estes? Responda!
— Não — foi a resposta.
— Bem sei que não! — prosseguiu a senhora furiosa. — Que criança ingrata você é, preguiçosa e imprestável!
Mas Heidi não conseguiu suportar mais. Lamentou-se em voz alta:
— Oh, quero ir para casa. O que a pobre Saltaneve fará sem mim? A avó está me esperando todos os dias. O pobre Pintassilgo apanha se Pedro não recebe queijo, e eu preciso ver o sol outra vez quando ele diz boa noite às montanhas. Como a águia gritaria se visse todas as pessoas daqui de Frankfurt!
— Pelo amor de Deus, a criança está louca! — exclamou a senhorita Rottenmeier, correndo escada acima.
Na pressa, esbarrou em Sebastian, que justamente descia.
— Leve a infeliz criança para cima! — gritou-lhe, esfregando a cabeça.
— Muito bem, muito obrigado — respondeu o mordomo, esfregando também a cabeça, pois encontrara algo bem mais duro do que ela.
Quando o mordomo desceu, viu Heidi parada perto da porta, com os olhos flamejantes, tremendo inteira. Alegremente, perguntou:
— O que aconteceu, pequenina? Não leve isso a sério e anime-se. Ela quase abriu um buraco na minha cabeça agora mesmo, mas não devemos desanimar. Oh, não! Vamos, para cima; foi o que ela disse!
Heidi subiu as escadas muito devagar. Vendo-a tão mudada, Sebastian disse:
— Não se entregue! Não fique tão triste! Você tem sido tão corajosa até agora; nunca a ouvi chorar. Vamos, suba, e, quando a senhora estiver longe, iremos olhar os gatinhos. Eles estão correndo por aí feito loucos!
A criança assentiu, desolada, e desapareceu em seu quarto.
Naquela noite, à ceia, a senhorita Rottenmeier observou Heidi constantemente, mas nada aconteceu. A criança ficou quieta como um camundongo, quase sem tocar na comida, exceto no pãozinho.
Conversando com o preceptor na manhã seguinte, a senhorita Rottenmeier lhe contou seus temores a respeito da mente de Heidi. Mas o professor tinha problemas ainda mais sérios, pois Heidi não aprendera sequer o A, B, C durante todo aquele tempo.
Heidi precisava muito de algumas roupas, por isso Clara lhe dera algumas. A senhorita Rottenmeier estava ocupada arrumando o guarda-roupa da criança quando, de repente, voltou.
— Adelheid — disse ela, com desprezo —, o que encontro aqui? Uma grande pilha de pão no seu guarda-roupa! Nunca ouvi coisa semelhante. Sim, Clara, é verdade.
Então, chamando Tinette, ordenou-lhe que levasse embora o pão e o velho chapéu de palha que encontrara.
— Não, não! Preciso ficar com meu chapéu! O pão é para a avó — gritou Heidi, desesperada.
— Fique aqui enquanto levamos esse lixo embora — disse a senhora, severamente.
Heidi então se atirou na cadeira de Clara e soluçou como se seu coração fosse se partir.
— Agora não poderei levar pãezinhos para a avó! Oh, eles eram para a avó! — lamentava-se.
— Heidi, não chore mais — pediu Clara. — Escute! Quando você for para casa algum dia, eu lhe darei tantos pãezinhos quantos você tinha, e ainda mais. Eles serão muito mais macios e melhores do que esses velhos que você guardou. Aqueles não serviam para comer, Heidi. Pare agora, por favor, e não chore mais!
Só depois de muito, muito tempo Heidi se aquietou. Quando ouviu a promessa de Clara, perguntou em meio ao choro:
— Você vai mesmo me dar tantos quantos eu tinha?
À ceia, os olhos de Heidi estavam inchados, e ainda lhe era difícil conter as lágrimas. Sebastian lhe fazia sinais estranhos que ela não compreendia. O que ele queria dizer?
Mais tarde, porém, quando subiu para sua cama alta, encontrou seu velho e querido chapéu de palha escondido debaixo da coberta. Então Sebastian o salvara para ela e tentara lhe contar! Ela o apertou de alegria e, envolvendo-o num lenço, escondeu-o no canto mais distante do guarda-roupa.